Câmara discute mudanças na Lei Seca

A Câmara discute novas mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), após dois anos da Lei Seca ter sido aprovada. Uma das mudanças é de autoria do deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), que propõe retirar do CTB o trecho que permite a detenção do motorista que conduzir o veículo “com concentração de álcool por litro no sangue igual ou superior a seis decigramas”.

“Seria, basicamente, a retirada do índice de seis decigramas do texto do código, tornando a mera conduta de dirigir embriagado o suficiente para se caracterizar a infração. Em poucas palavras: tolerância zero”, explicou Almeida. Em vez de detenção, o deputado sugere a reclusão do motorista que estiver embriagado. A diferença, segundo a Agência Câmara, é que a detenção é cumprida em regime semiaberto ou aberto, exceto na hipótese de transferência excepcional para o regime fechado. Já na reclusão, a pena pode ser cumprida em regime fechado, aberto ou semiaberto.

Para comprovar que um motorista está embriagado, é necessário o uso do bafômetro ou exame de sangue, porém, o cidadão não pode ser obrigado a fazer o teste. Por esta razão, de acordo com Almeida, a lei seca “está morta”. “Cerca de 80% dos infratores se recusam a efetuar os testes de alcoolemia”, afirmou o deputado.

Almeida ainda lembra que a polícia poderá usar, além do bafômetro, fotografias, filmagem e testemunhas para constatar sinais de embriaguez do motorista. “O que acaba, na prática, é o temível índice de alcoolemia de seis decigramas, que pode flagrar quem bebeu, mas não apresenta sinais de embriaguez”, concluiu o deputado.

A Comissão de Viação e Transportes criou subcomissão especial para analisar 172 projetos de lei que propõem mudanças no Código de Trânsito. As propostas sugerem punições mais rigorosas contra motoristas infratores.

Revitalização arquitetônica do Jaraguá será concluída em outubro

O Shopping Jaraguá Araraquara, no interior paulista, um dos quatro controlados pelas Organizações Sol Panamby, está sendo beneficiado com uma revitalização arquitetônica que deverá ser concluída até outubro. O projeto acrescentará às 77 operações atuais, mais 25 lojas satélites, três mega-stores que totalizam 700 m² e uma âncora de mil m², mais 380 m² de mezanino.

As obras incluem a readequação da área que era ocupada por um supermercado e uma loja de eletrodomésticos. Com a reforma, o shopping ganhará um novo mall, interligado aos existentes, o que garantirá uma circulação mais homogênea. A etapa de construção se iniciou em 31 de maio e tem término previsto daqui a cem dias. A partir de então, os novos lojistas terão cerca de dois meses para montar as suas operações.

Para transformar o Jaraguá em um shopping especializado nas preferências de seus consumidores, estão sendo investidos aproximadamente R$ 4,5 milhões em obras físicas. Considerando também os recursos que serão aplicados nas novas lojas, os investimentos deverão atingir um patamar de R$ 10 milhões.

Com oito anos de atividades e respondendo pelo maior volume de vendas na região, o Jaraguá Araraquara vem se concentrando na criação de uma estrutura diferenciada e cada vez mais completa, com elevado nível de profissionalização. O processo de direcionamento de seu mix se iniciou em 2008, resultando na chegada de marcas de sucesso e mais de 20 inaugurações.

Agora, com o projeto de revitalização, novos atrativos vão agregar modernidade, conforto e praticidade às atividades oferecidas aos clientes. Além de grifes de atuação nacional e operações locais e regionais bem sucedidas, o foco dos empreendedores será a área de serviços, que deverá representar, aproximadamente, 20% dos novos negócios, destacando-se a busca por drogaria, pet shop, salão de estética e papelaria.

