Mais de 20% dos consumidores têm dívidas por mais de um ano

Em abril deste ano, 21,57% dos consumidores brasileiros estavam inadimplentes há mais de um ano, segundo o indicador da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, divulgado na terça-feira (11/05). Desse percentual, 10,11% dos consumidores ficaram até dois anos inadimplentes e 5,83%, até três anos. Outros 3,11% ficaram endividados por até quatro anos e 1,85%, por cinco anos. Ainda segundo pesquisa, uma parcela de 0,67% teve as dívidas prescritas.

O levantamento também mostrou que 30,67% das pessoas ficaram inadimplentes por até 13 dias, enquanto 18,41% por um período de até 30 dias. Outros 12,97% e 4,72% demoraram até 60 e 90 dias para quitar seus débitos, respectivamente. Ficaram inadimplentes por até seis meses 5,26% dos consumidores e, por até um ano, 6,41%.

O indicador também revelou que os consumidores entre 30 e 39 anos lideraram os registros de inadimplentes no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), com 27,43% das inclusões. Em seguida, ficaram os clientes com idade de 40 a 49 anos (20,30%), de 18 a 24 (16,54%), de 25 a 29 (15%) e de 50 a 64 anos (14,54%). As pessoas com idade acima de 65 anos tiveram o menor percentual de registros, de 5,07%.

No confronto por gênero, as mulheres foram responsáveis por 57,59% das inclusões, enquanto os homens responderam por 42,41%. Se as mulheres foram responsáveis pela maior parte das inclusões no SPC no último mês, foram elas também que tiveram o maior número de registros cancelados, que acontece depois de quitada a dívida, com 55,24%, contra 44,76% deles.

Por faixa etária, o maior volume de regularização dos débitos foi novamente dos consumidores com idade de 30 a 39 anos, com 27,91% dos cancelamentos. As outras faixas de idade, por sua vez, ficaram da seguinte forma: de 40 a 49 anos, com 22,11% dos cancelamentos, de 50 a 64 anos, com 17,15%, de 25 a 29 anos, com 14,1%, de 18 a 24 anos, com 11,11%, e acima de 65 anos, com 6,63%.

Em abril, o volume de consumidores inadimplentes incluídos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) recuou 7,87% em relação a março e 3,93% frente ao mesmo período do ano passado. Já os cancelamentos caíram 3,61% na comparação mensal e subiram 4,92% no confronto anual.

Walmart comemora o resultado de seu programa Impacto Zero

O Walmart Brasil comemora o resultado de mais uma boa prática. Levantamento feito pela empresa registrou que de todo o resíduo gerado por suas lojas no ano de 2009, mais de 40% deixou de ir para os aterros sanitários, sendo tratado ou reciclado por meio do programa “Impacto Zero” – Programa de gerenciamento de resíduos da empresa.

O Programa, implantado e em desenvolvimento em suas 440 lojas, tem como objetivo reduzir a geração de resíduos sólidos por meio da melhoria dos processos operacionais das unidades, englobando o tratamento dos resíduos em compostagem de orgânicos, ração animal, reciclagem de plásticos, papel e papelão, metais, pilhas e baterias entre outros tipos de resíduos.

Cerca de 1,8 mil funcionários já participaram do treinamento desenvolvido pela rede para o melhor gerenciamento dos resíduos em loja. O objetivo global da empresa para o futuro é reduzir em sua totalidade o envio dos resíduos de suas operações para aterros sanitários.

Últimos dias para conferir a Exposição do Dia das Mães no Itajaí Shopping

Não importa como ela seja baixinha ou alta, magra ou fofinha, recatada ou despojada, loira ou morena, cabelo curto ou super longo. Enfim, mãe é mãe e ponto final. Neste mês de maio comemoramos o dia das mães em grande estilo no Itajaí Shopping (SC) com uma exposição de fotos onde foram escolhidas mamães assíduas freqüentadoras do shopping.

