Serviços e estacionamento elevam receita dos shoppings

Grandes companhias de shoppings oferecem mais serviços – como de administração, suprimento de energia e estacionamento- nos centros de compras para incrementar o seu faturamento e agregar valor aos seus empreendimentos. A Aliansce Shopping Centers, que possui participação em 13 malls, afirma que hoje a receita de serviços já compõe 13% da receita bruta, enquanto o estacionamento representa 9,4% da receita total -que foi de R$ 50,4 milhões no primeiro trimestre de 2009-, participações que devem crescer com a expectativa de começar a cobrar pelo estacionamento em três centros de compras em que ainda não o fazem, com a inauguração de dois shoppings, hoje em construção, e com outros projetos que deve lançar em breve.

Segundo Mauro Botelho, gerente financeiro da Aliansce, os serviços – que no caso da companhia incluem a administração do shopping, a do condomínio e a sua comercialização – e o estacionamento, fazem cada vez mais parte do seu core business e estratégia. “Os serviços são um diferencial e agregam valor aos shoppings, aumentam o potencial do empreendimento. Um estacionamento mal operado é percebido pelo cliente, e altera a sua decisão de consumo”, explica.

Hoje, o executivo afirma que não operam o estacionamento apenas no Santana Parque Shopping, que possui um acordo com a General Shopping, e no Boulevard Shopping Belém, por ser recém-inaugurado. Mas há outros três centros de compras do seu portfólio em que o estacionamento ainda não é cobrado e pode passar a ser: no Iguatemi Salvador, no Super Osasco Shopping e no Boulevard Shopping Campina Grande.

“Essa é nossa perspectiva. Em Salvador, já estamos prontos, e se tornará uma receita importante no futuro, já que é um shopping de grande movimento, de 500 mil carros por mês”, diz. Nos demais, a empresa aguarda apenas um acordo com as outras operações que estão no mesmo terreno dos shoppings, como hipermercados, com os quais devem estabelecer um tíquete mínimo para dar isenção de taxa de estacionamento a clientes que fizerem pequenas compras.

Com expansão de quatro shoppings este ano, onde investirão R$ 42,1 milhões, e outras quatro previstas para 2011, deve ocorrer a ampliação de vagas, o que também elevará a renda. Renato Botelho, diretor financeiro da Aliansce, destacou que em curto prazo a empresa anunciará novos negócios, que podem ser aquisições ou novos projetos, mantendo o ritmo de inaugurar um shopping por ano.

O executivo alega que estudos mostram que as vagas de estacionamentos gratuitos são mal aproveitadas, uma vez que são usadas por pessoas que moram e trabalham perto do shopping e que este é um argumento para passar a cobrar por ele. A receita obtida traria redução de custos para os lojistas.

Na General Shopping, que possui 13 shoppings e um autoshopping, o montante obtido com esses serviços também já está representando mais dentro da receita bruta total e vem se destacando, conforme disse ao DCI Alessandro Veronezi, presidente da companhia. Hoje, a empresa é responsável pelo estacionamento de oito shoppings e prevê potencial de implementá-lo em outros quatro malls.

No primeiro trimestre, a receita com serviços aumentou 13% sobre o mesmo período do ano passado (R$ 5,4 milhões), alcançando R$ 6,3 milhões. A maior parte desse valor é composta pelo faturamento dos estacionamentos, que foi de R$ 4,6 milhões no primeiro trimestre – alta de 17%.

Além dos serviços de administração e estacionamento, a General Shopping deve explorar outros serviços, como o de suprimento de água e energia e o de locação de equipamentos para a sua distribuição e transmissão. Em apenas cinco malls a empresa é responsável pela energia, e acredita que poderá fazê-lo em outros seis.

A Iguatemi Empresa de Shopping Centers é outra que obtém uma receita significativa do estacionamento. No seu caso, ele representa 15% da receita bruta e cresceu 29,6% frente a 2009.

