Mesmo após encerramento, Feirão da Casa da Caixa continua nas agências

Quem não pôde comparecer à sexta edição do Feirão da Casa Própria da Caixa Econômica Federal, encerrada no último domingo (13/06), pode encontrar nas agências as mesmas condições de financiamento oferecidas no evento. De acordo com a Caixa, as linhas de financiamento para a casa própria atendem a todas as faixas de renda familiar, possuem prazo de pagamento de até 30 anos e prestações decrescentes e juros a partir de 4,5% ao ano. Os interessados devem apresentar documentos como RG, CPF e comprovantes de renda (três últimos contracheques ou seis últimos extratos bancários, para o caso de renda informal).

Uma outra opção é a internet, com o simulador habitacional, disponível no portal do banco (www.caixa.gov.br). Lá, é possível calcular e visualizar cenários e valores, além de escolher a opção mais adequada ao rendimento familiar. Em maio deste ano, a Caixa registrou 20,1 milhões de simulações de financiamentos habitacionais. Este foi o segundo maior desempenho desde o lançamento do simulador, em julho de 2008, ficando atrás apenas de maio de 2009, auge do lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, quando foram registradas 24 milhões de simulações.

Inscrições abertas para o programa Ativa Idade do Shopping Barra

Estão abertas, para o segundo semestre, as inscrições do Ativa Idade, programa de relacionamento promovido há cinco anos pelo Shopping Barra, em Salvador, dedicado ao público da terceira idade. Novas turmas e oficinas foram criadas, ampliando o número de clientes beneficiados com atividades gratuitas de lazer e qualidade de vida. A Oficina de Dança de Salão, em parceria com a Academia Baiana de Salão e a criação da Oficina de Voz com a professora de canto Ivana Souza, além das aulas de canto coral, são algumas das novidades.

Uma das atividades mais concorridas, o artesanato, terá agora oito turmas no ano, sempre com 12 participantes cada. As caminhadas às terças pela manhã, em parceria com a academia Contours, continuam normalmente. Todas as atividades são gratuitas e realizadas no próprio Shopping Barra. Para reservar vaga nas turmas que começam em julho, os interessados devem procurar a Central de Relacionamento no L1, setor norte, ou através do telefone (71) 2108-8288. A expectativa é de atender em torno de 300 idosos em 2010.

Promoção Futebol & Paixão no West Shopping

O Dia dos Namorados para o comércio este ano foi verde e amarelo. O West Shopping, do Rio de Janeiro, por exemplo, entrou nesta onda para homenagear a data, comemorada no último dia 12, e o Brasil, com a promoção “Futebol & Paixão”. Até o dia 18 deste mês, o shopping irá sortear 16 tevês LCD Full HD de 40″, da marca Sony. Nas compras a partir de R$ 150, o cliente ganha um cupon para concorrer ao prêmio.

Perspectiva do sistema bancário brasileiro é estável, diz agência de risco

Em relatório divulgado nesta terça-feira (15/06), a agência de classificação de risco Moodys afirmou que a perspectiva para as principais condições de crédito do sistema bancário brasileiro nos próximos 12 a 18 meses é estável.

Segundo a instituição, a avaliação reflete a recuperação econômica e as perspectivas de crescimento, bem como o potencial favorável para a geração de resultados. “A perspectiva estável também reflete a visão de que os fundamentos financeiros dos bancos se beneficiarão da robusta criação de empregos e consumo, e também das condições de liquidez normalizadas, principalmente no âmbito doméstico, que apoiarão o crescimento do crédito e a qualidade de ativos”, disse a Moodys.

Na avaliação de Ceres Lisboa, chefe de crédito sênior da Moodys, o ciclo de crédito é sustentável no Brasil, mas as perspectivas positivas para o país elevam a possibilidade de sobre-endividamento dos consumidores e, até mesmo, da criação de bolhas, caso o ritmo de expansão do crédito seja excessivo. Lisboa também avalia que a competição no sistema bancário deve continuar intensa.

“Os bancos com gestão de risco e franquias de negócios menores podem ser os mais afetados pela compressão das margens e alavancagem elevada, assim como por ameaças à qualidade dos ativos. Portanto, a manutenção da disciplina de risco diante das crescentes pressões competitivas será um desafio importante para o sistema”, alertou a executiva, no relatório.

