Aumenta o número de contas roubadas no Facebook

Investigadores do iDefense, uma empresa que oferece serviços de segurança para atividades na internet, detectaram um elevado volume de contas fictícias e roubadas de Facebook a venda no mercado negro, informou ontem (03/05) o jornal “The New York Times”. A empresa, filial da VeriSign, observou durante várias semanas de fevereiro uma tentativa de venda em vários lugares da rede de dados de 1,5 milhão de contas abertas de Facebook por parte de um pirata informático.

O “hacker”, que usava o nome “kirllos”, oferecia pacotes de mil contas com uma dezena ou menos de amigos por um preço de US$ 25, e outros com uma quantidade superior de amigos por US$ 45, explicou Rick Howard, diretor de investigação cibernética da iDefense. As contas de Facebook são atrativas devido ao alto nível de confiança que os usuários têm nessa rede, onde os membros devem utilizar nomes autênticos e costumam se conectar de forma majoritária com pessoas que conhecem, segundo o jornal.

Os delinquentes informáticos costumam obter informação sobre as contas com métodos ilegais que enganam os usuários para que revelem suas contra-senhas ou outros truques, e que depois utilizam para enviar “spam”, distribuir programas maliciosos ou cometer fraudes de identidade ou de outro tipo, explicou o “New York Times”.

Brastemp aposta em “espaços dedicados” para brand experience

A Brastemp, que em 2009 promoveu a experiência de compra no PDV com os “espaços dedicados” para sua Linha Gourmand, aposta na continuação da estratégia de visibilidade em shoppings de São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Porto Alegre, com a ação de merchandising que será realizada até o mês de junho.

Além da Linha Gourmand, dessa vez a Linha Ative! também ganha cozinhas ambientadas com todos os produtos de sua “família”. A ideia é dar ao consumidor a possibilidade de enxergar a solução completa e a linearidade estética dos eletrodomésticos. A escolha pelos shoppings tem como objetivo estimular o consumidor a experimentar a marca fora das lojas em um momento que não seja o da compra. “Queremos surpreender o consumidor com os produtos da Brastemp e mais do que tudo, com a identidade irreverente da marca”, diz Daniela Cianciaruso, gerente geral de marketing da Whirlpool Latin America para a Brastemp.

No total, são cinco espaços dedicados com 18 produtos de Brastemp Gourmand. A Linha Ative! conta com quatro espaços dedicados, com 11 produtos em exposição. “Estamos sempre em busca de formas criativas de expor nossa marca, que mostrem o estilo inovador da Brastemp”, ressalta a gerente geral de marketing.

Confira os espaços dedicados da Linha Brastemp Gourmand nos shoppings: Ibirapuera e Eldorado (São Paulo), RibeirãoShopping (Ribeirão Preto), Barra Shopping (Rio de Janeiro) e Barigui Shopping (Curitiba); A Linha Brastemp Ative! estará nos shoppings Morumbi, Bourbon e Center Norte (São Paulo), Rio Sul e Iguatemi (Rio de Janeiro) e Praia de Belas (Porto Alegre).

Alta da Selic deve aumentar procura por investimentos em renda fixa, prevê associação

O aumento da taxa básica de juros, a Selic, este mês, e a expectativa de mais elevação ao longo do ano deve expandir a procura por investimentos em renda fixa, principalmente os fundos pós-fixados (DI), afirmou o vice-presidente da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac), Miguel de Oliveira.

Na reunião realizada na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu elevar a Selic de 8,75% ao ano para 9,50% ao ano. A projeção de analistas do mercado financeiro consultados pelo BC é de que a taxa básica encerre este ano em 11,75% ao ano.

A rentabilidade do fundo DI varia de acordo com a Selic e o rendimento é definido no dia do resgate. “Das aplicações de renda fixa, o [fundo] pós-fixado é o mais atrativo por conta da expectativa de que os juros continuarão a subir”, disse Oliveira. Além dele, há os fundos de renda fixa e os certificados de Depósito Bancário (CDBs), por exemplo. No Portal do Investidor, organizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é possível conferir os tipos de investimentos em renda fixa, entre outros.

O vice-presidente da Anefac ressalta, entretanto, que o cliente deve analisar as possibilidades com cuidado antes de tomar a decisão de fazer um investimento ou migrar da poupança para outra aplicação. No ano passado, com as reduções da Selic, a poupança ficou mais atrativa em relação a outras aplicações de renda fixa por não haver cobrança de taxa de administração e imposto de renda na aplicação popular. De acordo com Oliveira, atualmente, se a taxa de administração cobrada pela instituição financeira for superior a 1,5% não vale a pena sair da poupança, mesmo com a Selic mais alta.

Para ele, apesar da expectativa de alta da taxa básica de juros, deve continuar a haver investimento no setor produtivo da economia. “Com o mercado aquecido e crescimento do emprego e da renda, os bancos vão continuar emprestando e as empresas manterão os investimentos para atender à demanda”, afirmou.

