SP lança mapa de oportunidades de negócios

O governo de São Paulo lançou nesta segunda-feira (10/05) uma ferramenta online que pretende ajudar empresários e empreendedores a identificar oportunidades de negócios no Estado. O sistema Potencialidades SP cruza dados sobre infra-estrutura e serviços em todos os municípios paulistas. A partir desses dados, o sistema direciona atividades para as cidades com condições diferenciadas e favoráveis a esses setores. É possível saber, por exemplo, quais regiões contam com benefícios fiscais às empresas.

O Potencialidades SP divide cada cidade em um mapa, permitindo saber quais áreas produtivas têm maior ou menor capacidade de crescimento. A lista conta com 932 atividades econômicas, divididas pelo seu potencial – “maior”, “intermediário” ou “menor” – em cada município. Clicando no município de São Paulo, por exemplo, é possível saber que há em torno de 200 atividades favoráveis, entre elas de recreação e lazer, oportunidades de educação e oferta de fabricação de produtos como remédios, plásticos, equipamentos de informática e muitas outras.

Por outro lado, a capacidade de fabricação de biocombustíveis e o desenvolvimento de várias culturas agrícolas têm menor potencial na cidade. O programa conta com parceria da Investe SP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) e pode ser acessado pelo site do governo.

Prejuízo com pirataria de software no Brasil mais que dobra e já é quinto no mundo, diz relatório

O prejuízo que o Brasil teve com pirataria de software mais que dobrou em 2009, e o país já é o quinto no ranking dos países com as maiores perdas em valor monetário provocadas pelo uso de programas de computador piratas, segundo o relatório anual da Business Software Alliance (BSA), divulgado nesta terça-feira (11/05).

Segundo a organização, baseada em Cingapura, o valor do software pirateado no Brasil em 2009 – US$ 2,25 bi (cerca de R$ 4 bi, mais que o dobro do que o prejuízo estimado no relatório do ano passado, de R$ 1,645 bilhão) – fica abaixo apenas de Estados Unidos (US$ 8,39 bi), China (US$ 7,58 bi), Rússia (US$ 2,61 bi) e França (US$ 2,54 bi).

Em todo o mundo, a BSA calcula que o prejuízo à indústria mundial de software tenha batido US$ 50 bilhões no ano passado. No Brasil, 56% dos programas utilizados não teriam a licença necessária, acima da média mundial de 43%. Em 2008, o índice no Brasil foi de 58%.

O país com maior taxa de uso de uso de programas pirateados segundo o relatório é a Geórgia, com 95%. Em seguida, vêm Zimbábue, Bangladesh, Moldova e Armênia. O Brasil não figura entre os 30 países com maior taxa de uso de software pirata.

Em todo o mundo, foi registrado um aumento de 2% nos níveis de uso de software ilegal em comparação com 2008, mas a organização calcula que isso se deva principalmente ao crescimento do mercado de computadores na China, na Índia e no Brasil. Em 2009, os três mercados emergentes representaram 86% do crescimento da venda de computadores. “Este aumento de penetração significa que mesmo se a pirataria caísse me todas as economias com alta pirataria, o aumento da fatia do mercado dos computadores no Brasil, na Índia e na China empurraria a média para cima”, diz o documento da BSA.

O número de computadores pessoais vendidos no mundo em 2009 cresceu 8,4 milhões de unidades em comparação com o ano anterior. Destas, 7,3 milhões foram vendidas na China, no Brasil e na Índia. No entanto, o relatório também destaca o impacto da crise econômica mundial sobre o mercado de computadores, que teria caído 3% em relação a 2008. Isso também teria contribuído para a queda da pirataria em 54 dos 111 países avaliados; em 38, ela se manteve estável, e em 19, cresceu.

