Economia para pagar juros sobe 66% e atinge R$ 19,8 bi em abril

O país registrou superavit primário de R$ 19,789 bilhões em abril, informou o Banco Central nesta quinta-feira (27/05). O número representa crescimento de 65,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o superavit havia sido de R$ 11,95 bilhões. Superavit primário é o quanto de receita os governos conseguem economizar. Esse dinheiro é usado para pagar os juros da dívida pública. Um exemplo desses juros é o valor que os investidores que compraram títulos do governo recebem como remuneração pela sua aplicação.

O desempenho em abril elevou o superavit acumulado no ano a R$ 24,698 bilhões, o equivalente a 2,30% do Produto Interno Bruto (PIB), e superou a meta para o quadrimestre, que era de R$ 18 bilhões. Esse resultado divulgado hoje leva em conta a economia total feita pelo país, o chamado setor público consolidado, que inclui União, Estados, municípios e estatais.

Na quarta-feira (26/05), foi divulgado um número parcial, que era o superavit primário apenas do governo federal, chamado de governo central pelos técnicos (inclui só Tesouro, Previdência e Banco Central). Esses órgãos obtiveram em abril um saldo positivo de R$ 16,576 bilhões, após dois meses de resultados ficais negativos. O resultado do governo federal faz parte do superavit do setor público consolidado.

Empty inaugura no Farol Shopping

A marca atua em 30 lojas entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Conceituada no mercado de moda jovem, a Empty inaugura nova estrutura no Farol Shopping, em Tubarão (SC) nesta sexta-feira (28/05).

Com produtos diversos na área de assessórios e toda linha de confecção feminina e masculina, a Empty é uma marca nascida na região, e que está conquistando destaque em âmbito nacional.

De acordo com os proprietários da Empty, Daniel Hahn e Tiago Hahn, o Farol Shopping foi escolhido por sua estrutura. “Estamos muito otimistas, pois pessoas daqui e de outros locais vão poder ter a qualidade dos produtos da Empty em um espaço seguro e confortável, além da maior visibilidade proporcionada para a marca”, explica Tiago. O evento de inauguração da nova loja ocorre às 18h00, com coquetel e apresentação dos produtos da marca.

IGP-M avança 1,19% em maio e tem alta de 4,18% em 12 meses

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) avançou para 1,19% em maio depois de ter registrado acréscimo de 0,77% um mês antes, apontou a Fundação Getulio Vargas (FGV) em nota. O aumento mais acentuado nos preços no atacado influenciou a aceleração.

No Boletim Focus mais recente, os analistas financeiros consultados pelo Banco Central (BC) esperavam IGP-M de 0,45% neste mês. No ano, o indicador teve expansão de 4,79%. Em 12 meses, o incremento foi de 4,18%.

Com peso de 60% no indicador geral, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 1,49% neste levantamento, após marcar 0,72% em abril. Os preços dos produtos agropecuários foram de 1,57% para 0,46% de alta entre o mês passado e o corrente. Já os preços dos produtos industriais saíram de 0,45% para 1,82% de aumento. Dos três estágios do IPA, os Bens Finais terminaram maio com queda, de 0,42%. As Matérias-Primas Brutas, no entanto, apresentaram forte elevação, de 5,83%. Os Bens Intermediários avançaram 0,58%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 30% do IGP-M, verificou ampliação de 0,49% neste levantamento, uma moderação no ritmo perante o resultado de abril (0,73%). O grupo Alimentação, que tinha subido 2,06% no mês passado, marcou agora 0,56%, refletindo a queda nos preços de hortaliças e legumes e em adoçantes e um aumento menos expressivo em laticínios. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que entra com 10% no indicador geral, apresentou, em maio, elevação de 0,93%, inferior à leitura do mês anterior, de 1,17%. Materiais, equipamentos e serviços tiveram incremento de 0,48% e Mão de obra, de 1,41%.

O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Raposo Shopping conta com campanha para o Dia dos Namorados

Totalmente revitalizado, já com o dobro do tamanho, e prestes a entregar a primeira fase de sua mega expansão, o Raposo Shopping, em São Paulo, volta os esforços para o Dia dos Namorados, com projeções de elevar as vendas em 12% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Para esquentar as vendas da temporada, o centro de compras lança campanha criada pela Agência Confraria Visuale. A mensagem das peças publicitárias alerta o consumidor para a ampliação do centro de compras, que agora “tem tudo para a escolha do melhor presente”, destacando, inclusive, o conforto para as compras, com a entrega dos novos estacionamento e praça de alimentação.

