Energia elétrica pode ficar 12% mais cara até 2013, diz estudo do Ipea

O preço da energia elétrica deve aumentar pelo menos 12% até 2013, segundo as previsões do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) presentes em um estudo divulgado nesta quinta-feira (20/05).

Considerando a renovação das concessões das usinas que o Governo Federal promoverá nessa data, o preço do megawatt-hora deve subir dos atuais R$ 121 para algo entre R$ 136 e R$ 141. Como as novas concessões serão distribuídas por licitações públicas, devem estabelecer novos preços para venda de energia.

O professor Adilson de Oliveira, autor do estudo, afirma que há alternativas para redução do aumento. Uma delas é mudar a forma como hoje as usinas gerenciam a água. O gerenciamento é feito com o objetivo de evitar o racionamento de energia no País. Contudo, devem ser estabelecidos parâmetros para que, quando os reservatórios tenham níveis de água satisfatório, as usinas usem a água excedente para produzir mais eletricidade e, assim, reduzir o preço da energia. “O governo precisa estabelecer um nível de segurança, onde não há risco de racionamento ou apagão. O restante deve ser definido pelo mercado”, declarou o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Oliveira destacou que 34% do preço final da energia elétrica do país equivale a tributos. Outros 12% são encargos obrigatórios. “A carga tributária é excessiva. Acho que o governo poderia agir para alterar isso”, declarou. Para o especialista, o preço da energia no Brasil poderia facilmente ser reduzido pelo menos 10%.

Apesar de descartar risco de racionamento de energia, o estudo mostra que o sistema brasileiro não é confiável. Para reverter os problemas existentes, na opinião de Oliveira, são necessários investimentos no setor e um fortalecimento do agente regulador, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Subway inaugura unidade no Shopping Anália Franco

A rede de fast food Subway, com mais de 32 mil em 91 países, anuncia nova abertura no Shopping Anália Franco, zona leste de São Paulo. A unidade estará localizada dentro da praça de alimentação, no piso Tulipa. Uma das características do novo quiosque, que possui dez metros de comprimento, é ter dois balcões de atendimento, o que proporciona maior agilidade no momento da compra.

Para o franqueado da unidade, Deiverson Migliatti, que já possui outra loja da marca, as expectativas são as melhores. “Sou empreendedor e busco novas tendências de mercado. Vi na Subway uma ótima oportunidade de negócios no mercado de franquias e agora com esta loja, quero seguir meu objetivo ao oferecer refeição rápida, saborosa e com preços acessíveis, para diversos perfis de consumidor”.

Facebook pensa em censurar conteúdo no Paquistão

O Facebook declarou nesta quinta-feira (20/05) que está considerando a hipótese de tornar inacessível no Paquistão conteúdo que possa ser considerado ofensivo à fé islâmica. “Estamos analisando a situação e as considerações legais, e tomaremos as ações apropriadas, inclusive censurar essa conteúdo para usuários no Paquistão,” afirmou o Facebook em um comunicado.

Uma corte do país ordenou ontem que a rede social seja bloqueada no Paquistão, por causa de uma página que convida as pessoas a fazer caricaturas do profeta Maomé. Para os muçulmanos, o profeta não pode ser retratado de maneira alguma. Protestos contra o Facebook aconteceram por todo o país ontem. A Pakistan Telecommunication Authority (PTA), órgão que regula as telecomunicações no país, disse hoje que também está bloqueando o YouTube por causa de conteúdo considerado “sacrilégio”, depois de pedir ao site sua retirada do ar.

Embora o Facebook esteja considerando tornar o conteúdo inacessível no Paquistão, criticou o judiciário do país. “Estamos muito desapontados com a decisão de bloquear o Facebook sem aviso, e suspeitamos que nossos usuários pensem o mesmo”, disse a empresa. “Embora alguns comentários e conteúdos críticos a culturas, países, religião e modo de vida possam irritar alguns, isso não é motivo para acabar com a discussão”, prossegue o comunicado.

