PBKids investe R$ 1,7 milhão em expansão

A PBKids Brinquedos, rede de 51 lojas especializadas, investe R$ 1,7 milhão na expansão de sua rede. Participando pela primeira vez da ABF Franchising Expo, a empresa anunciou a inauguração de cinco unidades franqueadas até o fim de 2010, e planeja dobrar a quantidade de lojas em cinco anos.

“Muito mais do que aumentar o faturamento, a PBKIDS quer expandir sua presença física no mercado nacional” explica Celso Pilnik, diretor comercial da rede de brinquedos. O investimento será pulverizado por fases até 2015. “Agora em 2010 estamos injetando R$ 500 mil e depois disso serão R$ 300 mil em cada ano” completa Pilnik.

Além de trabalhar o sul e sudeste do país, a PBKids Brinquedos enxerga um grande potencial nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. Para tanto a marca busca parceiros em Natal, Fortaleza, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande.

O franqueado PBKIDS conta com a matriz em cada detalhe do negócio. Auxílio na busca e análise do ponto comercial, treinamento de pessoal, sistema de informatização de dados, assessoria para composição de estoque e estrutura visual (layout de loja) são alguns dos serviços que a rede disponibiliza.

Parceiro da PBKIDS há quatro anos, o empresário Fabio Goes possui quatro lojas franqueadas – duas em Belém e outras em Maceió e Manaus. “Aliamos a qualidade e o know-how da PBKIDS Brinquedos ao incrível potencial de crescimento dessas cidades, nossa evolução é notável” resume Goes.

O foco nas franquias ocorre em paralelo ao já conhecido trabalho da PBKids na inauguração de lojas próprias. Nos próximos dois anos, a rede inaugura unidades próprias nos shoppings Granja Viana, Metrô Tucuruvi (ambos em São Paulo) e Bela Vista (Salvador).

Passageiros terão mais direitos em caso de voos atrasados

Desde o último domingo, os passageiros que tiverem o voo atrasado, cancelado ou forem impedidos de embarcar por conta de overbooking terão de ser atendidos mais rapidamente pelas empresas aéreas. Uma nova resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prevê a reacomodação imediata em outro voo, além da redução do prazo para que a empresa preste assistência ao passageiro.

As novas regras também preveem que o reembolso poderá ser solicitado imediatamente pelo passageiro e a empresa deverá atender à solicitação de acordo com o meio de pagamento efetuado. Se o bilhete já estiver quitado, o reembolso deverá ser imediato. Se a compra tiver sido efetuada com o cartão de crédito e ainda houver parcelas a vencer, a devolução seguirá a política da administradora do cartão.

O diretor do Sindicato Nacional Empresas de Aviação Civil (Snea), comandante Ronaldo Jenkins, argumenta que algumas regras são difíceis de serem cumpridas, como a que determina o reembolso imediato da passagem. “Se for um voo internacional, em final de semana ou feriado, como você vai dar reembolso imediato? Se a bandidagem souber que as empresas têm um montante desse disponível haverá roubos”, afirma.

Ele cita ainda as limitações para oferecer assistência aos passageiros em algumas localidades. “Há aeroportos que não têm uma lanchonete, então fica difícil dar comida onde não tem estrutura, como você vai dar acesso à comunicação onde não tem?” Para o representante do Snea, essas são situações “lógicas” que “qualquer pessoa vai compreender”. “As empresas vão fazer o possível para atender as novas regras”, afirma, alertando para o risco de se criar uma expectativa que “não pode ser atendida”.

A coordenadora institucional da Pro Teste Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Maria Inês Dolci, diz que as regras já estavam sendo discutidas “há muito tempo” e que as empresas já deveriam estar preparadas para atender às novas exigências. Para ela, a grande “prova de fogo” para saber se a legislação está sendo cumprida será o mês de julho, período de férias, quando o movimento nos aeroportos aumentará. Maria Inês defende, inclusive, regras mais duras para casos de overbooking. “Deveria até coibir práticas abusivas como a venda de passagem além do limite da aeronave”.

