BNDES ajuda municípios com R$ 2 bilhões do PAC 2

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai disponibilizar R$ 2 bilhões para empréstimos aos estados e municípios que não tiverem recursos em caixa para custear a contrapartida que será exigida pelo governo federal para a execução de projetos do Programa de Aceleração do Crescimento, na segunda edição do programa, o PAC 2. O percentual da contrapartida será anunciado na próxima semana pelo governo, conforme informou hoje, mais cedo, a coordenadora do PAC, Miriam Belchior, durante encontro com prefeitos em Brasília.

O BNDES informou há pouco que bancará os empréstimos, mas os recursos serão operados através da Caixa Econômica Federal. Até 31 de março, o BNDES computava financiamentos de R$ 123,2 bilhões no PAC. A carteira de créditos do banco tem investimentos de R$ 216,2 bilhões em setores estratégicos para o crescimento sustentável do país, nas áreas de energia elétrica, petróleo e gás e combustíveis renováveis; em rodovias, ferrovias e marinha mercante, em saneamento, urbanização e metrôs e nos sistemas de escrituração digital da administração pública.

Novidades na sala XD do Cinemark do Shopping União de Osasco

A Rede Cinemark coloca à disposição dos frequentadores do Shopping União de Osasco, na Grande São Paulo, o sistema de lugares marcados para a sala XD (Extreme Digital Cinema). Os clientes poderão comprar os ingressos com lugares marcados na bilheteria, pela internet (através do site www.cinemark.com.br) ou nos tótens localizados próximos a entrada do cinema.

A Cinemark já conta com esse sistema para todas as salas nos complexos dos Shoppings Iguatemi, Cidade Jardim, Market Place, Pátio Higienópolis, Pátio Paulista, Villa Lobos (São Paulo), Colinas (São José dos Campos), Downtown, Botafogo Praia Shopping (Rio de Janeiro), Floripa Shopping (Florianópolis), Barra Shopping Sul (Porto Alegre) e do Flamboyant Shopping (Goiânia).

Serviço:

Valores do ingresso:
Segunda, terça e quinta-feira: R$ 10 (até as 17h00) – R$ 12 (após as 17h00)
Quarta-feira: R$ 10 (o dia inteiro)
Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 14 (até as 17h00) – R$ 16 (após as 17h00)

Sala XD: sala 1 (362 lugares)
Segunda, terça e quinta-feira: R$ 23
Quarta-feira: R$ 22
Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 27

Mattel do Brasil e Shopping Pátio Higienópolis lançam exposição inédita de Barbies negras

De 13 a 26 de maio, o Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, será palco da exposição “Black Barbie”, que homenageia a beleza negra e celebra os 30 anos da primeira Barbie negra, criada em 1980. A mostra, inédita no Brasil, conta a trajetória, por meio de 80 exemplares raros, das bonecas afrodescendentes da linha Barbie, incluindo suas primeiras amigas negras, criadas na década de 1960.

A mostra apresentará, em primeira mão no Brasil, as bonecas So In Style (S.I.S.) – a nova linha Barbie de bonecas negras com feições autênticas, como lábios mais grossos, nariz mais largo, maçãs do rosto proeminentes e cabelo mais encaracolado. S.I.S foi idealizada e desenvolvida por Stacey McBride-Irby, designer da Barbie há 12 anos, que queria criar uma linha de bonecas para refletir o cotidiano de sua filha e de sua comunidade. “É importante que as crianças, desde cedo, criem referências sobre suas raízes. A Barbie sempre refletiu culturas e tendências contemporâneas dos mais diversos povos e a linha So In Style é o exemplo mais recente disso”, afirma Ana Furtado, gerente da Divisão Girls da Mattel do Brasil.

Outra atração exclusiva da exposição será o modelo único de Barbie negra customizada pelo estilista brasileiro Wilson Ranieri, que se destacou na última edição do São Paulo Fashion Week pelo uso de estampas, cores e tecidos. No figurino criado pelo estilista, Barbie usa um elegante vestido confeccionado com a técnica de moulage – construir a roupa sobre um busto de costura. A exposição traz, ainda, dezenas de moldes de rostos que Barbie recebeu através dos tempos e revela a beleza negra em várias facetas: desde a alta-costura até a moda street, nas raízes africanas, nas profissões modernas e nos contos de fadas.

“Trazer ao Brasil e ao Pátio Shopping Higienópolis uma exposição inédita da boneca Barbie é, além de relembrar sua criação e beleza, entender a cultura ‘Barbie’ como ícone fashion de várias gerações. As bonecas inspiradas na cultura afro fazem homenagem, também, à África do Sul, que este ano receberá o maior evento esportivo do futebol”, afirma Marinei Cestari, gerente de Marketing Corporativo da Brookfield.

As bonecas expostas fazem parte do acervo do colecionador paulista Carlos Keffer, que possui uma das maiores e mais valiosas coleções de Barbie do Brasil. Em parceria com o fotógrafo Ricardo Schetty, Keffer tem realizado exposições itinerantes pelo país que já foram vistas por mais de oito milhões de pessoas, desde 2002. A agência EVA Comunicação é responsável por toda a comunicação visual do evento.

