Brasileiros pagarão R$ 160 milhões a mais na conta de luz por apagão de Itaipu

O apagão na usina hidrelétrica binacional de Itaipu, que aconteceu em novembro do ano passado e atingiu estados brasileiros e o Paraguai, terá um custo de R$ 160 milhões na conta de luz dos brasileiros, segundo cálculo feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O custo maior se dá pela troca do uso de energia hidrelétrica pela térmica, que é mais cara e pesa mais no bolso do consumidor, o que aconteceu até abril deste ano.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio. A produção total é de 10.450 megawatts, sendo que 9,8 mil MW são destinados a atender o sistema integrado brasileiro e 650 MW a atender o Paraguai.

Shopping centers do País têm salto nos investimentos

Enquanto no mercado norte-americano pode correr uma forte concentração no setor de shopping centers com uma possível fusão das duas maiores administradoras de malls daquele país — Simon Property Group e General Growth Properties (GGP) —, no Brasil todos os grandes players confirmam altos investimentos, tornando a concorrência cada vez mais forte.

É o caso da BRMalls, uma das líderes do segmento no território nacional, que reforça o otimismo depois de obter resultados históricos para a companhia no primeiro trimestre, encerrando o período com mais de R$ 1 bilhão em caixa para realizar novas aquisições. A empresa confirmou investimentos de R$ 900 milhões até 2012 e aposta em novos projetos de shoppings voltados principalmente para a classe média, e na expansão de malls que já possui.

Segundo o CEO da companhia, Carlos Medeiros, a empresa continua “procurando e analisando oportunidades de aquisições” e está avançada nas obras de dois novos shoppings, um em Sete Lagoas (MG), e um na Granja Viana, na capital paulista, que já estão 86% e 93% comercializados e devem ser inaugurados em outubro e novembro deste ano, respectivamente. Além destes, há outros três projetos em desenvolvimento. “Acreditamos que o cenário macroeconômico continuará positivo, o que levará a um forte crescimento do varejo, com vacância baixa, fortes renovações de aluguel e inadimplência baixa; o resultado do primeiro trimestre só reforçou isso”, disse, durante teleconferência de resultados.

A companhia deve crescer e ganhar 46 mil m² de área bruta locável (ABL) — o que representa 10% da área que tem hoje — com os sete projetos de expansão em andamento. A maior delas será a do Shopping Tamboré, em São Paulo, que deve ser inaugurada no primeiro trimestre de 2011 e já está 55% comercializada.

Entre os resultados do primeiro trimestre que se destacaram na companhia, que detém participação em 35 empreendimentos, está um crescimento da receita líquida de 31,7%, alcançando R$ 106,3 milhões. O seu lucro líquido, porém, que foi de R$ 42,1 milhões, teve queda de 9,8% na comparação com os R$ 46,6 milhões do primeiro trimestre de 2009, mas foi justificado pela variação cambial, já que a empresa tem dívida em dólar.

As vendas nas lojas comparáveis alcançaram recordes históricos, com alta de 16,2%, impulsionada principalmente pela recuperação das lojas-âncoras. A BrMalls firmou que atingiu pelo terceiro trimestre consecutivo o nível recorde de ocupação nos seus shoppings, terminando março com uma taxa de ocupação de 98,2%.

Outro player que já anunciou investimentos em novos shoppings, por exemplo, é a Cyrela Commercial Properties (CCP), resultado da cisão da Cyrela Brazil Realty, ocorrida em 2007, que afirma que a sua área que mais deve crescer é a de centros comerciais, quase dobrando sua participação dentro do faturamento da companhia, além de prever investimentos médios de R$ 1 bilhão, levando em conta os projetos em andamento e intenção de lançar dois novos shoppings este ano. “Nossa atuação no segmento passava despercebida pelo mercado. A partir de 2007, com a cisão e o IPO [oferta inicial de ações na bolsa de valores] passamos a pensar em novos projetos”, afirmou recentemente ao DCI José Roberto Voso, diretor de shopping centers da CCP.

Mercado de luxo faz Karsten comprar Trussardi

Com o objetivo de ampliar a sua atuação no mercado de luxo, a Karsten acaba de comprar a Trussardi, por R$ 28 milhões. “A aquisição reforça os nossos planos de expansão da nossa marca”, explica o diretor presidente da Karsten, Alzin Rauch Neto.

A Karsten projeta alcançar um crescimento de 10% em seu faturamento de 2010, e a aquisição da marca paulista deve ajudar a obtenção desse resultado. No ano passado, a empresa, que tem base em Santa Catarina e atua no segmento de cama, mesa e banho, faturou R$ 385 milhões. “A fusão total entre as duas companhias deve demorar aproximadamente um ano a completar-se”, afirma o presidente da Karsten. Alzin Rauch Neto não descarta a possibilidade de fazer novas aquisições em 2010: “Não estamos prevendo nenhuma compra este ano, porém continuamos atentos ao mercado”, afirma.