As mamães foram escolhidas por cada loja participante desta exposição. A intenção é que cada cliente representa-se a loja de sua forma. Tivemos mamães de todos os tipos, pequenas, grandes, tímidas, divertidas, recatadas, enfim, a exposição tem o intuito de homenagear todas as mães que freqüentam o empreendimento através das escolhidas. As mamães foram clicadas pelo renomado fotógrafo espanhol, Manolo Rodriguez. A exposição teve inicio dia 27 de abril e segue até Dia 15 de maio, último dia da exposição de fotos.

Onde? Hall principal do Itajaí Shopping. A entrada é gratuita.

Visa e Banco do Brasil apresentam teatro sobre educação financeira

Aprender a poupar e elaborar um orçamento formam o pano de fundo do “Teatro Finanças Práticas”, peça teatral infantil idealizada pela Visa do Brasil, com o apoio do Banco do Brasil. Em uma iniciativa pioneira, a Visa e o Banco do Brasil trazem para o país um sucesso já consagrado na África do Sul para transmitir às crianças de escolas públicas os fundamentos de educação financeira, em uma turnê de dez espetáculos.

“Com esta iniciativa, a Visa ressalta o seu comprometimento em levar informações relevantes sobre finanças pessoais às crianças e jovens, contribuindo para gerar uma economia cada vez mais sólida”, afirma Rubén Osta, diretor-geral da Visa do Brasil. “A Visa acredita que quanto mais cedo a população tiver acesso à educação financeira, temas como poupança, orçamento doméstico e uso consciente dos meios eletrônicos de pagamento farão parte do seu dia a dia, contribuindo para que tenham saúde financeira e melhores oportunidades”, conclui o executivo.

Essa ação faz parte do programa de responsabilidade social da Visa em prol da educação financeira como o projeto Finanças Práticas – www.financaspraticas.com.br -, e o jogo educativo Bate-Bola financeiro – www.batebolafinanceiro.com.br.

Segundo Denílson Molina, diretor do Banco do Brasil, é importante que o tema “finanças” seja inserido na educação das crianças e jovens, para que se transformem em adultos com noções sólidas de orçamento, ganhos, gastos, poupança e planejamento. O diretor comenta ainda que, a falta de uma educação financeira pode levar a uma vida de oscilações econômicas, com graves conseqüências para o cidadão e para o país. “Por outro lado, a boa saúde financeira – o objetivo de uma educação financeira – é resultado de um longo processo que exige muito treino e persistência. Esperamos que este espetáculo possa funcionar como um primeiro passo deste processo para nossa audiência”, conclui o executivo.

O “Teatro Finanças Práticas” acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil (São Paulo), em dez apresentações fechadas para estudantes da rede pública de ensino de São Paulo. A peça educacional que conta a história de dois amigos – Dudu e Gabriel, usa o futebol como enredo para passar as mensagens e conceitos de educação financeira de maneira simples e divertida. Assim, ao usar um tema tão presente na vida dos brasileiros, o espetáculo apresenta de forma lúdica conceitos sobre hábitos conscientes em relação ao uso do dinheiro.

Durante o espetáculo, as crianças testarão os conceitos adquiridos no jogo educativo Bate-Bola Financeiro. O jogo de perguntas sobre finanças pessoais, que permite a realização de partidas individuais ou um jogador contra o outro, será utilizado como mais uma ferramenta de aprendizado para incentivar ainda mais o interesse das crianças e jovens pelo tema.

Mais uma franquia da Doctor Feet é inaugurada no Distrito Federal

Para a maioria das pessoas, a primeira coisa que se faz ao chegar em casa, depois de um dia corrido, é tirar os sapatos para descansar os pés. Essa reação é um pequeno sinal da importância dos pés no equilíbrio de todo corpo. Pensando nisso, os empresários e irmãos Caio e Hugo Barros investem na proposta de um espaço de podologia que oferece serviços diferenciados. No fim de abril, eles inauguraram uma franquia da Doctor Feet no Terraço Shopping, em Brasília, menos de dois anos após abrirem a mesma loja no Brasília Shopping . O atendimento vai, desde um cuidado estético e relaxante, ao tratamento de unhas encravadas, calos, infecções e outros problemas.

