Balneário Fashion Show apresenta o melhor do Outono/Inverno 2010 no Balneário Camboriú Shopping

Blusas, calças, sapatos, acessórios, tendências de estilo e comportamento. Nada escapa aos olhares do que as 15 marcas/lojas apresentarão na passarela do Balneário Fashion Show Outono/Inverno 2010, entre 13 e 15 de maio, no Balneário Camboriú Shopping, em Santa Catarina. O BFS é uma espécie de vitrine vip do que a estação mais fria do ano reserva para quem gosta e consome moda em Santa Catarina.

Arezzo, Beagle, Marta Maria, Urban Man, Lez a Lez, Ellus & Fórum by Spazio, Colcci e Mormaii entre outras marcas de peso que compõem o line-up oficial, apresentarão as principais novidades em três dias de desfiles. O Balneário Camboriú Shopping é mais uma vez o principal parceiro do evento, que se firma como a referência de moda no Vale do Itajaí. A campanha do evento, desenvolvida pela Anexar Design, traz as tendências do Glam Rock que tomou conta das coleções Outono/Inverno 2010 em todo o País.

O projeto arquitetônico da estrutura montada especialmente para o BFS no Balneário Camboriú Shopping conta com sala de desfiles, passarela, sala de convivência, lounges e camarins e levará mais uma vez a assinatura do estúdio 8B Projetos. “O Balneário Fashion Show busca o desenvolvimento da cultura, valorização do mercado e da rede de relações e processos que se cria e se fortalece em torno da moda catarinense”, explica o produtor do evento, Alexandre Padilha.

A gerente de marketing do BC Shopping, Aline Righi, reforça a importância da parceria entre o BC Shopping e o Balneário Fashion Show, ambos referências em moda da região. “O empreendimento é hoje ícone de estilo e tendências, reforçado ainda mais pelo conceito do BFS que já faz parte do calendário da moda catarinense”, comenta.

Cinquenta modelos que transitam com freqüência no circuito Rio/São Paulo, foram selecionados, entre eles Fausto Saez que está na nova campanha da Gilette e Piero Rechia, o vencedor do Super Model Brasil. Amanda Grisa e Bruna Tiedt, também vencedoras do Super Model Brasil, são outras tops que chegam à cidade especialmente para desfilar no BFS. A cantora Wanessa desfilará na sexta-feira a convite da marca paulista Planet Girls.

A Contém 1g, patrocinadora do evento desde que inaugurou sua loja conceito no BC Shopping, também oferecerá maquiagem para todos os desfiles, sendo o make oficial do BFS. O New Hair, salão de beleza com moderna e ampla estrutura no BC Shopping, assina mais uma vez a produção de make/hair dos desfiles. “Nesta edição queremos oferecer ações diversificadas que complementem o novo conceito do nosso shopping e que transmitam cada vez mais charme ao empreendimento”, completa Aline Righi.

O BFS conta ainda com uma rede de apoiadores que conferem peso e credibilidade ao evento. O conceituado Lucca bistrô será um destes parceiros e oferecerá o jantar para os modelos e a festa de abertura para convidados no dia 13 de maio. O San Felice e o Torre Sol serão os hotéis oficiais do BFS, que irão hospedar os modelos do evento e oferecer tarifas especiais para convidados dos lojistas e patrocinadores.

O grupo Green Valley também renova parceria com o BFS e desta vez ela vem ampliada. Além de realizar a festa de encerramento, no dia 15 de maio, na Enjoy, alguns de seus DJs estarão na área de convivência do evento com “house sessions by Enjoy” nos intervalos dos desfiles. A festa de encerramento mobilizará todo o staff da casa, comemorando ainda os dois anos da The Guest List, trazendo o top Dj uruguaio Southmen.

A CDL/Sincomércio também apostam no evento. Além de patrocinar o BFS, as duas entidades oferecerão um coquetel no lounge do BC Shopping no dia 15 de maio para lojistas, imprensa e associados. O evento ainda conta com patrocínio do Brava Beach Internacional, empreendimento de alto padrão na Praia Brava e que mais uma vez aposta no potencial da moda na região.