Alguns destaques da exposição: a primeira Barbie Negra (Black Barbie) e o primeiro Ken Negro (Ken Malibu), a Barbie Deusa da África (uma rara e valiosa boneca criada pelo consagrado estilista Bob Mackie), Barbie Bond Girl (espiã de 007, inspirada na atriz negra Halle Berry e no clássico “007 – Um Novo Dia para Morrer”), Barbie Uhura (a personagem do filme “Star Trek” e inspirada nos traços da atriz negra Zoe Saldana), Barbie Diana Ross, Christie Pop Life (a melhor amiga de Barbie com trajes inspirados na era moderna e nas criações de Paco Rabanne, o primeiro estilista que fez desfilar modelos negras), a Barbie Alvin Ailey (como uma bailarina em homenagem aos 50 anos da companhia negra de dança Alvin Ailey) e profissões como bombeira, médica e astronauta.

Zelo inaugura hoje sua quarta loja em Brasília

Ontem (12/05), a rede de cama, mesa e banho Zelo inaugurou sua quarta loja no Distrito Federal. O local escolhido foi o Taguatinga Shopping, em Brasília. A loja venderá produtos das melhores marcas em cama, mesa e banho, além das linhas exclusivas desenhadas por Alexandre Herchcovitch. Além disso, produtos exclusivos desenvolvidos em parceria com importantes marcas como Karsten, Buddemeyer e Artex, poderão ser encontrados na nova loja da rede.

Com esta inauguração, a Zelo passa a ter 39 lojas pelas principais regiões do país, além da Zelonet, loja virtual que oferece produtos com preços e condições de pagamento exclusivos e entrega em todo território nacional.

Feirão da Casa Própria começa hoje em São Paulo

Começa nesta quinta-feira (13/05) e vai a até domingo (16/05) a sexta edição do Feirão da Casa Própria da Caixa, em São Paulo, no Centro de Exposição Imigrantes, no Jabaquara (zona sul). O evento vai oferecer 151.845 imóveis de R$ 72 mil a R$ 1,2 milhão, entre usados, novos e na planta, no valor de R$ 24,6 bilhões. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas passem pelo evento.

O horário do Feirão é das 10h00 às 21h00 (nos dias 13 e 14) e das 09h00 às 20h00 (nos dias 15 e 16 de maio). Para quem vai a pé, a organização irá oferecer diversos ônibus que sairão da estação Jabaquara do metrô todos os dias, sempre uma hora antes da abertura e uma hora depois do encerramento.

Os documentos básicos para levar no feirão são: carteira de identidade, CPF, o comprovante de residência e os três últimos contracheques. Para a renda informal, serão pedidos extratos bancários e fatura dos três últimos meses do cartão de crédito. Os financiamentos variam conforme a renda, o valor do imóvel e o prazo de pagamento. O interessado pode escolher usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), recursos da poupança (o SBPE), por meio do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e ainda o programa Minha Casa, Minha Vida.

No caso dos financiamentos, o mercado oferece taxas de juros a partir de 8% e o prazo de pagamento varia de dez anos (com as construtoras) e de até 30 anos (bancos). O recomendado é que o interessado faça a simulação do financiamento pelo site da Caixa (www.caixa.gov.br) para ter uma noção do valor da prestação. Vale ressaltar que para conseguir a aprovação, o empréstimo só pode comprometer até 30% da renda (se for feito pelo SFH) e até 10% (no caso do programa Minha Casa, Minha Vida). Especialistas ouvidos pelo R7 reforçam ainda que o mutuário deve prestar atenção no valor do condomínio, que pode ultrapassar o valor das prestações, no caso dos imóveis-clube.

As taxas de juros também possuem variações, de acordo com a forma de pagamento. Se o mutuário escolher o débito automático, as taxas costumam ser mais baratas que as do carnê. NO geral, as taxas variam de 4,5% mais TR (Taxa Referencial) para o Minha Casa Minha Vida e de 4,5% a 13% ao ano, mais TR, nos casos de utilização do FGTS e do SBPE.

Vale ficar atento com a data de vencimento do financiamento porque dois dias de atraso já conta como inadimplente para a Caixa e o nome do proprietário do empréstimo já pode ir para o SPC/Serasa. Os imóveis mais baratos são oferecidos na região metropolitana de São Paulo, como em Mogi Das Cruzes (R$ 72 mil), Suzano (R$ 90 mil), Ferraz de Vasconcelos (R$ 85 mil) e Guarulhos (R$ 92 mil).

Na capital, os empreendimentos possuem valor médio de venda de R$ 130 mil, sendo a maioria em bairros distantes do centro, como na Vila Matilde (zona leste) e Santo Amaro (zona sul). Na região do Ipiranga (zona sul), o mutuário encontra imóveis onde poderá escolher entre recursos da poupança ou Minha Casa, Minha Vida.

