Inflação na cidade de SP abranda e fica em 0,03% na segunda prévia do mês

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no município de São Paulo caiu para 0,03% na segunda prévia de junho, depois de aumento de 0,08% na abertura do mês, apontou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quinta-feira (16/06).

Dos sete grupos avaliados, dois verificaram queda neste levantamento, os mesmos que tiveram deflação no início do mês – Alimentação recuou 0,83% e Transporte diminuiu 0,18%, seguindo baixa de 0,43% e 0,20%, respectivamente.

O avanço mais expressivo ficou com Saúde, de 0,94%. Na primeira leitura de junho, contudo, esse ramo teve acréscimo de 1%. Na sequência, apareceu Vestuário, com expansão de 0,73%, após elevação de 0,64% na abertura do mês.

Entre a primeira e a segunda medição de junho, Despesas Pessoais foram de 0,23% para 0,50% de alta e Habitação subiu de 0,23% para 0,25%. Em Educação, a mudança foi leve, de 0,06% para 0,05%.

Senado aprova Estatuto da Igualdade Racial, sem cotas

Por acordo partidário, com votação simbólica dos líderes, o plenário do Senado aprovou no início da noite, em sessão extraordinária, o Estatuto da Igualdade Racial. O projeto, que tramitou por sete anos no Congresso, será enviado imediatamente à sanção do presidente Lula. O projeto havia sido votado no início da tarde de ontem (16/06) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde também houve acordo.

No plenário, apenas o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), relator da matéria, explicou as mudanças que fez na proposta, por meio de supressão, fruto inclusive de negociação com o senador Paulo Paim (PT-RS), representando os movimentos raciais e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Com a supressão de artigos, a matéria não precisa retornar ao exame da Câmara.

Onde havia a expressão “raça”, ele substituiu por “etnia”, ponderando que a ciência já mostrou que não há raça negra, branca ou amarela, mas sim raça humana. “A diferença entre dois homens de cor diferente, conforme a ciência, não chega a 0,005%”, disse. Demóstenes informou ainda que o Senado decidiu suprimir as expressões “cotas raciais”, por entender que devem existir cotas sociais, mas isso terá de ser tratado em outra lei.

Shopping Total exibe jogos da Seleção em mega telão

Com um mega telão em alta definição localizado na sua praça de alimentação, o Shopping Total, em Porto Alegre, é o único empreendimento a exibir o jogo da Seleção Brasileira ao vivo para clientes e lojistas, que também concorrem a brindes e participar de brincadeiras.

A decoração externa também recebeu novidades: diversas bolas de futebol gigantes. E no palco de eventos, localizado no Pavimento Cristóvão Colombo, há um estande com mini-campo de futebol. O desafio é fazer um gol diante de um goleiro joão-bobo, e quem fizer gol ganhará um brinde da Coca-Cola. A brincadeira Chute a Gol funciona até 11 de julho, das 10h00 às 22h00.

Mais de 120 mi de americanos leem jornal pela internet, diz pesquisa

Mais de 123 milhões de americanos visitaram sites de notícias para ler a versão online de jornais em maio, o que equivale a 57% de todos os internautas americanos, que hoje somam 215 milhões, de acordo com pesquisa da comScore Media Metrix Data.

O New York Times lidera o ranking da empresa de pesquisas, com 32,5 milhões de usuários e 719 milhões de páginas visitadas durante o mês de maio. Em segundo lugar está o Tribune Newspaper, com 24,7 milhões e 359 milhões de páginas visitadas. O terceiro lugar ficou com o Advanced Internet, com 18 milhões e 359 milhões de páginas vistas.

Mesmo com o declínio das vendas de jornal impresso, os americanos não deixaram de consumir notícias. A internet foi o principal canal de leitura, segundo Jeff Hackett, vice-presidente da comScore. “A internet se tornou um canal essencial, por onde os americanos leem jornal online. Hoje em dia, 3 entre 5 usuários usam a internet para ler jornal”, diz.

Os jornais online representam um invenção “premium” para os publicitários, disse Hackett. Uma pesquisa da comScore conduzida no ano passado para a Associação de Publicitários Online mostra que os usuários que visitam sites de notícias estão mais expostos aos efeitos da publicidade online do que a média de visitantes de sites publicitários.

Belezas dos Andes em exposição no Shopping Iguatemi Caxias

As belezas dos Andes já podem ser contempladas no Shopping Iguatemi Caxias, em Caxias do Sul (RS). A exposição, uma das ações do shopping no mês do meio ambiente, é o resultado da viagem de Nei Maldaner, diretor de estratégias e fundador da Sisnema Informática que tem a fotografia como hobby, pelos Altiplanos Andinos. Durante 15 dias, ele registrou detalhes da região, como as ilhamas, flamingos e os contrastes da Cordilheira dos Andes. A expedição também cruzou a Bolívia, São Pedro do Atacama, passando pelo Salar Uyni, um lago de sal com mais de cem quilômetros de extensão.