História de Mato Grosso é retratada em exposição no Goiabeiras Shopping

Conhecer a história do lugar onde se mora é uma maneira de aprender um pouco mais sobre a cultura local e entender os acontecimentos pelos quais a cidade passou e que vieram transformá-la no que ela é atualmente. A maneira mais fácil e comum de se obter esse conhecimento é através da leitura, mas com um pouco de imaginação e boa vontade é possível criar meios diferentes para se ensinar a história.

Até 16 de maio será realizada no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá (MT), a exposição “Mato Grosso em Tela”, um trabalho do pintor Moacyr Freitas em parceria com o historiador Paulo Pitaluga. “São 30 telas com ilustrações que contam a história de Mato Grosso. Elas mostram o período colonial do estado. Cada quadro tem um texto escrito por Paulo Pitaluga, descrevendo e contextualizando a cena apresentada na obra”, conta Moacyr.

De acordo com o artista, as telas foram criadas após muitos estudos. “Para pintar as cenas pesquisei bastante a história do estado e imaginei como o fato aconteceu. Fiz um trabalho minucioso de investigação para retratar de forma correta as vestimentas, os instrumentos e os utensílios pintados em cada quadro”, explica. Na exposição, cenas como a chegada do primeiro vapor a Cuiabá e a partida da tropa para a retomada de Corumbá poderão ser conferidas na mostra.

Para Adilson Marante, superintendente do Goiabeiras Shopping, a exposição é uma forma de mostrar este importante acervo da Secretaria de Cultura do Estado. “Entendemos que essas obras são de fundamental importância para que os cidadãos conheçam a história do estado, por isso o Goiabeiras Shopping está sempre à disposição para expor peças que valorizem a cultura local”, comenta.

A exposição acontece no Piso Térreo do Goiabeiras Shopping, das 10h00 às 22h00. A entrada é gratuita.

Mercado eleva previsão de crescimento em 2010 para 6,26%

O mercado elevou suas previsões para o crescimento da economia e para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que controla a meta de inflação do Banco Central, segundo o boletim Focus, elaborado pelo BC a partir de consultas a analistas e economistas.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), a expectativa agora é de um crescimento de 6,26%; há um mês a previsão era de uma expansão de 5,60%. O governo trabalha com uma expectativa de crescimento de 5%. Para 2011 a previsão é a mesma do documento anterior, expansão de 4,5%.

Em relação à inflação para este ano, o mercado elevou pela 16ª semana consecutiva a previsão para o IPCA. A expectativa apresentada hoje é de 5,5% – acima do 5,42% no boletim anterior. Na última quinta-feira (06/05) o BC divulgou a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) realizada no último dia 28/04, na qual disse que o risco de uma eventual disparada de preços no país neste ano exigiu uma ação “incisiva” sobre a taxa básica de juros – a Selic -, que subiu para 9,5% – primeira elevação em um ano e sete meses. A meta do governo tanto para este como para o próximo ano é que a inflação se mantenha em 4,5% com uma margem de tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Para o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que é usado na correção de contratos de aluguel, a previsão é de 8,53%, contra 8,28% na estimativa anterior. Para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a previsão é de 5,51%, contra 5,53% da última semana.

Multiplan investe em empreendimentos multiuso

Um empreendimento completo. É assim que a Multiplan começa a planejar os seus investimentos em novos shoppings daqui para frente. Além de lojas, restaurantes, postos de serviços e áreas de lazer, os empreendimentos também já devem contar com centros comerciais e até condomínios para moradia. A empresa planeja apostar fortemente nos multiusos, como o novo Park Shopping São Caetano que está sendo construído de forma integrada a uma nova área residencial da cidade, na região do ABC paulista.

Nos próximos dois anos, o grupo vai investir R$ 1 bilhão em quatro novos empreendimentos, entre eles o Village Mall, um novo shopping de alto luxo agregado ao complexo do Barra Shopping, e duas novas torres comerciais no Park Shopping de Brasília. O shopping do Distrito Federal acabou de passar por uma ampliação, que custou R$ 180 milhões, e agora receberá seu primeiro centro comercial para se tornar multiuso.