As ofertas mais caras são na região central, que envolve a avenida Paulista e a Sé, onde são encontrados imóveis com valores superiores a R$ 1 milhão. Nesse caso, o financiamento só é oferecido com recursos da poupança (SBPE), que possui taxa de 8,2% ao ano para imóveis de até R$ 150 mil. Para empreendimentos acima desse valor, a taxa sobe para 10,02% ao ano.

Comércio em SP tem melhor trimestre da década

O comércio da Grande São Paulo registrou forte aumento nas vendas no primeiro trimestre do ano, puxado pelo cenário da melhora na renda e no mercado de trabalho neste ano. Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de SP (Fecomercio) divulgada nesta quarta-feira (12/05) mostra que o varejo cresceu 11% entre janeiro e março. Segundo a instituição, é o maior aumento da década para um primeiro trimestre. As vendas e o faturamento cresceram nos três segmentos pesquisados – supermercados, eletrodomésticos e comércio automotivo.

Altamiro Carvalho, assessor econômico da Fecomercio, diz que a expansão no varejo é resultado das medidas anticrise adotadas pelo governo, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos, eletrodomésticos e materiais de construção. “A redução no nível de desemprego, que está em um dos menores patamares já registrados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o aumento da massa salarial real, foram outros determinantes para o aumento do nível de consumo. Os supermercados, que respondem por um terço do faturamento do varejo em SP, tiveram aumento de 3,4% no trimestre. O economista explica que o setor foi um dos poucos que já estava em uma situação melhor antes da crise. Isso porque os consumidores direcionavam suas compras essencialmente para os bens de consumo não duráveis, caso principalmente de alimentos.

O comércio automotivo cresceu 16,8% no período, enquanto o setor de eletrodomésticos e eletroeletrônicos subiu 12%, e o de móveis e decoração, 13,6%. Para a federação, os próximos meses podem ser de ajuste, embora o consumidor ainda mostre confiança para continuar conmprando. “Os paulistas estão muito mais propensos ao consumo e, o que é ainda mais positivo, dispostos a manter esse ritmo de compras nos próximos meses”.

Nesta quarta-feira, o IBGE divulgou dados sobre as vendas e a renda do varejo em todo o país. Março de 2010 foi o melhor da história para o setor, com crescimento de 15,7% nas vendas frente a março de 2009, enquanto os ganhos subiram 19,1%. O IBGE diz que essas variações são os reflexos mais claros das políticas anticrise adotadas pelo governo. “Tal desempenho é fruto do aumento do poder de compra da população, decorrente do aumento da massa dos assalariados. Também contribuiu o fato de a variação de preços dos alimentos ter ficado abaixo da inflação média”. As variações são as melhores desde o início da série histórica, em 2001.

Até este ano, a maior variação nas vendas havia ocorrido em março de 2007 (alta de 11,56%). Quanto à renda do setor, o melhor mês de março fora o de março de 2008, com aumento de 15,61%.

Grife mineira de joias estreia em Salvador

Nome referência no universo joalheiro de Belo Horizonte, a empresária Rosália Nazareth estréia no mercado soteropolitano e, para apresentar sua nova coleção, faz coquetel e desfile de joias no dia 25 de maio, às 18h00, na Alphorria, no Shopping Barra, em Salvador, onde mantém uma vitrine permanente. Batizada de “África”, a nova coleção traz preciosidades em forma de flores usando diamantes coloridos, ouro rosé e pérolas em tons de bronze e chocolate, trazendo para Salvador um pouco do que se vê nas vitrines européias.

Multiplan vê lucro líquido subir 81,1% no primeiro trimestre, para R$ 78,57 mi

A Multiplan (MULT3) revelou seu resultado do primeiro trimestre de 2010, apresentando lucro líquido ajustado de R$ 78,57 milhões, avanço de 81,1% em relação ao mesmo período de 2009.

Tanto no Ebitda (geração operacional de caixa) ajustado quanto na receita líquida, a alta se manteve. O primeiro montante totalizou R$ 85,29 milhões, expansão de 42,3% na relação anual. Já a segunda cifra mostrou variação positiva de 35,1%, ao somar R$ 136,38 milhões. A margem Ebitda (relação percentual entre a receita líquida e o Ebitda) da Multiplan subiu 3,15 pontos percentuais, para 62,5%.

A ABL (Área Bruta Locável) total da Multiplan foi de 532 mil m² nos três primeiros meses do ano, um avanço de 9,9% em relação aos 484 mil m² vistos no primeiro trimestre de 2009.

História do Shopping Itaguaçu em programetes na RIC TV Record

A comemoração dos 28 anos do Shopping Itaguaçu, de São José, região metropolitana de Florianópolis, é marcada pela exibição de programetes de um minuto cada, que mostrarão a trajetório do empreendimento ao longo deste período. Os filmes estão sendo veiculados nas terças e quintas pela emissora de televisão aberta Ric Record durante os meses de maio, junho e julho em dois horários.