Com nova Telebrás, teles temem perder R$ 20 bilhões

As companhias telefônicas temem perder R$ 20 bilhões por ano com a volta da Telebrás. O valor se refere a contratos com a administração pública (federal, estadual e municipal, mais estatais) — 20% do faturamento líquido das teles em 2009. Segundo apurou a reportagem, a resistência das empresas ao Plano Nacional de Banda Larga vem do receio de perder as contas de governo, não da eventual atuação da Telebrás na oferta de acesso à internet a usuários finais em locais remotos. As operadoras alegam que atender à administração pública foi determinante em seus planos de negócios quando participaram da privatização, em 1998.

Para o presidente da Telebrás, Rogério Santanna, o Governo Federal não representa fatia de mercado significativa para as teles a ponto de justificar reclamação. Ele ratificou que o governo irá contratar a estatal sem licitação. Santanna disse que as teles não deveriam estar preocupadas com as compras do governo federal, mas que deverão ter que baixar os preços cobrados de seus outros clientes. “Eles cobram valores altos e terão que baixar, porque a Telebrás vai entrar no mercado”, disse.

Shopping Colinas comemora 13 anos com concerto e coquetel para lojistas

Hoje (19/05), o Shopping Colinas, em São José dos Campos (SP), comemora 13 anos de fundação, consolidando uma história de sucesso. Nesse período, o complexo de compras passou por mudanças, reformas e reafirmou seu compromisso de oferecer as melhores grifes e os entretenimentos de maior qualidade.

Para marcar a data, o shopping promoverá um concerto com a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, que apresentará um repertório de músicas nacionais e clássicos internacionais. Na sequência, os convidados vão participar de um coquetel. O evento será realizado no Teatro Colinas a partir das 19h30.

Os 13 anos foram marcados por campanhas inovadoras, promoções diferenciadas, shows, peças teatrais e programação de férias. Ações essas promovidas constantemente desde a inauguração. Desses eventos, destacam-se os desfiles de lançamento de coleção que movimentaram a cidade, trazendo artistas e modelos de projeção nacional, os sorteios de carros zero quilômetro em comemoração ao Dia dos Pais, a decoração de Natal, os festivais de teatro infantil e a comemoração pelo centenário da imigração japonesa.

Na área comercial, o Shopping Colinas é referência na região por oferecer um mix exclusivo e completo, com as principais grifes de moda, os principais restaurantes e as melhores empresas de prestação de serviços. Esse posicionamento estratégico credencia o Colinas como o shopping mais charmoso da região. Com cerca de 140 lojas, o Shopping Colinas recebe mensalmente cerca de 860 mil pessoas. Esse número vem crescendo constantemente nesses últimos anos.

Para manter o ambiente de requinte e atender as expectativas dos clientes, o shopping investe constantemente na melhoria das instalações, com reformas e ampliações. Somente no último ano foi investido cerca de R$ 1 milhão, na modernização das instalações. Os banheiros foram revitalizados, ficando totalmente automatizados, foi criado o Espaço Família, uma área dedicada a famílias com crianças pequenas e mais recentemente, o Teatro Colinas abriu as portas, consolidando a vocação do Shopping Colinas em oferecer o melhor.

Greve de ônibus afeta 1,3 milhão na Grande SP

Cerca de 1,3 milhão de moradores das cidades de Guarulhos e Arujá, na região leste da Grande São Paulo, terão uma quarta-feira (19/05) muito difícil, em razão de uma greve, que teve início à 0h, dos cerca de 12 mil motoristas e cobradores das viações Vila Galvão, Guarulhos, Guarulhos Transportes, Transguarulhense, Viação Arujá e Transdutra.

Segundo o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Urbanos, Metropolitanos e Intermunicipais de Guarulhos e Região (Sincoverg), a categoria reivindica aumento salarial de 14,10%, vale refeição de R$ 12, fim da dupla função (motorista e cobrador ao mesmo tempo, no caso dos micro-ônibus), 30 minutos de refeição remunerada, melhorias no convênio médico e cesta básica, além da jornada de 40 horas semanais. A data-base da categoria é em 1º de maio.