Vendas do varejo da construção acumulam alta de 9,5% em 2010

As vendas das lojas de material de construção cresceram 8% em maio ante abril, e 12% na comparação com o mesmo período de 2009. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14/06) pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), entidade que representa as 138 mil lojas do setor no país. De janeiro a maio, o segmento de material de construção cresceu 9,5% sobre o mesmo período do ano passado. “2010 tem tudo para ser o melhor ano da história para o setor da construção civil”, diz Cláudio Conz, presidente da Anamaco.

Segundo os dados da entidade, a expectativa de crescimento do setor no ano de 2010 aumentou de 10% para 11%. Contribuem para esse desempenho a manutenção da desoneração do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Para a Anamaco, a redução do IPI foi uma das principais responsáveis pela recuperação do setor nos últimos 12 meses, em que o crescimento registrado foi de 6,5%. “As vendas dos produtos beneficiados com a redução do imposto cresceram 20% nos últimos 12 meses. Na prática, esses materiais ficaram em média 8,5% mais baratos para o consumidor final e isso manteve o setor aquecido. Esses itens são importantes porque representam 25% do mix de uma loja”, explica Conz.

Segundo ele, a manutenção da redução do imposto tem gerado ótimos resultados para o setor. “Estávamos passando por um período de antecipação de compras antes do anúncio da prorrogação da redução até o final do ano. O nosso setor funciona um pouco diferente dos demais. Material de construção não se compra por impulso, é uma compra planejada, muito bem pensada”, esclarece.

Receita abre nesta quarta consulta às declarações da malha fina do IR 2006

A Receita Federal libera a consulta, nesta quarta-feira (16/06), a 25.747 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2006 (ano-base 2005) que estavam retidas na malha fina.

Dos contribuintes incluídos no lote residual, 3.927 têm imposto a receber, totalizando R$ 7,988 milhões. O dinheiro será depositado a partir do próximo dia 23, com correção de 46,05%, referente à variação da taxa Selic. Outros 14.446 contribuintes têm imposto a pagar, em um montante de R$ 28,717 milhões. Neste lote, 7.374 contribuintes não têm imposto a pagar ou a restituir. Para saber se a declaração está entre as liberadas, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone 146.

Amanhã (17/06), a Receita libera para consulta, o lote residual do IR 2007 (ano-base 2006), que contém 33.672 contribuintes, dos quais, 4.867 têm imposto a receber, em um total de R$ 11,702 milhões. Outros 19.599 contribuintes têm imposto a pagar, em um montante de R$ 55,882 milhões. Neste lote, 9.206 contribuintes não têm imposto a pagar nem a restituir. O dinheiro será depositado a partir de 24 de junho, com correção de 33,06%.

O contribuinte com direito à restituição que não informou o número da conta para crédito da restituição deve se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil, ligar para qualquer agência do banco ou para o “BB responde”: 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades), sendo que a ligação é gratuita.

A restituição ficará disponível no banco por um ano a partir do dia 22 deste mês. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet. Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita

Farol Shopping sorteia viagem para Bahia

O Dia dos Namorados já passou, mas a promoção “Você e o seu amor no paraíso” continua até o dia 30 de junho no Farol Shopping, em Tubarão (SC). Presente dos sonhos de qualquer casal, a promoção vai levar dois apaixonados para a Praia do Forte, na Bahia. “Para participar, a cada R$ 100 em compras nas lojas participantes, o cliente deve trocar suas notas por cupons da promoção para concorrer a uma viagem inesquecível”, explica a gerente de marketing, Flávia Borba.

Além disso, ela ressalta que o caráter ambiental continua presente nas ações do shopping. “As iniciativas ambientais, presentes em todas as campanhas de 2010, continuam no Dia dos Namorados. Desta vez o concorrente que levar cinco garrafas PET na hora da troca vai receber um cupom extra”, incentiva Flávia. A troca de cupons pode ser feita no balcão de informações, em compras realizadas até 30 de junho. O sorteio será realizado no dia 1º de julho, às 19h00, na praça de alimentação do Farol Shopping.

O casal vencedor terá direito a hospedagem em resort all-inclusive para oito dias, e transporte de ida e volta. Além disso, os apaixonados vão participar de atividades como mergulho em piscinas naturais, Parasail – vôo de para-quedas puxado por lancha-, Quadricículo Tour, e ainda conhecer o trabalho do Projeto Tamar, de conservação marinha, na Praia do Forte.

