Mantega: BRICs representarão dois terços da economia mundial em cinco anos

Os principais países emergentes, Brasil, Rússia, Índia e China (os BRICs), representarão dois terços da economia mundial nos próximos cinco anos, de acordo com o ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega. “Nos próximos cinco anos, são os países emergentes, os BRICs, os que vão liderar o crescimento mundial e responder por dois terços da economia mundial, e com um crescimento de 5% a 5,5% o Brasil estará entre eles”, previu o ministro em um discurso em uma conferência sobre a economia brasileira em Madri.

A previsão oficial de crescimento do Brasil em 2010 é de 5,5% a 6% do Produto Interno Bruto (PIB), recordou Mantega, antes de afirmar que esta é uma estimativa “conservadora”, já que alguns analistas acreditam em uma alta de 6% a 7%. Nos outros países do BRIC, a China deve crescer 10%, a Índia 7% e a Rússia 5,5%, segundo o ministro. “Temos todas as ferramentas para chegar ao final da década como uma das economias mais pujantes do mundo”, declarou em seguida o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), os BRICs representaram entre 2000 e 2008 quase 50% do crescimento mundial. Até 2014, os quatro países devem ser responsáveis por 61% do crescimento econômico. Para o ex-ministro espanhol da Economia Carlos Solchaga, o “Brasil é hoje um dos melhores exemplos de êxito na globalização”. “E ao Brasil do amanhã desejamos um grande êxito no mundo da googlelização”, completou. “A solidez institucional e a estabilidade política do Brasil nos últimos anos fazem com que as mudanças políticas, se acontecerem, não representem mudanças inesperados para a economia”, disse Solchaga, poucos meses antes da eleição que decidirá o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-ministro socialista destacou ainda “uma administração da política macroeconômica absolutamente impecável”, um superávit nas contas públicas de mais de 3%, inflação moderada e a previsão de crescimento de 6% do PIB ou mais. O presidente Lula também deve discursar na conferência nas próximas horas.

Tok&Stok no Viva a Mata 2010

Sempre engajada em ações de responsabilidade socioambiental, a Tok&Stok é parceira da Fundação SOS Mata Atlântica na 6ª edição do “Viva a Mata” – Mostra de Iniciativas e Projetos em prol da Mata Atlântica, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, das 9h às 18h, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Durante todo o evento, a rede promove, em seu estande, diversas atividades como jogos para crianças e adultos, além da presença de contadores de história com temas relacionados à conservação da Mata Atlântica. Em paralelo à programação, a partir do dia 21 de maio, nas lojas físicas de todo o país, os clientes poderão se juntar mais uma vez à rede em prol da restauração florestal da Mata Atlântica, através do aporte de R$ 12 por uma muda de árvore. A quantia é referente ao plantio, identificação, manutenção e acompanhamento das áreas, e o cliente ainda receberá um certificado da SOS Mata Atlântica, além do adesivo “EU PLANTEI UMA ÁRVORE”.

A iniciativa, que compõe o Programa Florestas do Futuro da SOS Mata Atlântica, é uma continuidade da parceria firmada em 2008 com a Fundação, que visa à restauração das florestas feitas com espécies nativas em áreas de matas ciliares. Só no ano passado, na primeira fase da campanha, a Tok&Stok e seus clientes contribuíram com o plantio de 20 mil mudas. Recentemente, a Tok&Stok lançou, com exclusividade e em parceria com a SOS Mata Atlântica, as linhas Sapo Cururu e Mulungu Folhas, de acessórios e roupas de cama, desenvolvidas com duas estampas assinadas. Parte dos valores arrecadados com as vendas dos produtos é revertida para diversos programas da Fundação.

Além disso, a rede mantém em sua cultura organizacional a preocupação com a preservação do meio ambiente e o cuidado com a responsabilidade social. Prova disso, é que, entre seus mais de 12 mil itens, estão também produtos sustentáveis, recicláveis, além de outros feitos artesanalmente por mais de 40 comunidades de diversos lugares do Brasil.