As imagens serão apresentadas em amplas telas e prometem dar aos clientes do shopping a visão de um aventureiro sobre lugares belos e misteriosos do planeta. Para compartilhar suas experiências, Nei fundou há oito anos o portal de aventuras Inema, onde posta fotos e recebe as contribuições de mais de dois milhões de colaboradores de todo o mundo.

Frio aumenta vendas em até 70%

Basta a temperatura cair um pouco para que os tradicionais produtos de inverno comecem a registrar aquecimento nas vendas. Eletrodomésticos e portáteis como aquecedores de ar, lavadora e centrífuga de roupas, chapinhas e secadores de cabelo já registram forte aquecimento nas vendas neste mês.

Para se adequar à nova rotina de consumo da população, uma rede varejista da região está fazendo pedidos aos fornecedores com maior frequência. O gerente de compras de bazar e eletro da rede, Edson Rodrigues, afirma que os bens duráveis tiveram alta de 72% nas vendas até o dia 13, com destaque para os aquecedores. “Estamos fazendo as encomendas com certa antecedência para não correr o risco de ficar sem produtos mais para frente, pois a venda está forte, indicando tendência de desabastecimento”, afirma. Por enquanto, as entregas estão acontecendo com regularidade.

Na tentativa de instigar a compra, a supermercadista criou espaços dentro das lojas que destacam esses produtos. Outro item que os clientes estão levando mais para casa são as garrafas térmicas, cuja saída aumentou 58% em relação ao mesmo período do ano passado.

Outra categoria que tem respondido bem às temperaturas mais baixas é a têxtil. Apenas em uma grande rede varejista, as pashminas (conhecida popularmente como manta) deverão ter alta de 50% no volume de vendas quando comparado a 2009, seguido pelas meias (30%) e confecções femininas (15%). Mantas e edredons também deverão esquentar os resultados da categoria com incremento de 60% frente ao inverno passado. Enquanto as pantufas deverão ter procura dobrada na estação mais fria do ano.

Em outra rede do setor, a perspectiva é que a comercialização sazonal de secadoras e centrífugas seja 30% maior neste ano. Para os aquecedores de ar a estimativa atinge a casa dos 50% frente a igual período do ano passado.

Outra categoria que está elevando o lucro dos supermercadistas é a de bebidas alcoólicas, também considerado reflexo dos eventos de festa junina. Até a semana passada, a procura por destilados nas lojas de uma rede francesa foi 20% melhor quando comparada à 2009.

Segundo o gerente nacional de categoria para vinhos e destilados Carlos Eduardo Saco, o resultado é atribuído à campanha promocional de inverno, que aconteceu um pouco mais cedo neste ano. “O frio é importante para a área de vinhos, tanto que projetamos crescimento médio de 20% no período”, diz. Quanto mais tempo a Seleção Brasileira ficar na Copa, o consumo é maior.

Para alavancar a venda dos itens considerados mais sazonais, outra varejista fez ação do Dia dos Namorados focada em itens ligados ao inverno. Somente em vinhos o desempenho teve alta de 30%.

Seleção Ancar Ivanhoé embarca para África do Sul

Resultado da promoção “Você na Torcida”, promovida por 13 dos 16 shoppings da empresa no país, o grupo de 86 torcedores que a Ancar Ivanhoe leva para África do Sul hoje (17/06) é eclético: homens e mulheres, com idade entre 24 e 68 anos, provenientes de sete cidades brasileiras.

Em comum, a sorte e a experiência única, oferecida pela maior campanha já realizada na indústria de shopping nacional, rumo ao exterior. A equipe ficará baseada na Cidade do Cabo, pela maior opção de passeios existentes, uma vez que a viagem vai durar uma semana. No roteiro, visita à vinícola, passeio turístico e ida a Johanesburgo para assistir à partida Brasil x Costa do Marfim, no dia 20 de junho.

Na bagagem, um kit-torcida também especial: álbum de figurinhas Ancar Ivanhoe com as fotos de cada cliente-torcedor, além de tapa-ouvidos de silicone (para minimizar o som das vuvuzelas), cachecol verde e amarelo, casaco de lã, gorro e corneta. Além disso, uma camisa canarinho gigante, com 2m, com mensagens dos torcedores do Natal Shopping, para ser entregue à comissão técnica da seleção brasileira.

Para acompanhar o grupo, além do receptivo local, diretores da Ancar Ivanhoe também farão o papel de coordenadores especiais. “Pela primeira vez, criamos uma campanha cooperada. Uma ação arrojada e corajosa, pois estamos falando de shoppings de diferentes perfis e grau de maturação, de Porto Velho a São Paulo, passando por Cuiabá, Goiânia e Natal. Alguns dos felizardos vão aproveitar a viagem para lua de mel”, comemora Antonio Horácio dos Santos Junior, diretor regional da Ancar Ivanhoe.

