Empresa lança aplicativo que facilita treinamentos por vídeo

A norte-americana Altus Learning Systems lançou nesta quarta-feira (16/06), o vSearch Mobile, serviço baseado em nuvem que permite pesquisas corporativas, como conferências, teleconferências, e apresentações de vídeo e áudio a partir de dispositivos, incluindo o IPad, iPhone, BlackBerry ou celulares Android. A empresa oferecerá um portal com conteúdos hospedados na nuvem, no qual os trabalhadores acessar ao pesquisar por termos específicos.

Disponível a partir de hoje, o custo será entre US$ 10 e US$ 25 por usuário a cada mês, dependendo do conteúdo e da quantidade. A Altus usa um serviço de transcrição para ajudar a transcrever todo o conteúdo em texto, fazendo as pesquisas com alta precisão, disse o diretor de marketing, Mark Pollard.

Nenhuma aplicação será necessária para acessar o conteúdo, apenas um smartphone com um navegador padrão. O serviço será compatível com dispositivos móveis com melhor qualidade de imagem e recursos de vídeo chamada, como o novo iPhone 4, da Apple, e os mais recentes dispositivos Android, como o HTC Sprint EVO 4G .

Segundo Pollard, a Altus é a única companhia a permitir pesquisas seguras de vídeos corporativos a partir de aparelhos móveis. “Uma pessoa de vendas, por exemplo, poderia usar o serviço para localizar, especificamente, uma apresentação, ou um técnico poderia consultar um vídeo sobre como um produto funciona para fazer um reparo, isso otimiza o tempo do funcionário e da empresa”, explicou Pollard.

Para Josh Bersin, analista da Bersin & Associates, a busca por conteúdo de vídeo em aparelhos móveis será útil para a área de vendas e de treinamento de produtos, especialmente.

Programa de Fidelidade do Maxi Shopping Jundiaí presenteia clientes com pipoqueiras exclusivas

Copa combina com pipoca. Na hora de torcer, vibrar, sofrer e festejar, nada melhor do que uma deliciosa “pipoquinha” para acalmar os ânimos. Pensando nisso e dando aquela mãozinha para os torcedores brasileiros, fanáticos por natureza, o Programa de Fidelidade do Maxi Shopping Jundiaí (SP) estará presenteando os clientes associados, no período de 17 de junho a 11 de julho, com pipoqueiras exclusivas.

Para participar, o associado deve registrar todas as notas de compras efetuadas, de qualquer valor, no balcão de atendimento do programa, na Praça das Carpas. Os presentes serão concedidos de acordo com critérios pré-estabelecidos levando-se em conta o grau de relacionamento do cliente com o shopping. Quem ainda não tiver o cartão poderá obtê-lo inteiramente grátis no balcão do Programa ou pelo site: www.maxishopping.com.br. Não perca!

Novo cinema chega ao Franca Shopping

O Franca Shopping, no interior paulista, e a Moviecom Cinemas, convidam para um brunch de apresentação do novo cinema, no dia 23 de junho, às 11h00, na entrada das novas salas da Moviecom Cinemas, localizado ao lado do Play Franca.

Na ocasião, a diretoria da Moviecom Cinemas participará de uma entrevista coletiva em que responderá às questões feitas pelos jornalistas presentes.

Mogi Shopping apresenta Festival Mogiano de Taekwondo

Nos dias 19 e 20 de junho, o Mogi Shopping, em Mogi das Cruzes (SP), promove em suas dependências o Festival Mogiano de Taekwondo, com organização do professor Maninho e sua academia.

Entre as atividades, estarão: demonstrações de aulas e técnicas de taeknowdo; exposições e vídeos com informações sobre a modalidade olímpica; participação de crianças e adultos praticantes das academias do taekwondo Maninho de Mogi e de projetos sociais do município.

Haverá também aulas gratuitas aos interessados. Para participar, basta comparecer ao local, no sábado (19/06) às 16h00, ou no domingo (20/06), a partir das 18h00 com roupa apropriada, para atividade física. Idade mínima para participação: cinco anos.

Reajuste beneficia 6% do eleitorado nacional

O reajuste sancionado ontem (15/06) pelo presidente Lula favorecerá diretamente 8,4 milhões de aposentados e pensionistas. Isso representa 6% do eleitorado nacional, um contingente superior ao de todos os eleitores do Rio Grande do Sul. O aumento de 7,7% valerá para aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima de um salário mínimo.

Os interessados nas políticas previdenciárias formam um grupo ainda maior. Se somados aqueles que recebem benefícios vinculados ao salário mínimo, a clientela do Instituto Nacional do Seguro Social chega a 20% dos brasileiros aptos a votar nas eleições de outubro, número equivalente a quase todo o eleitorado paulista.

Essas quantidades pesam mais que os eventuais argumentos jurídicos, econômicos ou sociais destinados a justificar o ganho real de 4% proporcionado pela medida, aprovada com entusiasmo pelo mundo político e suavemente combatida pela área técnica do Executivo.

