Saldo de crédito para financiamento de veículos cresce quase 13% em abril

O crédito para financiamento de veículos cresceu 12,8% em abril deste ano, na comparação com igual período de2009. O saldo total das carteiras de Leasing e Crédito Direto ao Consumidor (CDC) somou R$ 163,9 bilhões em abril, como mostra levantamento da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef) divulgado nesta segunda-feira (07/06).

“O momento atual é favorável para o consumidor financiar um automóvel. Atualmente, a indústria automobilística cresce mais que proporcionalmente em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) e o segmento de financiamento de veículos está apto para atender à demanda do mercado e acompanhar essa evolução da indústria”, avalia o presidente da associação, Décio Carbonari de Almeida.

De acordo com o presidente, a expectativa para este ano é que haja um aumento de 10% a 15% no volume das carteiras CDC e leasing, na comparação com o ano passado, atingindo entre R$ 173 bilhões e R$ 180 bilhões.

Se analisadas separadamente, as operações de CDC apresentaram um crescimento de 29,3% em abril, ante o mesmo mês de 2009, com um saldo total de R$ 105 bilhões, ante os R$ 81,2 bilhões registrados há um ano. Já o leasing recuou 8,2% no mesmo período, ao passar de R$ 64,1 bilhões movimentados em abril do ano passado para R$ 58,9 bilhões registrados no quarto mês deste ano.

Planos de saúde terão que oferecer novos procedimentos a partir desta segunda

Entram em vigor nesta segunda-feira (07/06), as novas regras para os planos de saúde, estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com a mudança, as operadoras serão obrigadas a incluir na cobertura básica 70 procedimentos e ampliar o limite de consultas em algumas especialidades. Deste total, 57 serão para os convênios médicos e outros 16 são para os convênios odontológicos. O novo rol foi aprovado pela ANS em janeiro, mas entra em vigor só agora.

A nova listagem beneficiará 44 milhões de usuário de planos. Os serviços deverão constar em todos os planos de saúde contratados a partir do dia 2 de janeiro de 1999. Para os outros 10,4 milhões que têm planos de saúde mais antigos, vale o que está escrito no contrato. Segundo ANS, as mudanças não terão grande peso nos custos, mas essa elevação pode ser repassada principalmente no caso dos contratos de grupos.

Entre os novos procedimentos estão a cobertura obrigatória de transplante de medula óssea por parentes ou banco de medula, a inclusão de 16 procedimentos odontológicos, como colocação de coroas e blocos dentários, e o exame de imagem para identificação de câncer em estágio inicial e avançado, o PET-Scan oncológico. Esse procedimento, que pode facilitar diagnósticos, é considerado caro pelos planos de saúde.

A ANS decidiu ainda ampliar o número mínimo de consultas para determinadas especialidades. As consultas com fonoaudiólogo passam de seis para até 24 vezes por ano, enquanto os nutricionistas, que só podiam ser consultados seis vezes, poderão ver os pacientes em 12 consultas. Terapias com psicólogos sobem de 12 até 40 consultas por ano, desde que sejam indicadas por um psiquiatra. Atendimento psiquiátrico ilimitado em casos graves e a possibilidade de internação domiciliar também estão entre as novidades.

A Associação Brasileira de Medicina de Grupo, que representa os planos de saúde, informou que as novas regras irão gerar custos adicionais e que os primeiros a sentir devem ser os novos clientes.

Nova loja Iriá no Shopping Neumarkt traduz o conceito da marca

Com duas lojas próprias e participação em multimarcas de vários Estados brasileiros, a Iriá abre nesta quinta-feira (10/06) sua terceira loja, no Shopping Neumarkt, em Blumenau (SC). Este é mais um passo do crescimento planejado da marca, cujo foco é a mulher moderna, decidida, que sabe andar na moda. No novo espaço, num dos mais tradicionais shoppings de Santa Catarina, Iriá estará ainda mais perto de seu público consumidor. O empresário Jaison Bogo comenta que todo o desenvolvimento do plano de crescimento está sendo cumprido, baseado em muito trabalho e dedicação da equipe. “O critério tem sido esse desde o início, envolvimento e desejo de chegar além”, destaca.