A página do Facebook que detonou a polêmica chama-se “Dia do Todo Mundo Desenha Maome”, e chegou aos 88 mil fãs nesta quinta-feira.

Sem IPI reduzido, venda de automóvel cai 32%

As vendas de automóveis novos despencaram na primeira quinzena de maio na comparação com igual período do mês passado. Foram vendidas 82,2 mil unidades, uma queda de 32% em relação aos números de abril, quando as vendas totalizaram 120,8 mil unidades. Somando comerciais leves, caminhões e ônibus, as vendas totalizam 115,7 mil veículos, quase 27% a menos do que os números da primeira metade do mês passado. O fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é o principal fator apontado pelas montadoras para a redução dos negócios. Além da retirada do subsídio, houve antecipação de compras por parte dos consumidores justamente para aproveitar o benefício em sua reta final.

Os dados divulgados anteontem (19/05) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que, na comparação com a primeira quinzena de maio de 2009, a queda nas vendas de automóveis é de 12,4%. Juntando os demais segmentos, a redução é de 3,9%, puxada pelos negócios com caminhões e ônibus que, isolados, cresceram 56% de um período para o outro, de 5.194 unidades para 8.105. A queda era esperada pelas montadoras de veículos e pelos concessionários, embora não em índices tão elevados.

No início do mês, o recém-empossado presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, chegou a prever vendas iguais ou “um pouco abaixo” das registradas em abril, de 277,8 mil unidades, já inferiores às de março, com 353,7 mil – recorde mensal da indústria. Abril ainda contou com a soma de veículos que foram adquiridos na última semana do mês anterior, mas só licenciados no mês passado. A Fenabrave e a Anfavea utilizam os dados do licenciamento dos órgãos de trânsito para medir seus negócios.

Campos do Jordão recebe Marlet Plaza e Boulevard Nestlé na temporada de inverno de 2010

Mais uma temporada de inverno movimenta Campos do Jordão (SP). Idealizados pelo empresário João Doria Jr., o shopping sazonal Market Plaza chega em sua décima quinta temporada na cidade serrana, e o Boulevard Market Plaza traz neste ano a assinatura Nestlé. As inaugurações acontecem respectivamente em 2 e 3 de junho, e o encerramento em 1º de agosto.

Em sua 15ª edição, o empreendimento traz as melhores opções da região em compras, lazer e gastronomia com sofisticação, conforto e exclusividade. Considerado o maior shopping sazonal do Brasil, ele também oferece espaços de grandes grifes para visitação. Entre as empresas patrocinadoras da edição 2010 estão: Cereais matinas Nestlé; Dolce Gusto; Kia; Kia Motors; Nespresso; Nestlé; Nestlé Purina; Sony e Volkswagen. Os apoiadores serão: Amarula; Avon; C&C; Citibank; GE e Itautec.

Além de reunir marcas em destaque de diversos segmentos, o Market Plaza também promove ações especiais para toda a família. Entre as atrações estão os “Passeio de Bebês” (10 de julho), “Passeio de Cães” (17 de julho) e as “Receitas de Inverno Nestlé”, com imperdíveis dicas de gastronomia do apresentador e culinarista Edu Guedes (17 de julho).

As marcas que já confirmaram sua presença são: AMARULA, ANDREA BY NEXX, ANY ANY, AQUAMASSAGE, AVON, BALONE, BARONESA, BÖKER, BUCKMAN, C&C, CARLA GOMES, CHAPELARIA PARAFINS, CHILLI BEANS, CITIBANK, DROGARIA SÃO PAULO MAX, DUDALINA, GE, GIERRE, GIRA BABY, ITATIAIA / MERCEDES BENZ, ITAUTEC, KASINSKI, KIA, KIA MOTORS, LA MARTINA, MASH, MORANA, MAISON ELAN, NATAN, NESTLÉ, NESTLÉ/PURINA, NIELSEN, NOIA CAROLINA, OAKLEY, OPTICA SELLA, PANTENE, PARAFINUS, PG CLARKES, PLATINVN, RÁDIO JOVEM PAN, REVISTARIA DINAP, SALOMON, SILVIA FURMANOVICH, SONY, SPACE BAG, T. SEDA, TIMBERLAND, TNG, VIVARA e VOLKSWAGEN.