Até 11 de junho, os anúncios ganham veiculação em jornais de grande circulação e mídias regionais, além de formatos diferenciados para espaços internos, como elevadores, entradas e corredores do shopping, entre outros. O Raposo Shopping fica à Rod. Raposo Tavares, Km 14,5. Tel.: (11) 3735-0780 – Estacionamento Gratuito – www.raposo.com.br.

Participação da Microsoft no mercado brasileiro de smartphones sobe para 33%

A Microsoft Brasil fechou o primeiro trimestre de 2010 com 33% de participação no mercado local de smartphones, 15 pontos porcentuais a mais que o resultado do último trimestre de 2009, informou a empresa nesta quinta-feira (27/05). Com o resultado, o Brasil se torna o segundo país do mundo em participação de mercado para o Windows Mobile, atrás apenas da Coreia, onde os fabricantes locais Samsung e LG, parceiros da Microsoft, têm forte penetração. O porcentual também contrasta com o dos EUA, onde o Windows Mobile tem 5% do mercado, e com a média mundial, de 7%, de acordo com o IDC.

Citando dados da empresa de pesquisas IDC, o gerente da área de mobilidade da Microsoft Brasil, Celso Winik, revelou que o resultado põe a Microsoft apenas dois pontos porcentuais atrás do líder. “Se compararmos com o primeiro trimestre de 2009, o crescimento é ainda maior, de 24 pontos, mas aquele período foi atípico”, disse, lembrando os efeitos da crise econômica global.

Para Winik, o avanço foi resultado de um trabalho que começou há dez anos. Mas o gerente reconhece que o posicionamento do sistema no mercado também ajudou. “Desde o ano passado temos ofertado o Windows Mobile também como Messenger Phone, que se beneficia dos mais de 46 milhões de usuários do Messenger no Brasil”, afirmou. Outro fator mencionado por Winik é a penetração do Windows Mobile no mercado corporativo brasileiro. “O Windows Mobile se beneficia da integração com o legado Microsoft nas empresas e do ecossistema de desenvolvedores locais”, acrescenta.

A demanda por smartphones tem crescido rapidamente no País. Segundo dados da empresa de pesquisa de mercado Gartner divulgados na quarta-feira (26/5), o mercado de smartphones cresceu 170% no primeiro trimestre de 2010, em relação ao mesmo período de 2009. A Garter estima que, no total, cerca de 1,2 milhão de aparelhos foram vendidos para o usuário final nos primeiros três meses do ano no Brasil. Somados todos os tipos de celular, a Nokia liderou em vendas no primeiro trimestre, com 3,08 milhões de aparelhos. Os aparelhos da Nokia usam o sistema operacional Symbian.

Os números do Gartner, que não incluem as vendas corporativas, revelam ainda que, atrás da Nokia, estão Samsung (2,65 milhões de unidades), LG Electronics (2,6 milhões) e Motorola (794 mil). Todas elas oferecem smartphones com sistema Windows Mobile. Em quinto lugar está Sony Ericsson (410 mil), que oferece sistemas Symbian e Android e, em sexto, Research In Motion, fabricante dos smartphones BlackBerry (399 mil).

O analista do mercado de telecom do IDC Brasil, João Paulo Bruder, explica que em dezembro de 2009, contados os mercados de varejo e corporativo, a Microsoft já detinha a segunda posição no mercado brasileiro em termos de smartphones. “Mas ela estava mais próxima do terceiro lugar, que era do BlackBerry. Era uma vantagem pequena”, conta. Além disso, o lider de mercado – o Symbian, da Nokia, já mostrava um crescimento mais lento do que o do mercado. “Os smartphones da Nokia têm sido bem aceitos pelo mercado, mas o mercado tem crescido mais rapidamente”, avalia.

Santa Cruz Shopping vai dar dois pares de smartphones no Dia dos Namorados

O Santa Cruz Shopping, no Rio de Janeiro, se prepara para a terceira data mais importante do varejo: o Dia dos Namorados. No dia 22 de maio, o shopping deu início a campanha do dia dos namorados, que presenteará dois casais com um par de smartphones para cada um.

