NRF: 5 passos para estar em dia com as tecnologias do varejo

Confira as lições da NRF para quem quer colocar em prática as tendências de pagamento mobile e conexão com o consumidor
Na última semana aconteceu a 102ª edição da NRF Retail’s Big Show, realizada no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York. Ao final do maior encontro mundial do varejo, fica a sensação de que agora é o momento de entrar em ação. Seja na discussão de novas tendências ou na retomada de antigos temas, o foco foi colocado na execução, e não na teoria. Não se trata mais de discutir se o celular será ou não essencial para as vendas: é hora de equipar sua loja com wi-fi e criar aplicativos e plataformas para o consumidor conectado. Ninguém contesta mais a importância das mídias sociais: o que vale é definir em detalhes a atuação no Twitter e no Pinterest, e amplificar sua influência nas redes.

Confira aqui as cinco principais lições do encontro.

1. Comece já a coletar o máximo possível de informações sobre o comportamento dos seus clientes. Uma das maiores tendências do momento é usar essa informação toda (chamada de Big Data) para prever o futuro do negócio com precisão.

2. Unifique os seus canais. A bola da vez é o Omni Channel: não dá mais para pensar em canais separados, é tudo uma coisa só, integrada, com a mesma linguagem e os mesmos objetivos. A ideia é estar presente em todos os momentos da vida do cliente, onde quer que ele esteja.

3. Use todas as tecnologias disponíveis para fortalecer a marca. Celular, RFID (etiquetas inteligentes), mídias sociais, coleta de dados, análises estratégicas, novas formas de pagamento: tudo deve estar a serviço do relacionamento entre empresa e cliente.

4. Coloque o foco no celular. O novo consumidor, o uber digital consumer, não compra nada sem consultar o aparelho. Crie uma estrutura para que o cliente possa entrar na sua loja e encontrar tudo o que precisa no celular, disponibilizando wi-fi, aplicativos e serviços atraentes para ele – se possível, adote desde já o pagamento via mobile.

5. Pense grande, mesmo que o orçamento seja curto. Todos os empreendedores podem e devem recorrer às novas tecnologias: há recursos para todos, desde histórias sobre a empresa divulgadas pelo Facebook até promoções relâmpago no celular, passando por softwares que ajudam na automatização do ponto de venda. Não existe nenhuma razão para você ficar de fora.

Amazon leva o Kindle aos shoppings no Brasil

A Amazon, que é uma das principais varejistas online do mundo, vai recorrer aos pontos de venda físicos para promover o seu leitor de livros digitais no Brasil.
A empresa anunciou nesta quinta-feira (17) a instalação de quiosques do Kindle em quatro shoppings brasileiros: Morumbi (São Paulo) e Barra (Rio) – onde já estão funcionando – e Iguatemi (São Paulo) e Leblon (Rio), a partir do dia 24.

A ideia é que o público possa testar o aparelho nos quiosques instalados nos shoppings e conhecer melhor como é a experiência de leitura em um aparelho do tipo, que imita a textura do papel.

Caso o consumidor queira, também poderá comprá-lo nos pontos de venda por R$ 299, com opção de dividir o valor em até 12 vezes sem juros.

A estratégia pode ser vista como um golpe no principal concorrente da Amazon, a Livraria Cultura, e também em outras redes de livrarias, já que a Amazon passará a ter mais visibilidade entre os consumidores brasileiros.

A Livraria Cultura, que não tem lojas nos shoppings onde a Amazon vai promover o Kindle, investe em um aparelho semelhante, da fabricante canadense Kobo, para vender livros digitais no País.

Varejo quer vender com “mais amor” e tecnologia

As lojas querem voltar a ter freguês, aquele cliente fiel, cujos hábitos de compra são conhecidos do vendedor, só que fazendo uso de alta tecnologia para descobrir o perfil do comprador. Essa é a principal tendência para o comércio identificada na semana passada, durante a mais importante convenção mundial do varejo, a Retail Big Show, promovida pela federação nacional do comércio varejista dos Estados Unidos, (NRF, na sigla em inglês), em Nova York.

Nos cerca de 60 mil metros quadrados do centro de convenções Jacob K. Javits, onde aconteceu o evento, o cenário parecia contraditório. Enquanto na área reservada aos expositores falava-se em alta tecnologia, coisas difíceis de se imaginar para uma pessoa comum, como provador e carteira virtuais, por exemplo, nas salas reservadas às palestras o ponto alto das discussões era o relacionamento com o consumidor.

Numa das principais seções da qual participaram Walter Robb, copresidente do Whole Foods Market, rede de supermercados dos Estados Unidos voltada para a venda de alimentos orgânicos, e Howard Schultz, presidente da rede de cafeterias Starbucks, chegou-se a falar do “amor nos negócios”. “A relação é o que interessa”, afirmou Robb. “É preciso estabelecer uma conexão individual de confiança com o cliente e humanizar o varejo”, recomendou o presidente da Starbucks.

