Esposende abre mega loja no North Shopping Caruaru

A Esposende Calçados reabriu na noite desta sexta-feira (04/06), em coquetel aberto ao público, sua loja no North Shopping Caruaru (PE). Trata-se da primeira mega loja do centro de compras. A nova Esposende apresentará projeto arquitetônico inovador, base para as novas lojas e também para aquelas que passarão por reformas. A operação, que recebeu investimento de meio milhão de reais, tem 230m² de área, empregará 40 funcionários diretamente e oferecerá ao público novas marcas e produtos diferenciados.

A reforma da Esposende do North Shopping Caruaru – no centro de compras desde a fundação deste – levou cerca de dois meses. Durante esse período, os clientes continuaram sendo atendidos pela loja, que funcionou temporariamente em outra área do mall. Fundada em 15 de outubro de 1970, a Esposende Calçados possui um total de 48 lojas, localizadas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Juntas, elas empregam mais de 1.800 profissionais.

Em mais de uma década de atuação no Agreste pernambucano, o North Shopping Caruaru mudou o cenário mercadológico da região. O empreendimento tem fluxo de visitantes acima das 900 mil pessoas por mês, atraídas pelas mais de 70 operações em funcionamento, amplo estacionamento, segurança, conforto e comodidade. Além da nova Esposende, outras novidades aguardam os clientes do centro de compras, a exemplo da loja Handara – do segmento jeanswear – e dos restaurantes Bonaparte e Donatário.

Carioca Shopping promove show especial a luz de velas no Dia dos Namorados

Os casais apaixonados terão um dia especial de música e jantar a luz de velas sábado, dia 12 de junho no Carioca Shopping, no Rio de Janeiro. No palco, o cantor Ney Gouveia interpreta canções românticas nacionais e internacionais de artistas como Bee Gees, Roupa Nova, Flávio Venturini, Milton Nascimento, Cláudio Zoli, Tim Maia, Guilherme Arantes, Cazuza, Fábio Junior, Djavan e Roberto Carlos, entre outros.

Para que o clima fique ainda mais romântico, as mesas da praça de alimentação serão iluminadas por velas. O show de Ney Gouveia especial do dia dos Namorados é gratuito e acontece dia 12 de junho (sábado), às 19h00, na praça de alimentação do Carioca Shopping – Av. Vicente de Carvalho 909, Vila da Penha – Rio de Janeiro – Tel.: (21) 3688-2001.

Redecard vai capturar as transações do cartão de crédito Sorocred

A Redecard amplia sua atuação com a Sorocred e passa, no próximo semestre, a capturar os cartões de crédito da bandeira. O contrato celebra a ampliação de uma parceria iniciada em 2008, quando as maquininhas da empresa começaram a aceitar os cartões de benefícios (refeição, combustível e alimentação) da Sorocred.

A bandeira Sorocred cresceu 93% entre 2005 e 2009 e, atualmente, conta com mais de 3,5 milhões de cartões de crédito emitidos em todo o Brasil. A empresa é bastante atuante no Estado de São Paulo e a ampliação da parceria com a Redecard vai gerar ainda mais valor às maquininhas e, consequentemente, aos lojistas e portadores de cartões.

Segundo Nilton Silva, presidente da Sorocred, este contrato fortalece consistentemente a parceria com a Redecard. “Agora podemos oferecer aos portadores do nosso cartão toda a segurança e abrangência da Redecard, o que significa muito mais opções para compra, uma vez que nossos clientes passam a ter acesso a estabelecimentos filiados à Redecard”, explica.

Durante o primeiro trimestre de 2010, o volume financeiro transacionado com os cartões de benefícios da Sorocred via maquininhas da Redecard cresceu 89% em comparação ao mesmo período do ano passado. “Esta iniciativa confirma o nosso pioneirismo no posicionamento multibandeira e reforça ainda mais a nossa atuação no interior do Estado de São Paulo”, afirma Roberto Medeiros, presidente da Redecard.”

Segundo Medeiros, o acordo com a Sorocred é parte da estratégia estabelecida pela empresa para oferecer diferenciais aos lojistas e usuários dos cartões. “Investimos continuamente em uma multiplicidade de produtos e serviços para ajudar a alavancar as vendas dos comerciantes. Com a captura do cartão de crédito Sorocred, estaremos em linha com o nosso objetivo de agregar cada vez mais valor às nossas maquininhas”, conclui.

