Nordeste atrai mais franquias

A quantidade de franquias no País está crescendo. Um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta um crescimento entre 15% e 16% neste ano em relação a 2009. No Nordeste, esse cenário deverá ser mais positivo ainda. Para Hamilton Marcondes, consultor de negócios e presidente da HM Varejo & Franchising, a alta nordestina deve ser de 30% ao final de 2010 – bem maior que a média nacional. O especialista foi convidado pela Wettor Marcas e Patentes para ministrar palestra sobre o tema, na noite do dia 28 de abril, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).

Para ele, o Ceará está entre os três estados nordestinos de maior potencial nessa área, ao lado de Pernambuco e Bahia. “Terminamos dezembro com 130 marcas na região nordestina. De lá pra cá, esse número pulou para 150, que juntas representam R$ 521 milhões. São mais 20 franquias em apenas quatro meses. Nesse ritmo, se houvesse mais shoppings, poderíamos imaginar um crescimento de até 40%”, avaliou Marcondes, indicando uma das razões das franquias ainda não terem deslanchado na região. Ele lembrou que, atualmente, a quantidade de marcas concentradas no Nordeste representa apenas 10% do total no País. “Muitos investidores do Sul e até do exterior estão de olho na região. Há muito mercado em potencial, mas faltam shoppings”, reiterou.

Na opinião de Marcondes, a oferta de linhas de crédito voltadas para o setor devem ajudar no desenvolvimento das franquias. “Hoje, o Banco do Nordeste oferece uma ótima opção. Antes, muitos negócios deixavam de ser feitos por conta da falta de um pequena parte do investimento. Agora, não há mais esse problema. O dinheiro pode ser emprestados a juros baixos”, disse o especialista.

Conforme a ABF, em 2009, o sistema de franchising registrou aumento de quase 15% em relação ao ano imediatamente anterior, com faturamento de R$ 63 bilhões. Foram criadas mais 264 novas redes de franquia, 19,1% a mais que em 2008. Ao todo, o Brasil encerrou 2009 com 1.643 redes. Além disso, a quantidade de pontos-de-venda de serviços ou produtos saltou de 71.954 para 79.988 entre os anos de 2008 e 2009.

Segundo a associação, o bom desempenho do setor no ano passado resultou na abertura de 72 mil novas vagas de trabalho, totalizando, de acordo com o último levantamento, mais de 700 mil empregos diretos em todo o território brasileiro.

Mãe fashion no Santana Parque Shopping

Um presente que une sofisticação e praticidade. Essa é a idéia da promoção “comprou, levou”, realizada pelo Santana Parque Shopping, em São Paulo, para celebrar o mês das mães. São carteiras femininas, disponíveis nas cores marrom, bege, verde e preta. Além de ser um mimo fashion, disponível apenas no Santana Parque Shopping, a carteira funciona como um segundo presente para a data.

Internacional Shopping Guarulhos promove Feira de Adoção de Animais

No próximo domingo, dia 2 de maio, o Internacional Shopping Guarulhos, na Grande São Paulo, em parceria com a Universidade de Guarulhos (UnG), realizará a quarta edição da Feira de Adoção de Animais. O evento acontece dentro do shopping, das 13h00 às 18h00, com exposição de cães e gatos, machos e fêmeas de todas as idades, já castrados e vacinados. Os animais ficarão disponíveis para adoção gratuita. Os interessados devem ter mais de 18 anos, e apresentar o documento de identidade, CPF e comprovante de residência para assinar o termo de adoção e levar o bichinho para a casa.

Na primeira edição da feira, realizada em novembro do ano passado, mais de 85% dos animais expostos foram adotados. O sucesso estimulou o shopping e a universidade a organizarem um novo evento ainda no início de 2010. “O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da adoção e dos cuidados que se deve ter com os animais”, afirma Reginaldo Lara, superintendente do Internacional Shopping Guarulhos. “Esperamos superar ou, pelo menos, manter o resultado da primeira edição”, diz ele.

Microsoft desiste de criar concorrente para o iPad

Nada de tablet. A Microsoft confirmou o cancelamento do desenvolvimento do Courier, equipamento que teria como objetivo disputar mercado com o iPad, equipamento da Apple. “Está no DNA da Microsoft desenvolver novas tecnologias para melhorar a produtividade e a criatividade. O projeto Courier terá suas tecnologias utilizadas em futuros produtos da Microsoft”, afirma o vice-presidente da empresa, Frank Shaw, em um comunicado. A notícia do cancelamento foi divulgada inicialmente pelo blog Gizmodo.