Os shoppings envolvidos na campanha são: Nova America, Botafogo Praia Shopping, Downtown, Rio Design Barra e Leblon, São Gonçalo Shopping, Shopping Eldorado, Metrô Itaquera, Center Vale Shopping, Natal Shopping, Pantanal Shopping, Flamboyant Shopping e Porto Velho Shopping. O investimento total é de R$ 5 milhões. A Ancar Ivanhoe está presente nas cinco regiões do país.

Consumidor paulista nunca esteve tão confiante, diz Fecomercio

O consumidor paulista nunca começou o ano tão confiante. É o que revela o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), aferido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), que registrou impulso de 4% em junho na comparação com o mês anterior. Com este resultado, o indicador saltou dos 152,9 pontos, em maio, para os 158,9 atuais, praticamente repetindo o melhor resultado de toda a série histórica, iniciada em 1994, de fevereiro deste ano, quando o ICC registrava 159 pontos. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve um incremento de 18,1%, o que consolida o primeiro semestre de 2010 como o de maior nível de otimismo em mais de 15 anos.

Para Thiago Freitas, assessor econômico da Fecomercio, o resultado do ICC se deve, pela permanência dos excelentes resultados, principalmente no âmbito interno, como a estabilização do nível de desemprego em patamares historicamente baixos, sucessivos ganhos dos rendimentos das famílias e, ampliação nas concessões das carteiras de crédito. “Ainda precisamos somar a este cenário a desaceleração dos preços correntes, o que reduz eventuais perdas inflacionarias e assegura o poder de compra, o que sustentará o consumo em um patamar razoável”, aponta. Freitas também considera a euforia natural que toma o brasileiro nos períodos de Copa do Mundo como um dos fatores a influenciar o ICC. “O otimismo tradicionalmente tende a aumentar nesta época”, pondera.

O economista ainda destaca que é nítida a evolução da confiança do consumidor diante da situação geral mais favorável da economia, resultado esse comprovado no faturamento real das vendas do comércio varejista, que obteve um extraordinário incremento de 11% no primeiro trimestre do ano ante igual período de 2009, averiguada na Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), também da Fecomercio. “A saída quase incólume da economia brasileira da recente crise financeira internacional parece ter fortalecido ainda mais a percepção dos consumidores que estão se sentindo mais seguros ante as ameaças de uma turbulência caracterizada como agora na zona do euro”.

Arvorismo no Terraço Shopping

Grande oportunidade para entrar em contato com a natureza e fazer exercícios físicos
Para movimentar o mês de férias da garotada, o Terraço Shopping, em Brasília, apresenta, de 17 de julho a 22 de agosto, uma atração para lá de especial: um circuito radical de arvorismo. Diversão garantida para quem gosta de natureza e aventura, a prática oferece ao participante a possibilidade de se locomover por percursos em altura, através de uma seqüência de obstáculos e utilizando equipamentos verticais.

O circuito, montado na Praça das Palmeiras, é preparado de maneira estratégica, tudo para aumentar o desafio e a adrenalina dos aventureiros. O passeio inclui caminhadas em pontes suspensas de cordas e de madeiras roliças, falsas baianas, teias de cordas e parede de escalada, de quatro metros de altura. Na última parte do desafio, é preciso descer por uma tirolesa, escorregando por um cabo de aço. Embora essa descida dê um frio na barriga, não há com o que se preocupar: o equipamento de segurança funciona em sistema free pass, que permite ao participante superar todas as etapas de transição entre as plataformas sem que se desconecte do cabo, com total segurança.

A estrutura do circuito é feita com eucalipto tratado e decorada para criar um ambiente agradável e divertido. A atividade é recomendada para crianças com idade a partir de três anos. Os horários de funcionamento são de segunda a sábado das 10h00 às 22h00 e aos domingos e feriados das 14h00 às 20h00. Os preços dos ingressos variam de R$ 10, para o arvorismo, e R$ 15, para o circuito completo – arvorismo, tirolesa e escalada.

Além da emoção de caminhar nas alturas, o arvorismo resgata o contato do homem com o verde. “O Terraço tem um público infantil fiel por ser um shopping aberto e que oferece atrações culturais ao longo de todo o ano. Nessas férias, brincar de arvorismo vai ter um significado especial, que é aproximar as crianças da natureza e exercitar os sentidos por meio de uma brincadeira estimulante e educativa”, afirma Marcos Atayde, superintendente do Terraço Shopping.

Recente prática esportiva de aventura, o arvorismo surgiu da necessidade de biólogos e pesquisadores de deslocarem-se pelas copas das árvores, a fim de intensificar suas pesquisas. Já nos anos 1990, com a introdução de técnicas, o arvorismo tornou-se motivo de esporte e superação e conquistou adepatos por todo Brasil.