Início do sistema de CPF online é adiado para junho

A inscrição online no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) tem nova data para começar: até o fim de junho. Previsto para fevereiro deste ano, o adiamento foi justificado pelo secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, por problemas de adaptação de seus três parceiros nesse processo.

Ele anunciou que, no dia 7 de junho, entrará em vigor um novo serviço pela internet. A remessa expressa será totalmente informatizada, eliminando a papelada hoje necessária para o envio ou ingresso de encomendas do exterior no país, cujo fluxo atual gira em torno de 15 mil operações diárias. A ideia do Fisco é informatizar a retirada de CPF e acabar com o processo atual que envolve o cadastramento em papel, e leva 15 dias ou mais para a resposta ao contribuinte.

O novo processo será online. O número do CPF será entregue na hora. Mas ainda haverá a necessidade de apresentação de documentos a um agente público. Cartaxo explicou que a Receita Federal tem parceria com as instituições financeiras estatais Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além dos Correios, que possibilitam atingir contribuintes em todo o País. O Fisco já adaptou seu processo de informática, assim como o BB. Mas ainda faltam Caixa e Correios, citou Cartaxo.

Por isso, ele espera que em junho o novo serviço possa estar disponível para a população. Com um detalhe: a retirada do CPF será online, mas o contribuinte ainda terá que se dirigir ao BB, Caixa ou Correios para apresentar a documentação.

Shopping Piedade lança Bolão da Copa virtual com muitos prêmios

Qual o torcedor de coração que nunca arriscou um palpite dos placares dos jogos importantes do seu time ou até mesmo imaginou quem será o vencedor do campeonato atual? É difícil encontrar um brasileiro na terra do futebol que não se encaixe nessa estatística. Imagine agora, nas vésperas da Copa do Mundo? Sabendo disso e fazendo figa para que o Brasil seja hexacampeão, o Shopping Piedade criou um hotsite especial para os torcedores fanáticos pela bolinha fazerem suas apostas e concorrerem a vários prêmios, afinal, futebol e sorte sempre andaram juntos!

Desde ontem (18/05), está no ar a Promoção Placar Premiado, com o hotsite www.placarpremiado.com.br . Cada torcedor irá concorrer em duas modalidades: palpite individual e bolão da torcida. Para participar, basta dar o palpite dos placares dos três primeiros jogos do Brasil – contra a Coréia do Norte, no dia 15/06, Costa do Marfim, no dia 20/06 e Portugal, no dia 25/06 -, além de arriscar quem serão as três seleções vencedoras da Copa 2010. Os participantes poderão concorrer individualmente ou em grupo – reunindo os amigos e familiares. Para participar em grupo, basta indicar, no mínimo, mais três pessoas, que deverão também dar seus palpites individuais e todos já estarão concorrendo às duas categorias.

Qualquer pessoa poderá participar da promoção, independente de ter realizado compras no Shopping Piedade. Basta entrar no site. Os participantes poderão cadastrar seus palpites até as 14h30 do dia 15 de junho, quando o Brasil inaugura os gramados da África do Sul. O resultado será divulgado no site da promoção e no Shopping Piedade, em Salvador, no dia 12 de julho, um dia após o término do Mundial. Confira abaixo os prêmios para os vencedores:

– Palpite Individual:
1° lugar: 01 Netbook Asus 1005HA Black
2° lugar: 01 Netbook Asus 1005HA Black
3° lugar: 01 Máquina Digital Olympus 12MP

– Palpite Torcida:
1° lugar: 02 Câmeras Digitais 12MP, 2,7″, Zoom 5x – Samsung
2° lugar: 01 MP6 Player 2GB Fun GII – Moemaii
3° lugar: 01 DVD Player HDMI com Karaokê – Samsung

Vá ao Shopping Piedade ou acesse o site e confira o regulamento da promoção.