Lojas Colombo ingressa no segmento de livros

A rede de Lojas Colombo, uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos e móveis do País, ingressou no segmento de livros. Através da loja web www.colombo.com.br, a Colombo já oferece 15 mil títulos, lançados pelas mais importantes editoras brasileiras e do exterior. “A ideia é chegarmos a 50 mil títulos nos próximos meses”, informa Thiago Baisch, diretor de marketing e vendas de Lojas Colombo. Conforme o executivo, num primeiro momento, a comercialização de livros será exclusiva através do site e repercutirá na geração de mais fluxo nas lojas físicas, pois não haverá cobrança de frete para as encomendas que forem retiradas pelos clientes nas 342 filiais da Colombo distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Para os clientes que desejarem receber as compras nos endereços que sugerirem, os valores dos fretes vão variar de acordo com o peso da mercadoria e o local da entrega. No próprio site, há informações detalhadas sobre a política de frete. A livraria virtual da Colombo abrange as mais diversas áreas do conhecimento e a busca pelos títulos desejados pode ser feita por autor, título, editora ou pelo tema, e ainda pelo ISBN – International Standard Book Number, sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora. Para facilitar as escolhas, o site oferece uma pequena resenha de cada obra. As compras à vista podem ser pagas no cartão ou através de boleto bancário. Para as compras à prazo, a Colombo oferece parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito.

Salad Creations participa da ABF Franchising Expo 2010

Com o diferencial de ser uma franquia pioneira na oferta de alimentação fresca e rápida – englobando saladas, wraps, sopas e grelhados – a Salad Creations participa pelo quarto ano consecutivo da ABF Franchising Expo 2010, que acontece entre os dias 9 e 12 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O setor de franchising cresceu 14,7% em 2009 com relação ao ano anterior e é por este motivo que a empresa vê o evento, realizado pela Associação Brasileira de Franchising, como uma oportunidade de ampliar seu portfólio de negócios. “A feira da ABF para nós é uma forma de exposição da marca junto ao mercado e ao setor, e ainda, uma maneira de estarmos em contato direto com investidores interessados no mercado de franquia”, explica Cecília Gonçalves, gerente de expansão de franquia da Salad Creations.

A empresa possui previsão de abrir mais 14 lojas em todo o país até o final de 2010 e fechar 2011 com o total de 50 unidades. No entanto, esses números podem aumentar significativamente, pois, segundo Cecília, a expectativa da Salad Creations na ABF Franchising 2010 é de fechar ao menos 25 contratos após o evento.

A rede, que possui 112 franquias por todo o mundo, teve origem em 2004 na Flórida (EUA), atua no Brasil desde 2007, com uma loja própria em São Paulo e diversas unidades franqueadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, e ainda no Distrito Federal. Os locais de maior interesse para a Salad Creations obter franqueados são: as cidades do Rio de Janeiro, interior e capital de São Paulo, Vitória, Salvador, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza, São Luiz, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.

Os principais diferenciais da empresa são o fato de não utilizar coifas, fogões ou qualquer tipo de sistema de exaustão. As lojas são de fácil operação, com ótima aprovação em shopping centers e oportunidades boas em pontos comerciais. Além disso, oferecem aos seus franqueados um treinamento especial desenvolvido nos Estados Unidos e, por este motivo, os interessados não necessitam de experiência no ramo de alimentação ou mesmo de franquia.

O investimento para a abertura de uma loja (com reforma, equipamentos e primeiro estoque) é a partir de R$ 250 mil. Já para o quiosque, fica em torno de R$ 130 a R$ 150 mil – sem a inclusão do ponto comercial. São necessários ainda 12 funcionários para o funcionamento da loja e uma área mínima para instalação de 30 m2 ou 12m2 para quiosques.

O prazo para retorno do investimento de 24 a 36 meses e o faturamento médio por unidade é de aproximadamente R$ 90 mil. A Salad Creations oferece ainda políticas de incentivo para grupos investidores que desejam abrir mais de cinco lojas, seja nacional ou não.

Dunga segue discurso, deixa meninos do Santos fora e troca Adriano por Grafite

Não houve apelo nacional ou campanha capaz de convencer Dunga. Na tarde desta terça-feira, o técnico da seleção brasileira anunciou os 23 convocados para a Copa do Mundo da África do Sul sem surpresas. Paulo Henrique Ganso e Neymar não foram chamados. A maior novidade foi Grafite no lugar de Adriano. Na decisão do treinador valeu o esforço do grupo formado ao longo de seus três anos e dez meses à frente da seleção. Nas vagas que ainda levantavam dúvidas, foram confirmados Gomes, Doni, Gilberto, Michel Bastos, Thiago Silva, Kleberson, Nilmar e Grafite.

