jo de proximidade cresce e diversifica canais de compra no Brasil

O consumidor brasileiro diversifica cada vez mais o canal na hora de fazer compras. É o que indica um estudo da Kantar Worldpanel em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A pesquisa mostra que hoje 74% dos compradores brasileiros não são fiéis ao ponto-de-venda e, em média, frequentam três ou mais canais.

O hipermercado tem o pior índice de retenção entre os canais pesquisados, com 23%, e também sofre com relação à fidelidade (6%). Porém, é neste estabelecimento que se encontra o maior nível de novos compradores (19%). O canal atacadista saltou de 2% de representatividade em 2005 para 3,4% atualmente, o que mostra sua importância para os consumidores que fazem compras de abastecimento.

Em média, estes consumidores gastam R$ 125,73 e fazem oito visitas por mês neste ponto-de-venda. Quem cresce também são os canais de varejo de proximidade. As lojas de bairro e os pequenos supermercados das grandes marcas respondem por 18,6% dos gastos das famílias. Porém, o tíquete médio deste tipo de estabelecimento chega a apenas R$ 23,63. O ponto positivo do varejo de proximidade é a lealdade de quase metade dos que frequentam (48%) contra 16% em supermercado e 6% em hipermercado e atacado.

No segmento de proximidade, o canal que também se destaca é o farma, que responde por 2,3% dos gastos das famílias. Isto significa que 60% das compras de necessidades são feitas nestes pontos-de-venda. Em média, o consumidor de produtos farma vai até a loja quatro vezes e gasta R$ 33,34. Ao todo, foram pesquisados 45,9 milhões de domicílios no Brasil.

Banco do Brasil e Caixa podem anunciar integração nesta terça-feira, diz jornal

O Banco do Brasil (BBAS3) e a Caixa Econômica Federal devem anunciar nesta terça-feira (25/05) a integração operacional de suas atividades.

Haverá a criação de um data center, visando a centralização de suas soluções de tecnologia e informática, fazendo com que ambas as companhias funcionem de maneira interligada, podendo, por exemplo, capacitar o correntista de um dos bancos a utilizar o caixa eletrônico do outro. O complexo do data center unificado deve ter como sede o estado de Brasília. Com ele o Governo tem como objetivo gerar economia de escala para as empresas, além de expandir a rede de atendimento aos cliente.

Expansão da internet sem fio preocupa executivos de TI

A gestão de tecnologias em constante evolução e cada vez mais exigentes, em voz, dados e vídeo, desafia os profissionais da área. A tecnologia wireless está onipresente em empresas de todos os tamanhos e é uma fonte crescente de frustração para muitos executivos de TI.

O vice-presidente de tecnologia das comunicações globais da Jacobs Engineering Group, Brad Wright, declarou, por e-mail, que a tecnologia sem fio causa uma enorme ansiedade para as grandes operações de TI. Localizada na cidade de Pasadena, Califórnia, a Jacobs tem 15 mil usuários sem fio em 400 locais. Apoiar essas grandes configurações sem fio é bastante difícil, diz Wright. Porém, a necessidade de lidar com tecnologias em constante evolução, e cada vez mais exigentes, torna a tarefa duplamente difícil.

A maioria dos gerentes de TI entrevistados para esta reportagem disse que suas empresas estão acompanhando os trabalhos de execução e de apoio às tecnologias wireless. No entanto, manifestaram algumas preocupações quanto à capacidade dos seus departamentos em controlar tais sistemas e mantê-los protegidos frente aos novos aparelhos. Eles ainda esperam que as coisas fiquem ainda mais difíceis com a chegada das tecnologias da próxima geração, como vídeo em redes sem fio e voz sobre Wi-Fi.

Na Liberty University, de Lynchburg, Virgínia, algumas operações de TI até superam a das empresas, quando se trata de implementar complexos sistemas sem fio, dizem observadores. Os gerentes de TI usam uma wireless LAN Aruba Networks 802.11n para distribuir 17 canais de televisão baseados em IP para dormitórios. Isso custa muito menos do que prestar serviço de TV, via cabo coaxial ou mesmo Ethernet, disse Jimmy Graham, gerente de serviços de rede. Tais projetos colocam a Liberty à frente no jogo de mobilidade, pelo menos por agora, indicam analistas.

