Bancos ouvem reclamações de clientes por meio das redes sociais

O uso de redes sociais pelos bancos foi um dos temas debatidos durante o Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (Ciab 2010), que neste ano foca suas atenções na Geração Y. Com o passar dos anos, a modernização da tecnologia e os clientes cada vez mais jovens, os bancos estão buscando uma aproximação maior com os seus clientes. E, com o objetivo de estar mais presentes no dia-a-dia dos correntistas, a participação em redes sociais – como Twitter, Orkut e Facebook – se faz necessária.

Mas não é só para divulgar informações da instituição que os bancos utilizam esses sites. Ao contrário! Executivos de algumas entidades dizem que mais do que falar com o cliente, os perfis nas redes servem para ouvir os clientes, já que, muitas vezes, as redes servem de válvula de escape de seus usuários, que divulgam, por vontade própria, serviços onde foram bem atendidos e, principalmente, serviços onde não tiveram suas expectativas atendidas.

Com o número de instuições financeiras diminuindo – já que muitos bancos se uniram nos últimos anos, é óbvio que as empresas tentam a cada dia melhorar seus serviços e preços, para atrair cada vez mais clientes. E, nesse intuito, as redes sociais são ferramentas muito importantes, já que por meio delas é possível saber o que agrada e o que desagrada os correntistas.

A notícia é boa para os clientes, já que uma reclamação consistente pode mesmo resultar em uma mudança e um serviço mais condizente com as expectativas. Não é raro que, após detectar uma reclamação – alguns bancos possuem profissionais especifícos para vasculhar a internet em busca de comentários onde o nome da companhia apareça -, uma equipe verifique a veracidade da informação (seja ela uma reclamação sobre o SAC ou um serviço que desagradou o correntista) e tome providências para melhorar o que está atrapalhando o relacionamento da instituição com os seus clientes.

Porém, como o assunto é relativamente novo dentro das instituições e manter um perfil em uma rede social exige profissionais capacitados para isso – já que a conta precisa ser atualizada com frequência, trazer assuntos relevantes e ter certo jogo de cintura para responder as críticas dos clientes -, nem todos os bancos possuem perfil no Twitter, que atualmente é uma das redes sociais mais populares do mundo.

Entre as principais instituições, podem ser seguidas o Bradesco (@bradesco), o Banco do Brasil (@bancodobrasil) e o Real/Santander (@santander_br). O Itaú, embora possua Twitter de sua corretora (@itaucorretora) e do seu departamento de relação com os investidores (@itauunibanco_ri), não possui um perfil do banco em si. Além desses, HSBC, Caixa Econômica Federal e Safra também não fazem parte da rede.

Exposição Traz Camisas das Copas no Shopping Curitiba

Para entrar no clima de Copa do Mundo, o Shopping Curitiba, na capital paranaense, traz uma exposição campeã. Camisas originais que estiveram presentes em decisões importantes do futebol internacional e objetos ligados a este universo ficam expostos por todo o Shopping. A mostra “Que bonito é” acontece até 18 de julho. Mais uma novidade é que a cada duas semanas um “time” de camisas sai para a entrada de uma nova e célebre “seleção”. No Largo Curitiba os objetos ganham espaço dentro das lojas, criando um circuito de visitação.

Na “escalação” das peças, uma é muito especial para todos os brasileiros que amam futebol: a camisa usada pelo capitão da seleção, Dunga, na Copa de 1994. Neste ano, o Brasil foi o primeiro país a conquistar o quarto título mundial e foi a primeira vez na história que uma Copa do Mundo foi decidida nos pênaltis. Desta mesma Copa, vem também a camisa do jogador que foi considerado um dos nomes da conquista: Romário. A camisa do Tetra está autografada pelo craque.

Outra peça que esteve em um grande momento da nossa seleção é a camisa do volante Kléberson na Copa de 2002. Este foi o pentacampeonato mundial conquistado pelo Brasil. A seleção comandada pelo técnico “Felipão” brilhou mesmo depois de ter chegado na Coréia do Sul desacreditada. Kléberson é um craque paranaense que foi para a Copa no time reserva e conquistou destaque por sua grande atuação. A camisa está autografada por todos os jogadores que venceram o mundial.

