Estudo da Serasa Experian Hitwise, solução que fornece informações sobre a interação de 100 mil pessoas em mais de 150 mil websites no Brasil, revela que, no período de um ano, o share de visitas ao Facebook cresceu 804%, fazendo com que o site passasse da décima sexta para a quarta colocação dentro da categoria “Redes Sociais e Fóruns” no estudo. Logo atrás, na quinta colocação, está o Twitter, cujo share subiu 768% nos últimos doze meses e catapultaram o site do décimo oitavo para o quinto lugar. O levantamento aponta que o Twitter manteve-se à frente do Facebook durante a maior parte de 2009, mostrando a ascensão recente da rede social norte-americana. O Facebook ultrapassou o Twitter na segunda semana de dezembro e segue à frente desde então.
O líder na categoria “Redes Sociais e Fóruns” é o Orkut, com mais da metade (62,14%) de todo o share de visitas, contra 2,35% do Facebook e 1,91% do Twitter. Quem mais se aproxima do Orkut na categoria é o YouTube, site de compartilhamento de vídeos, com 17,23% do total de visitas. Nos últimos doze meses, o Orkut permaneceu na liderança da categoria “Redes Sociais e Fóruns” e em segundo lugar, no geral, entre os sites mais acessados pelos internautas brasileiros, com 9,78% do total de visitas, atrás apenas do Google Brasil. Entre o final de novembro de 2009 e o início de fevereiro de 2010, período de férias escolares, o Orkut chegou a ultrapassar o Google Brasil, posicionando-se como o site mais acessado pelos brasileiros. Após este tempo, o Google Brasil retomou a liderança.
Na Internet em geral, a categoria de sites de “Redes Sociais e Fóruns” ocupa a segunda colocação, com 15,14% de todo o share de visitas, atrás apenas dos “Mecanismos de Buscas” que contaram com 20,77%. Em seguida estão as categorias “Portais” (7,34%), “Serviços de Email” (5,77%), “Multimídia” (3,71%), “Games” (3,43%), “Televisão” (2,24%), “Software” (1,56%), “Imagens e Clip-Art” (1,44%) e “Bancos e Instituições Financeiras” (1,23%).
A pesquisa também analisou quais foram os termos de busca que mais geraram tráfego para a categoria de “Redes Sociais e Fóruns” nas últimas 24 semanas. Em ordem, os dez primeiros termos mais buscados foram “youtube” (5,83%), “orkut” (3,07%), “habbo” (0,99%), “you tube” (0,92%), “orkut login” (0,88%), “uol” (0,76%), “bate papo” (0,58%), “youtube vídeos” (0,48%), “twitter” (0,46%) e “facebook” (0,46%).
Se considerar o tempo médio de visita, a categoria de “Redes Sociais e Fóruns” é a primeira colocada de toda a Internet brasileira, superando os sites de busca. Foram 22 minutos e 51 segundos registrados pelo Hitwise no início de abril. A categoria de “Mecanismos de Busca” ficou na quinta posição, com 12 minutos e 30 segundos.
Sites que geram tráfego são as páginas nas quais os internautas estavam antes de acessar algum site de uma das categorias avaliadas pelo Hitwise. Os que mais geraram tráfego para a categoria “Redes Sociais e Fóruns” foram Google (39,05%), Google Brasil (21,23%), Orkut (6,78%), Windows Live Mail (4,08%) e Universo Online (1,81%). A predominância de sites de busca aqui revela o papel direcionador destas páginas em relação a outros sites.
Da mesma maneira, os sites que foram visitados pelos internautas após navegarem nas páginas da pesquisa também foram revelados pelo Hitwise. Os cinco primeiros foram Google (15,73%), Google Brasil (11,41%), Windows Live Mail (7,60%), YouTube (6,21%) e Globo (1,91%).