Café Bravo se apresenta neste domingo no Shopping Colinas

Neste domingo (02/05), o Shopping Colinas, em São José dos Campos (SP), recebe o grupo Café Bravo, que fará uma apresentação a partir das 12h30, na Praça de Eventos. A entrada é gratuita. O show faz parte da programação do Projeto Colinas Todo Som, que terá músicos regionais apresentando um repertório de MPB, em comemoração ao Dia das Mães.

O grupo Café Bravo é composto pelos músicos Vanessa Novato (voz), Elias Pontes (bateria), Rodrigo Masieiro (contrabaixo) e Renato Luz (guitarra e violão), e surgiu em 2006. Desde então, o grupo vem se apresentando pelas cidades do Vale do Paraíba, com um repertório de releituras da música popular brasileira e internacional, já consagradas, com arranjos produzidos pelos músicos. Atualmente, o grupo produz composições próprias e projeta lançamento de CD.

Vanessa Novato canta vários estilos sob influência da MPB. Formou-se em Técnica Vocal pelo Conservatório Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Pouso Alegre (MG). Em 1999 e 2001, fez parte do Festival da Música Antiga em Juiz de Fora, como solista da orquestra Colonial. É vocalista da banda Gostoso Veneno e grava jingles em São José dos Campos.

Renato Luz é formado pela Unicamp. Participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão como aluno de Richard Boukas e tocou ao lado de Vinicius Dorin, Itamar Colaço, André Marques e Lílian Carmona e teve aulas de improvisação com o saxofonista norte-americano David Richards.

Rodrigo Masieiro é músico há 22 anos. Apresentou-se com Chico Oliveira, Leilah Moreno e Fábio Nestares, entre outros. Compôs canções em parceria com Peleco e acompanhou a Banda Rádio Galena, além de tocar com os principais artistas do Vale do Paraíba.

Elias Pontes é instrumentista há 18 anos. Atuou com Bocato, Marcus Teixeira, Carlos Alcântara, Chico Oliveira e Derico. Em 2009, apresentou-se com o Sexteto do Jô em nove programas, substituindo o baterista Miltinho. Realizou gravações com Alceu Valença e Milton Guedes. Atualmente toca com o Maestro Osmar Barutti e com Bira e é professor de bateria.

Índice de confiança da indústria de abril põe fim a sequência de altas

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) declinou 1% entre março e abril, ficando em 115,3 pontos. Com isso, interrompeu uma série de 14 avanços seguidos, mostrou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira (30/04).

Os dois componentes do indicador geral apresentaram rumos distintos: O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 2,3% na passagem do terceiro pra o quarto mês de 2010, para 120 pontos, o maior desde junho de 2008 (120,3 pontos). Contudo, o Índice de Expectativas (IE) diminuiu 4,5%, de 115,7 pontos para 110,5 pontos.

O levantamento trouxe que a parcela de empresas que avaliam a situação corrente dos negócios como boa aumentou de 35,9% em março para 40,7% um mês depois. O conjunto dos que a consideram fraca também subiu, de 4,1% para 4,5%. De um universo de 1.194 empresas sondadas, 38,4% esperam elevar a produção entre abril e junho e 13,2% aguardam declínio. Em março, essas cifras corresponderam a 45,1% e 7,9%, na ordem. A FGV informou também que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) de 85,1% em abril foi o mais alto desde setembro de 2008 (85,4%).

Ri Happy destinará 10% das compras do dia de hoje aos desabrigados do Rio

Para ajudar as vítimas das enchentes no Rio de Janeiro, 10% de todas as vendas realizadas pela Ri Happy hoje (30/04) serão destinados à compra de duas casas para os desabrigados de áreas afetadas, como o município de Niterói . Segundo o diretor de Marketing da empresa, Mário Honorato, a expectativa é que sejam arrecadados cerca de R$ 100 mil. Entre as unidades participantes estão as lojas do Shopping Grande Rio e Bangu Shopping.

Lucro da Redecard atinge R$ 352,6 milhões no trimestre, em alta de 11,2%

A Redecard teve um lucro líquido de R$ 352,6 milhões no primeiro trimestre deste ano, em um aumento de 11,2% sobre os resultados para o mesmo período em 2009. A receita líquida atingiu R$ 805,9 milhões, em um aumento de 13,1% sobre o desempenho apurado no primeiro trimestre de 2009. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 565 milhões, e um crescimento de 11,6%.

A companhia processou R$ 26,513 bilhões em transações de cartões de crédito no período, uma diferança a mais de 25% sobre o início do ano passado. Em cartões de débito, o montante de transações foi de 13,241 bilhões, um aumento de 19,6%.