Para concorrer basta retirar um cupom nas lojas ou no stand de promoção do Santa Cruz Shopping e declarar seu amor em uma frase bem original. Depois é só depositar na urna, localizada na Praça de Eventos, e torcer. As escolhas acontecerão no dia 12 de junho. A campanha será divulgada em mídia online, outdoor, rádio, além de peças distribuídas no mall.

Além do concurso cultural, o shopping está fazendo a promoção “comprou, ganhou”: Nas compras acima de R$ 100 o cliente pode trocar a nota fiscal por um celular da Vivo no Plano Controle ou por um modem 4G. O cliente precisará habilitar o plano e estará sujeito à análise de crédito.

Pesquisadores criam vírus HIV artificial para desenvolver vacina

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com as Universidades Federais do Rio de Janeiro e de São Paulo, conseguiu criar em laboratório uma versão artificial do vírus HIV, segundo reportagem da rádio CBN. Segundo os cientistas, o vírus sintético poderá levar ao desenvolvimento de uma vacina para o tratamento de pacientes com AIDS.

O vírus foi elaborado a partir de uma técnica similar à da clonagem. O protótipo piloto foi desenvolvido há duas semanas com o apoio financeiro de uma empresa de controle de doenças dos EUA. Mais de US$ 500 mil foram empregados na compra de equipamentos, materiais e na distribuição de bolsas no último ano. A equipe que criou o vírus sintético é a mesma que trabalha no desenvolvimento da vacina terapêutica. O medicamento é feito com as células responsáveis pela imunidade do organismo.

Microsoft admite não divulgar todos os bugs que encontra

A Microsoft não avisa sobre todas as vulnerabilidades de segurança que ela corrige em seus pacotes de software. Como consequência, as comparações entre empresas com base no número de bugs podem ter distorções. “Nós não documentamos toda falha encontrada”, disse o diretor do Centro de Resposta a Segurança da Microsoft (MSRC, na sigla em inglês), Mike Reavey, durante encontro com a imprensa na sede da companhia em Redmond (EUA).

A Microsoft disse atribuir um único identificador de Vulnerabilidades e Exposições Comuns (CVE) para vulnerabilidades ou falhas que compartilhem os mesmos níveis de gravidade, vetores de ataque e estratégias de contorno. Se diversas falhas tiverem as mesmas propriedades, elas não serão relatadas separadamente, disse Reavey.

A falta de transparência nas correções veio à tona no começo do mês graças à uma empresa chamada Core Security Technologies. Depois de estudar as correções MS10-024 e MS10-028, ela notou três correções que não tinham sido divulgadas. O boletim de segurança MS10-028 era uma resposta a uma falha que poderia expor um usuário do Microsoft Visio a um ataque via sobrecarga de memória (buffer overflow), que permitiria a um hacker obter o controle do sistema.

A Microsoft não forneceu informações sobre as falhas adicionais que foram corrigidas no boletim para o Visio porque “o vetor de ataque era o mesmo, o nível de gravidade era o mesmo. Da perspectiva do consumidor, a mesma estratégia – não abrir documentos do Visio provenientes de fontes suspeitas – se aplicava”, disse Reavey à Webwereld, uma afiliada do IDG, em uma entrevista após a apresentação.

Circo di Napoli no Continental Shopping

Um “avião” motorizado que decola em pleno picadeiro e surpreende a platéia com vôos rasantes , a troupe do trapézio, a incrível precisão no equilíbrio de espadas em escadas, truques de ilusionismo e mágica, tecido aéreo, performances com 60 malabares, bicicletas, mono ciclo, cama elástica, e os impagáveis palhaços que agradam as crianças e os adultos, são algumas das atrações especiais do Circo di Napoli que estará no Continental Shopping, em São Paulo, até 14 de junho.

Os espetáculos têm uma hora e meia de duração e no final um grupo com 12 bailarinos fazem um show com bandeiras para homenagear o Brasil.

Horário: terça a sexta-feira às 20h30
Sábados, domingos e feriados às 15h00, 17h00, 19h00 e 21h00
Ingressos: Central Adulto R$ 40, Infantil R$ 20
Lateral A Adulto: R$ 30, Infantil R$ 15
Lateral B Adulto: R$ 20, Infantil R$ 10
Grátis para crianças até três anos.
Considera-se infantil até 12 anos.
Local: Estacionamento E2 (gratuito)