Cresce pressão para que Serra escolha logo um vice

Aos pouquinhos, a demora na escolha do candidato a vice na chapa de José Serra vai ganhando ares de crise. Dentro de oito dias, o PSDB realiza sua convenção nacional. Serra é pressionado agora a definir o nome do parceiro de chapa antes do dia 12. Trata-se de uma mudança de planos. Antes, cogitava-se oficializar a candidatura de Serra e adiar o anúncio de seu segundo para o final do mês. O próprio candidato admitira a hipótese publicamente. Mas dirigentes do PSDB e do aliado DEM passaram a enxergar o adiamento como um problema.

Dissemina-se a tese segundo a qual a procrastinação sugere uma impressão de tibieza. Algo que, levado às últimas consequências, vai passar a impressão incômoda –e falsa, dizem os tucanos— de que ninguém quer ser vice de Serra. Empurrado para o fim de junho, o tema como que monopolizaria o noticiário sobre a campanha de Serra. Não se falaria de outra coisa. A prevalecer esse entendimento, Serra terá uma semana para fazer, sob pressão, o que não fez, por conveniência política, em 60 dias.

De saída, Serra terá de superar um dilema. Um pedaço do PSDB ainda defende que a chapa deve ser puro-sangue. O próprio Aécio Neves, depois de recusar a incumbência pela enésima vez, sugeriu o nome de outro grão-tucano: Tasso Jereissati. A exemplo do correligionário mineiro, o grão-tucano cearense disse que não cogita ser vice. Prefere concorrer à reeleição para o Senado.

Sem Aécio e Tasso, escalou a lista de “opções” o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). Mal esquentou lugar no noticiário, Guerra já cuidou, nesta quinta (3), de se auto-excluir do rol de vices: “Não há condição alguma”. A direção do DEM observa a movimentação dos parceiros tucanos com um pé atrás. É grande o incômodo. O DEM considera-se dono da vaga. Topara abrir mão em favor de Aécio. Sem ele, nada feito.

Em diálogos privados, os principais dirigentes do DEM decidiram não impor nomes a Serra. Mas exige-se que o candidato selecione um vice de seus quadros. Os morubixabas da tribo ‘demo’ queixam-se do tratamento que Serra vem dispensando a eles. Consideram-se alijados da campanha. Nos subterrâneos, afirmam que a escolha de um vice de outra legenda consolidaria a impressão de que o DEM é visto como aliado de “segunda classe”. Algo que o parceiro do PSDB, dono de uma vitrine televisiva de pouco mais de três minutos, não está disposto a admitir.

Itajaí Shopping Comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Este dia nasceu para chamar a atenção de líderes mundiais, bem como todos nós, para a degradação da natureza. Juntamente com a Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), realizaremos um dia de conscientização sobre o assunto, com várias informações relevantes a todos, além da distribuição de mudas aos nossos clientes.

O evento do Dia Mundial do Meio Ambiente acontecerá no próximo dia 05 de junho, a partir das 10h00, no piso térreo do Itajaí Shopping (SC), no corredor em frente a Loja Italian Jóias. Neste dia também, o empreendimento se tornará um Ecoponto. Ecoponto são locais para que você possa depositar pilhas, baterias comuns ou recarregáveis, lâmpadas fluorescentes, além de óleo vegetal, para que deste local, os produtos em questão tenham um destino correto.

Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, contêm cádmio, chumbo, mercúrio, e outros componentes químicos em sua composição. Estes objetos, tão comuns em nosso dia-a-dia, não devem ser depositados no lixo comum, além de poluir a natureza causam sérias doenças. O óleo vegetal, usado nas frituras, também é bastante prejudicial ao meio ambiente, basta um litro para contaminar um milhão de litros de água.

Um mundo perfeito consistiria no respeito aos limites a todos os seres que nele habitam. Infelizmente, não é isso que acontece há muito tempo. A preservação do meio ambiente, raramente é tratada pelos líderes mundiais com a devida atenção que merece. O homem usa a inteligência para benefício próprio, esquecendo, muitas vezes, que essa inteligência egoísta, destrói o pouco que resta de nossos diversos recursos naturais.

Exemplo disso é a água potável, menos de 5% de toda a água existente em nosso planeta é doce. Estima-se que em pouco menos de 30 anos haverá paises subdesenvolvidos que o fornecimento de água será escasso, tornando-se artigo de luxo.

Brasil já não corre risco de superaquecimento, afirma Mantega

A uma semana da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a economia brasileira já não corre risco de superaquecimento devido a medidas recentes do governo e à crise da União Europeia. Em entrevista coletiva durante encontro de empresários brasileiros e chineses anteontem (02/06) em Xangai, Mantega disse que a economia tem dado “sinais importantes” de desaceleração.