A partir de julho, a Redecard também vai começar a operar com cartões Visa, além das 16 bandeiras que atende, entre elas, Mastercard, Diners, Aura, Ticket, Sodexo, entre outras.

Shopping Valinhos sedia Exposição da artista Susan Mason

O Shopping Valinhos, no interior paulista, recebe a exposição dos trabalhos de “Arte Francesa” da artista Susan Mason (Litoarte), de 3 a 29 de maio, no piso 2. A entrada é franca e o horário de visitação é das 10h00 às 22h00. O público vai apreciar cerca de 40 telas em técnica de “Arte Francesa” que consiste em transformar uma imagem plana em outra com relevo, profundidade e perspectiva, ou seja, várias dimensões. Segundo a artista, a técnica é uma inovação que vem inovando e conquistando o mercado de artesanato.

Oficinas Gratuitas:

Nos dias 6, 13, 20 e 27 de maio (quintas-feiras) vão acontecer as oficinas de artesanato. São oito turmas de 20 alunas cada. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas antecipadamente na loja Marelli Material para Artesanato, em Valinhos. Os trabalhos realizados durante as oficinas também serão expostos.

Sobre a artista:

Muito trabalho e força de vontade marcam a trajetória de sucesso da Artista Susan Mason. Artesã, formada em Artes Plásticas pela PUC- Campinas desde 1985, quando iniciou ministrando cursos. Há mais de um ano se especializou na técnica da “Verdadeira Arte Francesa”, ministrando cursos e workshops, transformando assim seus trabalhos, em verdadeiras obras de arte.

Sonae Sierra Brasil entrega prêmio a lojistas

A Sonae Sierra Brasil realizou, nos dias 28 e 29 de abril, as cerimônias de premiação do Personae Tenant Awards. Em sua terceira edição, o prêmio reconheceu as melhores práticas de prevenção em Segurança e Saúde adotadas nas lojas dos dez shoppings em operação no país no ano de 2009. Nesta edição, a loja Renner, do Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo, foi a vencedora na categoria A, destinada a lojas com mais de 1 mil m² e com mais de dez lojas. A Lustres Yamamura, do Parque D. Pedro Shopping, localizado em Campinas, recebe o prêmio na categoria B, lojas com menos de 1 mil m² e com menos de dez unidades.

As lojas candidatas ao prêmio passaram por inspeções para verificação do cumprimento de itens previamente estabelecidos pelo regulamento do prêmio. Durante as visitas foram avaliados extintores de incêndio, mangueiras, sistemas de detecção de fumaça, saídas, alarmes e luzes de emergência, cabos elétricos, armazenamento de materiais inflamáveis, limpeza e organização, entre outros. Com esta premiação, a Sonae Sierra Brasil busca incentivar os lojistas a adotarem medidas necessárias para a prevenção e antecipação de acidentes e tornarem as suas lojas um local mais seguro, com o objetivo de atingir a meta “zero acidentes”. “O prêmio reflete o compromisso cada vez maior demonstrado pelos lojistas na área da Segurança & Saúde e a importância crescente que atribuem às medidas promovidas pela Sonae Sierra nesta área”, ressalta Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra.

O Personae Tenant Awards teve origem no Projeto PERSONÆ, um programa inédito no setor desenvolvido pela Sonae Sierra em seus 52 shopping centers localizados em sete países: Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Grécia, Romênia e Brasil. O Projeto PERSONÆ foi desenvolvido em três fases, ao longo de quatro anos – de 2004 a 2008 – período em que se consolidou como uma cultura de prevenção e antecipação de acidentes, envolvendo mais de 70 mil pessoas entre empregados, fornecedores e lojistas da Sonae Sierra.

Resultado do empenho no desenvolvimento deste sistema de gestão de Segurança & Saúde, a Sonae Sierra tornou-se, em 2008, a primeira empresa do setor a obter a certificação do seu Sistema de Gestão de Segurança e Saúde, segundo os requisitos da OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessment Series). Três shoppings no Brasil – Parque D. Pedro, em Campinas (SP); Shopping Penha e Plaza Sul, ambos na capital paulista – também tiveram os seus sistemas certificados.

Em 2009, verificou-se uma redução de 28% dos acidentes que necessitam cuidados médicos nos shoppings em relação ao ano anterior. Este valor diz respeito a colaboradores, prestadores de serviços, lojistas e clientes. Foi registrada, ainda, a diminuição de 25% no número de dias de trabalho perdidos pelos colaboradores, no mesmo período, devido a doenças ou acidentes de trabalho.