O presidente da Multiplan, José Isaac Peres, explica que a experiência da empresa mostra que, a cada dia, mais pessoas querem novas facilidades e ficar próximas aos locais onde podem comer, pagar contas e fazer compras. “O caos de uma grande metrópole está gerando esta necessidade. Hoje, as pessoas do Rio, por exemplo, vão mais vezes ao shopping do que à praia”, conta o executivo do grupo.

A Multiplan está comemorando 35 anos em 2010. No próximo domingo, inicia uma campanha para mostrar sua história. Foram investidos R$ 6 milhões na ação e o primeiro anúncio será veiculado no intervalo do Fantástico, na TV Globo, durante 90 segundos. Só este ano, a empresa está investindo R$ 433,3 milhões. Serão feitas expansões no BH Shopping, em Belo Horizonte, que vai ganhar 11.015 m² de área bruta locável, e outra no Park Shopping Barigui, em Curitiba, que terá uma nova área de 8.110 m².

Além disso, a empresa está construindo o Park Shopping São Caetano, com 300 mil metros quadrados e previsão de inauguração em 2011, o Jundiaí Shopping, com abertura no segundo semestre de 2012, e o Village Mall, no Rio, que só abrirá as portas também daqui a dois anos. Há ainda a construção da torre comercial do Barra Shopping Sul (RS), com inauguração em 2011.

A empresa também investe na construção de condomínios. Só no Rio, foram construídos três empreendimentos de luxo na Barra da Tijuca, o Golden Green, em 1992, a Península Green, em 2002, e o Royal Green Península, em 2005. Porém, Perez diz que este não é o foco da Multiplan. “Menos de 20% do nosso investimento futuro será em moradias isoladas. O nosso foco continuará sendo os empreendimentos multiuso”, conclui.

Receita libera consulta ao lote da malha fina de 2008/2009

A Receita Federal liberou às 09h00 de hoje (10/05), consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física de 2008 e 2009. O dinheiro será depositado no dia 17 de maio e fica disponível para saque durante um ano.

Para o lote residual de 2008, as 14.273 restituições totalizam R$ 23.648.568,76 com correção de 21,53%. Para o exercício de 2009, serão creditadas restituições para 80.732 contribuintes, totalizando R$76.351.431,24, já acrescidos de juros de 9,46%. Desse total, 13.158 contribuintes tiveram prioridade por serem idosos.

Se o contribuinte não fizer o saque do dinheiro, terá que pedir por meio de um formulário eletrônico – pedido de pagamento de restituição, disponível no site da Receita (www.receita.federal.gov.br). Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar a site ou pelo telefone Receitafone pelo nº 146.

Ter vários tipos de loja acelera expansão, diz estudo

Os varejistas que trabalham com diferentes tipos de loja registram maiores taxas de crescimento e lucratividade, segundo o estudo “Os Poderosos do Varejo Global”, desenvolvido pela Deloitte, em parceria com a revista especializada Stores Magazine.

A pesquisa, que tem como base o ano fiscal de 2008 e o encerrado em junho de 2009, mostra que mais da metade dos 250 maiores varejistas do mundo operam com alguma diversificação de formato. “Essa tendência se consolida, à medida que o varejo procura entender melhor o consumidor para retê-lo, principalmente depois da crise”, diz Reynaldo Saad, sócio da Deloitte responsável por indústria, varejo e bens de consumo.

Lojas de material para construção, reforma e decoração vêm se destacando no mercado global, diz o estudo. Drogarias e farmácias, no entanto, estão entre os formatos que perdem fôlego para competir frente ao aumento da oferta de produtos farmacêuticos em supermercados, hipermercados e varejistas de produtos de massa. No Brasil, essa prática é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que procura restringir inclusive a facilidade de acesso a medicamentos sem prescrição nas farmácias.

As vendas on-line significaram 6,6% da receita de cem grandes varejistas globais que trabalham com esse canal, diz a pesquisa. Nesse sentido, o Brasil em nada fica devendo ao principais competidores do mundo, diz Saad. “Em 2009, cerca de 8% das vendas do varejo brasileiro vieram da internet”, afirma o consultor.

