Exportadores pedem agilidade na devolução do PIS e da Cofins

O governo anunciou nesta quarta-feira (05/05) um pacote de medidas de estímulo às exportações. O setor tem enfrentado problemas depois da crise financeira que abalou o mundo e desaqueceu os mercados. As medidas serão anunciadas em Brasília pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.

Uma das reivindicações dos exportadores é agilização da devolução dos créditos do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Os dois tributos são recolhidos sobre matérias-primas, mas, como não se pode exportar impostos, as empresas são reembolsadas pelo governo. A reclamação é que o governo deixa o dinheiro no Tesouro e demora anos para devolver.

O crescimento acelerado do déficit em transações correntes (soma de comércio exterior, juros da dívida externa, viagens internacionais, remessa de lucros de empresas) tem causado preocupação, principalmente após a crise mundial, que ainda mostra seus efeitos nos países da zona do euro. Para se ter uma ideia, o déficit em conta corrente no ano passado, um dos principais indicadores das contas externas, ficou em US$ 24,334 bilhões, equivalentes a 1,54% do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de bens e serviços produzidos no país. Em 2010, a previsão do Banco Central é de déficit de US$ 49 bilhões (2,53% do PIB).

Nesta terça-feira (04/05), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que as medidas geram impacto imediato no setor, porque vão baixar o custo das exportações e dar mais competitividade aos produtos nacionais. O ministro admitiu, porém, que as exportações só devem crescer em 2011 e 2012.

Clinique promove ação de beleza no Shopping Mueller

Que tal receber dicas para ficar linda em apenas cinci minutos? Não é mágica. Trata-se de uma ação que o service center da Clinique, do Shopping Mueller, de Curitiba, promove nos dias 6, 7 e 8 de maio, das 11h00 às 19h00. O badalado maquiador Wil Santos, master make up expert da marca de cosméticos, estará no shopping com o evento, “Dicas para arrasar em 5 minutos”. Wil – premiado maquiador do mercado da moda e luxo, com especialização em Nova Iorque – vai mostrar às mulheres como realizar uma maquiagem que embeleza e valoriza em pouquíssimo tempo.

A visita mais que oportuna nestes dias que antecedem o Dia das Mães também servirá para as clientes antenadas conferirem as novidades que a Clinique está trazendo para a data.

Casa & Vídeo volta a ter fôlego para competir

Uma das mais populares varejistas do Rio de Janeiro saiu do fundo do poço. Pelo menos é o que garante o novo presidente e principal sócio da Casa & Vídeo, Fábio Carvalho. Fundada em 1988 por Luigi Fernando Milone, a rede com mais de 70 pontos de venda esteve prestes a fechar as portas no início do ano passado, pouco depois que uma operação da Polícia Federal prendeu parte da diretora, acusada de importação ilegal. Demitiu metade dos 6 mil funcionários, ficou sem mercadoria e chegou a vender só à vista para não ter o pagamento de cartão retido pelos bancos. Agora, a empresa anuncia cinco novas lojas no mercado fluminense e faturamento de R$ 1,3 bilhão para 2010, bem próximo das vendas no período pré-crise.

“Voltamos a operar com bancos, contratamos a auditoria da Ernst & Young e os serviços do Domingos & Pinho Contadores”, diz Carvalho, que é advogado, tem 32 anos e entrou no negócio pela Alvarez & Marsal, consultoria contratada pela Casa & Vídeo para auxiliar a empresa na reestruturação. Acabou se tornando sócio da varejista, como parte do plano da rede para recuperar a credibilidade no mercado. “A Casa & Vídeo já não tinha crédito junto a fornecedores, seus clientes não encontravam os produtos nas lojas, o aluguel dos pontos estava atrasado e a marca corria o risco de desaparecer”, lembra Carvalho. “Eram os quatro pilares do varejo que estavam sob risco”. Foi com esse argumento que conseguiu convencer a Mobilitá – empresa de Luigi Milone, que controlava a Casa & Vídeo – a ceder.

A julgar pelo momento vivido pela varejista, não havia mesmo muita saída. Quando decidiu pela recuperação judicial – aceita pela Justiça em fevereiro -, a rede faturava 35% do que vendia até novembro de 2008, quando foi deflagrada a operação “Negócio da China” pela PF. O episódio ocorreu pouco depois da crise financeira mundial, que já havia arrochado o crédito para todas as empresas.

