Mais uma conquista da Alshop: Criação da Frente Parlamentar do Varejo

A ALSHOP, idealizadora da criação de uma Frente Parlamentar do Varejo, esteve no evento de lançamento no dia 11 de dezembro na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Presente na Mesa Diretora, o Presidente da Alshop, Nabil Sahyoun enalteceu aos presentes a importância para a defesa do interesse dos empresários de varejo junto ao poder executivo e legislativo e como objetivo ser um fórum permanente de discussão, estimulando a elaboração de medidas que fomentem o comércio varejista, promovendo o crescimento econômico do Estado.

Presidida pelo deputado estadual Fernando Capez, a Frente tem como membros os seguintes deputados: Celino Cardoso, José Bittencourt, Orlando Morando, Vitor Sapienza, Geraldo Cruz, Chico Sardeli, Gerson Bittencourt, Antonio Salim Curiati, Itamar Borges, Célia Leão, Rodrigo Moraes, Ed Thomas, Mauro Bragato, Edson Ferrarini, Maria Lúcia Amary, André Soares, Ulysses Tassinari, Cauê Macris, Gilson de Souza e Pedro Tobias.

Sustentabilidade em destaque na decoração de Natal

Com mais de 80% dos enfeites produzidos com material reutilizado, a decoração de Natal dos shoppings da Sonae Sierra Brasil representa os cuidados da empresa com o meio ambiente. Seguindo as rigorosas Políticas de Responsabilidade Corporativa, os cenários foram elaborados em madeira certifica por lei e pintados com tintas à base de água. Além disso, toda a iluminação foi feita com lâmpadas de LED e MegaLED, que garantem uma economia de até 90% nos gastos de energia.

São atitudes simples, que respeitam o meio ambiente e ainda trazem economia para a empresa. Este ano, a Promoção de Natal também segue os mesmos conceitos de sustentabilidade, presenteando os clientes com sacolas produzidas com Tyvek, material tecido/papel, 100% reciclável, que não rasgam e suportam até 15 quilos. As sacolas receberam o colorido de três diferentes estampas desenvolvidas com exclusividade pelo artista plástico Romero Britto para a campanha. O valor para as compras varia entre R$ 200 e R$ 300 em cupons fiscais.

Fazem parte do portfólio da Sonae Sierra Brasil os shoppings Penha, Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista, de São Paulo-SP; Shopping Metrópole, de São Bernardo do Campo – SP; Franca Shopping, de Franca – SP; Tivoli Shopping, de Santa Bárbara DOeste – SP; Parque D. Pedro Shopping, de Campinas – SP; Pátio Brasil, de Brasília – DF; Manauara Shopping, de Manaus – AM e Uberlândia Shopping, de Uberlândia – MG.

Compradores sonham com carros de luxo sorteados em shoppings

Quem nunca pensou em ter um carrão sem pagar por ele? O sonho de consumo de muita gente pode se tornar real para alguns com os sorteios que shoppings de Salvador realizam neste final de ano. Com a aproximação do Natal, o Iguatemi, que está sorteando uma Ferrari Califórnia 4.3 GT conversível, e o Salvador Shopping, que soteia dez Audis, apostam nas grandes promoções para atrair clientes e aumentar em até 15% suas vendas.

No Shopping Iguatemi, as pessoas olham, tiram fotos, admiram o veículo e imaginam o que fariam com o carro. “Iria tirar muita onda pelas praias, pois a Ferrari não é carro para enfrentar o trânsito de Salvador. Como já tenho um Fox e não tenho dívidas para pagar, ficaria com a Ferrari numa boa”, diz o contador Ricardo Pereira.

Cobiçada por muita gente, a Ferrari é um carro esportivo com seguro que chega a 25 mil reais. Famosos como o ex-jogador de futebol Ronaldo e o cantor Gustavo Lima possuem Ferrari de modelos semelhantes.

No Salvador Shopping, que sorteia cinco Audis no modelo Q3 e cinco A4, os clientes estão mais confiantes pela maior quantidade de chances. “Se ganhar um Audi, darei para a minha mulher. Mesmo já tendo um carro, ela ficou encantada pelo veículo. Ela ficou horas na fila para pegar o cupom”, diz o empresário Eduardo Martins, 51 anos. Segundo o Shopping Salvador, a expectativa é que as vendas aumentem em até 12% este ano.

