Férias Culturais no Conjunto Nacional

De 10 de janeiro a 09 de fevereiro, o shopping Conjunto Nacional promoverá as férias culturais para a criançada. Em parceria com a empresa ciranda cultural, a Feira Cultural do Livro chega ao shopping com o objetivo de entreter as crianças e despertar o hábito pela leitura. O evento, que marca a volta às aulas, oferecerá um mix de obras atrativas a preços diferenciados.

A feira conta com mais de 24.000 livros e os preços são bem atrativos: a partir de R$ 5,00. Além disso, possui em seu acervo obras literárias infantis que não se encontram mais nas livrarias. Diversas atrações estão sendo preparadas para divertir a criançada: aos finais de semana, atividades infantis como contadores de historias e teatro de fantoche serão oferecidas gratuitamente, sempre das 15h às 19h. A feira ficará na Praça das Gaivotas, térreo e as oficinas da Praça das Artes.

Sobre o evento:
1ª Feira Cultural do Livro
O que é: comercialização de livros infantis a preços diferenciados
Quando: de 10 de janeiro a 09 de fevereiro
Local: Praça das Gaivotas – térreo
Horário: das 10h às 22h (segunda a sábado) e das 14h às 20h (aos domingos)
Oficinas culturais: contadores de histórias e teatro de fantoches, aos finais de semana, das 15h às 19h

Férias e liquidações fazem um janeiro quente para shoppings

Após o Natal, os shoppings centers se organizam para aproveitar o fluxo de visitantes durante o mês de janeiro. As administradoras investem em eventos, realizam atividades de férias e promovem liquidações e, com isso, o período que no passado era visto como de baixo volume de vendas se transformou em uma excelente oportunidade para as marcas. O mês de janeiro não representa mais uma época de “ressaca” do Natal e ganha relevância para o varejo.

Nos últimos anos, o volume de vendas registradas no primeiro mês do ano vem aumentando. Informações divulgadas pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) mostram que em janeiro de 2012, alguns shoppings tiveram um aumento de até 5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. Para este ano, as expectativas também são positivas.

As liquidações são tradicionais nesta época e contribuem para o bom resultado. Com a troca de coleções e renovação das linhas de produtos, o comércio oferece preços reduzidos atraindo as pessoas para os estabelecimentos. Muitos consumidores também visitam as lojas para trocar presentes que ganharam de Natal e acabam realizando novas compras.

Os shoppings criam atividades específicas envolvendo temas como férias e verão. O objetivo é atrair cada vez mais pessoas para um dos 458 estabelecimentos existentes no Brasil e manter o ritmo do setor, atualmente responsável por 18,3% do varejo nacional e por 2,7% do PIB, tendo movimentado R$ 108 bilhões em 2011.

Férias escolares representam oportunidade

Se em dezembro o foco dos centros de consumo está na decoração natalina e no sorteio de prêmios, em janeiro os eventos temáticos para atrair as famílias representam o centro das atenções. Em São Paulo, o Shopping Jardim Sul oferece a partir de hoje, dia 7, o Toy Park, uma estrutura com atividades voltadas para crianças de até oito anos de idade. Além dele, outros shoppings da BRMalls investiram este ano nos jogos e nas brincadeiras recreativas, todas acompanhadas por monitores treinados.

Os estabelecimentos deixam de ser apenas centros de compras e se transformam em excelentes opções para o lazer da família. O Jundiaí Shopping, da Multiplan, inaugurou um parque de Lego no último sábado, dia 5. “O início do ano é o período de férias escolares. Por isso estamos investindo em atrações para as crianças, o que acaba atraindo toda a família para o espaço”, afirma Guillermo Bloj, superintendente de marketing do Jundiaí Shopping.

Varejo avança 6,4% em 2012 e tem a menor alta em 3 anos, mostra Serasa

O movimento dos consumidores no varejo brasileiro cresceu 2,8% em dezembro de 2012 em relação a novembro. Com esse resultado, a atividade varejista fechou o ano com expansão acumulada de 6,4%, o menor ritmo de alta dos últimos três anos, de acordo com indicador da Serasa Experian, em levantamento divulgado nesta terça-feira (8). Em 2010, a alta havia sido de 9,6% e, em 2011, de 7,8%.
saiba mais

“O resultado de 2012 ficou ligeiramente acima do crescimento de 6,1% verificado em 2009, ano em que a economia brasileira passou por um período recessivo durante o seu primeiro semestre, tendo em vista os efeitos da crise financeira internacional a partir de setembro de 2008”, disse a Serasa, em nota.

Entre as áreas analisadas pela Serasa, tiveram alta as de material de construção (7,6%) e a de móveis, eletroeletrônicos e informática (7,7%), influenciadas pelos incentivos fiscais. Na sequência, está o setor de veículos, motos e peças (4,7%). “Cabe notar que o elevado nível de inadimplência no segmento de financiamento de veículos foi um inibidor da evolução deste segmento, impedindo que o seu crescimento em 2012 fosse mais expressivo.”