Previsto para a segunda metade do ano, o Courier teria medidas semelhantes às de um livro, duas telas de sete polegadas, câmera e conexão Wi-Fi. Ele também usaria tela sensível ao toque. No início de 2010, esperava-se que o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, abrisse a feira de eletrônicos CES 2010 com o lançamento de um tablet da Microsoft. A notícia chegou a sair no The Wall Street Journal. Mas Ballmer apenas fez uma breve demonstração de um protótipo ainda sem nome, que rodaria Windows 7.

Iguatemi prevê crescimento de 15% nas vendas para o Dia das Mães

Considerada a segunda melhor data para o mercado varejista, o Dia das Mães é um período esperado com ansiedade por lojistas e comerciários. E o Shopping Iguatemi Salvador, na capital baiana, considerado o quinto maior em faturamento do país, reforça essa afirmação.

Segundo o superintendente do shopping, Alexandre Luercio, as vendas este ano devem crescer cerca de 15% em relação ao mesmo período de 2009. “Os grandes incentivadores deste crescimento devem ser os setores de roupas e calçados”, acredita.

Se a data já tem forte apelo comercial, este ano o Dia das Mães no Iguatemi ganha um reforço considerável: Ivete Sangalo é a garota-propaganda da campanha publicitária. “Nossa preocupação foi realizar uma campanha de apelo emocional, bem produzida, em homenagem às mães baianas. Ivete Sangalo, que comemora pela primeira vez a data, representa bem isto”, declara Helio Tourinho, gerente de marketing do shopping.

Além do comercial para TV (http://www.youtube.com/watch?v=CBCIoutn_xU), a campanha traz ainda peças como filme para cinema, spots de rádio, anúncios de revista e jornal, outdoors, merchandising na área do shopping, além de anúncios de Internet e ações de no media, como panfletos, e-mail marketing, dentre outras.

A criação é da agência baiana Idéia 3, que contou com um time de primeira linha para realizar as peças. O VT foi produzido pela Malagueta Filmes e dirigido por Giovanni Lima. A cantora foi clicada pelo fotógrafo André Passos. Maquiagem e cabelo foram realizados por Silvio Jorge e a produção de moda ficou por conta de Patrícia Zuffa. A campanha entrou no ar no dia 25/04, durante os intervalos do Fantástico, na Rede Globo.

Rae,MP cria campanha para aquecer o Dia das Mães no Shopping União

Para esquentar o clima frio desta estação, o Shopping União de Osasco, na Grande São Paulo, lança campanha para ajudar as mães a aquecer suas famílias. A campanha “Mãe, um amor que aquece” foi desenvolvida pela Rae,MP e tem como objetivo presentear os clientes que consumirem acima de R$ 300 em compras com um bowl exclusivo do Shopping União. O prêmio está disponível em duas opções de estampa para colecionar. A ação acontece até o dia 9 de maio, e no site do Shopping é possível conferir o regulamento completo.

O planejamento de mídia contempla comunicação interna, outdoor, busdoor, caixas de pizza, jingle em rádios de grande audiência, encartes de tabloide e anúncios nos jornais de bairro.

Makenji do Shopping Curitiba traz nova coleção

O rock chic da nova coleção outono/inverno da Makenji já está na loja do Shopping Curitiba, na capital paranaense. Os destaques ficam por conta das rendas, tachas, zíperes, brilho e muitas correntes. Seguindo a linha do rock urbano que invade a moda em 2010, a Makenji aposta na tendência da estação e traz para suas lojas um inverno dark e sensual. Na cartela de cores, tons sóbrios e deliciosamente inspiradores. Chocolate, caramelo e vinho se misturam ao verde jade e ao eterno preto.

Para acompanhar o clima sedutor, uma linha imperial foi criada para as mulheres mais românticas. Brocados, rendas, sedas e um jogo de mostra e esconde são o destaque das peças. Saias curtas são usadas com meias-calça e leggings, lisas ou estampadas. Os cintos com detalhes de metal marcam as cinturas e revelam as formas femininas.

Na linha masculina, o charme e a conquista também inspiram a Makenji. Com um mix de looks clássicos e contemporâneos, a grife aposta na alfaitaria e no jeans com elastano para um inverno acima de tudo confortável.

A pegada rocker também marca presença na coleção, em calças mais ajustadas, jaquetas curtas e nos tons de cinza, preto e azul. O xadrez clássico e as camisas pólos com apliques de brasões dão o contraponto da coleção.

Calote das empresas cai 6,3% em março

A inadimplência das pessoas jurídicas recuou 6,3% em março em relação ao mesmo mês de 2009, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas divulgado nesta sexta-feira (30/04). Na comparação com fevereiro, a inadimplência das empresas teve alta de 26,4%, puxada pelos protestos e cheques devolvidos por falta de fundos. Nos três primeiros meses do ano, o indicador caiu 9,7% ante o primeiro trimestre do ano passado.