Boulevard Shopping comemora um ano e abre novas lojas

O Boulevard Shopping, em Brasília, faz um ano e comemora a data com a chegada de mais lojas para completar o seu já variado mix de marcas. Depois da Opção, Droga Fuji e Confidence Câmbio, a moda e acessórios ganharam mais espaço com duas novas atrações: a multimarcas feminina Santa e Tu & Tica, com roupas e artigos para crianças. O Ponto Frio também chegou ao shopping com seu variado showroom de móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, telefonia e decoração. Outra surpresa foi a inauguração da megaloja da Livraria Leitura, agradou em cheio o grande número de estudantes que circulam pelo Boulevard. Mas as novidades não param por aí.

No ramo da Cosmética e Beleza, a Água de Cheiro e a Lord Perfumaria são algumas das novidades mais aguardadas por todos. Tradicional e querida pelos brasilienses, a Lord o oferece o que há de mais moderno em cosméticos nacionais e importados de grandes grifes como Dior, Lancôme, Givenchy e Guerlain. Outra razão para comemorar é que os clientes também poderão contar com os serviços de salão de beleza, estética, maquiagem e cabelo.

A moda infantil também ganha mais espaço no Boulevard Shopping. A Meu Carneirinho, direcionada aos primeiros anos do bebê, oferece uma coleção fashion, acessórios, calçados, meias, bichinhos decorativos, aromas personalizados e muito mais para tornar a primeira infância de seu filho especial. Para as mulheres, a Constance está preparando uma incrível coleção de sapatos e acessório que fazem sucesso nas passarelas de moda do país.

A Chilli Beans, maior rede brasileira especializada em óculos escuros também marca presença no shopping. A marca lança cerca de dez modelos de óculos escuros por semana, em um mix que atende do público infantil ao adulto, todas com proteção UV.

Para os momentos de lazer, a programação do Sintonia Boulevard está ainda mais agradável. Na Praça Gourmet, os restaurantes X Picanha Burger & Grill e Voyage Gourmet Crepes, especializado em creperia, saladas, milk shakes, trufas, cafés e tortas completam o mix de opções gastronômicas mais gostoso da cidade. É o Boulevard Shopping cada vez mais presente na vida dos brasilienses.

Shopping D oferece diversas atrações e oportunidades para a Copa do Mundo

O Shopping D, na zona norte de São Paulo, entrou no clima verde e amarelo que se estende pelo país e oferece várias atrações para a Copa do Mundo. Durante o principal evento esportivo do ano, o shopping traz, além de promoções e oportunidades de compra em diversas lojas, decoração especial em suas duas praças de alimentação, cardápio diferenciado e um exclusivo lounge da rádio Metropolitana FM com games interativos sobre a Copa.

A campanha “Desafio das Copas – Shopping D” conta com cerca de 240 chamadas dentro da programação da rádio, terá um lounge no shopping, onde uma equipe de promotoras e um locutor da rádio comandarão um quiz sobre futebol com clientes do empreendimento. O game distribuirá diversos prêmios entre os ganhadores, como CDs, camisas oficiais da seleção brasileira, adesivos, pares de ingressos para o Hopi Hari e um Playstation 3.

No clima da Copa, o Shopping D ambientou suas praças de alimentação com decoração temática. No teto de ambos os ambientes, foram penduradas 30 bandeiras (cada uma com um metro de largura por 0,80 cm de altura) da artista plástica Ângela Corsari, feitas de papéis, colagem de flores e retalhos de chita e 24 bolas com motivos futebolísticos. Nos elevadores do empreendimento, painéis acrílicos ganharam quatro bandeiras no formato 3 x 1,7 metros também feitas de colagem de papéis e flores.

Na alimentação, o Spoleto do shopping oferece exclusiva receita “verde e amarela”, preparada pelo chef italiano Gianni Carboni. O Ravióli Hexa Campeão é uma massa de espinafre, recheada de ricota e ao molho quatro queijos. O prato leva ainda presunto, ervilha, tomate, milho, cenoura e cebola e pode ser gratinado ao forno.

E atentas ao Mundial da África do Sul, as lojas de material esportivo e de eletroeletrônicos do Shopping D estimam aumento de até 30% nas vendas. Para atrair os clientes, os varejistas oferecem diversas categorias de produtos, como licenciados, celulares com tevê, televisores em LCD e camisas da seleção brasileira.

Na loja da Adidas, patrocinadora oficial do mundial deste ano, camisas e calções das seleções patrocinadas pela marca alemã são vendidos a partir de R$ 99,90; bolas dos mundiais anteriores custam R$ 159,90 e chuteiras entre R$ 79,90 e R$ 699,90.

Na Centauro, os clientes que adquirirem camisas da seleção brasileira concorrem a R$ 5 mil em compras na loja. A Centauro oferece também bolas oficiais Nike, por R$ 79,00; chinelos Havaianas com cores e emblemas de vários países, por R$ 24,90; bonés da seleção brasileira oficiais Nike, a partir de R$ 59,90. Boas pedidas também são as bolas oficias Adidas para a Copa da África, entre R$ 49,90 e R$ 399,90; e bandeiras do Brasil de vários tamanhos, a partir de R$ 22,90.