Jenkins rebate a proposta dizendo que o que deveria ser colocado em prática é a perda da passagem em caso de não comparecimento. “O overbooking não é uma invenção brasileira, existe no mundo todo. Muita gente faz reservas em diversas empresas para escolher depois a melhor hora para a viagem. Isso impacta as empresas. E ninguém toma uma atitude sobre quem não aparece”.

Mauá Plaza Shopping investirá R$ 20 milhões em obras de expansão

Fidelizar o público da classe B e tentar fisgar os consumidores da A na região serão os principais objetivo do Mauá Plaza Shopping (SP) ao agregar 52 novas operações em expansão, que consumirá verba de R$ 20 milhões proveniente do caixa do Grupo Peralta, empreendedor do complexo. As obras vão começar no segundo semestre deste ano com previsão de término para novembro de 2011. Após oito anos de funcionamento, o shopping, de aproximadamente 100 mil m², ganhará mais 18 mil m². No ano passado, foi construída segunda praça de alimentação com 300 lugares.

De acordo com o gerente geral Rafael Tadeu Comenale, a estratégia será fortalecer as áreas de vestuário e utilidades domésticas com marcas renomadas do mercado que ainda não estão presentes no complexo. Serão três âncoras, três mega-lojas e 46 unidades satélites distribuídas por 7 mil m² de ABL (Área Bruta Locável).

Os empreendedores estão de olho em marcas como Lojas Renner e Fast Shop para ancorar o novo espaço. Os nomes foram descobertos durante pesquisa realizada em 2009 pelo Grupo Ibope, que também identificou que 58% dos 70 mil frequentadores diários do Mauá Plaza pertencem à classe B. “Estamos em negociação com redes de utilidades domésticas sediadas na região, além de outra rede nacional especializada em cama, mesa, banho e eletroeletrônicos”, diz Comenale, sem relevar as marcas. Principalmente o público feminino sente falta de grandes redes de calçados, acessórios, perfumaria. Diversificar a operação com marcas consideradas premium é a meta do complexo, que deverá fechar o primeiro semestre com alta de 30% no faturamento.

Após o fim da expansão calcula-se que, pelo menos, 500 empregos diretos e indiretos sejam gerados pelos novos varejistas no Mauá Plaza Shopping, com destaque para as âncoras, que necessitam de aproximadamente 70 funcionários para que a loja funcione plenamente.

Balanço divulgado nesta semana pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) sinaliza que haverá avanço de 14,5% nas vendas durante o primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. Censo realizado pela entidade no fim do ano indicou que os shoppings brasileiros abrigavam cerca de 94.318 lojas, sendo que a previsão é encerrar este ano com 96.139, o que significa acréscimo de 1,93% no número de estabelecimentos.

Clientes do Shopping Total terão 50% de desconto nos cinemas até o fim do ano

Os clientes do Shopping Total, de Curitiba, contam agora com um novo benefício: 50% de desconto nas salas de cinema Cinesystem do shopping. O desconto é válido para todos os filmes e horários (incluindo o 3D), até dezembro de 2010. Quem já está cadastrado na promoção “Você de Sandero”, receberá por e-mail uma carteirinha personalizada, com nome e RG para ganhar o desconto.

É preciso estar cadastrado na promoção “Você de Sandero”, que acontece desde dezembro de 2009 e tem duração até outubro. A cada R$ 50 em compras o visitante ganha um cupom que deve ser trocado nos postos de troca na rua 01, setor verde. Os novos clientes são incluídos todo mês na promoção do cinema e receberão por e-mail a carteirinha personalizada.