Consumidor da AL foi o que mais aumentou gasto com entretenimento em 2009

Consumidores da América Latina foram os que mais aumentaram o consumo de entretenimento e mídia em 2009, revelou o estudo Global Entertainment & Media Outlook 2010-2014, divulgado na terça-feira (15/06) pela PricewaterhouseCoopers.

No ano passado, houve crescimento de 3,9% no gasto com estes itens. Brasil e México responderam por 69% do total desembolsado pelos consumidores da América Latina com entretenimento e mídia, em todo o ano passado. E esses países dominarão o mercado até 2014. O Brasil vai crescer 8,7% em média ao ano, para gastos de US$ 35 bilhões em 2014, enquanto o valor desembolsado pelos mexicanos irá crescer 7,2% em média ao ano, para US$ 16 bilhões.

O estudo revelou também qual será o crescimento por categoria de entretenimento e mídia até 2014 na América Latina. Os destaques são os gastos com videogame, que devem crescer 9,2% em média anualmente, com TV por assinatura, que devem aumentar 8% em média ao ano, e com filmes, que devem ter um incremento médio de 5,2% ao ano. Os demais segmentos irão crescer 3,3% ou menos em média anualmente, enquanto apenas músicas vão recuar no período.

Antigas áreas agrícolas atraem projetos de luxo em São Paulo

Com baixa taxa de retorno para investimento em agricultura tradicional e até reflorestamento, as valorizadas áreas que circundam a Grande São Paulo ou até no interior do Estado atraem os fundos estrangeiros interessados em empreendimentos imobiliários de alto luxo. Neste momento, estão em andamento negociações para quatro desses empreendimentos, que juntos vão demandar R$ 500 milhões. Na liderança destes projetos estão cinco fundos de investimento: os alemães GLL Partners, KanAm Grund e Deka Immobilien e os americanos Cartica Management e Ontario Teachers Pension Plan.

A previsão inicial é de que eles sejam estabelecidos em Mogi das Cruzes, Guaratinguetá, Bragança Paulista e na região de Sorocaba. Terão o mesmo conceito dos “lakes” próximos a Las Vegas (EUA), ou seja, um hotel-âncora com campos de golfe, além de ambientes para equitação e outros atrativos típicos de ecoturismo. A infraestrutura de lazer e serviços e a extensa área verde – um deles tem 12 hectares de lagos naturais – vão servir como chamariz para, na segunda fase do projeto, atrair interessados na compra dos lotes e construção de residências.

A previsão é de que as obras da primeira fase – que compreende, basicamente, a construção do hotel-âncora – sejam iniciadas em 2011 e concluídas no mesmo ano ou no início de 2012. O projeto todo, que contempla a venda de loteamentos e a construção das residências deve prosseguir até 2015.

A multinacional americana NAI Commercial Properties foi contratada pelos fundos para assessorar na compra dos terrenos e no desenvolvimento do projeto. Aloísio Barinotti, principal executivo da NAI, afirmou não poder repassar informações, no entanto, explicou que os empreendimentos para as classes média e alta são um dos poucos que trazem retorno nessas áreas altamente valorizadas.

Na média, em atividades agrícolas se obtém retorno de 5% a 6% ao ano em relação ao valor da terra. “Devido ao alto preço dessas fazendas, esse percentual cai para níveis entre 2% e 3%”, explica Barinotti. Segundo levantamento da NAI, o metro quadrado da terra na região de Sorocaba, por exemplo, dobrou em cinco anos, de R$ 90 a R$ 100 para R$ 200. Mesmos em áreas tão valorizadas, espera-se que esses empreendimentos imobiliários de luxo tragam rentabilidade entre 10% a 12% ao ano.

Ao todo, os quatro projetos serão implantados em área de pouco mais de 1,4 mil m², distribuída nos quatro municípios. As fazendas que estão sendo compradas tinham como principal atividade cultivo de laranja, café, cana-de-açúcar, pecuária e reflorestamento.
Apesar de serem mais comuns nos Estados Unidos, sobretudo nos arredores de Las Vegas, o conceito desse tipo de empreendimento já está sendo replicado no Brasil. O mais recente é o Quinta da Baroneza, do Espírito Santo Property, em Bragança Paulista.