A nova loja Iriá no Neumarkt tem projeto arquitetônico da arquiteta Ana Paula Sperhacke, do escritório Arqinside Arquitetura. A profissional destaca que mais que um espaço de varejo, a loja Iriá traduz o conceito da marca. “Valoriza o cliente e traduz o seu estilo e desejos”, aponta. Com paredes de massa grossa, pouco acabamento, lustres com ares vintage, além de móveis e objetos que refletem a ação do tempo, Iriá traz à tona a história. Ao mesmo tempo em que faz o clássico, o retrô e o contemporâneo conviverem em harmonia invocando o remoto e reciclando o passado.

“A loja proporciona sensações para quem entra, estimulando o desejo. Para criar uma dinâmica espacial na apresentação do produto, as araras, os expositores e os cubos de cobre que compõem o espaço são totalmente móveis”, salienta a arquiteta. Arquitetura que confere personalidade à loja Iriá.

Prefeituras podem ser proibidas de cobrar IPTU de imóveis próximo a favelas

Tramita na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 482/10, que estabelece que as prefeituras podem ser proibidas de cobrar Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de imóveis próximos a favelas, invasões e loteamentos irregulares. Em termos jurídicos, o projeto concede imunidade tributária, relacionada ao IPTU, para os proprietários desses imóveis. A autora da proposta, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), afirmou que objetivo da PEC é reparar uma injustiça. “Os proprietários de imóveis regulares foram vítimas da desvalorização de seus bens, devido à favelização do espaço urbano onde seus imóveis estão localizados”, explica a deputada.

Revitalização dos espaços urbanos De acordo com à Agência Câmara, a deputada acrescenta, ainda, que a aprovação da proposta estimula as prefeituras a revitalizar os espaços urbanos, além de coibir a construção de moradias ilegais. A PEC ainda será analisada pela Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania. Se aprovada, passará por uma comissão especial, antes de ser votada pelo Plenário.

Zoé chega ao Shopping Plaza Macaé

Os clientes do Shopping Plaza Macaé (RJ) terão mais uma opção na hora de realiza suas compras: a loja Zoe, inaugurada dia 4 de junho. Toda decorada em estilo provençal, com móveis brancos e românticos, a loja será uma multimarcas voltada para o público feminino que poderá conferir as coleções de grifes como Dona Doida e Nob. “Essa é a primeira loja Zoe que inauguramos. Nossas expectativas são as melhores possíveis. Esperamos que o público aceite bem as marcas, muito conhecidas em São Paulo, e que estão chegando ao Rio de Janeiro agora”, afirma Carla Danise P. G. de Lima, sócia da loja.

“O Shopping Plaza Macaé está diversificando o seu mix de lojas, produtos e serviços. Estamos sempre buscando novidades para oferecer aos nossos clientes”, afirma Ricardo Barretto, superintendente do shopping. “Também iremos trabalhar com nossa marca própria de sapatos”, conclui Carla.

McDonalds diz que copos no Brasil não oferecem nenhum risco

A assessoria de imprensa do McDonalds no Brasil distribuiu nota nesta sexta-feira (04/06) para desvincular os copos distribuídos no país dos que sofreram recall nos Estados Unidos. O McDonalds dos EUA anunciou o recall de 12 milhões de copos de vidro temáticos -do filme Shrek-, depois que a Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor (CSPC) alertou sobre o uso dos copos, que contêm cádmio, um metal tóxico, segundo a imprensa.

“Com relação às notícias publicadas sobre a retirada do mercado por parte do McDonalds, apenas nos Estados Unidos e Canadá, de copos de uma promoção relacionada ao filme Shrek para Sempre, informamos que estes copos não possuem qualquer relação com os copos da Coca-Cola que foram distribuídos pelo McDonalds no Brasil, que são produzidos com vidro colorido e não são pintados, como na promoção norte-americana”, diz a nota da assessoria brasileira.

O cádmio é um elemento cancerígeno que, de acordo com pesquisas, pode causar enfraquecimento dos ossos e problemas renais graves.

Wal-Mart vai aumentar em 23% quadro de pessoal em cinco anos

A maior rede de varejo do mundo Wal-Mart Stores vai adicionar mais de 500 mil funcionários a seu quadro de pessoal nos próximos cinco anos, ampliando sua presença global no momento em que tenta recuperar as vendas fracas nos Estados Unidos, informou o presidente-executivo da companhia, Mike Duke.