Para participar dos sorteios, os shoppings estabelecem um valor mínimo em compras. No Shopping Salvador, quem comprar a partir de R$ 250 tem direito a um cupom para concorrer aos 10 Audis no dia 8 de janeiro.

Já no Iguatemi, o valor estabelecido é a partir é de R$ 300. Mesmo não divulgando o número de clientes que irão participar do sorteio no dia 3 de janeiro, o Shopping Iguatemi informou que a promoção bateu todos os recordes dos anos anteriores.

Conselhos – Para o consultor de finanças pessoais Ângelo Costa, a melhor solução para quem ganhar a Ferrari ou outro carro seria vender. “As ruas de Salvador não são adequadas para circular um carro como a Ferrari”, disse.

O consultor também fala o que fazer para quem ganhar os carros. “Quem já tem carro e tem uma boa condição financeira pode até ficar com o Audi ou a Ferrari, mesmo sabendo que sua manutenção é cara. Mas para quem comprou muito neste final de ano, a melhor solução seria vender o carro e quitar suas dívidas”, completa.

A assistente social Rívia Maria Veloso, diz que ganhar a Ferrari seria uma boa oportunidade para investir nos estudos. “Se eu ganhar, vou vender o carro e, com o dinheiro, farei meu mestrado e uma viagem a Portugal”, planeja.

O Shopping Piedade também investiu no sorteio de um carro para atrair clientes. Será sorteado no dia 31 de dezembro um Chevrolet Onix entre os que fizerem compras acima de R$ 150.

ParkShopping São Caetano recebe unidade do St Marche

Os clientes do ParkShopping São Caetano terão à disposição mais uma opção de serviços de qualidade e praticidade. O shopping é o novo endereço da rede de supermercado St Marche, que já possui 11 unidades na grande São Paulo. Localizada no Piso São Caetano, a unidade de 1.439,67m² é a primeira do grupo na região do ABC.

A nova loja oferecerá mais de dez mil itens nacionais e internacionais, que também inclui uma linha própria do supermercado St Marche composta por mais de 100 produtos entre sucos, molhos, massas, sorvetes, quiches e outros.

No local, os clientes ainda poderão adquirir pães artesanais feitos na hora, além de frios e queijos especiais. A seção de hortifruti oferecerá produtos frescos e selecionados e o açougue trabalhará com cortes especiais. A ideia é proporcionar ao público produtos de qualidade para as compras mensais e do dia-a-dia.

Para os apreciadores de vinho, a unidade do St Marche terá uma adega com mais de 500 rótulos nacionais e importados. Já para àqueles que optarem pela harmonização de cervejas, uma linha de cervejas especiais de marcas alemãs, belgas, americanas e brasileiras será comercializada no local.

Outro ponto que merece destaque é a arquitetura da nova unidade da rede. Com design que foge da arquitetura de mercados convencionais, materiais como madeira e concreto foram utilizados para diferenciar as áreas de exposição dos produtos. O projeto de iluminação privilegia destacar os vários produtos que serão oferecidos no local. A comunicação visual é clean, elegante e divertida. Frases nas paredes e informações sobre os produtos completam o ambiente acolhedor e agradável para os clientes durante as compras.

“O ParkShopping São Caetano tem o objetivo de oferecer aos clientes uma oferta completa na área de serviços, gastronomia e entretenimento. A chegada da unidade do grupo St Marche ao empreendimento, primeira na região do ABC, reforça este compromisso. O público poderá, em um só local, realizar suas compras em uma rede reconhecida pela qualidade, otimizando o tempo para suas atividades diárias e de entretenimento, explica Beatriz Alves, superintendente do ParkShopping São Caetano”.

A nova unidade do ST Marche no ParkShopping São Caetano emprega 75 funcionários. Deste total, 90% são moradores da cidade e de outros municípios da região do ABC.

O mercado vai funcionar de segunda-feira a sábado, das 8h00 às 22h30 e aos domingos e feriados, das 9h00 às 21h00.

Mr. Kitsch e M.Officer levam moda e estilo ao Shopping Cidade Sorocaba

Lojas terão investimento de R$ 2 milhões e devem gerar 30 empregos diretos.
A menos de um ano de seu lançamento, o Shopping Cidade Sorocaba, em construção na Avenida Itavuvu, Zona Norte de Sorocaba, com inauguração prevista para setembro de 2013, anuncia mais uma novidade: duas das grifes mais cobiçadas do mundo fashion, as lojas Mr. Kitsch e M.Officer prometem oferecer o que há de melhor em roupas exclusivas aos futuros frequentadores do empreendimento.