Na Poderoso Timão, o cliente encontra camisetas de algodão com o distintivo da seleção brasileira, entre R$ 29,90 e R$ 39,90, além de pets, que são emblemas bordados que podem ser colados em qualquer camiseta, por R$ 3,00 o pequeno e R$ 5,00 o grande.

Já a Reebok tem camisas pólos com motivos do Brasil por R$ 79,90 para mulheres e R$ 89,90 para os homens. Moletons do Brasil também são encontrados por quem passa pela loja. Modelos femininos são vendidos por R$ 169,00 e, os masculinos, por R$ 199,00.

Nintendo mostra videogame portátil que faz 3D sem óculos

A Nintendo apresentou em sua conferência na E3, nesta terça-feira (15/06), o Nintendo 3DS, portátil que sucede a família DS e que exibe imagens em 3D estereoscópico. Não foi divulgado nem preço nem data de lançamento – por ora, está programado para sair até o final do ano.

O aparelho, que pôde ser testado no próprio Nokia Theater onde aconteceu a conferência, exibe imagens em 3D “real”, com sensação de profundidade, sem precisar usar óculos especiais, como foi enfatizado – e até ironizado – por Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo para os Estados Unidos.

A tela de cima tem proporção wide, de 16 por 9, com tamanho de 3,5 polegadas. Essa é a que exibe imagens em 3D, cujo efeito é ajustável (mais ou menos profundidade). A de baixo é como os atuais DS, sensível ao toque.

Um dos títulos apresentados foi “Kid Icarus: Uprising”, um game de ação e aventura baseado num clássico personagem da época do NES. O visual é similar ao que é possível no GameCube ou Wii, pelas impressões. O game está sendo feito pelo Project Sora, de Masahiro Sakurai (de “Super Smash Bros. Brawl”).

Além disso, estão previstos filmes em 3D para o portátil. A Nintendo já tem parcerias com Disney, Warner Bros. e Dreamworks, que proverão títulos como “Como Treinar Seu Dragão” e a animação baseada em Rapunzel. O novo aparelho será compatível com os jogos do atual Nintendo DS e do DSi.

Outra novidade é a inclusão de um direcional analógico, como o PSP. O Nintendo 3DS também possui sensores de aceleração (acelerômetro) e de inclinação (giroscópio). O aparelho possui duas câmeras na tampa, permitindo tirar fotografias em 3D. Além disso, as funções de comunicação sem fio são automáticas, sem necessidade de configuração e que funciona mesmo quando o usuário está jogando. Com isso, o aparelho pode receber conteúdos adicionais, e sem pagar por isso, segundo a Nintendo.

O Nintendo 3DS não é a primeira incursão da Nintendo nas imagens em 3D. Em 1995, a companhia já tinha lançado o Virtual Boy, um videogame em forma de visor que exibia imagens com sensação de profundidade. Mas o fato de mostrar apenas imagens vermelhas e a falta de jogos fizeram do Virtual Boy um dos maiores fracassos da Nintendo.

Acordo pode facilitar globalização de franquias

A Associação Brasileira de Franchising está estudando um acordo com Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para regularizar a lei de franquias e facilitar a internacionalização das empresas franqueadoras brasileiras. De acordo com o presidente da associação, Ricardo Bomeny, atualmente 65 empresas exportam para 49 países. “A expectativa para 2010 é que sejam 80 empresas exportando para 50 países”, afirma. Os setores que mais exportam são calçados, moda, softwares e alimentação.

Além disso, o diretor executivo da associação, Ricardo Camargo, disse que existe um esforço no setor de franquias para levar as operações a mercados diferentes. Para isso, a ABF está estudando uma parceria com a Associação Paulista de Supermercados, a APAS, para intensificar a instalação de franquias em supermercados. “A ideia é levar as franquias para regiões que não tem shoppings centers, como o interior e a periferia”, disse.

Já pensando nos eventos esportivos que o Brasil deve receber nos próximos anos, a associação está em negociando com a Infraero para facilitar e aumentar a quantidade de franquias instaladas nos aeroportos. Bomeny acredita também que os estádios de futebol tem potencial para receber lojas. “Queremos criar verdadeiros shoppings acoplados aos estádios, o que já é uma tendência no mundo”, afirma. No Brasil, já existem franquias de alimentação e de livrarias dentro de alguns estádios, como o Morumbi, em São Paulo.

O setor de franquias faturou R$ 63 bilhões em 2009 e prevê um crescimento de 18% para 2010. Além disso, os 80 mil pontos de venda atuais devem aumentar em 10% com a chegada de 150 novas empresas franqueadoras. Os setores que mais cresceram em 2009 foram acessórios pessoais e calçados e vestuário. Para este ano, a tendência são os mercados de chocolate, frozen yogurt e serviços em geral.