General shopping teve queda de 98% em seu lucro líquido

A administradora de shoppings centers General Shopping registrou queda de 98% em seu lucro líquido. O montante passou de R$ 8,107 milhões no primeiro trimestre de 2009 para R$ 173 mil reais no mesmo período de 2010.

O lucro líquido de 2009 incluía um desconto do BNDES, no valor de R$ 15 milhões, por isso o lucro líquido de 2010 não poderia ser comparado a ele, afirmou Alessandro Veronezi, presidente da General shopping e diretor de Relações com Investidores. “Estão comparando mamão com laranja” afirmou. Somado a isso, a empresa efetuou uma nova emissão de sua dívida após o balanço, substituindo uma dívida curta e cara por outra mais longa e barata, segundo o executivo. Como a nova emissão foi feita depois do balanço, isso contribuiu para a despesa financeira elevada.

A receita bruta da companhia cresceu 16,2% em relação ao mesmo período de 2009. Ela passou de R$ 25,1 milhões no primeiro trimestre de 2009 para R$ 29,2 milhões em 2010. A receita líquida subiu 16,9% no primeiro trimestre desse ano em relação a igual período de 2009 – ela foi de R$ 26,5 milhões em 2010.

O resultado financeiro líquido no período foi negativo em R$ 14,3 milhões. Em 2009, a rubrica foi positiva em R$ 2,6 milhões, em decorrência do desconto do BNDES. O lucro bruto nos três primeiros meses de 2010 foi de R$ 20,3 milhões, com crescimento de 21,8% comparado aos R$ 16,7 milhões no mesmo período de 2009, com margem de 76,7%.

Shopping Plaza Sul ganha novas lojas

O Shopping Plaza Sul, em São Paulo, acaba de ganhar lojas da Palmipé e da Artwalk e terá em breve uma unidade da Dell Anno. As novidades vêm reforçar o mix do shopping, oferecendo opções diferenciadas de produtos e serviços para seus visitantes.

A Palmipé é especializada em ortopedia e podologia, oferecendo palmilhas especiais, produtos para cuidados com os pés e soluções de tratamento. A Artwalk, especializada em calçados esportivos fashion, traz modelos inusitados e conceituais de sneakers de marcas como Puma, Adidas, Nike, Reebok e Tiger. A unidade do Plaza Sul é a 23ª loja no país da Artwalk, do Grupo Authentic Feet.

A Dell Anno tem previsão de inauguração neste mês de maio e vai trazer uma linha completa de móveis planejados para cozinhas, dormitórios, closets, home theaters, home offices, áreas de serviço, banheiros e também para ambientes comerciais.

Lucro do Pão de Açúcar sobe 33% no trimestre, para R$ 126,2 milhões

O grupo Pão de Açúcar, maior empresa de varejo do país, reportou lucro de R$ 126,2 milhões no primeiro trimestre deste ano, o que equivale a um incremento de 33% sobre o resultado líquido de igual período do ano passado (R$ 94,858 milhões).

Quando descartado o resultado do Ponto Frio – que foi incorporado em meados de 2009 e teve prejuízo de R$ 3,7 milhões no primeiro trimestre -, o lucro do Pão de Açúcar soma R$ 129,86 milhões, marcando alta de 36,9% na comparação anual. Nessa base de comparação, a receita líquida (incluindo o Ponto Frio) subiu 50,2%, alcançando R$ 6,973 bilhões, enquanto o resultado operacional medido pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) marcou alta de 31,4%, para R$ 410,378 milhões. A margem Ebitda recuou de 6,7% para 5,9%. Os resultados não incluem os números da Casas Bahia, cujo acordo de associação anunciado em dezembro está sendo reavaliado pelas partes.

No balanço, o Pão de Açúcar informa que as vendas brutas no conceito mesmas lojas – que considera apenas unidades com pelo menos um ano de atividade – marcaram crescimento real de 9,6% no trimestre. Tal resultado tem um impacto de 1,8 ponto percentual das vendas de Páscoa.