A loja tem 50m² e está localizada no subsolo do centro de compras. Segundo os empresários, o investimento foi de R$ 160 mil e o retorno deve vir em até 36 meses. A nova franquia da Doctor Feet foi planejada para realizar até 1,2 mil atendimentos/mês. São seis podólogos, duas manicuras e duas atendentes, um total de dez empregos diretos. “Nossos podólogos são certificados pelo Senac e têm muita capacidade e responsabilidade para prestar os serviços, pois receberam uma formação especializada por 18 meses”, afirma Caio Barros .

São oferecidos, também, produtos médicos e ortopédicos, hidratantes, palmilhas, meias, massageadores e outros itens para que o cliente tenha condições de continuar o tratamento em casa. Outro aspecto destacado pelo empresário é o cuidado na esterilização dos equipamentos e a higiene dos produtos utilizados.

Não só os adultos podem procurar pelo serviços da Doctor Feet, crianças também são bem-vindas. Normalmente, nesta fase, elas não têm muitos calos, mas devido ao uso frequente de tênis, é preciso um cuidado com o corte das unhas e a higienização dos pés.

Os preços variam de acordo com o serviçoo, que compõem uma lista de mais 20 opções. Por exemplo, um tratamento de pé e mão – calos, unhas encravadas, limpeza e massagem – custa R$ 71. Se o cliente deseja apenas uma massagem nos pés, o serviço custa R$ 48. O horário de funcionamento é de 10h00 às 22h00.

Brasil é primeiro país a contribuir com fundo de ajuda ao Haiti

O Brasil se tornou o primeiro país a contribuir com um fundo de reconstrução do Haiti nesta terça-feira (11/05), e o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, instou outros doadores a cumprir suas promessas para ajudar a nação caribenha a se reerguer após o devastador terremoto de janeiro.

O Brasil, que comanda a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no país, disse que pagou 55 milhões de dólares ao fundo supervisionado pelo Banco Mundial. Em março, doadores internacionais se comprometeram com um montante de 10 bilhões de dólares em dez anos para ajudar o empobrecido Haiti. “Muitas promessas foram feitas em apoio à reconstrução do Haiti”, disse Zoellick durante uma cerimônia de assinatura com o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota.

“Transformar isso em realidade para o povo haitiano é urgente”, disse Zoellick, acrescentando que a proximidade da temporada de furacões oferece um desafio maior aos haitianos que ainda vivem em abrigos improvisados.

O terremoto de 12 de janeiro matou até 300 mil pessoas e causou danos estimados em 120 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do Haiti.

Shopping Center Norte realiza desfile para apresentar nova coleção

O Shopping Center Norte, em São Paulo, promove neste fim de semana desfiles de moda para apresentar os principais destaques das coleções outono/inverno – que estarão nas vitrines de suas lojas a partir deste mês. Inspirado no charme de uma chocolateria francesa, o evento terá a participação de artistas como Cauã Reymond, Kayky Brito, Eriberto Leão e Caio Castro.

A ação faz parte da estratégia do empreendimento para dar destaque às suas operações de moda, que incluirão ainda uma campanha publicitária e sua revista customizada. No total, o empreendimento está investindo R$ 1,2 milhão para divulgar a nova coleção.

Alshop divulga finalistas do Prêmio Alshop Lojista

Foram mais de 2,850 milhões de votos recebidos pela internet durante aproximadamente um mês. Agora, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) revela as empresas finalistas do Prêmio Alshop Lojista, cuja cerimônia de premiação aos vencedores acontecerá no dia 10 de junho no Clube Monte Líbano, na capital paulista.

Durante o período de votação, o consumidor se cadastrou na página do evento (www.alshop.com.br/premio), por meio de CPF próprio ou de um responsável legal, dono de um e-mail válido. A partir dos dados fornecidos pelo internauta, foram eleitas três empresas finalistas para cada uma das 40 categorias existentes na premiação. Estas marcas serão ainda homenageadas pela Alshop em um almoço, reunindo mais de 250 empresários, no dia 8 de junho, também em São Paulo.

A décima segunda edição do Prêmio Alshop Lojista conta com o patrocínio oficial da Savoy Imobiliária Construtora Ltda.; patrocínio Platinum da Mastercard; patrocínio Gold da Redecard; apoio dos jornais Brasil Econômico e O Estado de São Paulo; além da organização da Ness Eventos.