Além de incentivar lojistas, colaboradores e prestadores de serviços, a Sonae Sierra ainda dissemina o conceito de Segurança e Saúde aos visitantes dos shoppings, fornecendo dicas para o uso seguro das escadas rolantes, elevadores, as formas seguras de estacionar o veículo, a importância da vacinação, bem como a realização de simulados de evacuação de emergência.

Omep-Jundiaí apresenta Exposição “Cenas da Infância”, no Maxi Shopping

Qual é a cara da criança brasileira? Branca, negra, na frente do videogame, participando de festas populares. Todas essas realidades foram retratadas pela Exposição “Cenas da Infância”, promovida pela Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (Omep-Jundiaí), que agora será mostrada de 1º a 9 de maio, na Praça das Carpas, do Maxi Shopping, em Jundiaí (SP).

Com a missão de difundir o conceito da infância em Jundiaí e região, a ONG, que já organizou diversas palestras e seminários promovendo o brincar em 2009, em 2010 procurou, por meio da exposição, levar ao grande público a importância de viver uma infância lúdica através da arte. “Nosso objetivo com a exposição foi trazer, de forma sensível e reflexiva, as diversas possibilidades de infância no Brasil”, conta Ana Teresa Gavião, presidente da Omep-Jundiaí.

“Cenas da Infância” conta com 40 imagens, de quatro fotógrafos e é marcada pela diversidade de olhares. Vera Gonçalvez retratou a infância na comunidade no antigo Hospital Psiquiátrico no Jardim Tamoio. Leonardo Soares escolheu a participação das crianças nas festas populares no Vale do Paraíba. João Bittar, a pedido da Unesco, fotografou escolas de todo o Brasil, em um trabalho que ficou conhecido como “Escolas Exemplares”. Para a exposição, selecionou imagens desse significativo trabalho. Thais Antunes escolheu como fio condutor de suas fotografias a Declaração dos Direitos das Crianças.

Sem Parar/Via Fácil atinge a marca de 2 milhões de usuários

A STP, empresa que administra o sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos Sem Parar/Via Fácil, atingiu no primeiro trimestre de 2010 a marca de 2 milhões de usuários e faturamento de R$ 1,04 bilhão. Do começo do ano até agora, 200 mil novos usuários já aderiram ao sistema, o que representa uma alta de 45% em relação ao mesmo período de 2009. O presidente da STP, Pedro Donda, afirma que “além de representar um marco na trajetória da empresa, atingir 2 milhões de usuários demonstra que estamos em linha com as metas traçadas para este ano”, referindo-se ao crescimento previsto de 35% para 2010.

Atualmente, o Sem Parar/Via Fácil tem uma cobertura de 89% da malha pedagiada brasileira e está presente em 44 concessionárias de rodovias. A empresa reportou um faturamento de R$ 3,5 bi em 2009, período em que foram registradas 335 milhões de passagens automáticas pelo sistema. Com uma consistente expansão nos últimos três anos, o Sem Parar/Via Fácil planeja atingir 100% da malha pedagiada brasileira e cem estacionamentos credenciados em 2010.

O Sem Parar/Via Fácil tornou-se um grande aliado dos consumidores que frequentam shopping centers nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Com um crescimento de 121% no número de estacionamentos conveniados em 2009, a empresa conta hoje com 48 shoppings, dois aeroportos e uma universidade. No início de 2010 foram 25 novas implantações, das quais 24 em shoppings e uma no Aeroporto de Londrina, no estado do Paraná.

Espaço em supermercado vira coqueluche do varejo

Ao oferecer vantagens como aluguéis até 20% mais baratos do que os cobrados em shoppings e menor concorrência, espaços como corredores e galerias comerciais de supermercado são opções cada vez mais procuradas para a expansão de redes do varejo. Um exemplo é o supermercado Andorinha, que com apenas uma unidade, abriga lojas da Marisa e de O Boticário.

A holding Franchising Ventures, dona de Livraria Nobel, Café Donuts, Sapataria do Futuro, e as redes de fast-food Subway, Giraffas e Montana Grill estão atentas a esse nicho, já sucesso entre os grandes supermercados. A estratégia agora deve atrair supermercados de cidades menores e de periferia, que podem se tornar até minishoppings. Há a possibilidade de criação de 4 mil pontos-de-venda nesse perfil, com a reforma de galerias de supermercados no Estado de São Paulo, estima a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A Livraria Nobel, por exemplo, que tem 200 unidades, já tem 5% das suas lojas dentro de supermercados, mas essas unidades devem chegar a representar 15% do total rapidamente, acredita Denis Kraiser, gerente de Inteligência do grupo. Ele crê que algumas franquias têm até maior rentabilidade do que em shoppings.