A camisa do grande carrasco da seleção brasileira, o jogador francês Zidane, também faz parte da exposição. Só que foi a usada pelo jogador na Copa de 2002, quando o Brasil foi campeão. A França era uma das favoritas porque havia ganhado o campeonato de 1998 em cima do Brasil, mas se revelou uma grande decepção; foi eliminada na primeira fase e sem marcar um único gol.

Da Copa de 2006, vem a camisa de Lúcio, o atual capitão da seleção verde amarela. Ela foi usada no jogo da primeira fase contra a Austrália, quando o Brasil ganhou de dois a zero. Estão também na mostra camisas da Copa de 1994 do alemão Klismann, do argentino Caniggia e do português Figo usada nas eliminatórias do Mundial. Ainda a camisa do jogador Drogba vestida na Copa Africana de Seleções em 1996, a de Geremi usada nos amistosos da seleção de Camarões em 2003 e a do jogador nigeriano Okocha na Copa de 1998. Para fechar a “seleção”, está exposta a camisa que Kone, da Costa do Marfim, usou nas eliminatórias do Mundial deste ano. Brasil e Costa do Marfim se enfrentam ainda na primeira fase desta Copa.

Outra raridade que pode ser vista na exposição são seis fotos da Copa de 1950, que teve jogos realizados aqui em Curitiba. As fotos são de autoria do saudoso José Daitchmann, conhecido jornalista esportivo paranaense dos anos 1950 e 1960, que atuou na cobertura do mundial. Também podem ser vistos álbuns de figurinhas, inclusive a rara edição da Copa de 1962, flâmulas, bola, jornais e revistas, entre outros.

As peças expostas são do acervo do colecionador curitibano Fernando Cabral.

Riopreto Shopping inaugura Family Fun

O Riopreto Shopping, em São José do Rio Preto, no interior paulista, revitaliza sua área de lazer e cria o conceito Family Fun, um espaço de entretenimento e recreação para toda a família. Com projeto do arquiteto Romeu Patriani, a área onde hoje funciona o boliche será integrada com o World Games, especializado em jogos eletrônicos, totalizando 1,2 mil m². “O objetivo é oferecer diversão para todos, desde as crianças, seus pais, adolescentes e adultos aficionados por games e boliche”, diz a diretora comercial do Riopreto Shopping, Ana Cristina Jalles Guimarães. A conclusão das obras está prevista para daqui a 40 dias.

Das 12 pistas de boliche existentes ficarão oito, que serão totalmente revitalizadas. No restante da área, em cerca de 750 m² funcionará o World Games, totalmente reestruturado e com opções para todas as idades. O proprietário da loja de jogos eletrônicos, Douglas Braojos, diz que pretende investir principalmente em brinquedos para crianças de dois a dez anos de idade. Atualmente com 50 equipamentos, a meta é adquirir mais 20, todos destinados a essa faixa etária. Haverá uma área específica para os pequenos, com brinquedos coletivos e monitores.

Além de quiosques de alimentação, o local contará ainda com um café ao ar livre, seguindo uma tendência mundial no setor de construções em shoppings para proporcionar aos freqüentadores um ambiente agradável, funcional e de socialização. “O espaço será uma opção de lazer para os pais também. Enquanto as crianças brincam, a família se reúne, toma um café, come, conversa e se diverte”, afirma Braojos.

Com a integração, o local promete se tornar uma referência no quesito lazer em São José do Rio Preto e região, assim como o espaço Multiplex, com sete salas de cinema, sala vip e 3D, que já trouxeram para a cidade sucessos como Avatar e lançamentos como Alice e Robin Hood.
E, para o segundo semestre deste ano, o Riopreto Shopping recebe com exclusividade a franquia Burger King, conhecida como a segunda maior cadeia de fast food do mundo, com restaurantes em 69 países. Será mais uma opção gastronômica dentre as várias já existentes nas duas praças de alimentação, onde é possível encontrar restaurantes especializados em comida árabe, japonesa, italiana, americana, natural, chinesa, entre outras.