A Casa & Vídeo, então com uma rede de 71 lojas, que já havia fechado sete, estava prestes a cerrar as portas. Em setembro, o plano de recuperação judicial foi aceito pelos credores. Uma nova estrutura foi formada para que a varejista continuasse atuando. Em novembro, as 61 lojas do mercado fluminense passaram para uma nova empresa, a Casa & Vídeo Rio de Janeiro. As outras nove lojas (uma em Minas Gerais e oito no Espírito Santo), continuam pertencendo à Lar & Lazer, outra empresa de Milone, que também paga royalties à Mobilitá pelo uso do nome Casa & Vídeo. É a Mobilitá que está em recuperação.

A Casa & Vídeo Rio de Janeiro passou a ser 100% controlada por um fundo de investimentos, gerido pelo banco Mellon, sendo que 66% das cotas desse fundo pertencem a Carvalho – que traz no currículo a participação no plano que passou a Varig (outra empresa em recuperação judicial) para as mãos da Gol. O restante das cotas do fundo estão com cinco fornecedores da Casa & Vídeo Rio de Janeiro. A nova empresa paga royalties pelo uso da marca Casa & Vídeo à Mobilitá, que não participa mais do negócio, diz Carvalho.

Agora, a Casa & Vídeo Rio de Janeiro tem dívidas de R$ 300 milhões, que foram renegociadas com os credores para início de pagamento em julho de 2012, por um período de dez anos. Até lá, Carvalho se esforça para rearrumar a casa. Está reorganizando o espaço das suas lojas para aumentar a área de vendas, já que o tamanho do mix e do estoque diminuiu. Apesar de não vender mais itens como TVs de LCD, estratégicos em ano de Copa, a empresa garante que chegará perto do faturamento de R$ 1,6 bilhão de antes da crise.

Carvalho planeja ainda começar em junho a oferta do cartão da loja, um serviço que nunca existiu. O crédito será dado pela própria varejista, que quer testar um modelo próprio antes de fechar parceria com bancos. O executivo diz ter reserva de R$ 10 milhões para início da oferta do cartão.

Shopping D veicula campanha institucional na Rede Globo

Desde 26 de abril, o Shopping D, em São Paulo, veiculará o filme publicitário de sua nova campanha institucional na programação da Rede Globo. Intitulado Semelhanças, o comercial tem aproximadamente 15 segundos de duração e será exibido nos intervalos da Sessão da tarde, Vale a pena ver de novo, SPTV 1ª Edição e Vídeo Show. Alinhado ao slogan “Você é a nossa marca registrada”, tema da campanha publicitária do shopping em 2010, Semelhanças mostra pessoas contemplando vitrines que, de maneira lúdica, ganham vida dentro do empreendimento.

Para encenar o comercial, o empreendimento selecionou clientes anônimos do grande público, por meio de um concurso intitulado “Você é a nossa Cara”. Além de oferecer visibilidade aos participantes, a ação rendeu um prêmio de mil reais em dinheiro a cada um. “A ideia é valorizar os nossos freqüentadores com o objetivo de criar uma identificação ainda maior entre eles e o shopping, incentivando a sua fidelização”, diz a gerente de marketing do shopping, Elizabeth G. Coutinho. A peça é assinada pela agência Long Play 360º em parceria com a produtora CinemaCentro. A criação é de Fernando Luna, Alexandre Lage, Alex Moreira e Nelson Doretto.

“Alergia Alimentar” é tema de ciclo de palestras no Shopping Interlagos

O Shopping Interlagos e o Shopping Interlar Interlagos, ambos em São Paulo, em parceria com o Ambulatório Médico Especializado Jardim dos Prados, realiza, durante todo o ano, palestras mensais para o público em geral, que são ministradas por profissionais especializados, no Auditório do Shopping Interlagos. Em maio, o tema será “Alergia Alimentar”.

As inscrições já podem ser feitas pelo telefone (11) 3471-8861, ou pessoalmente, no Atendimento ao Cliente do Shopping Interlagos (localizado no Estacionamento Coberto 2 próximo à Central de Operações), das 10h00 às 22h00, de segunda a domingo. Nos dias das palestras, pede-se um quilo de alimento não perecível, exceto sal e açúcar, que será doado a obras assistenciais. Vagas limitadas.