Após a inauguração das novas lojas, serão gerados em torno de 150 vagas fixas e 300 empregos indiretos. A comercialização estará a cargo da Lumine, administradora do empreendimento. A expectativa é chegar ao Natal com o maior número possível de novas operações inauguradas. Informações sobre locação de lojas e quiosques poderão ser adquiridas pelo fone (16) 3335.7286 , no site www.shoppingjaragua.com.br, ou pelo email atendimento@shoppingjaragua.com.br.

O diretor de Área Imobiliária das Organizações Sol Panamby, Sidnei Bertazzoli, aposta na expansão do Jaraguá como forma de reconhecer o bom acolhimento que o empreendimento sempre teve na cidade. “O momento de crescimento econômico do Brasil, aliado à pujança econômica e qualidade de vida de Araraquara, fez com que o grupo, na pessoa do seu presidente, Dr. Orestes Quércia, decidisse pelo investimento na revitalização do shopping, que é o maior e melhor da região”, afirmou. Ele também deu os parabéns a todos os lojistas que sempre acreditaram no empreendimento.

Lixo Zero no Caxias Shopping

O Caxias Shopping, em Duque de Caxias (RJ), está prestes a se transformar no primeiro shopping da região Sudeste a conquistar a marca de “lixo zero”. Hoje, o empreendimento já recicla a água, que é reutilizada nos sanitários femininos e masculinos dos banheiros e para regar o jardim. No lixo, a reciclagem já acontece com a separação de papelão, pets, papéis-toalha, vidros e latinhas. Até o óleo de cozinha utilizado nas lojas da praça de alimentação já é coletado e encaminhado para empresas especializadas. Agora, o Caxias Shopping também passou a reciclar todo o lixo orgânico. Os resíduos orgânicos estão sendo transformados em adubo orgânico. O Caxias Shopping produz aproximadamente duas toneladas de lixo por dia. Com a reciclagem, o lixo reciclado volta ao meio-ambiente em forma de novos produtos.

O projeto de sustentabilidade do Caxias Shopping começa no mall, com a participação dos lojistas e dos funcionários da limpeza. Em seguida, o lixo é separado de acordo com a categoria numa área específica criada para essa finalidade no próprio Shopping. Depois disso, o produto é depositado em modernas compactadoras. Na fase seguinte, as empresas coletam os resíduos e encaminham para a reciclagem. No caso do lixo orgânico, o material é coletado pela empresa Atual Coleta de Resíduos, de Duque de Caxias, e entregue na Ambiental Lixo Zero, que transforma os resíduos em adubo orgânico de alta qualidade denominado “Organosolo”.

A meta do projeto é o reaproveitamento de 100% do lixo produzido pelo empreendimento. “Todos os resíduos que produzimos são reciclados. Estamos chegando ao patamar de “lixo zero”, comemora Marcelo Arruda, Superintendente do Caxias Shopping.

Pesquisa prevê inadimplência mais alta no segundo semestre

A pesquisa do Instituto Serasa Experian, “Indicador de Perspectiva da Inadimplência”, aponta que o brasileiro voltará a ter dificuldades para pagar suas contas, a partir do segundo semestre deste ano. O índice subiu 1% em abril na comparação com março – o sétimo aumento seguido. Em maio, pela primeira vez desde outubro de 2009, o índice de inadimplência avaliado pelo Serasa Experian aumentou. Já o indicador divulgado nesta terça-feira (15/06) tenta prever o comportamento do consumidor e de empresas por até seis meses.

Para especialistas da entidade, a trajetória de redução nas dívidas dos consumidores mudará nos próximos meses, devido ao aumento nas compras a prazo e às repetidas elevações na taxa básica de juros. O Serasa aposta ainda que a inadimplência das empresas tende a cair, graças à expansão continuada da economia. Mas a entidade esclarece que a inadimplência do consumidor não deverá registrar níveis mais críticos, como ocorreu no fim de 2008, em função dos reflexos da crise financeira global. A análise leva em conta oferta e concessão de crédito e atividade econômica no País.