Com um investimento que soma mais de R$ 2 milhões nas duas unidades, entre ponto de venda, obras e estoque, cada loja terá, aproximadamente, 80m², muito bem distribuídos em ambientes confortáveis e repletos de estilo. Cada grife contará, ainda, com a participação de 15 colaboradores, que atuarão para atender da melhor maneira os clientes.

Com mais de 26 anos de atuação e mais de 100 pontos de venda em todo o Brasil, a Mr. Kitsch, grife já conhecida por homens descolados e que desejam estar sempre bem vestidos, terá um diferencial na loja do Shopping Cidade Sorocaba. “No novo espaço, teremos, também, a Ms. Kitsch, uma linha de camisaria feminina, com a cara da mulher moderna, trabalhadora e independente”, adianta Marcos Baleeiro, empresário responsável pela implantação das marcas no Shopping Cidade Sorocaba.

Já, a M.Officer, marca que recebeu por dois anos o prêmio de “melhor marca de jeanswear feminino do Brasil”, pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), apresentará aos frequentadores do empreendimento quatro coleções anuais, diferentemente do que ocorre com outras grifes, que lançam apenas duas. Com mais de 200 lojas nos principais shoppings centers de todo o país, a M.Officer oferecerá as últimas tendências de moda para o vestuário feminino e masculino.

Baleeiro, que já representa oito lojas das duas marcas, conta que, para a abertura das novas unidades, houve um estudo, que verificou que o Shopping Cidade Sorocaba comporta esses investimentos. “Dentre todos os empreendimentos que serão lançados nos próximos anos, o Shopping Cidade Sorocaba é o que possui melhor estrutura, mix de serviços e localização, conseguindo receber clientes, não só da cidade, mas de toda a região”, analisa Baleeiro.

Uma realização dos grupos Comask, Factual, Tacla Empreendimentos, AD Shopping, W3R e AG
Empreendimentos, o Shopping Cidade Sorocaba está entre os cinco maiores empreendimentos em ancoragem do país. No total, 85% das lojas já foram comercializadas e, na praça de alimentação, todos os 22 espaços disponibilizados foram negociados. Serão 11 lojas âncoras, 21 megalojas, 330 lojas médias – com 280 delas já comercializadas -, lojas de fast food e um restaurante, além de seis salas de cinema e uma expansão já em andamento e uma área exclusiva para o entretenimento das crianças e suas famílias, o espaço Criança Mania. Dentre as âncoras já confirmadas estão: Centauro, Marisa, Riachuelo, Lojas Avenida, Ri Happy, C&A, Lojas Renner, Magazine Luiza, Pernambucanas, Polishop e Lojas Americanas. O estacionamento possui duas mil vagas, sendo 80% delas cobertas.

Shoppings centers modelam uma nova economia de consumo

Projetos de arquitetura corporativa para shoppings buscam a excelência em atrativos para o público consumidor. Junto, a responsabilidade que agrega economia e ações sustentáveis aos novos empreendimentos que surge.

A readequação segue. Um a cada dez empregos no mundo são gerados pelos shoppings centers. Eles ganham em espaço e tendência de lazer, consumo e segurança. Em 2010, o Brasil inaugurou 11 novos shoppings, em 2011 foram 30 e em 2012 o número já chega a 45. Esse mercado que cresce mais 300% nos últimos três anos gera 800 mil vagas de trabalho.
De acordo com o presidente do ICSC – Congresso Internacional de Shopping Centers, Michael Kercheval, o único setor que está em todos os lugares do mundo e afeta amplamente a vida econômica e social das comunidades locais é o dos shoppings centers.

Esse mercado desenvolve as cidades e os seus entornos, passa por um boom de expansão e ganha novos investidores. Em 2011, o faturamento da indústria de shoppings no Brasil, segundo a Abrasce, chegou a R$ 108 bilhões, ante R$ 91 bilhões em 2010. O número representa 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB).

