Shoppings promovem eventos infantis nas férias de julho

Os Shoppings Boavista, Campo Limpo, Metrópole, Penha e Plaza Sul prepararam atrações especiais para a garotada se divertir nas férias escolares.

O personagem do Cartoon Network “Ben 10” é a inspiração para as atividades que estarão a partir de 1° de julho no Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo, e a partir de 17 de julho no Boavista Shopping, em Santo Amaro. Na área de computadores, 12 máquinas estarão à disposição das crianças com acesso aos jogos do personagem. Se os pequenos preferirem uma atividade com mais movimento, nada melhor do que os seis consoles Nintendo Wii, devidamente equipados com o game Ben 10: Protector of Earth.

No lounge de entretenimento, os visitantes poderão se divertir com quebra-cabeças, jogos da memória e desenhos para colorir. E para guardar uma lembrança da tarde de muita curtição, a área de fotos tem um painel com totens de Ben 10 e de sua prima Gwen, para que meninos e meninas possam ser fotografados ao lado dos heróis.

O Shopping Plaza Sul, no bairro da Saúde, terá um circuito de arvorismo indoor a partir de 1º de julho. Serão dois percursos disponíveis, o Infantil, para crianças de até 1,20 m, e o percurso Aventura, voltado para crianças maiores de sete anos e também para adultos, permitindo que toda a família brinque junto. Os participantes sobem em uma torre que possui duas plataformas, de dois metros para crianças e quatro metros para os adultos. A partir deste ponto, após serem equipados com cadeiras, capacetes e todo o equipamento de segurança necessário, eles recebem as instruções e começam a aventura. Pontes de corda, rede, troncos, discos de madeira, cabos, escada horizontal e muitos outros obstáculos garantem o desafio no circuito.

A Cidade Ecológica é a atração do Shopping Campo Limpo. No espaço, diversas atividades divertidas e, ao mesmo tempo, educativas, com o objetivo de estimular os pequenos a pensar na importância dos cuidados com o meio ambiente. Todo o cenário da Cidade é produzido com materiais ecologicamente corretos, como um caminho feito de cascas de pneus e diversas flores coloridas feitas de garrafas PETs. As crianças participarão de um circuito, dividido em cinco estações, cada uma com uma brincadeira diferente. Os pequenos passearão por toda a cidade, permanecendo 20 minutos em cada estação.

O Shopping Penha, na zona leste de São Paulo, terá uma pista de patinação como atração para toda a família, aproveitando o período de férias escolares. Além de promover muita diversão para os visitantes, o grande diferencial do evento é que a pista é produzida com gelo sintético.

Novidade no Brasil, a pista de 200 m² é idêntica a uma superfície de gelo, mas é feita de um material sintético, ecologicamente correto, criado nos Estados Unidos especialmente para a patinação. O painel é deslizante, permitindo que os patinadores façam os mesmos movimentos que são feitos na pista tradicional e ainda com uma melhor absorção em caso de queda. Com cor similar a do gelo, o material utilizado não agride a camada de ozônio e o sistema dispensa o uso de energia elétrica e de máquinas refrigeradoras, além de outros equipamentos que a pista tradicional requer.

Petrobras quer gerar mais energia e pode construir térmicas

A Petrobras poderá dobrar nos próximos cinco anos a sua capacidade de geração de energia elétrica como fornecedora de gás natural e também construindo mais usinas termelétricas, informou a diretora de Gás e Energia da estatal, Graça Foster.

Segundo ela, dependendo do preço das tarifas nos próximos leilões promovidos pelo governo, a Petrobras poderá, além de fornecer o gás natural, ficar com 50 por cento de participação nos empreendimentos ofertados.”Podemos entrar como fornecedores de gás ou como geradores, dependendo de como venham os editais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)”, disse Graça, referindo-se aos leilões promovidos pela entidade e que oferecem projetos de usinas térmicas e hidrelétricas. “Nosso compromisso com a geração dobra nesse novo plano (de negócios de 2010 a 2014), mas a aquisição de ativos vai depender do edital da EPE”, reforçou, lembrando que o interesse vai depender da tarifa estipulada para a energia. Atualmente, a empresa já tem uma capacidade de geração de 7 mil megawatts entre termelétricas a gás e fontes renováveis.