Segundo a avaliação sobre os índices efetivos de inadimplência, o brasileiro tem tido mais dificuldade em pagar a fatura do cartão de crédito e empréstimos tomados em financeiras. Também aumentaram dívidas com bancos. A pesquisa ainda mostrou que o valor médio das dívidas com cheques sem fundo subiu 42,7% em maio. Nos cartões, o valor médio cresceu 5,2%.

Na segunda-feira (14/06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a concessão de empréstimos à população de baixa renda é bom negócio. O presidente argumentou que, nessa faixa, há baixa inadimplência porque “pobre é bom pagador.”

Durante a Copa, cardápios especiais e sorteios de brindes no Shopping West Plaza

Durante os jogos da seleção brasileira, o Pelé Arena Café e Futebol do Shopping West Plaza, em São Paulo, terá um pacote exclusivo de R$ 50 por pessoa para grupos que reservarem mesa. Além de um super telão exibindo as partidas, e sorteio de brindes nos intervalos, o espaço criou um cardápio especial para a primeira fase da competição.

Nos jogos que serão realizados às 15h30, cada mesa terá uma tábua de frios, pastas, pães e bebidas (cerveja, caipirinha, água e refrigerante). Já para a partida contra Portugal, no dia 25 de junho, às 11h00, serão servidos petiscos variados e, como prato principal, lombo de bacalhau do Porto ao forno.

Os torcedores sem tevê por perto ainda poderão ver as partidas do Mundial no Quiosque Chopp Brahma, onde os jogos serão transmitidos em alta definição. Além do variado cardápio de petiscos, haverá pratos de almoço (a partir de R$ 12,90) e, às quartas e aos sábados, feijoada (R$ 19,90). Para acompanhar o chope cremoso e gelado da casa, a sugestão é a costelinha suína (R$ 26,00) e o bolinho de bacalhau (R$ 16,90). Durante os jogos da seleção canarinho, a consumação mínima por pessoa será de apenas R$ 20,00, e serão aceitas reservas pelas melhores mesas pessoalmente ou por telefone (11) 8502-9954.

As outras lojas do Shopping West Plaza fecharão 30 minutos antes dos jogos do Brasil e deverão abrir até 30 minutos depois. E no jogo de domingo, dia 20, a abertura das lojas é facultativa.

Riopreto Shopping recebe teatro e cinema itinerante gratuitos

Chega ao Riopreto Shopping, em São José do Rio Preto (SP), a carreta-teatro do projeto cultural itinerante Circuito Estradafora – Caravana Intervet/Schering-Plough Animal Health, criado pela ONG Teatro de Tábuas, com o patrocínio da Intervet/Schering-Plough Animal Health.

A ação faz parte da Semana Prevenção à Leishmaniose, que acontece de 14 a 18 de junho, na cidade, e tem como objetivo promover o lazer, a educação e o acesso à cultura, além de levar informações e conscientizar a população sobre a leishmaniose visceral, doença de grande importância para a saúde pública por se tratar de uma zoonose de alta letalidade.

A montagem da carreta, que possui um sistema engenhoso e exclusivo de um teatro móvel, foi feita no dia 14. A partir do dia 15 serão oferecidas duas sessões de teatro e duas de cinema por dia para as crianças, gratuitamente, até o dia 18. No dia 15 serão oferecidas apenas as sessões da manhã por conta do jogo do Brasil – Copa do Mundo. No dia 18, às 20h00, haverá uma sessão Avant-Premiere da peça teatral para os principais Médicos Veterinários da região, donos de pet shops e representantes das autoridades locais.

O projeto destaca-se por utilizar uma carreta-teatro de 15 metros, com capacidade para acomodar 150 espectadores sentados, com todo o conforto tecnológico de uma sala cultural convencional, como ar-condicionado, palco, iluminação, sonorização, projetor e tela. A carreta-teatro ficará sediada na cidade por quatro dias e oferecerá duas sessões de teatro e duas de cinema por dia, gratuitamente para crianças de escolas públicas e privadas, entre 6 e 14 anos.