As atuações destacadas de Paulo Henrique Ganso e Neymar não foram suficientes para comover Dunga. A dupla do Santos nunca jogou pela seleção brasileira principal. O treinador preferiu apostar no grupo que lhe deu sustentação durante sua gestão, nos bons e nos maus momentos. E embora deva receber críticas pela inflexibilidade na convocação, Dunga tem a seu favor uma campanha positiva como comandante da seleção. Ele chega à principal competição do futebol prestigiado pelos resultados. Faturou dois títulos (Copa América e Copa das Confederações), terminou as eliminatórias sul-americanas em primeiro lugar e obteve rendimento satisfatório contra seleções de primeiro nível.

A coerência do treinador ficou explícita até na maneira como a lista dos 23 foi apresentada. Junto com o nome do escolhido havia o número de convocações de cada um. Os 23 jogadores chamados nesta terça se apresentam à comissão técnica da seleção no próximo dia 21, no Centro de Treinamento do Atlético-PR, em Curitiba. O Brasil realizará testes físicos e exames médicos no local até o dia 26, quando embarca rumo à África do Sul. No país da Copa, a seleção finalizará sua preparação em Johanesburgo. A estreia do time de Dunga será no dia 15 de junho, diante da Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, em Johanesburgo.

Dunga também definiu com sua comissão técnica os sete jogadores suplentes que fazem parte de uma lista reserva exigida pela Fifa. Essa relação, porém, só será divulgada durante a tarde desta terça. O treinador quis deixar claro que o grupo da Copa está definido. Os sete são apenas opções para uma eventualidade e uma exigência da Fifa.

Nova ferramenta de recrutamento pelo site Multicoisas

Os interessados em trabalhar na Multicoisas podem contar com uma nova ferramenta no site da marca, que possibilita consultar as vagas disponíveis na rede. O modelo traz benefícios aos candidatos, pois permite a visualização completa das oportunidades nas lojas, com detalhes como as características necessárias para ocupá-las, localização da loja e informações sobre disponibilidade do horário de trabalho.

“Acreditamos que, com as mudanças, os candidatos terão mais facilidade para escolher as vagas, optando por aquelas que se adequam às suas necessidades profissionais. É também uma maneira de selecionar mais facilmente no mercado os profissionais que se identificam com nosso negócio e desejam trabalhar na Multicoisas”, diz Natália Gabriela Martin, diretora de marketing da Multicoisas.

Com um plano de expansão que visa atingir a marca de cem lojas ainda neste ano, a Multicoisas está sempre em busca de novos talentos para fazer parte da equipe das lojas. Para visualizar as vagas, acesse o site www.multicoisas.com.br e clique no link “trabalhe conosco”.

Geração Y ocupa 23% dos postos de trabalho

Os integrantes da “Geração Y” ocupam 23% dos postos de trabalho das “Melhores Empresas para Trabalhar – Rio de Janeiro”, de acordo com pesquisa do Great Place to Work®, empresa global especialista em ambiente de trabalho. De um total de 36.064 funcionários que atuam nas 25 empresas fluminenses, que integram o levantamento, 8.294 correspondem a jovens profissionais.

Na análise da edição 2009 da pesquisa, destaque para a Biruta Mídias Mirabolantes entre as organizações que mais empregam jovens – a empresa possui 71% dos cargos ocupados por funcionários com até 25 anos; e para o McDonalds, que possui mais de 90% do quadro de funcionários ocupado por jovens. Um outro destaque é a Kaizen, que implementou em parceria com o poder público um programa diferenciado para formar talentos.

Segundo Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work® Brasil, os profissionais da “Geração Y” são mais exigentes porque buscam mais do que salários e benefícios. “Esses profissionais são parte de uma geração movida a desafios contínuos. A mensagem que passam aos gestores é a de que o comprometimento e a permanência na empresa está estreitamente ligado à capacidade de inovação da organização; o investimento que a companhia faz para se conectar com tendências emergentes e manter esse funcionário estimulado. Construir um ambiente em que a hierarquia não seja sinônimo de burocracia profissional é uma característica importante para as empresas que desejam atrair talentos dessa geração”, detalha o executivo.

Preços diferenciados não farão com que consumidor deixe de usar cartão

Mesmo com preços diferenciados para cada forma de pagamento – medida defendida pelo Banco Central -, os brasileiros só deixarão de usar o cartão se o valor cobrado nesta modalidade estiver muito acima daquele aplicado no pagamento com cheque ou dinheiro. A afirmação é do economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo.