A área da diretora foi uma das que mais recebeu recursos adicionais na comparação do plano de negócios anterior da Petrobras com o divulgado nesta segunda-feira, saltando de US$ 11,7 bilhões no período de 2009 a 2013 para US$ 17,8 bilhões de 2010 a 2014. No total, a Petrobras programa investir US$ 224 bilhões até 2014, contra os US$ 174,4 bilhões programados no plano anterior de cinco anos até 2013. Do total previsto para a área sob responsabilidade de Graça, US$ 4,1 bilhões serão usados para aumentar a geração de energia elétrica. “Vamos ter mais 7,5 mil megawatts de geração, e isso significa mais 35 milhões de m³ de gás natural (para abastecer as usinas)”, disse a executiva.

Dos investimentos totais que serão administrados por Graça, US$ 5,7 bilhões de dólares serão destinados ao setor de fertilizantes na construção de plantas de gás-química, como a de amônia que será erguida em Uberaba (MG) e prevista para ser alimentada a gás natural. Os projetos de Gás Natural Liquefeito (GNL) vão absorver US$ 2,7 bilhões e a malha de gasodutos mais US$ 5,3 bilhões.

Center Shopping Rio escolhe fórmula 1 como tema para nova atração infantil

Até 31 de julho, no Center Shopping Rio, em Jacarepaguá (RJ), crianças de três a dez anos de idade podem curtir a nova atração infantil Fórmula Winner, uma pista com cinco miniveículos motorizados localizada na Praça de Eventos.

Durante alguns minutos, os pequenos vivenciam as aventuras de uma fórmula 1 pilotando carrinhos semelhantes ao que são vistos nas pistas de corrida. Durante a brincadeira, os mini-pilotos são auxiliados por dois monitores que oferecem segurança e conforto à diversão.

Receita libera nesta terça declarações da malha fina do IR 2005

A Receita libera hoje (22/06) o lote de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2005 (ano-base 2004) que estavam retidas em malha fina. Fazem parte deste lote 1.069 contribuintes, dos quais 349 têm imposto a pagar, em um total de R$ 948.403,44, e 497 contribuintes têm imposto a receber, totalizando R$ 1.120.404,15. Outros 223 contribuintes não têm imposto nem a pagar nem a restituir.

Para saber se está incluído no lote, o contribuinte deve consultar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o 146, bastando informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Quem tem direito à restituição e não informou o número da conta para crédito da restituição deverá se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil, ligar para qualquer agência do banco ou para o “BB responde”: 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades), sendo que a ligação é gratuita.

A restituição ficará disponível no banco por um ano partir desta terça. O dinheiro é corrigido em 63,15%, correspondente à variação da taxa Selic. Se o contribuinte não fizer o resgate dentro do prazo, deverá requerê-lo mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet. Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita. Vale lembrar que a Receita libera o lote do IR 2006 (ano-base 2005) na quarta-feira (23/06).

Dos contribuintes incluídos no lote residual, 3.927 têm imposto a receber, totalizando R$ 7,988 milhões. O dinheiro será depositado com correção de 46,05%, referente à variação da taxa Selic. Outros 14.446 contribuintes têm imposto a pagar, em um montante de R$ 28,717 milhões. Neste lote, 7.374 contribuintes não têm imposto a pagar ou a restituir.

Spoleto e Azeite Andorinha promovem Segunda do Verde

Toda segunda-feira é “Dia do Verde” na rede de culinária italiana Spoleto, ou seja, as saladas são as estrelas do cardápio, deixando a data ainda mais apetitosa. Em parceria com o Azeite Andorinha, o Spoleto lança uma promoção para levar a Portugal um consumidor, com direito a acompanhante e todas as despesas pagas por uma semana.