Especialmente desenvolvida para mostrar a importância da saúde na interação homem-animal, abordando especificamente a leishmaniose visceral, a peça teatral “O Fim da Picada” apresentará de forma lúdica, por meio de bonecos, um tema de grande importância para a população. “Nosso objetivo é divulgar, através de ações culturais, a necessidade de se cuidar dos pets, a importância que eles têm no convívio familiar, além de promover as formas de prevenção contra a leishmaniose”, ressalta a gerente de Produtos da Intervet/Schering-Plough, Andrea Bonates.

Bonates explica que Rio Preto foi uma das cidades escolhidas para a realização do evento, pois é considerada uma área de risco. “A doença ainda não chegou à cidade, mas já há casos na região, em cidades como Votuporanga, Fernandópolis, Osvaldo Cruz e outras. Daí a importância da conscientização e prevenção”, explica a Médica Veterinária. Além da peça teatral, haverá duas sessões de cinema, com os filmes Up Altas Aventuras e Os Thornberrys – O Filme. Ao final de cada atividade, as crianças levarão para casa um material explicativo sobre a doença e as formas de prevenção.

A carreta-teatro já passou por Campinas (SP), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Campo Grande (MS). No período de circulação da carreta-teatro nas seis cidades brasileiras, serão 96 sessões, com a participação de cerca de 15 mil pessoas.

Antecipar estoque é nova arma para atender demanda por luxo

O mercado de luxo no Brasil segue em crescimento acelerado e esse quadro leva empresas a se preocuparem com a falta de estoque e a buscarem alternativas par atender à demanda. Elas não têm produtos em larga escala para atender o aumento da procura. Esta é uma tendência apontada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Miguel Ângelo Hemzo, especialista em varejo de luxo, e confirmada pela expectativa do setor de crescer 25% este ano. O setor movimenta cerca de US$ 5 bilhões por ano no Brasil e corresponde a 70% do total da América Latina. O varejo de luxo cresceu 35% nos últimos sete anos, o equivalente a 3% do produto interno bruto (PIB) do País, segundo pesquisa realizada pela MCF Consultoria.

Dentro deste cenário do consumo de luxo, São Paulo recebe destaque, com 71% do total movimentado no País. A maioria das empresas do segmento de luxo está concentrada no varejo de moda, cerca de 68%, o que, para Patrícia Gaia, CEO do Grupo Armani Brasil, explica o ótimo momento vivido pela rede no País. “As nossas projeções para este ano já foram superadas: podemos dizer que a Armani cresce acima das nossas expectativas.”

Com faturamento mundial próximo da casa dos US$ 2 bilhões no ano de 2008, o Grupo Armani no Brasil já possui 15 lojas e projeta para o primeiro semestre do ano que vem a abertura de mais quatro canais de vendas; o investimento está ligado ao percentual de faturamento. O grupo afirma que está crescendo em todas as marcas que possui no Brasil, e ressalta que até a Emporio Armani, que em 2008 sofreu um pouco com a crise mundial, já se recuperou e cresce a patamares cada vez mais altos.

Para manter o potencial de expansão, a multinacional trabalha com antecipação de coleções, e um exemplo disto é que para garantir o estoque a grife traz ao País em julho produtos a serem lançados no mês de setembro. “Para não termos problemas com estoque, antecipamos as coleções: o cliente encontra sempre novidades nas lojas” explica a executiva.

Para aumentar o faturamento, a companhia enfatiza as datas comemorativas e os lançamentos: por exemplo, em julho faz-se o lançamento antecipado da coleção destinada à proposta pensada para o Dia dos Pais, que é em agosto. As altas taxas de câmbio, diz Gaia, continuam sendo o entrave do setor. “Temos de negociar muito para que isso não influencie o preço final ao cliente” diz. Quanto à crise que ronda a Europa, o grupo acredita que ela só tem a contribuir para o mercado do luxo no Brasil, que está entre os emergentes, hoje potenciais consumidores da marca.