Riopreto Shopping Center inova e dá um carro na campanha do Dia das Mães

O Riopreto Shopping, em São José do Rio Preto (SP), já se prepara para uma das datas mais importantes do calendário anual do comércio — o Dia das Mães. E neste ano, numa ação especial o centro de compras sorteará um carro zero quilômetro, o Fiat 500, também conhecido como “Cinquecento”, para seus clientes. O veículo está avaliado em cerca de R$ 63 mil.

A campanha do Dia das Mães, que tem como slogan “sua mãe é fashion, sua mãe é moderna e charmosa, o presente dela está no Riopreto Shopping Center”, tem início no próximo dia 15 de abril e segue até dia 30 de maio. O sorteio do carro será no dia 31 de maio. Para concorrer, os clientes do Riopreto Shopping devem reunir R$ 150 em notas de compras (cumulativo) e trocar por um cupom eletrônico. O registro será disponibilizado por meio de biometria (registro da impressão digital) e dados do cliente num estande da campanha no próprio centro de compras. A cada R$ 150 em compras acumulativo, o cliente recebe um cupom eletrônico.

Os filhos devem investir nos presentes para as mães e incrementar os negócios no período. De acordo com a diretora comercial do Riopreto Shopping, Ana Cristina Jalles Guimarães, a expectativa é que haja um aumento de vendas de 26% em relação ao mesmo período do ano passado. Atrelado ao lançamento das coleções Outono/Inverno, e às comemorações e eventos do Mês das Noivas (maio), a campanha do Dia das Mães deverá também gerar cerca de 300 empregos temporários, previsão que se confirmada será de 20% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Governo estimula reprodução planejada de portadores de HIV

O Ministério da Saúde prepara um documento em que estimula portadores do vírus da Aids interessados em ter filhos a fazer sexo sem proteção, em datas e condições de saúde específicas. Apesar de não eliminar completamente as chances de transmissão do HIV, o texto cita estratégias para se reduzir os riscos. De acordo com o ministério, a maioria dos soropositivos não tem acesso a tratamentos de reprodução assistida para tentar engravidar.

Segundo Andrea da Silveira Rossi, consultora técnica do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do ministério, os riscos de transmissão são muito menores se o casal planejar a gravidez na melhor fase clínica do tratamento da Aids. Isso inclui estar com a carga viral indetectável e elevada quantidade de células de defesa, além de não ter outras doenças crônicas associadas, infecções ou outras doenças sexualmente transmissíveis e planejar a relação para a data exata do período fértil. Após a relação desprotegida, o documento recomenda que o parceiro sem HIV tome os antirretrovirais como prevenção.

Minas Shopping sorteia dez prêmios de R$ 3 mil até o Dia das Mães

Para homenagear as mães —e os filhos que compram presentes para elas—, o Minas Shopping, em Belo Horizonte, preparou uma programação especial. Até 9 de maio, a cada R$ 200 em compras, os clientes recebem um cupom para participar de sorteios de vale-compras. Serão realizados dez sorteios de R$ 3 mil cada e aqueles que realizarem as compras com cartão Visa têm as chances triplicadas, já que recebem três cupons.

Entre a escolha de um presente e outro, toda a família ainda pode assistir a apresentações artísticas e culturais que vêm ocorrendo na praça central do shopping. Estudantes de cerca de 40 escolas e academias de Belo Horizonte prepararam exibições de música e dança para o evento, como é o caso da Escola Estadual Sarah Kubitschek, que leva alunos de nove a 11 anos para dançarem ao som de Michael Jackson e Cláudia Leitte, entre outras músicas.

Rede de franquias Mundo Verde, capitalizada, planeja criar nova marca e ir à Bolsa

Depois de ser comprada pelo Axxon Group, gestor de fundos de private equity, a rede de franquias Mundo Verde dá um salto e tem planos de passar de uma média de abertura de oito lojas por ano para 40 unidades, este ano. O potencial da empresa, que hoje tem 150 lojas, é chegar a 450. Ainda há intenção de abrir o capital e criar novos negócios com o mesmo conceito, mas na área de alimentação, fora ver itens de marca própria e vendas pela internet, diz Isabel Antunes Joffe, fundadora da marca, que inicia expansão internacional com loja em Portugal.

Exposição com fotos sobre a Festa do Divino chega amanhã ao Mogi Shopping

De 5 a 18 de maio, o Mogi Shopping, em Mogi das Cruzes (SP), expõe em seu corredor expansão a mostra fotográfica “Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes – A Fé e o Trabalho”, baseada no livro homônimo que será lançado este ano pelos fotógrafos Lailson Santos e Robson Regato, em homenagem à Festa do Divino. A exposição contará com 50 fotos do acervo da publicação. O livro traz também a participação dos fotógrafos Edu Lopes, Marcelo Fontes, Marcelo Navarro, Marcos Lima e Nellie Solitrenick e textos dos jornalistas Vanice Assaz, Nina Regato e Darwin Valente.

“Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes – A Fé e o Trabalho”, o livro, será lançado oficialmente hoje (04/05) no auditório do Cemforpe, e a exposição de fotos selecionadas do mesmo estará no Mogi Shopping no dia seguinte. Nos dois volumes de 160 páginas em que a edição se divide, tratando separadamente os temas Fé e Trabalho, o público terá oportunidade de conhecer os bastidores da maior e mais antiga Festa do Divino realizada hoje no país.

Detalhes da construção de um carro-de-boi, assim como a rotina de trabalho de costureiras e doceiras, estão ao lado de imagens de vários outros artesãos que dedicam parte de suas vidas como voluntários para a realização desse grande evento. Além do trabalho voluntário, a alegria e as cores marcantes da Entrada dos Palmitos, com a presença dos tradicionais grupos de congada e marujada da cidade, e a procissão de Pentecostes que percorre as ruas decoradas com tapetes artísticos feitos sobre o caminho por onde passa, também foram registradas pelas lentes dos fotógrafos.

Crise econômica altera perfil das exportações

A crise econômica global registrada no fim de 2008, que impactou com mais força outros países do mundo, devido aos problemas por conta da questão de bancos pedindo concordata e países de olho no aumento de suas dívidas, e preocupação este que se estendeu até o começo e meio do ano passado, em várias regiões do mundo, inclusive no mercado brasileiro promoveu uma importante alteração na composição de produtos e dos destinos da produção exportada na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Segundo apuraram especialistas em balança comercial e economistas de plantão, ocorreu uma ênfase maior de exportar para países vizinhos. Isso fez com que aumentasse o percentual de participação da Argentina como demandante de produtos da região e provocou também ascensão do mercado mexicano como destino de produtos da RMC. Esse crescimento surgiu em função da queda de destinos como os Estados Unidos e Venezuela. A região agora está se inserindo no exterior vendendo automóvel pronto e autopeças. A avaliação é do professor Adauto Roberto Ribeiro diretor do departamento de economia da Pontifícia Universidade Católica (PUC Campinas) e coordenador do boletim econômico da PUC Campinas – Acompanhamento do Comércio Exterior da RMC.

“Eu acho que a dinâmica da produção interna está se recuperando ao nível pré-crise, recuperando também a importação que volta a níveis cada vez mais crescentes e a questão do câmbio valorizado ajuda a importar mais. No caso da exportação, a recuperação das economias externas está demandando produtos para a região, então a exportação está voltando ao patamar pré-crise.”

A pesquisa mostra que o mês de março registrou um crescimento de 18% na exportação de bens em relação a fevereiro e um aumento de 25,4% na importação de bens. Os dados revelam que houve um crescimento de 12.6% nas exportações na comparação com março do ano anterior e de 40,2% nas importações na mesma base de comparação. No acumulado do ano, de janeiro a março, a exportação cresceu 12,7% e a importação 19,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Em três meses a movimentação da exportação chega a US$ 1,06 bilhão e a importação US$ 2.38 bilhões gerando um déficit na balança comercial da ordem de US$ 1,31 bilhão.

O maior município exportador da RMC é Campinas, que movimentou no primeiro trimestre deste ano US$ 226,9 milhões, 4,2% superior ao que foi movimentado no mesmo período do ano passado que ficou em US$ 217,7 milhões. Em segundo lugar vem o município de Indaiatuba no qual o valor das operações de exportação chega a US$ 172,9 milhões de janeiro a março deste ano, um crescimento significativo de 64,6% em relação a 2009 quando foram movimentados US$ 105 milhões.

A cidade de Sumaré aparece em terceiro no ranking com uma movimentação exportadora no primeiro trimestre deste ano da ordem de US$ 149.9 milhões, um crescimento de 10% em relação ao ano passado que foi de US$ 136,2 milhões. Paulínia vem em quarto lugar com US$ 137,72 milhões, com um crescimento de 37% em relação ao registrado no ano passado que foi de US$ 100,2 milhões. O Município de Jaguariúna apresentou uma queda de 48,5% em relação ao movimento exportador do período de janeiro a março do ano passado. No primeiro trimestre de 2009 havia sido de US$ 161,8 milhões e em 2010 ficou em US$ 83,4 milhões.

Para o professor Adauto Ribeiro essa movimentação coloca em evidência a alteração de produtos exportados. “A localização de duas plantas da indústria automotiva na região tem feito inclusive que Indaiatuba que oscilava entre a quarta e quinta colocação em exportação passasse para segundo lugar e Jaguariúna que estava em primeiro lugar há dois anos atrás passasse agora para quinto lugar. Uma queda forte da exportação de eletroeletrônico em Jaguariúna e uma ascensão de Indaiatuba e Sumaré em exportação de automóveis e autopeças”, avalia ele.