CE é o 2º em shoppings no Norte e Nordeste

A indústria de shopping centers conta hoje com 161 estabelecimentos espalhados pelo Norte e Nordeste do País. Desse total, o Ceará é o segundo Estado entre as duas regiões com maior número de unidades, são 24 shoppings funcionando no seu território contra 47 na Bahia, primeiro lugar, segundo o último censo da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

A sexta ampliação do Shopping Iguatemi teve as obras iniciadas neste mês Foto: divulgação

Nesse rol, Fortaleza é a cidade que ainda concentra a maior parte dos shoppings localizados no Ceará. São 24 unidades na Capital e quatro no Interior. Essa quantidade, inclusive, a coloca, como a segunda Capital do Norte e Nordeste com maior número de estabelecimentos do gênero. Salvador puxa a lista, com 34 unidades. Os outros 13 shoppings existentes na Bahia estão instalados nos demais municípios do Estado.

Capitais versus Interior

Mas a expectativa da Alshop é que este cenário envolvendo capitais e o interior nas duas regiões se modifique ao longo dos próximos anos, como já acontece no restante do País, com o avanço das cidades de médio porte por aqui também.

Para se ter uma ideia, conforme o último censo da entidade, atualmente, 50,85% dos 828 shoppings existentes no Brasil ficam em cidades do interior, com os outros 49,15% localizados nas capitais.

De acordo com a Alshop, o segmento cresce junto com a população consumidora. “Ao mesmo tempo vemos grandes grupos se expandindo, buscando empreendimentos em várias cidades, não necessariamente nos grandes centros, o que justifica o crescimento em cidades do Interior também”, avalia.

Regiões

Com 435 unidades em operação, 52,54% do total existente no País, o Sudeste ainda é a região com maior número de shoppings centers – 435 ao todo. Em segundo vem a região Sul (163 unidades ou 19,69%), Nordeste (137 ou 16,55%), Centro-Oeste (69 ou 8,33%) e Norte (24 shoppings ou 2,90% do total).

Crescimento

Ainda conforme a entidade durante o ano passado, entraram em operação 33 novos shoppings no Brasil, o que totalizaria 838 estabelecimentos do tipo, resultando em um crescimento de 4,5% sobre a base de 2011. “Mas em razão do encerramento das atividades de alguns shoppings a posição final foi de 828, conforme o censo, representando assim uma variação de 3,24% em relação ao ano anterior”, expõe a entidade.

Em obras

Ao fim de 2012, em levantamento realizado pelo Ibope e a Alshop, verificou-se 157 shoppings em construção no País. O Nordeste concentra 30 deles, ou seja, mais de 19% do País, representando R$ 8 bilhões investidos. Só em Fortaleza, são mais três sendo edificados (um no Papicu e dois na Parangaba).

Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, paralelamente, muitos dos atuais shoppings também realizam expansões acrescentando mais lojas aos estabelecimentos.

Iguatemi Fortaleza

É o caso do Iguatemi na Capital cearense. Anunciada desde o ano passado, a sua sexta expansão teve as obras iniciadas na primeira semana de janeiro deste ano. Desde então, tapumes isolam boa parte do estacionamento frontal do local, que dava acesso às lojas Riachuelo e C&A. Por lá, serão construídos dois pavimentos com novas lojas (cerca de 180), restaurantes, um novo edifício garagem com seis andares e 2.500 vagas, além de uma academia.

De acordo com o gerente geral do Iguatemi, Luiz Carlos Queiroz, a obra está na fase de fixação das fundações. “É uma intervenção de grandes dimensões com o shopping em funcionamento. Serão 32 mil novos metros quadrados de ABL (área bruta locável) e temos o prazo de entrega estabelecido para o segundo semestre de 2014. Estamos trabalhando para minimizar os transtornos da obra para os clientes e para os lojistas. Ao fim de tudo, o Iguatemi estará ainda mais confortável e mais moderno”, afirma.

Confira os principais temas abordados no primeiro dia da 102ª NRF Retail’s Big Show

A Comitiva Alshop está em Nova Iorque para a 102ª NRF Retail’s Big Show, o maior evento de varejo do mundo, que iniciou no último dia 13.