Para o ministro, o Copom se baseou em análises “animadas” do mercado financeiro para o recente aumento dos juros, pelas quais o PIB do Brasil cresceria até 8% neste ano. “Quando o Copom resolveu elevar a taxa de juros, estava olhando o ritmo da economia seis meses adiante. Ele trabalhou com o pressuposto dessas análises que dizem que a economia está crescendo 6%, 7%, 8%, principalmente o pessoal do mercado financeiro [que] está animado, dizendo que a economia está crescendo a taxas elevadas. Vai ver que eles querem que a taxa de juros suba”, afirmou. “Eu não vou avaliar porque não sei quais foram os critérios que o Copom utilizou para as suas conclusões. Estou constatando que a economia brasileira já está se desacelerando e aí já temos os indicadores concretos, não é mera suposição”, completou Mantega.

Na última reunião, realizada no final de abril, o Copom elevou a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, com o objetivo de esfriar a economia e diminuir a pressão inflacionária.
Na época, vários analistas do mercado consideravam que o aumento já deveria ter sido feito antes, para conter o superaquecimento. Questionado se o aumento dos juros poderá desacelerar a economia mais do que o necessário neste ano, Mantega disse que “não sou eu quem tem de fazer [essa avaliação], vocês perguntem ao Banco Central”.

O ministro da Fazenda mencionou a desaceleração no consumo e na produção industrial como sinais de desaquecimento da economia. Para Mantega, o país já está voltando para “aquele curso normal e sustentável de um crescimento de 5,5%, 6% no final do ano”. Mantega disse que a desaceleração ocorreu devido à recomposição de tributos, à retirada de estímulos, ao corte de R$ 10 bilhões nos gastos do governo e ao aumento do compulsório dos bancos -parcela dos depósitos dos clientes recolhida obrigatoriamente ao BC.

A crise na União Europeia também contribui para a desaceleração, disse Mantega, pois provocou a diminuição na disponibilidade de crédito para a economia brasileira. Sobre o crescimento do PIB no primeiro trimestre, Mantega ratificou que será uma “taxa chinesa” e que ficará entre 8% e 10%. “Ninguém quer que a economia cresça 10%, pelo menos neste momento”, afirmou.

Bill Gates elogia produtos da Apple e diz não ter “ciúmes”

Bill Gates, o fundador do gigante da informática Microsoft, fez muitos elogios aos últimos lançamentos de sucesso da Apple, sua principal concorrente. Nos últimos dois anos, a Apple assumiu a liderança da indústria tecnológica com o sucesso de produtos como iPhone, iPod e, mais recentemente, o iPad. “Não há ciúmes. É fabuloso ver estes avanços na tecnologia. Eles foram muito bem”, disse Gates em entrevista para o programa “Larry King Live”, da rede de televisão “CNN”, onde foi entrevistado em companhia de seu pai. “Há espaço para que ambas avancem”, disse, em alusão à Microsoft, que sob sua batuta foi, durante décadas, o líder da tecnologia informática no mundo.

Um dos homens mais ricos do mundo, Gates disse que tanto a Apple quanto a Microsoft sempre tiveram “a mesma visão: criar produtos de baixo custo que fossem fáceis de usar”. “Além disso, sempre tiramos proveito da concorrência”, acrescentou Gates, que há dez anos entregou o controle da empresa a Steve Ballmer.

Segundo especialistas, nos mesmos dez anos a Apple tomou a ponta na indústria tecnológica, e seu valor chega a US$ 221 bilhões. Atualmente, o valor da Microsoft é calculado em aproximadamente US$ 219 bilhões, metade do que valia há dez anos, segundo os mesmos especialistas.

Orgânicos conquistam os supermercados

Sem a figura do atravessador, agricultores orgânicos estão conseguindo colocar seus produtos nas gôndolas de supermercados. A preocupação do grande varejo em aliar consciência social e ambiental a uma melhor qualidade de vida para o consumidor tem estimulado o investimento em marcas próprias e na divulgação dos benefícios desses alimentos, dando visibilidade a produtores de frutas e hortaliças.

O fornecimento direto para o varejo é feito, normalmente, por meio de parcerias com distribuidoras certificadas. “A distribuidora dá assistência técnica, acompanha o cultivo e responsabiliza-se pela compra de 100% da colheita. O agricultor sabe para quem vender”, diz o sócio da Rio de Una Alimentos, em São José dos Pinhais (PR), Marco Giotto.