Indústria de refrigerantes faz aposta bilionária no Brasil

Os investimentos no setor de refrigerantes se multiplicam para atender um mercado em franca expansão. A norte-americana Coca-Cola, empresa global e líder no Brasil, com 50% do mercado de refrigerantes, deve investir em 2010 mais de R$ 2 bilhões no País, cerca de 14% acima dos recursos aplicados em 2009. Entre 2010 e 2014, a empresa investirá cerca de R$ 11 bilhões em território brasileiro, com foco em infraestrutura e marketing.

Exposição “Paz e Amor no Futebol” no Shopping Grande Rio reforçará a paz entre as torcidas

Para os amantes de futebol, independente de time ou seleção, o Shopping Grande Rio, na capital fluminense, preparou o evento “Paz e Amor no Futebol”, que levará a história dos quatro maiores clubes do Rio de Janeiro – Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco – para a Baixada Fluminense. A exposição multimídia fica no mall até 17 de julho, e tem como objetivo principal reforçar o conceito de paz entre as torcidas nos estádios, levando todos a vibrarem juntos pelo futebol.

Fazem parte do acervo 16 troféus dos grandes times, como o do Flamengo em 1981; do Vasco em 1988; do Fluminense em 1995; e do Botafogo, campeão de 1989. A exposição conta ainda com objetos e vídeos, que levam o espectador ao passado e revelam momentos históricos e conquistas dos grandes clubes que marcaram o futebol carioca. “A idéia do evento é valorizar o esporte e sua importância para a cidade, além de unir o amor pelo futebol e a convivência pacífica entre as torcidas brasileiras”, afirma Luis Antonio Marques, superintendente do Shopping Grande Rio.

O projeto conta com a adesão de figuras ilustres do futebol carioca, como a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim; o atual técnico do Botafogo, Joel Santana; o presidente do Fluminense, Roberto Horcades; o presidente do Botafogo, Maurício Assunção; e os atacantes do Vasco Carlos Alberto e Felipe Coutinho.

Para o idealizador do projeto, Sylas Andrade, “reunir num mesmo espaço os troféus, camisas e os depoimentos dos principais protagonistas do futebol carioca, é uma prova de que a convivência pacífica entre as torcidas é um sonho possível”, completa.

O evento é gratuito e fica em cartaz até o dia 19 de julho na praça de eventos principal.

Vivo aposta em 3G para vencer a disputa com a Claro

Em resposta às movimentações da concorrência em torno de uma possível união de operações de Claro e Embratel, o presidente da operadora móvel Vivo, Roberto Lima, disse que confia nos projetos da operadora para se manter na liderança do segmento no País. “Estamos atentos aos movimentos do mercado para a empresa se manter inovadora”, disse referindo-se à ampliação da oferta de internet móvel (3G), durante a apresentação do filme publicitário que a companhia gravou com o ex-jogador de futebol Pelé.

Lima ressaltou também a capacidade da operadora de ofertar serviços às diversas necessidades dos clientes e o foco da companhia em ampliar sua participação no mercado de internet de terceira geração (3G). “Hoje temos ofertas para praticamente todas as frentes e vamos continuar os projetos para manter a posição de líder do segmento no Brasil.”

Para o presidente da Vivo, o plano de ampliar de 600 para 2,8 mil o número de municípios cobertos com a tecnologia 3G é uma prova da demonstração de força da empresa: “Realmente estamos estruturados para ter projetos grandes, como o compromisso de incluir mais de 2 mil municípios [na banda larga 3G] em praticamente 18 meses: é uma tarefa difícil, porque exige acompanhamento e conhecimento”.

Sobre a possibilidade de o plano da Vivo ser uma resposta à reativação da Telebrás, Lima disse: “Você não pode imaginar que a gente faz o plano por esse motivo, isso já está no planejamento da Vivo há muito tempo”. Segundo ele, a empresa já trabalhava havia dois anos para ter condições estruturais para “fazer isso de forma positiva”. “Eu acho positivo que o governo valorize o investimento em banda larga, porque realmente é um dos elementos que podem levar mais desenvolvimento para o País em curto prazo”, explicou o executivo.