A varejista ainda informa que investiu R$ 207,1 milhões no primeiro trimestre, mais do que o dobro em relação aos R$ 100,3 milhões de igual período do calendário anterior. Nos três primeiros meses do ano, foram abertas 11 novas lojas, sendo nove delas da bandeira Extra Fácil em São Paulo (SP).

Taubaté recebe feira de móveis

Mais uma vez o Taubaté Shopping, no interior paulista, recebe a Feira de Móveis Pasin Premier, um evento que proporciona ótimas oportunidades para quem está montando sua casa nova ou deseja dar um upgrade no lar, e está a procura de móveis com conforto e beleza e de planos especiais para comprar

Até dia 2 de junho, estão em exposição ambientes já montados que servem de inspiração para decoração e também ajudam o cliente na escolha para compra. A feira acontece na praça de eventos nos horários de funcionamento do shopping.

BR Malls compra de 49% do shopping Via Brasil por R$ 102,9 milhões

A BR Malls concluiu hoje a compra de 49% de participação no Via Brasil Shopping, no bairro de Irajá, no Rio de Janeiro, por R$ 102,9 milhões. Do total, 30% foram desembolsados hoje, 20% serão pagos em outubro e 50% em dezembro deste ano.

O shopping está sendo construído pela Irmãos Araujo Engenharia e Comércio (Ecia), que detém os 51% restantes do empreendimento. Ele terá 29 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) inicial, podendo ser ampliado em mais 6 mil m², que já estarão parcialmente preparados para a futura expansão. O Via Brasil está localizado no encontro da Avenida Brasil com a Rodovia Presidente Dutra.

Poupança rende menos que inflação no primeiro quadrimestre

A poupança perdeu da inflação acumulada no primeiro quadrimestre deste ano (entre janeiro e abril). O rendimento da caderneta foi de 2,10%, enquanto a inflação “oficial”, pelo IPCA, foi de 2,65%. Isso significa que o poupador teve uma rentabilidade 0,53% menor que a inflação. Os dados são consultoria Economatica.

Num exemplo hipotético, quem depositou R$ 1 mil na poupança no fim de dezembro, teria R$ 1.021 no fim de abril. Uma cesta básica que, no final de 2009, custasse R$ 1 mil em dezembro valeria R$ 1.026,50 em abril. Para comprar a mesma cesta básica no fim do quadrimestre, o poupador teria que desembolsar mais R$ 5,50 além dos R$ 1.021 que acumulou na poupança. A rentabilidade nominal da poupança no primeiro quadrimestre de 2010 é a segunda menor já registrada em um quadrimestre do governo Lula, ganhando somente do terceiro quadrimestre de 2009 quando a poupança rendeu 2,07%, segundo o levantamento da Economatica.

No entanto, no conjunto do governo Lula, a poupança bate a inflação. A poupança no período (de 31 de dezembro de 2002 – último dia do governo FHC – até 30 de abril de 2010) teve rentabilidade nominal de 80,89%, contra 51,86% da inflação medida pelo IPCA, o que representa ganho real acumulado da poupança no período de 19,12%. A maior perda de poder aquisitivo dos poupadores aconteceu no primeiro quadrimestre de 2003. O primeiro quadrimestre de 2010 foi o que teve a segunda maior perda no período.

A inflação no primeiro quadrimestre de 2010 é a quarta maior para um período quadrimestral dentro do governo Lula. O maior nível quadrimestral do IPCA foi no primeiro quadrimestre de 2003, com 6,15%.

Perspectivas para supermercados este ano são melhores, diz Apas

Os empresários do setor de supermercados do Estado de São Paulo estão otimistas para este ano. Foi o que revelou uma pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (Apas). Questionados sobre suas perspectivas, 74% responderam que são melhores do que as do ano passado, 15,1% disseram que são muito melhores, enquanto 6,8% afirmaram estar com perspectivas iguais e apenas 4,1% têm projeções piores para 2010. No ano passado, esses percentuais eram de 50%, 6%, 32%, 12%, nesta ordem.