Já a área gastronômica oferecerá opções diversificadas para todos os gostos, como BOBS, CEREAIS MATINAIS NESTLÉ, CHOCOLATE E CHESSE, DOLCE GUSTO, KOPENHAGEN, LÁ NA PADOCA, NESTLÉ – NESPRESSO, OFNER, PATRONI PIZZA, PIZZA AO QUADRADO, ROASTED POTATO e VIVENDA DO CAMARÃO.

O espaço contempla mais de 70 lojas, praça de alimentação e área para lazer, distribuídos em 7,2 mil m² e dois andares. Projetado pelo consagrado arquiteto João Armentano, o MARKET PLAZA fica localizado no bairro nobre de Capivari. Campos do Jordão, na alta temporada, reúne mais de 1 milhão de turistas e, ano passado, só o Shopping recebeu mais de 349 mil visitantes, sendo 72% de seus frequentadores da classe A e 67% mulheres.

Alta gastronomia, arte e lazer. Essa é a receita de sucesso do Boulevard Nestlé, evento que é referência de público desde sua primeira edição, em 2007. Quem comparecer este ano poderá desfrutar as “Receitas de Inverno Nestlé” (17 de julho) – atração gastronômica especial do evento e contará com o tempero especial do apresentador e culinarista Edu Guedes, a “EXPOSIÇÃO DE CARROS CLÁSSICOS (26 e 27 de junho) e das apresentações musicais TRIO MANTIQUEIRA (03 de junho) e “PROJETO JOVENS TALENTOS” (03 de julho). A inauguração acontece no dia 3 de junho às 11h.

O BOULEVARD NESTLÉ disponibilizará cinema, lojas, música ao vivo e entretenimento para crianças. A REVISTARIA DINAP e uma filial de inverno do restaurante BADEBEC, que mescla em seu buffet pratos de várias partes do Brasil com clássicas receitas francesas, italianas e judaicas, também estarão presente no local.

O espaço fica localizado na estrada arborizada que liga o centro da cidade de Campos do Jordão ao Horto Florestal. Possui 7 mil m² de área verde preservada, em um total de 10 mil m².

O BOULEVARD NESTLÉ terá o patrocínio de KIA e NESTLÉ – PLANETA NATUREZA, que terão espaços com atividades para os visitantes.

Ampliado prazo de adaptação para instalar tarjas em vitrines de estabelecimentos

A lei número 14.886, datada de 14 de janeiro de 2009, criada pelo ex-jogador de futebol e ex-vereador Ademir da Guia, ganhou um novo capítulo. Entidades que representam o varejo conseguiram, junto ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, a prorrogação do prazo, de 30 para 90 dias, da entrada em vigor da lei que exigia a instalação de tarjas sinalizadoras ao longo de vitrines e estruturas transparentes semelhantes em lojas de rua e shoppings, supermercados, bancos, entre outros estabelecimentos da capital paulista.

A “Lei das Vitrines”, como é chamada por muitos, só precisará ser seguida a partir de 4 de agosto, quando terminará o período de adaptação dos lojistas à nova regra. Após esta data, os infratores serão punidos em R$ 500,00, dobrada em caso de reincidência, com o valor sendo reajustado anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.

A alteração na vitrine deverá ter, no mínimo, 50 centímetros, e no máximo, um metro e meio; largura mínima de dois centímetros; além de apresentar cor ou textura que a destaque da vitrine ou material dotado de transparência. O Decreto nº 51.455, publicado em 4 de maio no Diário Oficial do Município de São Paulo, tem como objetivo principal a prevenção de acidentes dos consumidores do varejo de diferentes âmbitos.