Duke, em comentários sobre estratégia da empresa nos próximos anos, afirmou que a companhia precisa ampliar sua diferença de preços em relação a rivais uma vez que a Internet ajuda os consumidores a encontrar produtos mais baratos. “Vamos ser os mais competitivos em preços e vamos ganhar muito”, afirmou Duke a 16 mil funcionários e acionistas reunidos em um ginásio de basquete na Universidade de Arkansas durante a reunião anual de acionistas da empresa.

Enquanto os funcionários se entreteram com a participação do ganhador do Oscar Jamie Foxx e artistas como Mariah Carey e Mary J Blige, acionistas receberam um novo programa de recompra de ações de US$ 15 bilhões que se soma aos US$ 10 bilhões em ações da empresa adquiridas pelo Wal-Mart no ano passado. Mas isso pode não ser suficiente para os acionistas que têm visto o preço estagnado das ações da companhia e vendas em lojas de descontos nos Estados Unidos abertas há pelo menos um ano caírem nos últimos quatro trimestres.

“Não creio que 15 bilhões de dólares seja suficiente no momento”, disse Brian Sozzi, analista do Wall Street Strategies. “A companhia simplesmente precisa mostrar à base de acionistas que pode executar sua mensagem de sustentabilidade na redução de custos e retomada no fluxo de clientes, seja por meio de preços menores ou melhora em departamentos com margens maiores”, explicou.

Como parte do plano de crescimento, o Wal-Mart vai adicionar 500 mil postos de trabalho à sua base de 2,2 milhões de funcionários. A empresa tem 4.110 lojas em 14 países fora dos Estados Unidos e está buscando entrar na Rússia.

Descontos especiais são uma das causas para alta nas vendas de eletrônicos

Além da aproximação da Copa do Mundo, os descontos especiais são uma das principais causas para o aumento nas vendas de eletrônicos nos meses de abril a junho, segundo mostra pesquisa realizada pela Marco Consultoria.

De acordo com o estudo, que ouviu revendedores da Argentina, Brasil, Chile e México, o item é apontado por 37% dos entrevistados. A principal explicação para o aumento nas vendas é a Copa do Mundo, para 69% dos pesquisados. O financiamento e as promoções juntamente com o contexto econômico foram apontados por 34% e 23% dos entrevistados, respectivamente.

No geral, 90% dos participantes da pesquisa esperam vender mais este ano do que no mesmo período do ano passado, sendo que 34% de todos os participantes do levantamento esperam um crescimento acima de 50% nas vendas. Dentre os quatro países estudados, o Brasil é o mais otimista, já que 52% dos participantes esperam um crescimento muito maior nas vendas em relação a 2009 e 48% esperam um crescimento maior. Quanto às estimativas, 43% apostam em vendas entre 21% e 30% maiores, 39% esperam alta de até 15% e 9%, entre 31% e 40%.

“Muito do otimismo do brasileiro está relacionado com o presente histórico da economia do país e subsequentes melhoras no poder aquisitivo do brasileiro a produtos eletrônicos (…) Outro fator que reforça o consumo de eletrônicos no Brasil e que sempre enfatizo perante meus colegas latino americanos é o favoritismo da seleção brasileira. É bem mais prazeroso acompanhar a seleção campeão com tecnologia avançada”, diz o responsável no Brasil pela pesquisa, Henrique de Campos Júnior. No geral, as TVs de LCD foram apontadas como os produtos que mais serão vendidos no período estudado. A propensão ao consumo impulsivo também se estende a home theaters, aparelhos de som, reprodutores de DVD e Blue-Ray, notebooks e celulares.

Países em desenvolvimento da Ásia devem crescer 7%, estima ONU07

A Organização das Nações Unidas (ONU) espera que as economias em desenvolvimento da Ásia cresçam cerca de 7% neste ano. A organização alertou, no entanto, que uma nova recessão nos países desenvolvidos pode reduzir essa expansão em até 1 ponto percentual, segundo um secretário-geral assistente.

“Se houver uma nova recessão, então teríamos que repensar as taxas de crescimento”, disse Ajay Chhibber nesta segunda-feira (07/06). “Eu acho que os riscos para o crescimento serão pequenos. Haveria uma redução de no máximo um ponto percentual na taxa geral de crescimento.”