Para a Serasa Experian, as quedas verificadas na inadimplência das empresas, tanto em março ante o mesmo mês de 2009, quanto no trimestre, são “decorrentes da comparação entre duas conjunturas econômicas distintas”. Em 2010 o forte crescimento econômico, com baixa inadimplência, e em 2009 a economia em recessão, com inadimplência em alta, informa o comunicado. As grandes empresas foram as responsáveis pela redução na comparação anual, com recuo de 26,2% na inadimplência. A queda foi menor entre as médias empresas, com 16,9%, e entre as pequenas, com 4,8%.

A Serasa espera que a inadimplência continue caindo, devido à recuperação gradual da oferta de crédito e ao crescimento econômico. O início do ciclo de aperto monetário para conter a inflação, em abril, não impacta a insolvência das empresas e deve orientar o crescimento do país, de 5%, esperado para o segundo semestre de 2010, informa comunicado.

Alta nos juros derrubará consumo, dizem analistas

É consenso entre os analistas: o aumento da taxa básica de juros, a Selic, vai diminuir o consumo e dar uma esfriada nos gastos das famílias brasileiras. O objetivo do Banco Central é controlar a inflação, que tem subido como reflexo do aumento na demanda , e mostrar que ele está comprometido em atingir a meta de inflação fixada em 4,5% para este ano.

A Selic é a taxa mínima usada pelos bancos e instituições financeiras para definir o preço do crédito que é oferecido no mercado, tanto para o consumidor final quanto para as empresas. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (28/04) o aumento da taxa de 8,75% para 9,5% – primeira alta desde setembro de 2008.

Em 2009, o BC cortou a Selic para o menor nível da história (8,75% ao ano), o que deixou o “custo” do dinheiro mais barato, a fim de incentivar os investimentos das indústrias e o acesso ao crédito para as pessoas físicas. Ao mesmo tempo, o governo diminuiu impostos e fez com que os brasileiros comprassem carros, eletrodomésticos e reformassem a casa gastando menos.

Todas essas medidas levaram a uma corrida ao mercado: as vendas de veículos foram recorde, as lojas ficaram lotadas e o excesso de crédito no mercado levou a um aumento de preços. Alcides Leite, professor da Trevisan Escola de Negócios, diz que a inflação já está mostrando sinais preocupantes de alta. Ele diz que o BC só quer controlar o “superaquecimento” da economia e segurar o poder de compra para escapar da superinflação. “Todos os indicadores mostram que a inflação vem aumentando num ritmo relativamente forte. Não há como esperar do BC outra atitude. Não tem ameaça de desemprego ou de recessão. O governo só quer evitar um superaquecimento, mas o aquecimento da economia continua”.

Estevão Garcia de Oliveira Alexandre, professor da Faculdade Veris IBTA, ligada à faculdade Ibmec, afirma que essa é uma manobra do governo para adaptar a capacidade instalada da indústria. Ele defende que o governo invista mais em vez de incentivar o aumento dos juros. “A melhor opção seria fazer investimento na área industrial para crescer mais. Quando se tem uma demanda maior que sua oferta, vai ter concorrência. Se há uma pessoa para comprar dez carros, vai ter promoção. Quando há dez pessoas querendo comprar um carro, vai ter um ágio em cima do carro, um aumento de preços”.

Para o consumidor, a decisão pode determinar quais dívidas vão ser quitadas em dia e quais credores vão ter que esperar um pouco mais. Para o gerente de indicadores de mercado da empresa de análise de crédito Serasa, Luiz Rabi, dois fenômenos influenciam a percepção de que a inadimplência poderá voltar a crescer: o número de pessoas endividadas aumentou e o novo cenário de aumento dos juros.

O efeito dessa mudança, no entanto, não será uma interrupção acentuada na demanda por crédito nem uma disparada na inadimplência: os dois movimentos no crédito serão moderados. “O BC inclusive vai elevar os juros para conter o aumento do crédito, que vinha avançando a 120 km/h. A demanda vai continuar a crescer, mas em ritmo menor; o mercado de trabalho vai continuar a se expandir. O que vai haver é um reajuste”.

Para Alcides Leite, o Brasil está num ano bom, de crescimento e de geração de emprego. “Não vai ser a alta da Selic que vai impedir isso. O Banco Central mira mais pra frente. A medida seria para evitar um desequilíbrio entre oferta e demanda”

Para a Fiesp, um aumento é injustificado. Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da federação, acredita que a indústria tem capacidade de adaptar os próprios investimentos a fim de evitar a inflação no mercado. “Não há necessidade de subir a taxa de juros, pois existe capacidade instalada para atender a demanda sem pressão de preços. Uma alta de 0,75 ponto vai mudar fortemente o mercado? Se a indústria olhar para isso e entender que pode frear a economia, ela revê seus investimentos”.