Se Vivo tenta crescer de forma orgânica, com a expansão da rede, tanto de voz como de dados, a concorrente América Móvil, companhia do bilionário mexicano Carlos Slim e dona da operadora móvel Claro, no Brasil, disse, em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários do México, que vai adquirir o controle da Telmex internacional. A empresa detém as operadoras Embratel (telefonia fixa) e Net Serviços (para televisão paga e banda larga).

Pelo acordo, Slim pagará US$ 2,1 bilhões aos acionistas que optarem por receber em dinheiro pela venda dos papéis da Telmex. De acordo com o comunicado, os acionistas da empresa aceitaram a oferta da América Móvil, por 93% das ações. Estimativas iniciais calculam que se as operadoras se unirem os ganhos de sinergia podem ser de 20% a 30% por conta do compartilhamento de infraestrutura e da oferta de pacotes integrados (voz, dados e celular).

Por conta da posição estratégica da Vivo no mercado de telecomunicações brasileiro, as sócias Portugal Telecom (PT) e Telefónica travam nos últimos dias uma verdadeira batalha pela adesão (ou não) dos acionistas à proposta do grupo espanhol de 6,5 bilhões de euros pelos 50% da PT na operadora móvel brasileira.

A 15 dias da reunião que decidirá o futuro da Vivo, a Ongoing, a quinta maior acionista da PT, detentora de 6,74% das ações do grupo já se posicionou contra a proposta, afirmou o presidente da empresa, Nuno Vasconcelos. “Se esta proposta, que está em cima da mesa, é a que será a levada à assembleia, a Ongoing votará contra”, afirmou, ressaltando em seguida que: “A presença no Brasil é estratégica para o futuro da Portugal Telecom”, disse o executivo.

Citi vende parte de operação com bandeira da Mastercard

O banco canadense Imperial Bank of Commerce comprou ontem os negócios do Citi com a bandeira de cartões Mastercard no Canadá. Os detalhes da negociação não foram revelados, mas o acordo vai reduzir os ativos da Citi Holdings em aproximadamente US$ 2 bilhões, segundo informou a empresa.

“Isso não deverá ter impacto material no lucro líquido do Citi”, garantiu a instituição, em documento. “Nossa equipe continua a buscar oportunidades de reduzir ativos na Citi Holdings de um modo que crie valor para os nossos acionistas”, completou na nota o executivo-chefe do Citi, Vikram Pandit.

Tok&Stok chega a Porto Alegre

A Tok&Stok inaugurou no último dia 11 de junho, no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, a Tok&Stok Compact. A nova loja, que faz parte do plano de expansão da empresa, traz um sistema inovador de compra, desenvolvido especialmente para unidades de shoppings com até 1 mil m².

Em uma área de 745 m², a Tok&Stok Compact apresenta toda a coleção de acessórios e objetos de decoração num ambiente diferenciado. Os móveis são oferecidos através do catálogo virtual de produtos, com suporte dos vendedores. “Nosso objetivo é fazer o cliente assimilar o conceito de loja de conveniência e até de boutique, tornando o ato da compra um momento de lazer, uma experiência lúdica, aumentando, assim, a frequência de visitas”, explica Flávia Lucena, gerente de comunicação e marketing de relacionamento da Tok&Stok.

Cerca de 6 mil itens estão à disposição para a compra na unidade, organizados estrategicamente conforme os ambientes e necessidades da casa. Cozinha, Sala de Estar (decorar e receber), Sala de Jantar (preparar, servir e brindar), Quarto e Banheiro (vestir e assessorar), Escritório (trabalhar em Office e Home Office), Iluminação e Organização (tudo para organizar a casa ou o escritório).

“O objetivo é inovar na apresentação dos itens e no atendimento ao cliente”, ressalta Flávia. Outro importante fator é a acessibilidade, pois a unidade oferece um elevador específico para portadores de necessidades especiais.