O movimento no segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas avançou 4,1% em 2012. De acordo com a Serasa, a aceleração da inflação dos alimentos vista no ano passado foi o principal elemento que restringiu uma alta mais significativa da atividade varejista do segmento.

Entre as menores altas estão os ramos de tecidos, vestuário, calçados e acessórios e o de combustíveis e lubrificantes, que cresceram 3,0% e 1,8% respectivamente.

Bourbon Shopping leva amigos para o Carnaval no Rio de Janeiro

Até o dia 14 de janeiro, os fãs do Bourbon Shopping no Facebook poderão soltar o seu lado sambista com a promoção “Unidos da Galera”. A ação levará dois grupos de quatro amigos para passar o Carnaval no Rio de Janeiro, e para participar, os internautas devem usar a criatividade e criar uma letra de samba. Os participantes precisam acessar a fan page do shopping na rede (www.Facebook.com/bourbonshopping), completar a primeira estrofe do samba e convidar outros três amigos para criar as seguintes.

As quatro letras mais criativas serão gravadas e irão para a votação do público, que escolherá as duas equipes vencedoras. A ação presenteará dois grupos de amigos, um no Rio Grande do Sul e outro em São Paulo, com duas viagens que incluem as passagens, hospedagens, city tour pela cidade e ingressos para assistir ao desfile das escolas de samba no dia 11 de fevereiro. A votação acontece entre os dias 18 e 22 de janeiro e divulgação do resultado final será no dia 23.

Cinema 6D no Shopping Grande Rio

Até o dia 31 de janeiro, o Shopping Grande Rio apresenta, em sua programação, o Cinema 6D, tecnologia que simula movimentos e efeitos sensoriais que permitem a percepção do vento, respingos d’água, cheiros e contato com objetos, além de um sistema de som de última geração, que darão aos espectadores a sensação de estar na realidade do filme.

A diversão consiste em uma sala de cinema especial, com oito assentos disponíveis, situada numa área de 40 m2, na Praça de Eventos. Com 11 filmes disponíveis, como Dinossauros, Mina de Ouro, Fábrica de Chocolates, Fundo do Mar, Galáxia, Trem Fantasma, entre outros, prometem muita adrenalina ao público aventureiro.

Os filmes têm duração de aproximadamente seis minutos. Com estímulo dos sentidos, os espectadores poderão vivenciar tudo o que for mostrado na tela. O valor cobrado por cada sessão é de R$10. Crianças com até três anos não pagam se assistirem às apresentações no colo dos pais. A faixa etária é livre, porém os pequeninos até cinco anos precisam estar acompanhados dos responsáveis.

SERVIÇO:
Cine 6D no Shopping Grande Rio
Local: Praça de Eventos – Shopping Grande Rio
Data: até dia 31 de janeiro
Horário de funcionamento:
Segunda a sábado: 10h às 22h
Domingos e feriados: 12h às 21h
Entrada: R$10 por sessão, por pessoa.
Tempo: 6 minutos
O Shopping Grande Rio fica na Rodovia Presidente Dutra, 4.200. Telefone: (21)2662-7222.

Shoppings de interior geram oportunidades para franquias

Os shoppings não param de crescer no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em 2012 foram inaugurados 27 centros comerciais em todo o País. Para 2013, as expectativas são ainda maiores. Segundo a Abrasce, já foram anunciados 48 novos shoppings para o ano. Desse total, uma parte será inaugurada em cidades do interior. São Paulo, por exemplo, receberá cerca de dez shoppings em cidades como Araçariguama, Sorocaba, São Roque, Ribeirão Preto e Votorantim.

Para Ana Vecchi, diretora da Vecchi&Ancona Consulting, consultoria especializada em franquias, a abertura de shoppings nas cidades de interior é uma boa oportunidade para franquias se consolidarem em territórios ainda não explorados.

No entanto, alguns cuidados, segundo Ana, são cruciais para que essa estratégia de expansão de fato dê resultados positivos. “Para uma marca nova que ainda está se consolidando, é muito arriscado entrar em um shopping de interior, mesmo que a oportunidade pareça tentadora”, alerta.

De acordo com a especialista, o ideal, no caso dessas franquias, é que elas fixem sua marca em uma capital para depois expandir para o interior. “Imagine que será uma marca nova, com uma unidade nova, franqueado novo em um ponto comercial novo. É tudo muito recente, fator que representa alto risco de insucesso”, explica.

Para as franquias com marca forte, os shoppings de interior são uma ótima oportunidade de expansão. Na maioria das vezes, os moradores já conhecem a marca e até lamentam o fato de ela não estar presente em sua cidade. Por isso, a chance de sucesso é maior.

Mesmo assim, Ana afirma que optar por um franqueado que já é morador da cidade é muito melhor. “Normalmente, em cidades de interior as pessoas se conhecem e prezam por consumir em estabelecimentos de pessoas de confiança. Por isso, buscar por um franqueado local é uma boa opção para franquias de qualquer tamanho”, esclarece.

A consultora acrescenta ainda que, mesmo parecendo um bom negócio para as franquias consolidadas, o franqueador tem que fazer um bom estudo das possibilidades antes de investir. Isso porque um shopping leva cerca de três anos para se consolidar em um local.