Anatel poderá criar cartão de celular com prazo de uso ilimitado

O gerente de Comunicações Pessoais Terrestres da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Nelson Mitsuo, disse nesta terça-feira (18/05) que a agência está estudando a criação de um cartão telefônico que não esteja associado a nenhum aparelho de celular para ser usado para ligações móveis.

Segundo ele, o cartão poderia ser usado em qualquer aparelho e teria prazo ilimitado de validade dos créditos. Essa solução resolveria o problema da validade dos créditos de celular pré-pago, que vem sendo questionada por órgãos de defesa do consumidor e pelo Ministério da Justiça.

Segundo Mistuo, que participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o preço da telefonia no país, a ideia vem sendo discutida pela Anatel desde a criação do sistema de pré-pago, mas ainda falta definir questões técnicas, como a plataforma de cobrança do serviço.

O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, disse hoje que a agência está trabalhando em conjunto com o Ministério da Justiça para encontrar soluções viáveis para o consumidor. “Há um entendimento entre os dois órgãos e disposição para encontrar uma solução técnica melhor para o consumidor”, disse.

População pobre está comprando alimentos de mais qualidade, diz estudo

As tendências de alimentação para as classes rica, média e pobre indicam que as pessoas de menor poder aquisitivo, que só compravam o básico, passaram a procurar por alimentos mais elaborados, melhores e saborosos.

A constatação é da pesquisa Perfil do Consumo de Alimentos no Brasil, encomendada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) ao Ibope, e apresentada nesta terça-feira (18/05) no seminário Brasil Food Trends 2020. “Você tem o mercado direcionado ao rico, e sempre haverá alimentos mais sofisticados ainda. Por outro lado, há alimentos hoje que eram reconhecidos como sofisticados, mas que são acessíveis também para as categorias mais baixas”, afirmou o coordenador técnico do Brasil Food Trends 2020, Raul Amaral Rego.

Entre as pessoas das classes A, B e C, 59% disseram que na hora de decidir pela compra é importante ter uma marca de sua confiança, 47% admitiram que analisam se o produto é gostoso e 32% afirmaram que avaliam se o produto é mais nutritivo. Os que avaliam se o alimento é de qualidade são 29% e os que dão importância para o preço baixo são 28%.

A pesquisa indicou ainda que a marca exerce maior influência na compra do arroz (44%), feijão (36%), café (32%), leite(24%), dos iogurtes (19%), das bolachas e dos biscoitos (14%) e dos alimentos congelados e semiprontos (13%).

Os produtos que mais despertam o desejo do consumidor quando lançados no mercado são os iogurtes (32%), as bolachas e os biscoitos (28%), o suco pronto para beber (27%), os chocolates e os bombons (25%), os queijos (24%) e os alimentos congelados e semiprontos (21%).

O gerente do Departamento de Agronegócio (Deagro) da Fiesp, Antonio Carlos Costa, disse que é difícil prever o futuro com relação às tendências alimentares da sociedade brasileira. “Nós não fizemos uma segmentação entre as classes rica, média e pobre. Quando falamos dessas tendências na pesquisa, algumas dessas peculiaridades ficam claras. Mas é interessante notar que o consumidor brasileiro está preocupado com os atributos como a segurança dos alimentos, qualidade, ética. Então é realmente um desejo da sociedade como um todo”.

Para a coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo, Sandra Chemim, quando o alimento é visto apenas pela praticidade, leva a um risco e mostra que a população brasileira está engordando cada vez mais. “A população busca produtos práticos, porém nem sempre ideais e nutritivos”. Segundo ela, aqueles que têm pouco tempo para se alimentar devem buscar uma alimentação mais diversificada possível. “O ideal é seguir a cultura alimentar: arroz, feijão, carne, verdura, legumes e frutas. Com isso atendemos todas as necessidades”.