Atualmente, a empresa também possui a marca Casa In, voltada para o público B e C. Este ano, a Karsten deve fazer três lançamentos no segmento de cama, mesa e banho. A Karsten conta com 3,2 mil colaboradores.

Vendas no varejo registram estabilidade na zona do euro em março

As vendas no varejo ficaram estáveis tanto na zona do euro como na União Europeia entre fevereiro e março. No segundo mês deste ano, houve baixa de 0,2% na primeira região e avanço de 0,3% na segunda área.

Na base mensal, o grupo alimentos, bebidas e tabaco recuou 0,2% na zona do euro, mas registrou expansão de 0,3% no bloco europeu. O setor não alimentício teve o mesmo comportamento – caiu 0,1% na área unida pela moeda comum e subiu 0,2% na União Europeia.

Em março, na comparação com mesmo mês de 2009, as vendas no varejo cederam 0,1% na zona do euro e tiveram alta de 0,3% no bloco europeu.

Dia das Mães movimenta shoppings em Santa Catarina

Kits de beleza e até carros são as apostas dos shoppings para incrementar as vendas para o Dia das Mães, a data mais importante para o comércio depois do Natal. Nos três shoppings da Almeida Junior, Neumarkt Blumenau, Balneário Camboriú Shopping e Joinville Garten Shopping, as promoções estão ajudando a esquentar as vendas e a expectativa é que o resultado supere em 15% o resultado de 2009.

O otimismo se deve basicamente ao momento econômico favorável e facilidade de crédito. “Muitas lojas estão parcelando em até 10X e o consumidor acaba comprando pela facilidade de pagamento”, afirma a gerente de marketing do Balneário Camboriú Shopping, Aline Righi. O shopping está com a campanha “Meu Carro, Minha Cara”, que sorteará um Fiat 500 – carro design da montadora italiana Fiat e quatro Macbooks Apple.

Já o Neumarkt Blumenau e o Joinville Garten Shopping, que foi inaugurado no final de abril, estão apostando em campanhas “comprou, ganhou”. A cada valor em compras, os clientes são presenteados com kit de beleza exclusivos. A proposta é presentear o maior número possível de clientes. Até o início da semana, cerca de 50% dos kits já foram entregues. E a expectativa é que o movimento de vendas aumente no final da semana, especialmente na sexta-feira e no sábado. “Este é o primeiro dia das mães do Garten e estamos surpresos com o movimento. Desde a inauguração, no dia 24, estamos recebendo uma média de 20 mil pessoas por dia”, diz o gerente de marketing, Michael Domingues.

Brasil investiu US$ 8 bi no exterior até março

Para buscar diversificar suas fontes de receita, as empresas brasileiras aceleram o ritmo de investimento no exterior em 2010. Segundo dados do Banco Central, os investimentos brasileiros diretos no exterior nos três primeiros meses deste ano atingiram US$ 8,076 bilhões. O valor é 748,32% superior ao montante investido no mesmo período de 2009 (US$ 952 milhões).

O principal destino destes investimentos são países que oferecem muitas vantagens fiscais, alguns deles considerados paraíso fiscal até há pouco tempo. Os destinos que lideram são as Ilhas Cayman, que receberam este ano US$ 2,577 bilhões no primeiro trimestre, seguidas pelos Estados Unidos (US$ 1,571 bilhões) e por Luxemburgo (US$ 1,228 bilhões). Entre os países da América Latina, os investimentos foram direcionados para oito nações: Colômbia, Venezuela, Peru, Chile, Bolívia, México, além de Argentina e Uruguai. Na comparação com o primeiro trimestre de 2009, as aplicações na Argentina cresceram 52,9% ao passar de US$ 51 milhões para US$ 78 milhões. No Chile o crescimento passou de 1.636% (antes, US$ 11 milhões; depois, US$ 191 milhões).

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Comércio Exterior (Abracex), Roberto Segatto, os industriais perceberam que atualmente é mais barato investir em novas unidades fora do Brasil para ampliar marca e obter um retorno altamente lucrativo. “O governo brasileiro não ajuda o setor industrial, não elimina os impostos e tributos de importação de máquinas. Desta maneira podemos ver o parque industrial com defasagem de 20 anos frente a outros países, o que reduz a competitividade e o lucro. Hoje, é mais barato construir uma fábrica em outro país e exportar para o Brasil as peças necessárias do que fabricá-las aqui e exportar para fora”, argumentou Segatto. Chama a atenção também a distribuição dos investimentos por setor. O setor de serviços respondeu por 51,7% do total de investimentos. A maioria destes recursos tem origem nas empresas do setor financeiro, que responderam por 31,2% do total.

Outro setor que se destaca no volume de investimentos é a indústria: 47,6% dos investimentos foram feitos por empresas deste setor, com destaque para as companhias do setor alimentício, que registraram participação de 36,6% do total de investimentos feitos no exterior.