As empresas de ônibus propuseram na contraproposta um reajuste salarial de 5,5%. Em nota, a Prefeitura de Guarulhos afirmou que “em razão da paralisação, a Secretaria de Transportes e Trânsito autorizou as lotações devidamente regularizadas a operarem durante todo o dia, sem restrição de horários.

Minas Shopping recebe prêmio Top of Mind nesta semana

Pelo segundo ano consecutivo, o Minas Shopping, em Belo Horizone, está listado na categoria “Liderança” do prêmio Top of Mind, que tem como objetivo medir o grau de lembrança das marcas de diversos segmentos e produtos do mercado mineiro. A entrega da premiação, que está em sua 15ª edição, será na sexta-feira, 21 de maio, no Ouro Minas Palace Hotel, às 20h00.

Ao rever os rumos que o shopping vem tomando nos últimos anos, não é difícil perceber por que o centro de compras está na cabeça dos consumidores. Obras de expansão, eventos variados, interação com a comunidade, ações de estímulo às vendas e prêmio internacional por projeto de cunho socioambiental. Esses foram alguns dos destaques de 2009 para o Minas Shopping, que completou 18 anos com bons resultados. Com expectativas positivas para 2010, o centro de compras encerrou o ano passado com crescimento de 20% no faturamento e aumento de 12% no fluxo de clientes.

Durante o ano, o shopping investiu cerca de R$ 13 milhões em reformas e novas instalações. Em setembro, a praça de alimentação ganhou oito novos restaurantes e teve sua área ampliada em cerca de mil metros quadrados, com 330 lugares a mais e 950 assentos no total. Também ganharam novo visual a fachada externa e os jardins do entorno do mall.

Além das melhorias no espaço físico, o Minas Shopping apostou na revitalização de seu mix de lojas e em ações destinadas à sociedade. Entre eles, exposições de arte e eventos motivados por feriados e datas comemorativas, como Carnaval e Dia das Mães. Uma iniciativa de destaque foi o “Minas Fashion – Simple Life”, evento de moda que reuniu, em outubro, aproximadamente 3 mil pessoas no galpão anexo ao shopping —espaço que será, futuramente, o centro de convenções da cidade. “É visível que nossos negócios vão além da esfera do varejo; nós nos empenhamos em oferecer atividades que sejam interessantes para a população”, explica a gerente de marketing do Minas Shopping, Lucy Jardim.

Em outubro do ano passado, o Minas Shopping foi condecorado pelo International Council of Shopping Centers (ICSC) — Conselho Internacional de Shoppings Centers. A instituição, que reúne cerca de 60 mil empreendimentos no mundo, promove premiações para reconhecer iniciativas de excelência e inovação de centros de compras em todos os continentes. O título foi disputado entre países da América Latina e o Minas Shopping foi o único centro de compras mineiro contemplado. A conquista da categoria Ouro, o mais alto patamar da premiação, veio com o projeto “Minas Shopping e comunidade: uma sociedade sustentável”.

O prêmio foi motivado pela iniciativa de criar um projeto de reaproveitamento e destinação adequada para as 50 toneladas de lixo produzidas mensalmente no shopping. Com a crescente demanda social e do próprio centro de compras por uma solução ambientalmente correta para tantos detritos, em 2007 o Minas Shopping firmou parceria com a Associação dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis (Astemarp).

Telefonia celular tem baixa qualidade e preço alto, diz ministério

O coordenador jurídico do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, Amaury Martins Oliva, afirmou nesta terça-feira (18/05), em audiência na Câmara, que, levando em consideração a qualidade do serviço de telefonia celular no Brasil, o consumidor brasileiro paga caro por um produto ruim. Este ponto é, em parte, sustentado por pesquisa da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que apontou o Brasil como o país que cobra a quarta tarifa de celular mais cara do mundo.