Sandra destacou como ponto positivo da pesquisa o fato de que as pessoas, independentemente da classe social, vão buscar os produtos pela qualidade e pela saudabilidade. “Começamos a perceber que a população brasileira se preocupa muito com a saúde. Ou está começando a se preocupar. A população vai buscar algum produto que traga algum elemento que vai deixá-la mais saudável”, disse.

Classe C impulsiona e cresce número de pessoas físicas que aderem ao “atacarejo”

As pessoas físicas têm recorrido cada vez mais às compras em “atacarejos” – lojas que atendem tanto o atacado quanto o varejo -, revelaram dados da Nielsen, divulgados em parceria com a Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores (Abad).

De acordo com os dados, no modelo “cash and carry”, como é conhecido o “atacarejo”, a representatividade das pessoas físicas passou de 17% para 22% entre 2008 e 2009, o que mostra o maior interesse por esse tipo de estabelecimento.

Com a preferência dos consumidores, o atacado registrou crescimento de R$ 11 bilhões em seu faturamento entre 2008 e 2009, ao atingir R$ 131,8 bilhões no último ano, o equivalente a cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB).

No ano passado, mesmo marcado pelo crise, o segmento atacadista distribuidor apresentou alta nominal de 9,2%, sendo que a participação do atacado nas vendas tem sido mantida em 50% nos últimos cinco anos.

Um dos fatores que contribuíram para esse bom resultado foi certamente o aumento do poder de compra da classe C, que também representa hoje a maior fatia da renda nacional e é composta por 91 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Mas é inegável que o crescimento decorre também da atuação proativa das empresas do segmento, que mesmo durante a crise confiaram na solidez do mercado de consumo nacional e não interromperam os investimentos, seja em renovação da frota, tecnologia ou no aperfeiçoamento de suas relações com o varejo independente, seu principal cliente”, disse o presidente da Abad, Carlos Eduardo Severini.

Com retomada do crédito, crescem as dívidas acima de R$ 5 mil

A retomada do crédito no período pós-crise elevou em 40% o número de brasileiros com dívidas acima de R$ 5 mil.

Números do Banco Central mostram que o total de consumidores com empréstimo acima desse valor chegou a 25,7 milhões em fevereiro. Isso significa que cerca de 20% dos brasileiros com mais de 16 anos têm dívidas que equivalem a, pelo menos, quatro vezes a renda média nacional mensal.

Apesar desse aumento no endividamento, os dados do BC também mostram que cresceu a capacidade de pagamento. O gasto com dívidas compromete hoje 22% do salário do trabalhador brasileiro, uma melhora em relação a 2008 (22,4%) e 2009 (23,7%).

Drogaria São Paulo lança Campanha do Agasalho

As altas temperaturas do verão já estão dando espaço ao vento gelado do inverno. Exatamente por isso, a Drogaria São Paulo, dá início a Campanha do Agasalho, em sua edição 2010. A partir deste mês, todas as lojas da Rede nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro passam a funcionar como postos de arrecadação de agasalhos e cobertores.

“Temos no DNA a preocupação com a sociedade e o meio ambiente. Vemos esta iniciativa como sendo muito importante e queremos expandi-la para lojas de outros Estados. Acreditamos que Campanhas como esta reforçam o espírito de cidadania e a fraternidade junto a nossos funcionários e a nossos clientes”, comenta o diretor de Marketing, André Elias.

O destino das arrecadações será o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social das cidades onde a Rede está presente, que, por sua vez, repassarão as arrecadações às pessoas carentes, através de entidades assistenciais cadastradas, hospitais e albergues.

Para contribuir, basta visitar uma das lojas da Rede e depositar doações nas caixas sinalizadas, até o dia 30 de junho. Repassar a informação a colegas e amigos, também é muito importante. Consulte os endereços das lojas no site www.drogarisaopaulo.com.br.