A captação de recursos na Bolsa de Valores a partir de 2007, a associações de investidores internacionais com empresas brasileiras, crédito e prazos facilitados, aumento dos empregos formais e a ascensão das classes de renda B e C figuram entre os acontecimentos que ajudaram a impulsionar o mercado em 2011.

Nos EUA, varejo e luxo intensificam parcerias

A colaboração entre a Neiman Marcus e a Target para as festas de fim de ano tiveram impacto sobre as duas lojas no país inteiro há duas semanas, e a parceria entre as marcas é sem dúvida a mais complexa e extensa na história das varejistas. Não é só o logotipo da maior loja de departamento de luxo lado a lado com a principal concorrente do Walmart: a dupla convenceu designers de alta capacidade a participar na linha co-branded de roupas, acessórios e bens para a casa.

Curiosamente, esses designers – inclusive Prabal Gurung e Jason Wu, os favoritos de Michele Obama – não foram vistos nos comerciais elaborados para a TV, tanto do Target quanto da Neiman, os quais foram veiculados na ABC durante o episódio da série “Revenge”, em 11 de novembro. As peças tinham foco nos produtos, sem mencionar os nomes dos designers.

Uma abordagem parecida se deu com a parceria inusitada entre a Starbucks e a marca de Los Angeles Rodarte. Há um branding mínimo da Rodarte nas luvas de nylon, cartões de presente e canecas que a grife das irmãs Laura e Kate Mulleavy criaou para as festas da cafeteria este ano. Para promover a linha, cujos preços começam em US$ 4,95 por uma luva de tecido, a Starbucks criou estandes in-store que exibem o produto e o distinguem do resto das ofertas de festas.

Por que não ressaltar os nomes famosos dessas iniciativas elaborados? Porque, diferentemente das colaborações de anos atrás, os esforços atuais precisam ser sobre mais do que um nome. As marcas de massa que fazem parceria com grifes menores reconhecem que embora o buzz seja ótimo, o único jeito de realmente fazer dinheiro nessas parcerias é ter um excelente produto e uma propaganda que atrairão as massas.

Além disso, o modelo para negócios para esses acordos está se desenvolvendo. Há uma década, colaborações geravam buzz, projetos “sem-ser-pelo-dinheiro” que deram às marcas um impulso e uma exposição mais ampla aos designers. Hoje, eles são um aspecto correto de fazer negócio com o comerciante de massa – e frequentemente espera-se que recuperem o investimento feito para contratar o designer.

No período da pré-recessão, um designer poderia ganhar US$ 20 000 para participar de uma ação de massa como as citadas nestet texto. Atualmente, o lucro começa com US$ 100 000, e muitos alcançam US$ 1 milhão ou até US$ 2 milhões. “Cada acordo é diferente – eles dependem do ponto em que os designers estão em suas carreiras e outras obrigações – mas quase todos esses acordos agora estão em cifras de seis e sete dígitos”, afirmou Marc Beckman, fundador da Designers Management Agency, que atuou como corretora de muitos desses acordos.

A ideia de uma colaboração também pode ser o suficiente para “estimular a comunidade de Wall Street, que tende a ficar otimista com o desempenho da Target quando as colaborações acontecem”, observa um observador de longa data da Target, Brian Sozzi, analista chefe de equidades da NBG Productions.

Na maioria dos casos, a renda de tais colaborações faz uma porcentagem relativa aos negócios gerais (varejistas de massa raramente divulgam quanto dinheiro colaborações individuais geraram), mas criam uma maior exaltação para os varejistas, entre consumidores e investidores. Comerciantes de massa esperam que a animação seja equivalente a maiores vendas. Quando a H&M se uniu a Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel, a coleção ofereceu uma indicação do potencial: fez sua estreia em novembro de 2004, e as vendas no mês subiram 24% sobre o outro ano.

Mas colaborações nem sempre funcionam, e mais e mais instâncias irão provar falhas enquanto o mercado continua a diluir, deixando as grandes marcas descontente e os designers sem o apoio financeiro adicional. Um acordo que o próprio Beckman realizou em 2008 – a linha de activewear para a Puma por Christian Siriano – foi um fracasso público. “Não foi bem executado, e os designs eram fracos”, explicou Beckman.