A mecânica é simples: toda segunda-feira, na compra de qualquer salada do menu, o cliente ganha um frasquinho (20 ml) de azeite da marca Andorinha e pode retirar na loja um postal para participar da promoção e concorrer à viagem. Com o postal em mãos, é só acessar o hotsite segundadoverde.com.br e postar uma frase com as palavras Spoleto, Andorinha, Verde e Sabor.

O post mais criativo será o vencedor, que ganhará passagem de ida e volta para Portugal, com direito a acompanhante e todas as despesas de hospedagem e alimentação pagas durante sete dias. O vitorioso vai conhecer in loco as plantações de oliveiras e o lagar do futuro (que será inaugurado em setembro) na região do Alentejo, de onde são colhidas as azeitonas para a produção do azeite português Andorinha (uma das marcas comercializadas pela Bunge, líder no setor de panificação e confeitaria no Brasil).

O Spoleto e o Andorinha investiram 130 mil euros na ação, que estima distribuir cem mil garrafinhas do azeite durante todo o mês de junho, e receber a visita de mais de 30 mil participantes no hotsite www.segundadoverde.com.br.

A “Segunda do Verde” surgiu há três anos com o objetivo de incentivar o consumidor a ter uma alimentação mais saudável. “Além de oferecer um cardápio mais saudável, queremos também presentear nossos clientes. Como a arte está no DNA do Spoleto, resolvemos desta vez criar um concurso cultural, explorando a criatividade de nossos consumidoroes, e buscamos como parceiro o Azeite Andorinha para realizar este sonho conosco”, declara Amanda Ribeiro, gerente de marketing do Spoleto.

Varejo farmacêutico mantém foco em beleza

Enquanto se discute a restrição da venda de produtos de autosserviço nas farmácias e drogarias, por decorrência da Resolução da Diretoria Colegiada RDC 44, que limita a comercialização de alguns itens nas lojas – como perfumaria e cosméticos -, redes do varejo farmacêutico continuam a oferecer produtos como esses a seus clientes. Elas entraram com liminar na justiça e reforçaram sua linha de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC) para garantir rentabilidade, pois esses produtos representam em média 30% do faturamento.

“A tendência é de crescimento dos HPC, com destaque para os dermocosméticos, que garantem maior valor agregado nas vendas”, afirma Edson Tamascia, presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácia (Febrafar). Outra entidade que difunde o setor é a Associação Brasileira das Redes de Farmácia e Drogarias (Abrafarma), que contabilizou no varejo farmacêutico interno o giro médio de R$ 15 bilhões em 2009. Destes, R$ 10 bilhões vieram da venda de medicamentos, que teve aumento de 24,60% ante 2008, enquanto as vendas de não-medicamentos cresceram 24,11%.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o faturamento do segmento de cosméticos e higiene pessoal no Brasil, como um todo, atingiu R$ 21,6 bilhões em 2008, com taxa de crescimento de 13,5% nos últimos cinco anos. Diante deste cenário promissor e da concorrência com grandes redes de supermercados, como Grupo Pão de Açúcar (GPA), Carrefour e Walmart, que disparam em abertura de drogarias próprias, as tradicionais redes do setor, como Onofre, investem em agregar serviços de beleza, por meio de lojas denominadas megastores, que têm grifes nacionais e importadas de produtos de HPC e dermoconsultores para auxiliar clientes.

São cinco as megastores da rede, onde o faturamento de medicamentos representa 40%, enquanto 60% são de HPC. ” Queremos abrir outras megastores e estamos procurando lugar para isso”, conta Marcos Arede, diretor comercial da rede. Uma loja mega chega a custar o triplo do investimento em uma loja comum, e a diferença numeral também se dá no mix de produtos, que passa de 17 mil para 26 mil numa megastore. Quanto à Resolução 44, Arede diz que 20% das lojas da Onofre já estão adequadas à medida. “Não sentimos muitas mudanças nesse sentido.” O grupo prevê crescer 20% este ano.