Confira os principais temas abordados no primeiro dia de evento:

– Omni-Channel, importante para qualquer varejista, independente do setor de atuação; trata-se do onicanal, ou a convergência dos canais de vendas.
– Melvin Landis e Alison Lewis, da Coca-Cola Company discorreram sobre a atuação dessa empresa; falaram de felicidade e otimismo, transparência e autenticidade como elementos de sucesso no relacionamento com clientes e parceiros.
– A transformação como varejistas fazem negócios no novo mundo digital, mobile e social, mostrando como as empresas possam usar o que as pessoas falam a seu respeito, capitalizando as informações positivas ou negativas através das redes sociais. Atualmente vale muito: ouvir, interagir, reagir e vender. Tal painel foi conduzido por Jill Puleri da IBM e Erik Qualman, autor do livro Socialnomics.
– Varejo Digital, painel que mostrou dados de pesquisa feita em 2012 sobre crescimento de dois dígitos no varejo on line, mostrando que o canal de vendas que era pouco relevante, está se tornando o mais importante; fica claro pela pesquisa, que cada vez mais consumidores pesquisam por preços e produtos enquanto estão dentro das lojas, questionando preços, ofertas especiais e promoções comparados a outros canais de vendas ou a concorrentes, levando-o a comprar em outra loja.
– Derrubando as paredes, nova experiência de consumo, painel apresentado por Miguel Almeida da Walgreens, propondo processos,modelo de negócio e tecnologia na gestão e operação para acabar com a distinção entre o e-commerce e as loja físicas

Supershopping tem espaço dedicado às crianças nas férias

Todo mundo que tem criança sabe como é complicado buscar entretenimento nesse período de férias. Muitas vezes as opções são caras ou de difícil acesso e o pais têm que buscar um equilíbrio entre os anseios infantis e as obrigações de início de ano. Para ajudar nesse desafio, o SuperShopping Osasco, centro comercial do Grupo Saphyr, com o apoio da Grow, especializada em jogos e brinquedos, reservou um espaço exclusivo e gratuito. A Amigoteca será aberta no próximo dia 12, fica no segundo piso e terá diversos brinquedos e jogos, além de proporcionar às crianças, atividades que deverão ser desenvolvidas em grupo o que vai incentivar novas amizades, com o apoio de monitores especializados. A única exigência é que as crianças sejam acompanhadas por um responsável legal. O SuperShopping Osasco fica na avenida dos Autonomistas, 1828.

Sobre o SUPERSHOPPING OSASCO: Localizado em uma área privilegiada da cidade, e em funcionamento há sete anos, possui quatro pisos, mais de 150 lojas, dos mais variados segmentos e uma grande oferta de serviços, restaurantes como Viena, Don Pepe Di Napoli dividem o espaço com lojas Renner, Fast Shop, Livraria Saraiva, Centauro e Lojas Americanas, Marisa Lingerie, Camicado, Mr. Cat, Mr. Kitsch, Artex, sete salas de cinema da rede Kinoplex, com salas 3D e uma delas com tela gigante, e a Magic Games, uma área de lazer e entretenimento.

Gestão de varejo

Até o dia 12/3, você pode se inscrever no MBA em Gestão de Varejo da Unisinos. Na modalidade EAD, o curso é dividido em sete módulos e qualifica os profissionais a partir de dois focos: no planejamento do segmento no longo prazo, atribuindo consistência e segurança ao desejo do gestor do negócio; e assegurando no dia a dia que a estratégia planejada seja alcançada, através de ferramentas específicas.

O corpo docente da pós é extremamente experiente, com atuação na área, aliando, assim, teoria e prática. Com formação sólida, ao final do curso o aluno será capaz de, por exemplo, analisar economicamente e financeiramente o negócio e os concorrentes, e compreender o planejamento estratégico.

Se você deseja desconto na inscrição, pode realizá-la no primeiro período, que tem data limite em 15/1. Mais informações, como valores, podem ser obtidas no site www.unisinos.br/ead/cursos/mba/gestao-de-varejo.

Nova York abriga maior encontro mundial de varejo

Entre os dias 13 e 16 de janeiro, os olhos dos empreendedores de todo o mundo estarão voltados para Nova York. Mais exatamente para o Javits Convention Center, onde acontece o Retails’s Big Show, evento organizado pela National Retail Federation (Federação Nacional do Varejo dos Estados Unidos). O encontro tem como objetivo apresentar as novas tendências, as últimas tecnologias e as previsões para o setor em 2013. Na 102ª edição do encontro, a previsão é superar os 25.500 participantes que estiveram por lá no ano passado, representando 78 países. Em 2012, o Brasil esteve presente com 1.438 pessoas, uma das maiores delegações do planeta.

Neste ano, não deve ser diferente. Nomes como Lucy Satsuki Onodera, herdeira da rede Onodera, Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio, e Alencar Burti, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, estarão conferindo as novidades do encontro. Eles integram a delegação da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com organização da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Fundação Getulio Vargas (FGV). Entre os participantes brasileiros estarão ainda Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e Roberto Sampaio, diretor de compras das Lojas Marisa.