Segundo maior comércio do País já está pronto para as vendas de Natal

Os comerciantes do Calçadão da cidade de Osasco e lojistas do Osasco Plaza Shopping, juntos com a competente equipe de atendentes e vendedores qualificados e treinados – só neste período estão sendo contratados mais de cinco mil temporários – esperam para este Natal cerca de mais de 10 milhões de consumidores. O 2º. Maior Comércio do País, depois da Rua 25 de Março, agrega mais de 1.700 lojas das quais 200 se concentram no recinto do Osasco Plaza que oferece toda infra-estrutura em estacionamento, atendimento, segurança, fraldario, espaço criança gratuito e atendimento médico.

No mix de lojas do Osasco Plaza Shopping a maioria das lojas mantém preços populares e similares as lojas de rua e está ostentando este ano também, a mais bela decoração de Natal de toda a região, onde “até o Papai Noel é de verdade” brinca empolgado seu superintendente, David Rocha. Roupas, sapatos, acessórios, bolsas, jóias, brinquedos, doces e chocolates, papelaria e presentes tudo para os gostos mais apurados. “E os preços nem se fala, são daqui, óh!” comenta um dos principais comerciantes da região.

“O Calçadão está em fase final de sua grande reforma, como parte das obras de revitalização do Centro da Cidade da Cidade, efetuadas pela Prefeitura Municipal e a Secretaria de Obras do Município, facilitando assim, os acessos diversos e alternativos, sem problemas com trânsito e congestionamentos. A população poderá usufruir com tranqüilidade deste novo centro de Osasco” diz David Rocha. A expectativa de vendas pode superar o índice de 2011 em quase 10%” comenta David Rocha.

Deixamos aqui a dica para que visitem o Expresso de Natal, dêem um grande abraço no bom velhinho Papai Noel que estará até o dia 31 de Dezembro mantendo a tradição do Osasco Plaza Shopping, não esquecendo de trocar as notas fiscais das compras de Natal por cupons que após preenchidos corretamente, deverão ser inseridos na grande urna na Praça de Eventos para concorrer a dois automóveis zero km e diversos outros prêmios.

Shoppings criam experiência para atrair consumidor no Natal

Com a chegada do Natal, shopping centers de todo o país investem na criação de experiências diferenciadas para atrair o consumidor. Para isso, as estratégias mais comuns são os altos investimentos na decoração, que ajudam a chamar a atenção dos visitantes, além de gerar um clima agradável para o consumo. As expectativas das administradoras são altas: a previsão da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) é de que o volume de vendas aumente em 15% no período de final de ano. Isso justifica o investimento que alguns shoppings realizam. Localizado no Rio de Janeiro, Barra Shopping investiu R$ 5 milhões nas ações do período, incluindo promoção e decoração do seu espaço.

A Abrasce se baseia nos dados do IBGE para calcular suas previsões. De acordo com o instituto, a massa salarial do brasileiro aumento nos últimos três meses para R$ 3,1 bilhões, um acréscimo de 8,5% em relação a 2011. Com mais dinheiro no bolso, o consumidor deve gastar mais neste Natal. O Barra Shopping, da Multiplan, espera por um volume 10% maior tanto de fluxo de pessoas quanto em vendas. No Morumbi Shopping, também da Multiplan, a expectativa é de receber 90 mil pessoas por dia. O Botafogo Praia Shopping tem previsões ainda mais otimistas: aumentar em 17% as vendas e em 11% o tráfego de clientes em relação ao mesmo período no ano passado.

A principal data do varejo nacional também faz com que lojistas e administradoras realizem uma série de promoções e sorteios para atrair a atenção dos visitantes. Todos os shoppings procurados pelo Mundo do Marketing estão promovendo ações desta natureza. Alguns estão incluindo as mídias sociais em seus concursos, além do tradicional sorteio de cupons, como o Barra Shopping que tem uma promoção exclusiva para o online.

Experiência transforma espaços em atrações para a família

Todos os shoppings da BRMalls também realizam sorteios de automóveis e outros prêmios de grande valor. Porém, a estratégia do grupo não está mais centrada nestas ações e sim na criação de uma experiência única para o público. “As promoções de shopping se tornaram muito parecidas. Virou commoditie sortear carros ou itens similares. Por isso a decoração é um diferencial. Ela ajuda a criar um clima e uma atmosfera única e isso tem um forte poder de atração para os consumidores. Há uma expectativa da parte deles por este visual natalino ao longo dos meses de novembro e dezembro”, explica Maria Fernanda, gerente de marketing do BRMalls.