Segundo a Abrasce, o setor de shoppings centers faturou cerca de R$ 110 bilhões em todo o País em 2011. O montante representa um aumento de cerca de 20% em relação a 2010. Os dados referentes a 2012 ainda não foram compilados.

Rede Cinesystem terá seu primeiro cinema sustentável no Américas Shopping

O Américas Shopping, que está sendo construído pela Ecia no Recreio (RJ), terá um cinema verde. Este é o primeiro shopping do Brasil a ter o certificado AQUA, o que inspirou a Rede Cinesystem Cinemas a desenvolver um projeto com grande preocupação ambiental. Com investimento de R$ 13 milhões, a rede construirá nove salas digitais (pelo menos quatro delas 3D) com capacidade para dois mil lugares.

Um dos diferenciais do projeto é o tratamento acústico que será aplicado nos ambientes. Feito normalmente com lã de vidro, o acabamento interno para revestir paredes e tetos das salas do Américas Shopping será de lã de PET, pois este é um material reciclado. A Rede Cinesystem Cinemas é hoje uma das principais exibidoras do país, com 73 salas em operação, distribuídas por Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A previsão é que o Américas Shopping seja inaugurado até março de 2014.

Shopping Spazio Ouro Verde terá cinema com tecnologia 3D

Dando continuidade ao seu projeto de revitalização e modernização, o Shopping Spazio Ouro Verde, em Campinas, vai contar, a partir do primeiro semestre de 2013, com quatro salas de cinema, sendo uma com tecnologia 3D. Com um investimento de R$ 4 milhões, o complexo, da Rede Cinesercla, terá capacidade total para 650 pessoas e equipamentos digitais de projeção de última geração.

“O cinema é mais uma conquista pra nossa população, que terá à disposição toda a modernidade e diversão oferecidas nos melhores centros de compras do país”, afirma Cláudio Voso, superintendente do Shopping Spazio Ouro Verde. “Nosso Shopping está passando por um momento único, e o público já está notando as melhorias. Além do cinema que chega em 2013, estamos realizando intervenções físicas que visam tornar o espaço do shopping mais dinâmico e agradável”, completa o superintendente.

As salas de cinema do Shopping Spazio Ouro Verde vão contar ainda com telas Wall to Wall, sistema de som Dolby Digital CP750, óculos digitais infantis e poltronas em couro ecológico. Além disso, o espaço contará com total acessibilidade para portadores de necessidades especiais como rampas, lugares marcados nas salas e banheiros e bilheterias de fácil acesso.

Ações Exclusivas

O Grupo Cinesercla vai trazer para o público do Shopping Spazio Ouro Verde uma série de ações e promoções exclusivas para tornar a experiência cinematográfica ainda mais completa. A empresa realiza promoções diárias nos preços dos ingressos e nos produtos da bomboniere, oferecendo descontos de acordo com o dia da semana. Outra facilidade é o sistema que permite a compra on-line de ingressos através do site ou dos terminais de autoatendimento próximo às bilheterias com cartões de crédito ou débito, oferecendo mais agilidade ao público.

“A região do Ouro Verde é uma das que mais se desenvolve na cidade, tornando-se um ponto estratégico de convergência dentro de nossa região. A abertura do cinema no nosso shopping mostra o crescimento vertiginoso do Ouro Verde e abre caminho para que novos investimentos sejam feitos”, afirma Voso. “O maior beneficiado com essa novidade será o público, que vai ter mais uma opção de entretenimento de qualidade sem precisar se deslocar grandes distâncias para curtir os grandes lançamentos em filmes. O cinema vem para consolidar a imagem do Shopping Spazio Ouro Verde como um dos principais centros de compras, alimentação e lazer na região”, completa o superintendente.

Shopping Barra inicia mais uma temporada do Tourist Point durante o Verão 2013

A partir do dia 03 de janeiro, o Shopping Barra inicia mais uma temporada do Tourist Point ― serviço pioneiro do shopping que tem o objetivo de oferecer atendimento especializado e exclusivo ao turista. Os visitantes que estiverem em Salvador durante o período de 03 de janeiro a 03 de fevereiro poderão utilizar o translado gratuito oferecido diariamente pelo Shopping Barra, que fará um tour panorâmico por diversos pontos turístico de Salvador.

O Free Bus passará pelos principais hotéis da cidade como o Pestana, Mercure, Vila Galé, Atlantic Tower, Bahia Othon, Golden Tulip, Ibis, Portobello, Sol Barra Hotel, Sol Vitória Marina, Vila Velha, Deville, Catussaba, Fiesta, Grand Hotel Stela Maris e Sol Bahia Atlântico em direção ao Shopping Barra. E fará o mesmo roteiro de volta, em diferentes horários do dia. O Tourist Point também atende aos turistas que chegarem a Salvador por navios, saindo diariamente do Porto de Salvador até o Shopping Barra.

Dentro dos ônibus, o Barra disponibilizará um guia turístico com atendimento trilíngue. Uma excelente opção para quem deseja conhecer a capital baiana e ter as melhores opções em lojas e restaurantes da cidade!