Três brasileiras estão entre os 250 maiores do varejo global: Grupo Pão de Açúcar (92ª posição), Casas Bahia (131º lugar) e Lojas Americanas (200ª). No on-line, apenas o Pão de Açúcar aparece entre os cem maiores. Como não inclui 2009, o ranking não considera dois grandes movimentos recentes do Pão de Açúcar: a compra do Ponto Frio em junho e a fusão com a Casas Bahia em dezembro. Esta última operação, porém, ainda está sendo revista pelos sócios.

Brasileiro não sabe quanto paga de imposto, diz Fiesp

O brasileiro pode não perceber, mas paga cerca de 55% de imposto na compra de uma máquina de lavar roupa e desembolsa mais 32,25% pelo sabão em pó. O simples ato de acender uma luz já representa transferência de 39,25% do valor pago para os cofres do governo. E o sonho da casa própria chega a custar quase o dobro por causa das mais variadas taxas e impostos que são cobrados no valor final.

A falta de informação do contribuinte aparece numa pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) ao instituto Ipsos. Foram entrevistadas mil pessoas em 70 cidades espalhadas pelo Brasil. Os resultados não chegaram a surpreender a Fiesp. A sondagem mostrou que a maioria da população tem conhecimento de que paga impostos sobre produtos de consumo doméstico. No entanto, não faz a menor ideia de quanto paga de tributos sobre cada mercadoria ou serviço.

Não se trata de mero descaso. O consumidor desconhece o tamanho da “mordida” porque a cobrança do Leão é feita de forma indireta e disfarçada. O valor dos chamados tributos invisíveis, que representam mais de 40% da carga tributária no país, já vem embutido no preço final das mercadorias.

“Não podemos culpar o cidadão de ignorância nem de falta de atenção, porque não contam para ele quanto cobram de imposto”, diz o diretor do departamento de pesquisas e estudos econômicos da Fiesp, Paulo Francini. Para ele, o sistema fere o conceito de cidadania. “Só pode reclamar pelos seus direitos quem tem consciência dos deveres que está praticando”.

Exposição de Noivas no Shopping Difusora

Para que todos, principalmente os noivos de plantão, conheçam mais sobre o mundo do véu e grinalda, acontece no Shopping Difusora, em Caruaru (PE), a segunda edição da Exposição Noivas Festas & Cia. O evento acontece entre os dias 14 e 16 de maio, no estacionamento E1 do centro de compras e tem como idéia homenagear todas as noivas. A organização do evento é de Marize Chiapetta. Confira.

Fecomercio pede prazo de 90 dias para aplicação da Lei das Vitrines

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) enviou ofício ao prefeito Gilberto Kassab solicitando a postergação por 90 dias para a entrada em vigor da lei 14.886, da capital paulista, que obriga aos estabelecimentos comerciais da cidade a fixarem tarja demarcando os limites de suas vitrines.

O ofício enviado pelo presidente da Fecomercio, Abram Szajman, observa que a nova legislação trará benefícios aos consumidores, evitando acidentes, principalmente em relação às crianças, mas que a falta de prazo para adaptação à nova regra poderá acarretar a aplicação de multa aos lojistas. “Não é possível que, imediatamente, todos os estabelecimentos obrigados nos termos da lei, consigam instalar as tarjas sinalizadoras em vitrines, portas, divisórias, conforme os padrões estabelecidos na norma regulamentadora publicada e em vigência a partir de ontem”, pondera o líder empresarial.

A Assessoria Jurídica da Fecomercio pondera que não conceder prazo para que os lojistas se adaptem a nova norma seria uma atitude “injusta e reprovável”. O descumprimento da lei será punido com multa de R$ 500, dobrada em caso de reincidência. A Federação acredita, inclusive, que o prazo solicitado será concedido, uma vez que a medida também afetaria o caixa dos órgãos públicos. Isso porque, além dos estabelecimentos comerciais, prédios públicos e privados também devem se adaptar a nova norma, que regulariza a sinalização de vitrines, portas, paredes, divisórias e afins.