Livro do publicitário Marcelo Ponzoni será lançado esta semana no Morumbi Shopping

A obra autobiográfica “Eu só queria uma mesa – do tijolinho ao horário nobre”, de autoria do publicitário, Marcelo Ponzoni será lançada pela Editora Saraiva e fala sobre a instigante história do empresário percorrendo pelos conceitos de empreendedorismo e gestão. O evento acontecerá em um coquetel no dia 17 de junho, na Livraria Saraiva do Morumbi Shopping, em São Paulo.

No livro, Ponzoni relata sua trajetória desde a infância até o momento atual, em que comemora os 22 anos de atuação no mercado de propaganda e o bom momento das unidades do negócio em São Paulo e Ribeirão Preto.

De acordo com o autor, o livro promete incentivar os leitores a apostar na veia empreendedora. Também é uma excelente fonte de inspiração sobre gestão de pessoas, relacionamentos, tomada de decisões e sobre os benefícios de refletir sobre temas diversos.

O objetivo é desenvolver importantes e inovadoras ideias para a concepção de ferramentas ou ações que podem ser adotadas para a melhor gestão da empresa, seja para maximizar seu crescimento, para investimento no bem-estar e motivação de colaboradores ou para aplicação em outras áreas vitais para o desenvolvimento do negócio.

Mais do que o relato de sua vida, Ponzoni expõe em sua primeira obra, com linguagem clara e bom humor, as mais autênticas e curiosas experiências relacionadas à realização profissional e ao empreendedorismo. Trata-se, na realidade, da exposição de um grande case em que um jovem com perfil empreendedor inicia a construção de uma empresa diferenciada, quando ainda cursava o primeiro semestre da faculdade, e explica como venceu as mais diversas crises que se abateram sobre o País nos últimos 20 anos, além de revelar os segredos para o sucesso de uma agência que se destaca no mercado pelo singular e eficiente sistema de gestão de RH.

Boulevard Brasília apresenta exposição Saco é um Saco

Você sabia que 1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas por hora pelos brasileiros? Para chamar atenção sobre o enorme impacto ambiental dos sacos plásticos, o Ministério do Meio Ambiente apresenta a exposição “Saco é um Saco”, localizada no primeiro piso do Boulevard Shopping, de Brasília, até o dia 20 de junho.

Os sacos plásticos são produzidos a partir de recursos naturais não-renováveis, como petróleo ou gás natural e permanecem no meio ambiente por séculos. Quando os descartamos, eles ajudam a obstruir pontos de drenagem de chuvas, causam enchentes, poluem cidades e podem causar a morte de animais. Se um saco plástico já é problema, imagine os 500 bilhões de sacolinhas que são distribuídas todos os anos no mundo.

“O Boulevard Shopping também alerta sobre o consumo das sacolas plásticas de maneira consciente. Reduzir, reutilizar e reciclar essas embalagens, são maneiras de contribuir com a natureza”, explica Karine Câmara, gerente de marketing do shopping.

Rede Roasted Potato mira Norte e Nordeste como foco de expansão

A Roasted Potato – www.batatarecheada.com.br, com mais de 20 anos de operação, a Roasted Potato definiu a região como foco de sua expansão com base no potencial de crescimento local. Camila Carone, diretora de franquia da rede, explica: “Após uma criteriosa análise, que apontou as perspectivas e demandas existentes no Brasil, definimos o local como estratégico para os negócios da Roasted Potato”, diz.

Com uma área equivalente ao tamanho da França, Itália, Reino Unido e Alemanha juntos, o Nordeste conta com população de mais de 50 milhões de habitantes. De acordo com dados divulgados pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban), os estados que apresentam maior crescimento de operações de crédito são Maranhão, Sergipe e Piauí.

Já em crescimento de vendas Piauí, Sergipe e Ceará despontam no cenário local. Além disso, quatro dos principais destinos turísticos do Brasil situam-se no Nordeste, o que eleva o potencial de novos negócios. “Oferecemos aos empreendedores a oportunidade de levar para estas praças um negócio em franca expansão, com respaldo de mais de 20 anos de operação”, explica Camila.