Supermercados abrem 20 mil vagas este ano

Gigantes do varejo, como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart, brigam regionalmente por expansão de suas lojas, numa corrida que deverá gerar 20 mil novas vagas de emprego este ano no Brasil. Além dessas redes, empresas pequenas e médias regionais também deverão expandir 25% o quadro atual de funcionários, conforme estimam especialistas do setor.

Para o professor do Núcleo de Estudos da Escola Superior e Propaganda (ESPM) Roberto Nascimento, esse contingente de vagas gera novos consumidores, sujeitos a fidelização por parte das empresas que os contratam. Crescem assim os benefícios exclusivos que otimizam o poder de compra desses funcionários, como no Pão de Açúcar, com cerca de 70 mil colaboradores, e no Carrefour e no Walmart, com cartões de compras exclusivos aos funcionários e descontos em produtos da loja, com possibilidade de débito em folha de pagamentos.

Lojas do Iguatemi Caxias do Sul ampliam horário para presentear mães

Mais tempo para escolher o presente perfeito para as mães. Esta é mais uma facilidade que o Shopping Iguatemi Caxias, em Caxias do Sul (RS), oferece aos seus clientes neste período que antecede o Dia das Mães, comemorado neste domingo, 9 de maio. Nesta semana, as lojas têm a estrutura completa do shopping à disposição para permanecer abertas até as 23h00.

Nesta quinta, sexta e sábado, as âncoras Renner, Riachuelo, C&A e Etna já confirmaram a ampliação no horário de atendimento. Garantir mais conforto, tranquilidade e, consequentemente, maior bem-estar é o objetivo do Iguatemi Caxias com a facilidade extra.

Motorola brigará por “smartphones” Android

Uma das principais fabricantes de celulares do mundo, a Motorola, está de olho na venda no Brasil de aparelhos inteligentes (smartphones) —que tiveram melhor desempenho de venda no ano passado, com crescimento de 26%, enquanto os aparelhos comuns, com menos recursos como acesso a e-mail e internet móvel, mantiveram os patamares de venda, segundo pesquisa da Gartner, desenvolvedora de tecnologia para tomada de decisões— e escolheu o sistema operacional Android, para ser instalado nos seus aparelhos celulares. Desde o final de 2009, o foco da companhia é vender celulares com o sistema, que estará em todos os aparelhos smartphones vendidos pela empresa neste ano.

Segundo a diretora sênior da Motorola, Cláudia Backus, a ideia para driblar a concorrência de empresas como LG e Samsung é pegar carona no crescimento acelerado desta modalidade de aparelhos e lançar novos modelos a cada dois meses: “Em todos os smartphones teremos o sistema, porque ele se mostra mais flexível para o desenvolvimento de aplicativos para os celulares”, conta ela, que ressalta: “Vamos oferecer a oferta correta para agradar ao nosso público”.

A preocupação da empresa em beliscar uma fatia maior desse segmento é o potencial de crescimento que ele tem: hoje ele representa aproximadamente 10% do mercado de celulares no Brasil.

Vacinação de Gripe H1N1 para idosos no Central Plaza Shopping

No próximo dia 8 de maio, o Central Plaza Shopping, de São Paulo, participará, em parceria com o Centro de Referência da Vila Prudente, da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza A H1N1 (Gripe Suína). Neste dia, pessoas com 60 anos ou mais serão imunizadas contra a Influenza Sazonal (gripe) e a Influenza A H1N1 (gripe suína).

Na ocasião, será montado um Posto na Central de Cursos do Shopping (Piso Térreo) que funcionará das 10h00 às 17h00, para que as pessoas possam receber a dose da vacina. Além dos idosos, crianças de seis meses a dois anos, doentes crônicos de qualquer idade e adultos entre 20 e 29 anos poderão ser vacinados.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação está sendo feita por grupos prioritários e segue parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). A imunização ocorre antes do inverno, período em que as gripes aparecem de forma mais acentuada. A medida já ocorreu em boa parte dos países do hemisfério norte e agora começa no hemisfério sul. No mundo, ao menos 16 mil pessoas já morreram devido à doença. No Brasil foram cerca de 1,7 mil.