A grande preocupação hoje desses empresários é a carga tributária, apontada por 69,9% dos entrevistados. Em seguida aparece a estabilidade econômica, com 24,7%. O quesito que menos preocupa o varejo é a chegada de concorrentes estrangeiros no país, com 11% das respostas. Fusões e aquisições entre supermercados aparece com 12,3% das respostas.

No ano passado, 53,4% dos supermercadistas obtiveram um resultado geral (que inclui vendas e faturamento) dentro do esperado, ao passo que 19,2% tiveram desempenho acima do esperado e 5,5% muito acima do esperado. Já 19,2% dos entrevistados tiveram resultado abaixo do esperado e 2,7%, muito abaixo do esperado.

Remédios pesam e inflação em SP acelera a 0,49%

A inflação ao consumidor em São Paulo acelerou no começo do mês, ficando no teto das previsões do mercado, devido a maiores preços de saúde e despesas pessoais e a uma menor queda de transportes. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo subiu 0,49% na primeira quadrissemana em maio, após alta de 0,39% no mês de abril, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta terça-feira (11/05).

Analistas consultados pela Reuters previam uma taxa de 0,46%, segundo a mediana de dez respostas que variaram de 0,40% a 0,49%. Os preços de Saúde avançaram 1,46% na primeira quadrissemana do mês, após alta de 0,98% em abril, devido ao reajuste dos medicamentos concedido pela Anvisa.

Os custos de Despesas Pessoais aceleraram a alta para 0,48% nesta leitura, ante 0,31% na anterior. Os preços de Transportes caíram 0,1% na abertura do mês, seguindo a queda de 0,48% em abril. Já os custos de Alimentação mostraram ligeiro arrefecimento, subindo 1,26% agora, após elevação de 1,36% anterior.

Leader lança e-commerce e entra no mercado nacional

Com 59 anos de mercado e 45 unidades espalhadas por oito estados brasileiros, a rede de lojas de departamentos Leader inaugurou ontem (11/05) sua operação de vendas online, a Leader.com.br, com o objetivo de tornar-se referência na internet.

Além de produtos que podem ser encontrados em suas lojas físicas, como cama, mesa e banho, brinquedos e calçados esportivos, a Leader online terá outras ofertas como eletroportáteis (secador de cabelo, torradeira, sanduicheira etc.), colchões, videogame e bicicletas. A expectativa com o novo negócio é ambiciosa: num prazo de cinco anos, a estimativa é que as vendas online representem 30% do total de vendas da Leader.

Segundo Vicente Roberto Criscio, diretor-geral da Leader.com.br, a decisão de entrar para o comércio eletrônico foi tomada após estudos que apontavam a potencialidade do e-commerce no Brasil. O comércio eletrônico fechou 2009 com faturamento de R$ 10,6 bilhões, 30% de aumento comparando-se a 2008 (E-bit, março de 2010). Além disso, cerca de 17,6 milhões de brasileiros fizeram ao menos uma compra pela internet no fim de 2009, e representam 26% dos internautas no Brasil.

Com o portal de vendas na web, será possível levar a marca a locais onde hoje a rede não possui loja física, como São Paulo. “Já temos relação com nossos clientes no mundo offline, o que os torna potenciais consumidores também pela web. Os que já conhecem a Leader reconhecem a credibilidade e tradição da marca; os que ainda não conhecem terão uma excelente oportunidade de se relacionarem e experimentarem seus produtos e serviços, sem sair de casa”, explica o diretor.

Com o e-commerce, a Leader.com.br pretende atingir diferentes públicos, da Classe C, que teve um boom na internet (hoje representa 35% das vendas pela web), mas também as classes A e B, e ainda consumidores que se identificam com o mundo casa e que já compram pela internet. “Teremos preço, produto e prazo adequado ao nosso público-alvo. Queremos ser a loja de referência na internet no “mundo casa”, mas buscamos ainda ser uma espécie de “one stop shopping” na web, em que o cliente encontra tudo o que precisa em um só lugar, com um atendimento atencioso e dedicado.”, explica o diretor.