Com mais de 60 lojas em operação no Brasil e América do Sul (Paraguai), a Roasted Potato se destacou pelo modelo de negócio promissor. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) o segmento de alimentação é um dos destaques no cenário nacional, com crescimento do faturamento do setor de mais de 20%. “Ao oferecermos aos consumidores uma opção de alimentação rápida, balanceada e saborosa, conquistamos o paladar dos clientes e chamamos a atenção dos empreendedores para o potencial de crescimento da rede”, enfatiza Camila.

Natal Shopping organiza festa para funcionários assistirem aos jogos

Em tempos de Copa do mundo, o Brasil inteiro se reúne para enviar energias positivas aos nossos “meninos” do futebol. E no Natal Shopping, na capital do Rio Grande do Norte, não será diferente. Como os jogos da Copa deste ano acontecem em horário comercial – quando o shopping estará aberto ao público –, a administração providenciou tevês, telão e até guloseimas e Kit Torcedor (composto por apitos, corneta, bandeira e adereços) para que sua equipe de colaboradores esteja reunida nessa Copa, nos horários em que a seleção entrar em campo.

“Estamos pegando carona na Copa para promover a interação entre os funcionários de diferentes setores, desde segurança, limpeza, até equipe administrativa. Acreditamos que os jogos vão proporcionar momentos de descontração e integração dos colaboradores que já estão na torcida pelo hexacampeonato”, revela a coordenadora de Recursos Humanos Tatiana Costa.

A Torcida Natal Shopping vai se reunir em todos os jogos do Brasil. O espaço escolhido para a confraternização e exibição dos jogos é uma loja com mais de 300m², localizada no segundo piso.

Banco do Brasil divulga detalhes sobre oferta pública de ações

O Banco do Brasil publicou hoje (14/06) o prospecto preliminar da oferta pública de ações primária e secundária que tem início das negociações no Novo Mercado da BM & FBovespa previsto para 2 de julho. Serão ofertadas 356.849.660 ações ordinárias, sendo 286 milhões em oferta primária e outras 70.849.660 ações de titularidade do BNDESPar, braço de investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, do Fundo de Investimento Caixa Garantia Construção Naval Multimercado (FI-FGCN) e do Fundo de Investimento Caixa FGHAB Multimercado (FI-FGHAB).

O preço fixado por ação deve ser divulgado no próximo dia 30, segundo o comunicado. Caso a homologação do aumento de capital social do Banco do Brasil não seja feita em tempo hábil, a oferta poderá ser liquidada com a entrega de certificados de depósito de valores mobiliários (Units).

A companhia pode ainda ofertar um lote suplementar de até 39.150.340 ações ordinárias de emissão do banco, sendo 30 milhões de titularidade do BNDESPar e FI-FGCN e 1.150.340 mantidas pelo Banco do Brasil, o que corresponde a 11% do total inicialmente ofertado.

Os atuais acionistas têm direito de preferência para a compra dos papéis, que deve ser requerido mediante entrega de formulário de 21 a 23 de junho. De acordo com o cronograma da oferta, o período para os pedidos de reserva para varejo vai de 21 de junho a 29 de junho.

Venda de veículos importados cresce 190% no acumulado do ano

Os emplacamentos das marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) apresentaram estabilidade (-0,7%) em maio em relação ao mês anterior, registrando 7.450 unidades licenciadas, e alta de 171,7% ante igual período de 2009. Já no acumulado dos cinco primeiros meses do ano (34.159), houve expansão de 190,1%. Os dados consideram os 22 associados atualmente: Aston Martin, Audi, BMW, Chana, Chery, Chrysler, Dodge, Effa Changhe, Effa Hafei, Hafei Motor, JAC, Jaguar, Jeep, Jinbei, Kia Motors, Land Rover, Pagani, Porsche, Spyker, SsangYong, Suzuki e Volvo.

Ao considerar apenas as 14 marcas associadas em maio de 2009 ante os resultados no mesmo mês deste ano (6.124 unidades), os dados de emplacamento indicam aumento de 123,3%. No acumulado (28.783), houve expansão de 144,4%. “Como afirmamos no mês passado, a tendência das associadas à Abeiva é de estabilidade em seus dados de emplacamento. A queda de apenas 0,7% pode ser considerada um empate técnico. Além disso, estamos satisfeitos em especial se considerarmos que o mercado total amargou queda de 10%”, afirmou José Luiz Gandini, presidente da entidade.