A expansão do mercado de luxo no País vem associada ao aumento de renda da população. Um estudo feito pelo banco Merrill Lynch e pela consultoria Capgemini mostra que em 2008 o número de ricos no Brasil aumentou para 131 mil, ultrapassando o número de abonados de países como Austrália e Espanha, e colocando o Brasil na décima posição da lista dos super-ricos do mundo.

Nicoboco apresenta coleção Verão 2011 em Gramado

A Nicoboco, empresa genuinamente brasileira voltada para o segmento de surf, street e sport wear, apresenta coleção Verão 2010/11, até 18 de junho, das 10h00 às 19h00, na Feira Nacional da Indústria da Moda Primavera/Verão (FENIM), que acontece no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS).

De acordo com o gerente de Marketing, Marcelo Meira, a participação da Nicoboco na feira, que chega a sua terceira edição, com mais de 300 expositores, é garantir a fidelização e divulgação da marca não só na região como em todo o País. “A FENIM é uma feira de negócios direcionada a lojistas nacionais. Nosso objetivo é prospectar novos clientes de todas as regiões do Brasil”, conta.

Dentre as novidades, estarão expostas no stand da Nicoboco peças femininas, masculinas e acessórios recém-criados. “A Moda Masculina foi criada com uma grande variedade têxtil onde se destacam o reciclável, raports, mesclas e strechs”, revela o diretor de desenvolvimento, Sergio Ruksenas. Segundo Ruksenas, a peça-chave da Nicoboco que vai invadir as praias brasileiras é o boardshorts tecnologic com elastano. “É uma peça desenvolvida com a mais alta tecnologia para propiciar conforto e um melhor desempenho na prática do esporte”, diz.

A coleção Feminina segue a tendência tie-dye. Se utilizando de uma técnica simples de tingir tecidos para criar modelos específicos, a Nicoboco mostrará estampas artesanais, pintadas à mão, que dão identidade e personalidade única a cada peça. Já os acessórios baseiam-se na linha do tempo. A marca aposta na junção do antigo com o contemporâneo e traz inovações e modernidade ao mercado do surf.

Os interessados em conhecer as novidades da Nicoboco podem visitar a feira tranquilamente sem perder lances decisivos da Copa do Mundo. Isso porque a FENIM disponibilizará um local exclusivo e ambientado no clima do mundial para que os participantes da feira possam assistir ao jogo de estreia da Seleção Brasileira. O local terá espaço para três mil pessoas e contará com um super telão.

Preços baixos tornam netbooks atraentes para o consumidor

Os baixos preços dos netbooks tornam este tipo de computador atraente para o consumidor que procura o segundo ou o terceiro aparelho. Ao menos esta é a conclusão de pesquisa realizada pela DisplaySearch. Ainda de acordo com o levantamento, os preços dos mininotes, como também são chamados, têm atraído consumidores que estão comprando um computador pela primeira vez, especialmente nos mercados emergentes.

Por outro lado, segundo análise do diretor de pesquisa de mercado de notebooks da empresa, John F. Jacobs, o lançamento de aparelhos como Iphone, Ipad, entre outros, pode impactar esse segmento, já que o consumidor pode agregar vários dispositivos nos mesmos.

As vendas de notebooks, em termos de unidades, caíram 2,3% nos três primeiros meses de 2010. Apesar disso, a receita obtida com a comercialização do produto apresentou alta de 1,7%, o que representa um acréscimo de US$ 31,1 bilhões, o maior montante desde o terceiro trimestre de 2008.

Considerando os mini-notes, a receita totalizou US$ 3,51 milhões no primeiro trimestre deste ano, ao crescer 56,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação anual também houve crescimento, com a evolução sendo impulsionada pelas alatas nas vendas dos mercados asiático e latino-americano.