O desafio hoje, explicou o presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar), Claudio Felisoni de Angelo, é, por meio de softwares e equipamentos de alta tecnologia, conhecer esse consumidor e fazer a oferta certa na hora certa. Isto é, quando esse consumidor está dentro da loja física, ele pode ser conectado pelo celular, via Wi-Fi ou via cartão de fidelidade. Com isso, o varejista faz a oferta certa por meio de mensagem no celular, quando esse cliente, cujo histórico de compras o varejista já conhece para na frente da prateleira de determinado produto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

CHEFINHO DO SPOLETO ENTRA EM AÇÃO

O chefinho do Spoleto entra em ação para promover o Festival R$ 9,90 – primeira campanha de 2013 da rede de alimentação, assinada pela Artplan, que entra no ar em 17 de janeiro (quinta-feira). A marca investiu R$ 2,5 milhões no plano que contempla TV Globo (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Goiânia), TV fechada, revistas nacionais, mobiliário urbano e outdoor.

O Spoleto estima incremento de 11% nas vendas no primeiro trimestre de 2013 com o lançamento da campanha, que promove a massa Spaghetti combinada aos molhos especiais da casa de bolognesa e pomodoro.

Canoas Shopping comemora aumento de 16,5% no faturamento e abertura de 22 novas operações em 2012

O Canoas Shopping, maior centro de compras da Região Metropolitana fora de Porto Alegre, registrou um crescimento de 16,5% nas vendas no ano de 2012. O índice supera os números da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings – Alshop, que anunciou um incremento de 10% nas vendas nacionais do setor no mesmo período e da Associação Gaúcha de Desenvolvimento do Varejo que constatou um crescimento de 7,8% para o comércio do Rio Grande do Sul.

Os números do Canoas Shopping atraíram mais investimentos, como a ampliação de lojas já estabelecidas a exemplo de Paquetá e Superlegal Brinquedos, e a abertura de 22 novas operações, entre as quais: Água de Cheiro, Babyquer, Bianchini Lavagem, Bibi Calçados, Casa do Estudante, Croasonho, Degustar, Doctor English, Futebol Superstore, Guria do Sul, Hangar Al Capone, Imaginarium, Líquido Store, Malise, Mr. Pretzel, Performance Informática, Pitteu Moda Íntima, Squadra, Taikhan, Tennis One, Valecross e Zacardi.

Segundo a Superintendente Haidée Höfs, os bons resultados e a abertura de quase duas operações por mês em 2012 devem-se a gestão da Mais Valor Planejamento e Gestão de Negócios, que desde 2006 administra o Canoas Shopping, sendo também responsável pelo processo de reformulação e ampliação do empreendimento concluído em 2011 com investimentos de R$ 80 milhões.

SHOPPING MUELLER LEVA O MUNDO DO CIRCO ÀS CRIANÇAS EM FÉRIAS

Um picadeiro de circo em miniatura é o que a criançada em férias vai encontrar no Shopping Mueller entre os dias 19/01 e 03/02. Nesse período, das 14h às 20h, a Trupe Mueller – atração montada no Piso Cinemas do shopping – vai contemplar uma série de atividades para crianças com idades entre 3 e 12 anos. Serão mini shows e oficinas que prometem levar o universo circense ao imaginário infantil.

A programação inclui atividades como maquiagem de palhaço, esculturas em bexigas, oficina de mágica, confecção de avisos de porta, malabares, confecção de dedoches (fantoches de dedo), entre outros. Com duração de meia hora, cada oficina será precedida de uma rápida apresentação com profissionais circenses da Cia Mambarte. “O Mueller preparou um evento que possa divertir as crianças nas férias escolares, com música, cores e toda a alegria que um circo traz”, explica a gerente de marketing do shopping, Adriana Cardoso. Não faltarão mágicos, palhaços e malabaristas para encantar a todos.

Ambientação e figurino também se combinam para tornar a experiência a mais real possível. Além da tenda, que terá capacidade para 25 crianças por atividade, a Trupe Mueller vai disponibilizar figurinos e acessórios como bambolês e malabares. O espaço ficará completo com carrinhos antigos de pipoca, baleiros e apresentações de profissionais em pernas de pau e monociclos, sempre às 16h. “A ideia é resgatar a magia das atrações de circo e envolver as crianças nesse universo lúdico”, continua Adriana.

Para inscrever-se, basta se dirigir ao Piso Cinemas do shopping minutos antes do início da atividade. A participação é gratuita. A produção do evento é assinada pela empresa VCT & Cia.

PARA TODAS AS IDADES
O Piso Subsolo também será invadido pelo universo do circo. Os clientes do shopping terão a oportunidade de assistir uma apresentação circense especial, com duração de uma hora. A atração ficará em cartaz em três finais de semana (sábados e domingos), nos dias 19/01, 20/01, 26/01, 27/01, 02/02 e 03/02, a partir das 16h.

