A Microsoft Brasil fechou o primeiro trimestre de 2010 com 33% de participação no mercado local de smartphones, 15 pontos porcentuais a mais que o resultado do último trimestre de 2009, informou a empresa nesta quinta-feira (27/05). Com o resultado, o Brasil se torna o segundo país do mundo em participação de mercado para o Windows Mobile, atrás apenas da Coreia, onde os fabricantes locais Samsung e LG, parceiros da Microsoft, têm forte penetração. O porcentual também contrasta com o dos EUA, onde o Windows Mobile tem 5% do mercado, e com a média mundial, de 7%, de acordo com o IDC.
Citando dados da empresa de pesquisas IDC, o gerente da área de mobilidade da Microsoft Brasil, Celso Winik, revelou que o resultado põe a Microsoft apenas dois pontos porcentuais atrás do líder. “Se compararmos com o primeiro trimestre de 2009, o crescimento é ainda maior, de 24 pontos, mas aquele período foi atípico”, disse, lembrando os efeitos da crise econômica global.
Para Winik, o avanço foi resultado de um trabalho que começou há dez anos. Mas o gerente reconhece que o posicionamento do sistema no mercado também ajudou. “Desde o ano passado temos ofertado o Windows Mobile também como Messenger Phone, que se beneficia dos mais de 46 milhões de usuários do Messenger no Brasil”, afirmou. Outro fator mencionado por Winik é a penetração do Windows Mobile no mercado corporativo brasileiro. “O Windows Mobile se beneficia da integração com o legado Microsoft nas empresas e do ecossistema de desenvolvedores locais”, acrescenta.
A demanda por smartphones tem crescido rapidamente no País. Segundo dados da empresa de pesquisa de mercado Gartner divulgados na quarta-feira (26/5), o mercado de smartphones cresceu 170% no primeiro trimestre de 2010, em relação ao mesmo período de 2009. A Garter estima que, no total, cerca de 1,2 milhão de aparelhos foram vendidos para o usuário final nos primeiros três meses do ano no Brasil. Somados todos os tipos de celular, a Nokia liderou em vendas no primeiro trimestre, com 3,08 milhões de aparelhos. Os aparelhos da Nokia usam o sistema operacional Symbian.
Os números do Gartner, que não incluem as vendas corporativas, revelam ainda que, atrás da Nokia, estão Samsung (2,65 milhões de unidades), LG Electronics (2,6 milhões) e Motorola (794 mil). Todas elas oferecem smartphones com sistema Windows Mobile. Em quinto lugar está Sony Ericsson (410 mil), que oferece sistemas Symbian e Android e, em sexto, Research In Motion, fabricante dos smartphones BlackBerry (399 mil).
O analista do mercado de telecom do IDC Brasil, João Paulo Bruder, explica que em dezembro de 2009, contados os mercados de varejo e corporativo, a Microsoft já detinha a segunda posição no mercado brasileiro em termos de smartphones. “Mas ela estava mais próxima do terceiro lugar, que era do BlackBerry. Era uma vantagem pequena”, conta. Além disso, o lider de mercado – o Symbian, da Nokia, já mostrava um crescimento mais lento do que o do mercado. “Os smartphones da Nokia têm sido bem aceitos pelo mercado, mas o mercado tem crescido mais rapidamente”, avalia.