No entanto, representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das operadoras de telefonia afirmaram que os preços do mercado são inferiores aos da pesquisa. O assunto foi discutido hoje em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor.

Segundo o gerente-geral de Comunicações Terrestres da Superintendência de Serviços Privados da Anatel, Nelson Mitsuo, e o diretor da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), Eduardo Levy, a pesquisa foi baseada no valor dos planos básicos das operadoras, sem levar em consideração as promoções. Segundo Levy, o valor do minuto efetivamente cobrado do consumidor é 30% menor do que o preço apontado pela UIT. Mitsuo ressaltou o serviço de telefonia pré-pago, que não foi tratado pela pesquisa da UIT. “O pré-pago é um telefone público de bolso, em que a pessoa pode fazer chamadas a cobrar ou pagar até cinco centavos pela ligação”, afirmou.

Eduardo Levy disse ainda que as operadoras brasileiras registram lucros menores do que a média mundial e criticou a carga tributária imposta ao setor, que, segundo ele, elevam as tarifas cobradas. “A telefonia paga mais impostos do que cigarros e perfumes. A cada R$ 100 de serviços prestados, R$ 40 são impostos”, criticou.

O deputado Dimas Ramalho (PPS-SP) ironizou o quadro negativo apresentado pelo diretor da Telebrasil. “Se os preços efetivos são menores do que o da pesquisa, a carga tributária é alta e a margem de lucro é pequena, então quer dizer que a telefonia é um péssimo negócio?”, disse o parlamentar.

Para Amaury Martins de Oliva, o preço cobrado pelas operadoras deve ser avaliado em relação à qualidade do serviço prestado. Ele lembrou que as operadoras de telefonia celular estão no ranking das reclamações aos órgãos de defesa do consumidor. “De uma forma geral, o serviço é caro e há uma quebra da expectativa do consumidor em relação ao serviço prometido pela operadora e aquele prestado”, criticou Amaury. Segundo ele, das dez empresas que estão no topo das reclamações aos órgãos de defesa do consumidor, quatro são operadoras de telefonia celular.

O diretor da Telebrasil afirmou que o número de reclamações é pequeno em relação ao número total de consumidores das operadoras, que é de 238 milhões, e enfatizou que as operadoras têm se esforçado para atender melhor os clientes. “Os números absolutos de reclamações são altos; analisados em proporção, esse número cai”, disse Levy.

O representante do DPDC, no entanto, disse que o órgão já comparou o número de reclamações das operadoras de celular e de empresas financeiras, como as operadoras de cartões de crédito, que tem número de clientes semelhantes. “O setor de telecomunicações é 85% mais reclamado do que o de finanças, que também tem uma quantidade enorme de consumidores. Com essas duas grandezas é possível comparar a qualidade da prestação dos serviços”, disse Amaury.

Exposição “Cultura e Turismo, Aqui Tem” no Caxias Shopping

Termina dia 30 de maio a exposição “Cultura e Turismo, Aqui Tem”, em cartaz no Caxias Shopping. A mostra reúne 64 fotografias inéditas, distribuídas em 32 cartazes, que revelam as faces do turismo cultural, rural e do ecoturismo na cidade. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias e tem como objetivo fomentar a cultura e valorizar o que o município tem de melhor.

Entre os lugares clicados estão as cachoeiras de Xerém, as Fazendas Capivari e São Bento, o Parque Natural Municipal da Taquara, o Museu de Duque de Caxias, a Catedral de Santo Antônio e a Igreja de Santa Terezinha, uma das mais antigas da cidade. Destaque para a Igreja do Pilar, construída em 1720, considerada uma das construções mais bonitas e importantes da Baixada Fluminense.