SERVIÇO:
TRUPE MUELLER
DATA: de 19/01 a 03/02
HORÁRIO: diariamente, das 14h às 20h
PÚBLICO: crianças de 3 a 12 anos
INGRESSOS: entrada franca
LOCAL: Shopping Mueller | Piso Cinemas | Av. Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico
OUTRAS INFORMAÇÕES: (41) 3016-9988 e www.shoppingmueller.com.br

Cantor Leonardo será estrela da campanha publicitária do Shopping Cerrado, em Goiânia

Com o slogan “Um novo marco, um novo sucesso, uma nova paixão. Shopping Cerrado, o shopping da nossa gente”, a campanha publicitária de lançamento do Shopping Cerrado, em Goiânia, buscou para seus anúncios e peças uma personalidade que representasse a região: o cantor e compositor Leonardo, nascido na cidade.

Desenvolvida pela agência de publicidade RINO COM, a campanha contará com anúncios em televisão, rádio, jornais e revistas em Goiânia e Brasília, que serão divulgados até março de 2013. Já o empreendimento, uma parceria entre as empresas CCP (Cyrela Commercial Properties) e o Grupo Odilon Santos, tem inauguração prevista para setembro de 2014.

O empreendimento estará localizado na Avenida Anhanguera – Setor Aeroviário, Goiânia, em um terreno de 66 mil m2 e 32 mil m2 de Área Bruta Locável (ABL). Inclui sete âncoras, seis megalojas, dois restaurantes, dez salas de cinema Cinépolis, 25 operações de fast-food e estacionamento com mais de duas mil vagas. Entre as lojas confirmadas estão C&A, Marisa, Riachuelo, Playland, entre outras.

Shopping Leblon promove evento infantil nas férias

De 22 a 27 de janeiro, o Shopping Leblon vai promover o evento Férias Cariocas, com programação gratuita especial para a criançada. As atividades inspiradas no verão carioca acontecerão no 1º piso, das 16h às 20h, e vão desenvolver a criatividade dos pequenos através de oficinas de customização de eco bags e bijuterias com sementes nativas, oficinas artísticas de pintura em tela, além de aulas onde as crianças poderão criar coloridas garrafinhas de areia e porta retratos com a temática do Rio de Janeiro.

As oficinas, comandadas pela equipe da Animasom, terão duração de 20 minutos e serão destinadas para crianças de 4 a 12 anos. Será indispensável a presença do responsável durante o evento. Podem participar até 24 crianças por turma e as inscrições serão realizadas trinta minutos antes do início de cada atividade.
O Shopping Leblon fica na Av. Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon. Outras informações no site www.shoppingleblon.com.br ou pelo telefone (21) 2430-5122.

Férias Cariocas no Shopping Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon – Rio de Janeiro
Data: 22 a 27 de janeiro
Horário: das 16h às 20h
Local: 1º piso
Informações: (21) 2430-5122
www.shoppingleblon.com.br

NRF premia os melhores do varejo em 2012

O segundo dia do encontro mundial do varejo, organizado pela NRF em Nova York, começou em clima festivo. Às 8h30 de ontem (14/1), aconteceu a palestra mais esperada do evento: a de Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2001. O líder mundial começou sua palestra falando sobre as dificuldades na Síria e os conflitos sem resolução em diversas partes do mundo. Sinalizou que a crise econômica europeia está no fim e comemorou o crescimento acelerado dos países emergentes. “Nações como China e Brasil já deveriam ter sido chamadas para ocupar postos no Conselho de Segurança da ONU”, disse.

Depois, foi a vez de falar de economia e negócios. “As pequenas empresas fazem um trabalho importante, diminuindo o desemprego e fortalecendo as comunidades locais”, disse. “Governos de todo o mundo devem criar incentivos para esse tipo de negócio.” Sobre o varejo, afirmou que é responsabilidade dos donos das companhias trabalhar junto com os políticos para combater a pobreza em seus países. “Eles têm um poder de influência muito forte e não devem desperdiçá-lo.”

Na hora do almoço, a festa continuou com o anúncio dos premiados do ano pela Federação Nacional do Varejo dos Estados Unidos. O presidente da Crocs, John McCarvel, ganhou o prêmio de inovador do ano. A melhor varejista internacional foi Kathryn Henry, vice-presidente da Lulemon Athletica, loja que vende roupas para ioga e esportes. Por fim, a Gold Medal (Destaque do Ano) foi para Jeffrey Bezos, fundador da Amazon. Bezos fez um agradecimento contido e saiu do palco rapidamente. A declaração mais emocionante ficou para McCarvel, que disse nem sonhar com um prêmio desse tipo. “Há dois anos, nem tinha certeza de que minha empresa sobreviveria.”