“Na verdade, poucos empresas realmente entendem as ramificações das transformações wireless do futuro “, apontou o analista da J. Gold Associates LLC, Jack Gold. Streaming de vídeo, colaboração em tempo real e aplicações nas “nuvens” acessadas por aparelhos móveis”, todos eles terão um efeito profundo em redes corporativas, segurança e gerenciamento de dispositivos e usuários”, acrescentou Gold.

O arquiteto de sistema para gerenciamento de serviços e mobilidade da ThyssenKrupp Elevator AG, John Rinaldi, presta suporte às necessidades de TI para cerca de 15 mil trabalhadores. Para ele as empresas devem criar grupos específicos ou executivos de alto escalão para supervisionar os esforços de uma rede sem fio. “O desafio agora está na formação das redes, da segurança e de software capazes de permitir um conjunto comum de recursos”, disse o analista da Gartner Inc, Ken Dulaney. “As redes estão se tornando sem fronteiras, mas as suas capacidades não são homogêneas”, completou ele.

Público pode cuidar da saúde durante passeio no Shopping Prado

Com a infinidade de compromissos profissionais e pessoais, a rotina agitada e a falta de tempo livre, muitas pessoas não conseguem dar a devida atenção à saúde. Pensando nisso, a Drogasil e o Shopping Prado, em Campinas, no interior paulista, realizam, durante os dias 25 e 26 de maio, o projeto “Bem me quer”. O programa visa proporcionar ao público serviços básicos que contribuem para a qualidade de vida da população, como medição de pressão arterial, teste de glicemia e dicas de saúde.

Quem passar pelo Shopping Prado nesta terça e quarta-feira poderá ser atendido gratuitamente pelos profissionais do projeto das 14h00 às 20h00, no stand próximo à praça central. O “Bem me quer” acontece todo mês sempre nas últimas terças e quartas-feiras.

“Através do projeto conseguimos colaborar com a saúde da população local, pois trazemos profissionais capacitados para orientar o público em um local prático que possibilita a realização de outras atividades imprescindíveis da rotina contemporânea” comenta Margarete Wolf, gerente do Shopping Prado.

Faturamento publicitário da web cresce 37,6% no primeiro trimestre de 2010

Dados do Projeto Inter-Meios sobre o mercado brasileiro registram faturamento de R$ 234,8 milhões para a internet no período. A internet obteve faturamento publicitário de 234,8 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano, 37,6% acima dos R$ 170,7 milhões registrados no mesmo período de 2009, segundo dados do Projeto Inter-Meios divulgados nesta segunda-feira (24/05).

A participação do meio – que novamente foi a mídia com maior expansão – no bolo publicitário é de 4,3%, índice similar ao rádio, segundo o Inter-Meios.

A segunda mídia com maior crescimento no trimestre inicial do ano foi a TV aberta. Com 31,9% de aumento, a televisão alcançou agora 63% do mercado publicitário e um faturamento de R$ 3,43 bilhões.

O faturamento total do mercado publicitário brasileiro foi de R$ 5,4 bilhões, uma expansão de 25%, 1% sobre o primeiro trimestre de 2009.

Consumidor paga 44,94% de imposto em TV

O consumidor que comprar um televisor novo de 29 polegadas para assistir aos jogos da Copa do Mundo vai pagar 44,94% do valor em impostos. Traduzindo: se desembolsar R$ 800, quase a metade do valor, R$ 359,52, seguirá para o Fisco.

De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), na última edição do campeonato internacional de futebol, em 2006, entretanto, pagava-se 38,34% na carga tributária de uma TV.

Segundo o presidente da entidade, João Eloi Olenike, isso não significa que houve grande alteração na carga tributária. “Fizemos um recálculo dos tributos, pois os preços mudaram de quatro anos para cá. Se não fizéssemos isso, os custos ficariam superdimensionados”, explica.

Tanto que, de nove itens analisados que têm grande elevação na procura nas lojas, apenas dois apresentaram aumento nos impostos, a TV e o refrigerante, cujo imposto passou de 45,11% para 45,80%. O restante registrou redução nas alíquotas. Bola, camisa, calção. bandeira, apito, cerveja, pipoca e amendoim têm hoje carga tributária levemente menor por conta da extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), em 2007.