Jeffrey Bezos, fundador da Amazon, e John McCarvel, presidente da Crocs, são algumas das presenças confirmadas no evento. Eles estarão entre os Melhores do Ano eleitos anualmente pela NRF. Haverá ainda palestras de Howard Schultz, CEO da Starbucks, Bill Simon, presidente do Walmart, e do ex-secretário geral da ONU Kofi Annan – o tema de sua palestra será “Construindo Nações: Os Três Pilares de uma Sociedade Próspera”. Não é a primeira vez que um estranho ao mundo do varejo sobe ao placo: no ano passado, uma das palestras mais procuradas foi a do ex-presidente americano Bill Clinton.

Nos próximos dias, você acompanha uma cobertura completa do evento no site e nas redes sociais da Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Não perca!

BB disponibiliza às MPE linha de crédito para financiar o pagamento de tributos

O Banco do Brasil anunciou, no início desse mês, a disponibilização de uma linha de crédito para financiar os impostos das micro e pequenas empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. A solução foi criada para atender à demanda dos empresários, principalmente ligados ao comércio, que precisam de recursos para quitar os tributos incidentes logo no início do ano, cujos valores são, na maioria das vezes, mais elevados em função do aquecimento das vendas do Natal.

A linha de crédito oferece taxa de juros a partir de TR (Taxa Referencial) mais 0,96% ao mês. O prazo de pagamento pode chegar a até 24 meses, contando com carência de até três meses para pagar a primeira prestação.

O empréstimo pode ser contratado com garantias reais ou pessoais. Para a empresa que não conta com garantias suficientes, o BB coloca à disposição o Fundo de Garantia de Operações (FGO), que garante até 80% do valor da operação e possibilita à empresa acessar taxas mais atrativas.

O volume de crédito disponível é da ordem de R$ 1 bilhão. O lastro conta com 50% de recursos do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e de 50% de conta própria do BB. Essa composição proporciona ao cliente, além de uma taxa de juros mais competitiva, a economia de 50% do valor do IOF, uma vez que o encargo não incide sobre os recursos do Pasep.

A disponibilização da linha de crédito é uma das ações que faz parte da parceria celebrada entre o Banco do Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Para o vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do BB, Osmar Dias, “a nova solução é lançada em um momento oportuno e supre uma lacuna no fluxo financeiro das empresas. O comerciante realiza suas vendas do final do ano a prazo, levando, no mínimo, até 30 dias para receber os valores. Já os impostos nesse período são, normalmente, mais elevados em função do crescimento das vendas. Assim, com o apoio do Banco do Brasil o empresário obterá os recursos para quitar seus tributos com toda tranquilidade”, conclui o executivo.

As contratações poderão ser realizadas até 31 de março de 2013 ou até o término dos recursos. Para ter acesso ao empréstimo, a empresa precisa ser correntista do BB e possuir cadastro e limite de crédito analisados.

Canoas Shopping traz jacaré gigante para as crianças nas férias

O Canoas Shopping de Canoas/RS, disposto a abocanhar a grande fatia de consumidores em férias que ficam na cidade, preparou uma atração muito divertida para as crianças irem ao shopping: é o Magic Games Evento, um conjunto de brinquedos com destaque para um jacaré inflável de oito metros de altura com dois escorregadores. A atração junta-se às mais diversas opções de lazer e gastronomia oferecidas pelo shopping.

Localizada na Praça de Eventos, o Magic Games Evento conta ainda com piscina de bolinhas, Barco Maluco e um equipamento com cadeiras que giram em alta velocidade chamado Perdidos no Espaço. Tudo com a supervisão constante de dois monitores em cada brinquedo para garantir a tranquilidade dos pais.

O evento também tem como diferencial permitir que as crianças se divirtam em família, já que os responsáveis também podem entrar e brincar junto, com exceção dos escorregadores.

O Magic Games Evento acontece de 11 de janeiro a 11 de fevereiro e funciona de segundas a sábados das 10h às 22h e, aos domingos e feriados, das 11h30min às 22h.

O valor ingresso é de R$ 10,00 para cada 20 minutos e podem participar crianças com até 1,40m de altura.

Crédito da foto: Yane Pelz – Divulgação Canoas

Sobre o Canoas Shopping
Localizado na cidade de Canoas/RS, o Canoas Shopping atualmente é o maior empreendimento comercial da Região Metropolitana, fora da capital Porto Alegre. São mais de 220 lojas, a maior praça de alimentação em número de operações e 1,37 mil vagas de estacionamento coberto. No fluxo médio mensal, registra um milhão de consumidores circulando nas dependências do shopping.
Desde 2006 o Canoas Shopping é administrado pela Mais Valor Planejamento e Gestão de Negócios, de Santo André/SP. Além do Rio Grande do Sul, que representa 30% dos seus negócios, a Mais Valor atua também nos estados de São Paulo, Goiás, Espírito Santo e no Distrito Federal.