Para a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a medida é totalmente absurda, mas achou positiva a extensão do prazo. “Como entidade que representa estes lojistas, achamos o decreto totalmente inaceitável, pois sequer fomos consultados para debater o assunto, mas pelo menos o bom senso surgiu nesta história, e o prazo para adaptação foi ampliado, pois assim os lojistas poderão sofrer menos com as consequências desta lei”, comenta o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.

Palladium ganha mais uma opção de loja de bolsas e acessórios

A Le Postiche agora está no Palladium Shopping, em Curitiba. A loja de bolsas, acessórios e malas de viagem, com o espaço novo, promete trazer novidades para todos os gostos. Com layout interno moderno e mix de produtos atuais com preços promocionais, a loja terá produtos especiais de inauguração já da coleção de inverno.

A Le Postiche oferece várias opções de marcas para bolsas, acessórios e artigos de viagens. Entre elas estão as exclusivas Le Postiche de bolsas femininas e masculinas, além da Matiz, de acessórios femininos, e a Stile Libero, de acessórios masculinos. No quesito viagem, a loja oferece inúmeras opções com marcas como Le Postiche, Stradda, Primicia, Sestini, Samsonite, entre outras. Além destes produtos, a loja conta com bolsas como Smart Bag, e das linhas esportivas como Reebok e Mizuno, além de modelos jovens e infantis de personagens atuais como Hello Kitty, e Pucca.

A loja fica no piso L1 do Palladium, na Av. Presidente Kennedy, 4.121, Portão, Curitiba. Mais informações pelo site www.shoppingpalladium.com.br.

Shopping Center 3 está com cardápios especiais de inverno

Durante a estação mais fria do ano, a praça de alimentação do Shopping Center 3, em São Paulo, está com um menu diversificado e com pratos especiais. Promoções e lançamentos para fidelizar seus clientes são alguns dos atrativos desta temporada de inverno.

As opções são variadas e incluem fondue, grelhados, hambúrgueres, sopas, massas, e molhos para atender ao paladar requintado das mais de 50 mil pessoas que frequentam diariamente o empreendimento, localizado na Avenida Paulista, 2064.

Promoções e passeio de navio prometem movimentar Dia dos Namorados do TopShopping

O TopShopping, em Nova Iguaçu (RJ), se prepara para uma das datas mais significativas para o comércio varejista, o Dia dos Namorados. E para este período, quando cerca de 300 mil pessoas são esperadas, o empreendimento preparou uma promoção especial para os clientes, a partir de 21 de maio.

“Montamos uma promoção especial para presentear 150 casais com um passeio de navio, além de oferecermos descontos expressivos em nossas lojas. O TopShopping investiu cerca de R$ 350 mil para a campanha de Dia dos Namorados e a expectativa é de aumento de 11% nas vendas em virtude da data”, ressalta a gerente de marketing Aline Cattem.

Em parceria com o Visa, a promoção “Concorra a um passeio de navio com acompanhante pela Baía de Guanabara” funciona da seguinte forma: a cada R$ 150 em compras nas lojas, os clientes trocarão suas notas fiscais por cupons e concorrerão, por meio de sorteios, a um passeio de navio com acompanhante pela Baía de Guanabara. A promoção é válida até 12 de junho.

Nas vitrines, é possível ver ofertas especiais para a data. Na Cacau Show, o Kit Beijo, que vem com uma nécessaire e chocolates em formato de boca, tem agradado aos clientes. O kit custa R$ 36,90. Para aqueles mais tradicionais, tem o Coração Recheado, com sabor de trufa ou cereja, por R$ 26,90. Já na Mahogany, quem comprar o perfume Mogno (masculino) ou Rosewood (feminino) ganha um sabonete líquido 350 ml, da mesma marca. Cada perfume custa R$ 88. Para as namoradas que gostam de estar na moda, a loja de calçados Cezanne tem a sandália Pep Toe em seis cores diferentes. O calçado sai por R$ 89,70.

O TopShopping fica na Avenida Governador Roberto Silveira, 540, no Centro de Nova Iguaçu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2667-1787 ou no site www.topshopping.com.br.