Confira as marcas finalistas em suas respectivas categorias:

Cafeteria: Café do Ponto; Casa do Pão de Queijo e Rei do Mate

Culinária Rápida: Montana Grill; Patroni Pizza e Vivenda do Camarão

Fast-Food: All Parmegiana; Baked Potato e Burger King

Restaurantes: Almanara; Bon Grillê e Outback

Calçados Esportivos: A Esportiva; Centauro e Puma

Calçados Femininos: Capodarte; Carmen Steffens e Pontal

Calçados Masculinos: CNS; Mr.Cat e Pontal

Artigos para o Lar: Cleusa Presentes; Imaginarium e Tok&Stok

Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos: Casas Bahia; Cybelar e Magazine Luiza

Móveis e Decoração: Breton Actual; Etna e Imaginarium

Jeanswear Básico: Acostamento; Khelf e Puramania

Jeanswear Feminino: Colcci; Ellus e Triton

Jeanswear Masculina: Aramis, Cavalera e Colcci

Moda Esportiva: A Esportiva; Poderoso Timão e Roxos e Doentes

Moda Feminina: Barred’s; Bob Store e Brooksfield Donna

Moda Feminina Casual: Cori; Espaço Fashion e M.Officer

Moda Feminina Premium: Animale; Carlos Miele e Maria Bonita

Moda Infantil: Brooksfield Jr., Chicco e Chicletaria

Moda Íntima Feminina: Any Any; Casa das Calcinhas e Hope

Moda Jovem: Arte na Rua; Colcci e TNG

Moda Masculina Casual: Aramis; M.Officer e Vila Romana

Moda Masculina Clássica: Brooksfield; Camisaria Colombo e Vila Romana

Moda Praia: Água de Coco; Blue Man e Rosa Chá

Moda Vanguarda: Adriana Barra; Alexandre Herchcovitch e Doc Dog

Bolsas e Acessórios: Accessorize; Louis Vuitton e Victor Hugo

Brinquedos: BMart Brinquedos; Brinquedos Laura e PB Kids

Complementos e Acessórios: Accessorize; Chilli Beans e Inovathi

Farmácias/Drogarias: Drogão; Droga Raia e Drogasil

Joalheria e Relojoaria: Amsterdan Sauer; Carvy e Júlio Okubo Joias

Lazer e entretenimento: A Esportiva; Fnac e Livraria Nobel

Lojas de departamento: Fnac; Lojas Americanas e Preçolândia

Mega Store Fashion: Hering; Luigi Bertolli e Zara

Óticas: Fototica; Mitani Ótica e Óticas Carol

Perfumaria e Cosméticos: Akakia; Anna Pegova e Contém 1g

Serviços: Cia.Athlética; Doctor Feet e Jacques Janine

Surf Wear: Billabong; HB Surf Wear e Oakley

Underwear: Casa das Meias; Hope e Lupo

Melhor Atendimento Virtual: Fast Shop; Hering e Livraria Cultura

Respeito ao Consumidor: Hering; Livraria Cultura e O Boticário

Transparência no Atendimento: Fast Shop; Livraria Cultura e O Boticário

Encontro de trocadores de figurinhas acontece sábado no Shopping Prado

Apesar de Dunga ter deixado de fora da seleção alguns jogadores que faziam parte do álbum da Copa do Mundo 2010, a mania de colecionar, trocar e se divertir com as figurinhas de craques do campeonato não foi abalada. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que ainda não completaram o álbum do Mundial da África do Sul tem a chance de encontrar os jogadores que faltam no próximo sábado (15/05), a partir das 15h00, durante o encontro de trocadores de figurinhas promovido pela Banca Space Box no Shopping Prado, em Campinas, no interior paulista.

Caso alguém não tenha sorte e consiga trocar as figurinhas repetidas pelas desejadas, a Banca Space Box venderá figurinhas da Copa durante o evento, que pretende reunir mais de cem colecionadores. No encontro não será permitida a venda de cromos.

O Shopping Prado está localizado na esquina da Av.Washington Luiz com Av. Jorge Tibiriçá, próximo à Av. Francisco de Paula Souza, saída para Valinhos. Para mais informações, acesse www.shoppingprado.com.br/localizacao.php