West Shopping traz a Galinha Pintadinha e sua Turma para animar as férias da garotada em janeiro

O West Shopping preparou uma atração especial para a garotada com idade até seis anos se divertir gratuitamente nas férias. O evento “Brincando com a Galinha Pintadinha” promove atividades educativas e interação com os personagens da turminha e estará presente na praça de eventos do shopping, localizada no primeiro piso, de 11 a 31 de janeiro, das 14h às 21h.

Em um ambiente com cenário desenhado especialmente para o evento, os participantes vão brincar muito num circuito de sete atividades recreativas. A brincadeira dura cerca de 50 minutos e cada atividade pode ter até 10 crianças no grupo.

Em uma das brincadeiras, os pequenos irão colorir diversos desenhos dos personagens com o Pintinho Amarelinho. Em seguida, O Galo Carijó irá ensinar as crianças a brincar com o quebra-cabeça e o jogo da memória oficial da Galinha Pintadinha, estimulando o raciocínio lógico da garotada. O circuito terá também a professora Fli-Flai, que criará chapéus de massinha com uma folha personalizada para brincar de soldadinho com as crianças.

Na loja do Mestre André, com instrumentos infantis, as crianças irão assistir ao vídeo do personagem e depois poderão se divertir tocando e acompanhando as músicas. Os pequenos também irão aprender a separar o lixo corretamente com a Pombinha, que os ajudará a realizar a coleta seletiva e a colocar cada lixo em seu local correto. Também haverá uma sessão com os vídeos mais famosos da Galinha Pintadinha e sua turma.

Por fim, as crianças terão a oportunidade de encontrar a Galinha Pintadinha em “carne, ossos e penas” e poderão tirar uma foto para guardar como recordação das férias de janeiro. Durante todo o circuito haverá monitores especialmente preparados para auxiliar os pequeninos.

O West Shopping está localizado na Estrada do Mendanha, 555 – Campo Grande. Mais informações no site WWW.westshopping.com.br, ou através do telefone (21) 3178-9501.

Comércio efetiva até 15% dos temporários de fim de ano

A efetivação dos funcionários temporários de fim de ano deve representar de 15% a 25% do total da mão de obra contratada para auxiliar nas vendas do Natal no ano passado, de acordo com associações comerciais ouvidas pela Agência Estado. Apesar de as vendas a prazo no varejo terem crescido 6,75% em 2012, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a porcentagem de efetivações vem em linha com a de anos anteriores.

“A estimativa é manter o padrão dos anos anteriores, com um pequeno aumento, dado que as vendas foram maiores em 2012”, afirmou o assessor econômico da FecomercioSP Altamiro Carvalho. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) apontam que em 2012 foram contratados 157 mil funcionários temporários no final do ano, 7% a mais do que o total de 2011. “Um contingente razoável de pessoas foram contratados a mais do que no ano anterior”, comentou Carvalho. Do total de temporários, 15% foram efetivados, ainda segundo a Asserttem. No ano passado, a porcentagem foi a mesma.

O economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) Emílio Alfieri concorda com a expectativa de contratação de 15% do efetivo que reforçou as lojas no Natal. De acordo com ele, se a economia der sinais de reação ainda no início deste ano, é possível ainda superar os 15%. “Dos cerca de 150 mil temporários, 70% vão para o comércio, mas 30% vão para outras áreas. Talvez na indústria, por exemplo, tenha até perspectiva melhor (de efetivação)”, disse, ressaltando que “estímulos monetários, fiscais e anúncios de Parcerias Público-Privadas (PPPs)” feitos pelo governo devem ajudar a reaquecer a economia no início do ano.

A economista da SPC Brasil, serviço de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs), Ana Paula Bastos, prevê efetivação de cerca de 20% dos temporários contratados. “Nós estávamos trabalhando com crescimento de 5% ou 6% em relação ao ano passado (no número de funcionários temporários). É um dos melhores anos para o comércio”, comentou. Para 2013, a economista aponta que a perspectiva é de alta de 6% das vendas do varejo.

Levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) mostra que, no País, as lojas de shoppings contrataram cerca de 151 mil colaboradores temporários, alta de 8% em relação a 2011, sendo que 25% devem ser efetivados entre o fim deste mês e início de fevereiro. “Tem sido em torno de 25% historicamente, pois a expansão da indústria de shoppings tem sido constante nos últimos anos”, afirmou o diretor institucional da Alshop, Luis Augusto Idelfonso. “Os estímulos ajudaram a vender os estoques. Agora qualquer puxada de demanda vai aumentar a produção”, completou.