“O cartão traz facilidades. Você não precisa ir até o caixa eletrônico tirar dinheiro. Aliás, dependendo do valor da compra, nem dá para sacar nos ATMs. Sem falar que o cartão dá um tempo de pagamento para o consumidor, mesmo que ele não parcele. Por isso, acredito que o consumidor só vai abandonar o plástico se o valor for muito maior. Assim, como a alta de juros não faz com que o brasileiro pare de comprar, R$ 1 ou R$ 2 a mais no preço não impedirão o uso do cartão”, afirma. O economista não defende o preço diferenciado. Segundo ele, dependendo da forma como essa medida for redigida, pode trazer muitas dificuldades ao comerciantes. “Para os grandes estabelecimentos, será muito complicado, operacionalmente falando, praticar dois preços. Se o comerciante tiver de colocar dois preços nas etiquetas, anúncios e vitrines, será uma burocracia muito grande. Agora, se o preço diferenciado puder ser praticado por meio de descontos, é diferente, pois fica mais fácil e menos burocrático”.

Já para as pequenas empresas, Solimeo afirma que, se a sugestão do BC entrar mesmo em vigor, os impactos não serão muito grandes. “Para as empresas menores seria mais fácil. Algumas já fazem isso: cobram preços diferenciados oferecendo desconto para quem paga com dinheiro. Mas explicitar que são dois preços é complicado”. Ele garante ainda que, caso passe a ser permitida a cobrança de preços diferenciados, as grandes empresas não optarão por colocar nos produtos dois preços. “Acho que as empresas maiores vão preferir praticar um preço único, e diluir os custos no total, ou seja, os gastos que ela tem para aceitar os cartões serão incluídos no preço”.

Questionado se isso não é injusto com os consumidores que não utilizam o cartão, Solimeo defende que não. “Não acho que isso prejudica o consumidor que não usa o cartão, já que os comerciantes que aceitam o plástico vendem mais, o que, de certa forma, compensa, já que os custos são bem distribuídos. O que acho injusto são os comércios que parcelam em muitas vezes no cartão e não dão descontos para quem paga à vista, no cheque ou dinheiro. Isso sim é uma discriminação com o consumidor que não tem o cartão”.

Shopping estende Dia das Mães até 23 de maio

Numa parceria com o canal Discovery Home & Health, o Shopping Market Place, em São Paulo, promove uma ação focada na mulher: trata-se de uma “arena” ambientada para oferecer sessões de massagem, totens com quiz para dar dicas e palestras sobre o universo feminino.

As mulheres ganham atenção especial do Market Place no mês em que se comemora o “dia das mães”. Em parceria com o canal Discovery Home & Health, o shopping oferece ao público feminino a “Arena de Dia das Mães”, entre os dias 12 a 23 de maio. A “arena” é um charmoso espaço que será ambientado como um lounge, com sofás, totens eletrônicos etc, onde acontecem sessões de Quickmassage, palestras relacionadas ao universo feminino, com enfoque em beleza, e totem de dicas – onde serão realizados quiz para definir o perfil da usuária e dar dicas sobre família, casa, relacionamento, saúde e estética.

O evento está focado na “Mulher 360º”, que se divide entre trabalho, casa e família, é moderna, antenada e busca por qualidade de vida. A idéia é oferecer a esta mulher contemporânea um espaço atrativo e aconchegante para que ela possa relaxar e assim ficar em dia com a beleza interior e exterior. A “arena” funciona durante todos os dias da semana, em horários variados. As sessões de massagens são realizadas com horário marcado. Serão ministradas duas palestras por dia, além de cursos de maquiagem oferecidos pelos lojistas do shopping, conforme programação a seguir:

14/05 – 14h00
Nyx Cosméticos: Curso de Automaquiagem Básica para seu dia-a-dia

15/05 – 14h00
Nyx Cosméticos: Curso de Automaquiagem para os Olhos

16/05 – 14h00
Nyx Cosméticos: Curso de Automaquiagem Rápida

19/05 – 14h00
Nyx Cosméticos: Curso de Automaquiagem para Festas

20/05 – 14h00
Calèche – Dior: Maquiagem de olhos e apresentação o lançamento Diorshow Êxtase, a nova máscara de cílios da marca.

21/05 – 14h00
Nyx Cosméticos: Curso de Automaquiagem Básica para seu dia-a-dia

22/05 – 14h00
Calèche – Clarins: Tratamento para área dos pés e pernas e apresentação do lançamento Creme Jeunesse dês Pieds, o novo creme para os pés da marca

23/05 – 14h00
Nyx Cosméticos: Curso de Automaquiagem para os Olhos