Ex-produtor orgânico, Giotto fundou a Rio de Una, certificada pelo Instituto Biodinâmico (IBD), que hoje conta com 113 agricultores, responsáveis por 450 hectares. O volume de produção é de 400 toneladas de frutas e hortaliças por mês. “Cerca de 60% dessa produção abastece supermercados.” Ele diz que os supermercados são o principal canal de comercialização. “As feirinhas orgânicas ainda são pouco representativas do ponto de vista do escoamento da produção”, avalia. As vendas, via distribuidora, normalmente são consignadas e o comprador é exigente. “Não é porque o produto não recebeu agrotóxico que o agricultor pode entregar salada com bicho. Eles cobram qualidade.”

A questão logística é outro desafio. “Entregamos de loja em loja, três vezes por semana. Para o produto chegar às gôndolas fresco há um esforço logístico tremendo.” No Brasil 90% do consumo é por meio do varejo, diz o produtor Fernando Ataliba, do Sítio Catavento, em Indaiatuba (SP). O sítio possui 36 hectares e há cultivos de mais de 30 itens. Certificado pela Ecocert, escoa 70% da produção – 200 toneladas por ano – via distribuidora, que embala com a marca do varejista e distribui nas lojas. “Varia, mas o produtor fica, em média, com 10% do valor com que o produto chega ao consumidor.”

Sem o intermédio de uma distribuidora, o agricultor Joaquim Pires Bueno, de Tietê (SP), negocia diretamente com uma grande rede de supermercados toda a produção de lichia orgânica – cinco toneladas. “Entrego tudo para o supermercado. Antes vendia via atravessador, mas agora é muito melhor, pois recebo três vezes mais, diz ele, que tem cinco hectares, é certificado pela Fundação Mokiti Okada e cultiva outros 15 itens, como cenoura, abobrinha, ervilha-torta, rabanete e quiabo.

Ele investiu no sítio para se ajustar às exigências do comprador. “Tenho packing house e água de boa qualidade. O cultivo deve seguir uma cartilha de boas práticas de produção. A colheita de hortaliças, por exemplo, deve ser feita no horário certo para garantir a qualidade do produto até o consumidor.”

Para o proprietário da Cio da Terra, em Jarinu (SP), Zuco De Luca, o varejo dá visibilidade aos orgânicos. “Além disso, o agricultor planeja a produção”, diz ele, que trabalha com 100 produtores, em 200 hectares. Cerca de 70% das 10 mil bandejas de produtos são destinadas ao varejo.

Os produtores parceiros recebem ainda noções de gestão. “Para atender a uma grande rede, tem de ser profissional, ter os custos no papel”, diz o proprietário da Horta & Arte, em São Roque (SP), Luis Carlos Trento. Ex-produtor, ele tem parceria com 40 agricultores, responsáveis pelo cultivo de 200 hectares, com um volume de 100 toneladas de produtos por mês.

O proprietário da Cultivar Orgânicos, em São Roque (SP), Cristiano Nicolau Psillakis, tem 150 produtores parceiros e fornece para o varejo 70 itens. “O varejo exige qualidade, o que estimula a profissionalização do agricultor”, defende Psillakis. O prazo para os agricultores se adaptarem às novas regras de produção e comercialização de orgânicos termina dia 31 de dezembro. A regularização baseia-se em normas de armazenamento, rotulagem, transporte, certificação e fiscalização.

Redecard muda conselho e Schettini deve ser novo presidente

O principal executivo da área de crédito e varejo do Itaú Unibanco, Márcio Schettini, deve ser o novo presidente do conselho de administração da Redecard, empresa que faz o credenciamento de lojistas para a bandeira de cartões MasterCard e, a partir de julho, também para a Visa. A empresa faz assembleia extraordinária com acionistas dia 16 de junho para discutir a alteração na composição do conselho. A assembleia foi convocada após a saída do presidente do conselho, Joaquim Francisco de Castro Neto, que comandou a área de varejo do Unibanco.

Schettini comandava a área de crédito do Unibanco e após a fusão com o Itaú, em novembro de 2008, passou a cuidar do segmento em todo o grupo. Ele também foi presidente da Unicard, empresa de cartões do Unibanco, e da Fininvest, a financeira do grupo. Schettini era conselheiro da Redecard desde 2005. A assembleia também vai decidir o nome de outros conselheiros da Redecard. O vice-presidente deve ser Caio Ibrahim David, funcionário do Itaú.

Entre os novos conselheiros, está a indicação do presidente da Natura, Alessandro Carlucci, e de Fernando Telles, diretor executivo do Itaú. Luiz Fernando Furlan e Horácio Lafer Piva, que já estão no conselho da Redecard, concorrem à reeleição. O mandato de cada conselheiro é de dois anos, com direito à reeleição.