Projeto Salvador Legal, da Sucom, aporta no Shopping Barra esta semana

Até a sexta-feira (07/05), o Shopping Barra, em Salvador, recebe um posto do Salvador Legal, projeto da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), que tem o objetivo de facilitar e desburocratizar a regularização dos estabelecimentos comerciais, escritórios e engenhos de publicidade de Salvador. O projeto vem percorrendo estabelecimentos comerciais da cidade desde 2009. O atendimento aos lojistas do Shopping Barra está sendo feito das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, na Galeria de Serviços (3º piso).

Giraffas lança a Campanha GiraPrato

O Giraffas, quarta maior rede de restaurantes do Brasil, apresenta a Campanha GiraPrato, que visa estimular pais e mães a incorporarem uma alimentação saudável e balanceada na dieta dos filhos. Segundo Luciana Morais, gerente de marketing da rede, a campanha foi desenvolvida para atingir o público adulto, que é responsável pela alimentação dos filhos. “A maior parte dos clientes da rede são adultos, muitos deles pais e mães, que buscam o Giraffas por ser uma rede que oferece uma alimentação equilibrada, com opções de saladas, pratos com frango, peixe, arroz e feijão. É importante que esse público saiba que oferecemos no GiraPrato uma refeição com todos os nutrientes que as crianças precisam, como carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas”.

Visando oferecer uma refeição equilibrada aos clientes infantis a rede criou em 2003 a linha GiraPrato, uma refeição infantil elaborada por nutricionistas, que combina arroz, feijão, um tipo de carne e salada. Desde o lançamento o consumo da linha de pratos infantis cresceu 972%. O crescimento das vendas da linha nos restaurantes foi de 370%.

O trabalho da rede para oferecer produtos infantis mais saudáveis e equilibrados é constante. Em 2008 foi feita a readequação da porção de carne e frango da linha GiraPrato. Após ter encomendado uma análise de seus produtos ao Instituto de Tecnologia de Alimentos – Ital, a empresa optou por retirar da linha de pratos infantis produtos com frango empanado.

Essa não é a primeira vez que o Giraffas investe em ações que estimulam a atividade física e alimentação saudável. No ano passado a rede desenvolveu na comunidade Habbo Hotel o game Ajude o Chef, que forneceu dicas de uma alimentação saudável aos pré-adolescentes (termo tween será usado em especializados). Tudo sob a supervisão da empresa Comer e Aprender, especializada em educação nutricional.

Em 2008 a rede realizou o concurso GiraDança que estimulava as crianças a se exercitarem brincando. E desde 2007 a rede é uma das apoiadoras do Verão Nick, ação realizada pelo canal Nickelodeon no litoral paulista e catarinense e que estimula a prática de atividades físicas. “Há mais de três anos nos dedicamos a trabalhar o marketing infantil de duas formas, o estímulo da atividade física e a educação alimentar. Desde o ano passado eliminamos a publicidade dos sanduíches em nossas campanhas infantis”, afirma Luciana.

A Campanha GiraPrato terá duração de dois meses e recebeu investimento de R$ 1 milhão, com inserções na TV aberta e fechada, mas seu principal ponto de atuação será nos mais de 300 restaurantes da rede Giraffas, distribuídos pelo país. Para isso foi desenvolvido um fundo de bandeja especial para a campanha, que será usado em todas as refeições servidas nos restaurantes. A ação foi desenvolvida pela agência de comunicação Umbigo do Mundo, que há oito anos é responsável pelo marketing infantil do Giraffas.

Bancos antecipam restituição do Imposto de Renda de 2010

Os bancos já começam oferecer serviços para antecipar a restituição do Imposto de Renda de 2010. O empréstimo funciona como um sistema de crédito consignado e tem juros menores que os tradicionais. O cliente do Bradesco pode antecipar 100% da restituição. Os demais podem receber de 65% a 80% do valor. O limite de antecipação é de R$ 20 mil e as taxas variam entre 2,25% e 2,95% ao mês. No Itaú Unibanco a taxa chega a 3,45%, com limite de R$ 12 mil. É possível contratar o empréstimo no site, nas agências e nos caixas eletrônicos.

Correntistas da Caixa Econômica Federal terão taxas de 2,07% a 2,47% ao mês. O limite máximo é de 75% do valor total da restituição, que deve ser de R$ 300 a R$ 10 mil. Já o Grupo Santander, dono dos bancos Santander e Real, adianta até 100% da restituição e tem apenas limite mínimo, de R$ 100. Taxas ficam a partir de 2,75% ao mês e a antecipação não impede que o cliente contrate outros empréstimos.

Clientes do Real podem requerer o valor nas agências, na internet ou pelo telefone. Já correntistas do Santander, somente nas agências bancárias. Os vencimentos não passam de dezembro e todos os bancos cobram a dívida em parcela única, de acordo com a data do pagamento da restituição pelo governo.