Olenike conta que o tributo correspondia a entre 1,2% e 1,7% do preço dos produtos. Mesmo assim, o montante destinado aos cofres públicos continua salgado. Em uma bola, 46,49% de seu custo são impostos. Ou seja, se ela custa R$ 50, R$ 23,24 vão para o Fisco.

O consumo é uma das atividades que mais gera impostos no País. O problema é que os tributos estão embutidos nos preços dos produtos, então fica difícil saber quanto eles valem de fato.

O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é o imposto que mais pesa no preço, correspondendo de 18% a 27% do total – dependendo do Estado em que é fabricado e da necessidade do produto. Itens como cerveja, por exemplo, que não são essenciais ao ser humano, costumam ter tributação maior. No custo da bebida alcoólica, o ICMS pode representar 27%, metade dos 54,80% da carga tributária que incide sobre o produto.

Para Olenike, principalmente em períodos em que a demanda por determinados produtos cresce, caso desses itens durante a Copa do Mundo, os impostos deveriam ser menores. “O governo poderia reduzir um deles para a produção ficar mais barata ou, então, diminuir os encargos trabalhistas”, afirma. Certamente o número de trabalhadores contratados com carteira assinada também aumentaria.

Os demais impostos que compõem o grupo dos tributos embutidos no consumo são Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Além desses impostos diretos, existem os indiretos, como Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), serviços de terceiros, que sobrecarregam em 5,8% a folha de pagamento, Imposto de Renda (IR) e contrato social sobre o lucro.

ACIST promove Salão Imóvel no Taubaté Shopping a partir de amanhã (26/05)

Começa amanhã (26/05) o 5º Salão do Imóvel da Associação das Construtoras, Imobiliárias e Serviços Correlatos de Taubaté (ACIST), que acontecerá no Taubaté Shopping (SP) até próximo domingo (30/05).

Repetindo o sucesso dos anos anteriores, o Taubaté Shopping receberá o evento em um novo espaço: no estacionamento entre a portaria da F (loja Renner) e portaria D (restaurante Divino Fogão).

Os frequentadores terão acesso a mais de 30 estandes com informações e a possibilidade de fazer negócios relacionados à compra, reforma e construção de imóvel. A Caixa Econômica Federal também oferecerá um plantão de dúvidas para financiamento de imóveis no próprio local.

Shopping Frei Caneca conscientiza crianças em oficina sobre meio ambiente

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, o Shopping Frei Caneca, em São Paulo, traz atividades de conscientização para a garotada com jogos interativos, oficina de confecção de brinquedos, enfeites para casa e porta-objetos feitos com material reciclável. Além disso, o local ainda abriga um divertido teatro de fantoches relacionado ao tema, com apresentações às 15h00 e 18h00. Todas as atividades são gratuitas e coordenadas por recreadores profissionais.

A Oficina do Meio Ambiente se propõe a orientar as crianças sobre a importância de preservar a natureza, abordando temas como Água, Fauna, Flora e Reciclagem. “É fundamental conscientizar nossas crianças do seu papel, já que elas são agentes multiplicadores. Queremos mostrar também que alguns materiais descartados no lixo podem ser reciclados, transformados em brinquedos e garantir uma ampla diversão”, relata Simone Castelli, gerente de marketing do Shopping Frei Caneca.

As atividades da Oficina sobre o Meio Ambiente acontecem nos dias 3, 5 e 6 de Junho no Espaço Kids. Horário das atividades: aos sábados das 12h00 às 20h00 e domingos e feriados das 14h00 às 20h00. O Shopping Frei Caneca fica na Rua Frei Caneca, 569 – Cerqueira César.

Lei obriga escolas públicas e privadas a ter biblioteca

Todas as instituições de ensino públicas e privadas do país deverão ter bibliotecas, segundo lei sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (25/05). De acordo com o texto, “considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura”.

O acervo mínimo exigido será de um livro por aluno matriculado. Caberá ao respectivo sistema de ensino adaptar o acervo conforme as necessidades, promovendo a divulgação, preservação e o funcionamento das bibliotecas escolares. As escolas terão até dez anos para instalar os espaços destinados aos livros, material videográfico, documentos para consulta, pesquisa e leitura.

Foi publicada também no Diário Oficial desta terça a autorização para que sejam instaladas salas de aulas em presídios, destinadas a cursos de ensino básico e profissionalizante. O texto, que altera a lei nº 7.210 de 11 de julho de 1984, entra em vigor na data de sua publicação.