A igreja, de arquitetura no estilo Barroco Mineiro, conta com imponentes altares revestidos de ouro e detalhes em madeira entalhada. As fotos fazem parte do acervo do fotógrafo Marcio Leandro. Vale conferir. A exposição “Cultura e Turismo, Aqui Tem” é gratuita e fica em cartaz diariamente até 20 de maio no Caxias Shopping – Rodovia Washington Luiz, 2895 – Duque de Caxias (RJ) – Telefone: (21) 2784-2000.

IGP-M aumenta para 0,95% na segunda prévia de maio

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado para reajustar contratos de aluguel, avançou para 0,95% no segundo levantamento de maio. Em mesmo período do mês passado, houve alta de 0,50%. O aumento mais marcado nos preços no atacado influenciou na aceleração.

Pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada nesta manhã mostrou que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), com contribuição de 60% no IGP-M, registrou elevação de 1,19% na segunda prévia deste mês, passando a taxa verificada em igual intervalo de abril, de 0,38%. Dentro do IPA, os produtos agropecuários acabaram 0,80% mais caros e os produtos industriais, 1,32%. Na parcial de abril, esses percentuais eram 0,59% e 0,32%, respectivamente.

Com peso de 30% no IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve pequena alteração, de 0,50% na segunda medição de abril para 0,45% um mês depois. Houve uma moderação no ritmo de alta no grupo Alimentação, que saiu de 1,57% para 0,56%, refletindo queda nos preços de hortaliças e legumes e adoçantes. Os laticínios subiram menos (4,26% para 2,67%).

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), com 10% de contribuição no indicador geral, deixou acréscimo de 1,25% na parcial de abril para 0,66% na segunda leitura de maio. Tanto o indicador relativo a Materiais, equipamentos e serviços (0,53%) como o referente à mão de obra (0,81%) verificaram marcas inferiores àquelas da segunda pesquisa de abril (0,75% e 1,80%, na ordem).

O segundo decêndio do IGP-M compreende o intervalo entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Riopreto Shopping é “invadido” por noivas em maio

O mercado do casamento está em alta. Mesmo com base em dados extra-oficiais, os negócios que envolvem o setor chegam a movimentar quase R$ 4 bilhões por ano. Os números são estimativas de empresários e especialistas do setor. Esse montante envolve desde os preparativos do noivado até a tão esperada festa. Para comemorar uma união feliz vale investir em tudo: festas sofisticadas; muitas flores; um álbum inesquecível de imagens; e uma mega estrutura para que a festa seja única e personalizada.

Pensando no “up” deste mercado, o Riopreto Shopping, em São José do Rio Preto, no interior paulista, realiza até o dia 30 de maio, na Praça III de Eventos, o evento “Noivas em Desfile”, com mais de 30 modelos para agradar até as mais exigentes consumidoras. Noivos, madrinhas e damas de honra também poderão conferir as últimas tendências no setor. Os desfiles acontecem nos finais de semana.

Sob organização da empresa Silvania Noivas, o evento trará em diversos espaços cerca de dez empresas parcerias para exporem seus produtos e serviços. “Vamos colocar em um só lugar diversas opções para facilitar a vida dos noivos. O público verá que temos em nossa cidade muitas novidades que não perdem nada para o que é encontrado nas grandes capitais”, explica o organizador do evento e proprietário da Silvania Noivas, Wilson Squiavetto. Um dos diferenciais do evento, que acontece pelo terceiro ano consecutivo no Riopreto Shopping Center, será a exposição de mais de 400 fotos de mulheres que já se casaram na cidade. “Não são celebridades, mas são as noivas famosas do dia-a-dia”, diz Squiavetto.

Participam do evento as empresas: Silvania Noivas; Carmo Móveis; Foto Costa; Organização Bernadete Buffet; 5.2 Produções; Alta Conexão Eventos Musicais, BM1 Banners Impressões, Izildinha Bolos e Doces, Wall Design e Ritmus Academia de Dança, que fará apresentações no Riopreto Shopping durante o evento.