Para ganhar fôlego na briga, a concorrente Drogasil crê no conceito de Beauty Center, espaço voltado para o atendimento à beleza. Já são 27 as lojas da rede a oferecer o espaço, com marcas nacionais e importadas; dentre as nacionais estão LOreal, Nivea e Clean Clear. Já no espaço Dermocenter é possível encontrar marcas importadas como Vichy, La Roche Posay, Roc e Neutrogena. Esses produtos, apesar de não corresponderem à maior parte do faturamento, são os itens de maior valor agregado e são os mais rentáveis para as farmácias. À medida que cresce o mercado de cosméticos no País, aumenta a demanda nas redes de drogaria. A Nivea, por exemplo, que comercializava apenas o creme Nivea, agora oferece uma linha completa de produtos. A Drogasil está em segundo lugar em faturamento, com mais de R$ 1,5 bilhão em 2009.

Aproveitar a Copa do Mundo para impulsionar as vendas dos produtos de HPC foi a estratégia adotada pela Drogaria São Paulo. Nas compras acima de R$ 40 no setor de perfumaria e higiene pessoal, ao pagar mais R$ 4 os clientes ganham itens de torcida em um kit montado pela rede para o mundial. A ideia é realmente mostrar que uma drogaria ou farmácia é hoje um espaço com diferentes produtos e serviços.

Tanto que na entidade Febrafar, com 32 redes de farmácia associadas, a tendência de aumento da comercialização de produtos para higiene e beleza é confirmada por meio dos dermocosméticos, que trazem mais rentabilidade. Ano passado, as redes associadas, presentes em pequenos municípios, faturaram mais de R$ 2 milhões. Este ano, a projeção é de haver incremento

Mauá Plaza Shopping no Mundo da Copa

O centro de compras preparou um evento divertidíssimo pra criançada. Muitas brincadeiras e atividades relacionadas ao futebol e à Copa do Mundo 2010. Desenhos e pinturas, cama elástica e muitas outras atrações chamam a atenção de todos que passam pela praça de eventos do empreendimento.

Outra atração é uma exposição sobre a África do Sul, país sede do Mundial de 2010, com curiosidades e informações culturais. A participação das crianças é gratuita e acompanhada de perto por monitores.

O evento funciona de segunda à sexta das 14h00 às 22h00, aos sábados das 10h00 às 22h00 e aos domingos das 14h00 às 20h00.

As atrações estarão até o dia 11 de julho na praça central do shopping.

Grand Plaza Shopping participa da Campanha do Agasalho 2010

O Grand Plaza Shopping, em Santo André (SP), está fazendo parte da Campanha do Agasalho 2010 promovida pela prefeitura de Santo André. A ação, que tem como slogan “Santo André tem calor humano”, começou no dia 14 de abril e termina em 14 de julho.

Um dos principais objetivos da campanha este ano é conseguir superar o número aproximado de 120 mil peças recolhidas em 2009, numa parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Santo André, que hoje ajuda mais de 33 mil pessoas carentes.

As peças doadas passam por um processo de seleção antes de serem entregues às entidades. São 131 pontos da campanha espalhados pela cidade que podem ser informados pelo telefone (11) 4433-0148.

Walmart em clima de festa junina

As festas de São João estão garantidas nas lojas do Walmart em todo o Brasil. Com itens de decoração, vestuários, comes e bebes, a rede oferece tudo o que é preciso para uma Festa Junina digna de um verdadeiro Arraiá.

Para os que adoram doces típicos das festas, as parreiras já estão repletas de delícias como cocadas de todos os tipos (branca, morena, mista), paçoca cremosa de corte, pé de moleque de corte, doce de leite cremoso, brigadeiro, docinhos de abóbora, cocada leite condensado, beijinho, entre outras.

A rede espera um aumento de cerca de 15% nas vendas desses produtos típicos em comparação com o mesmo período do ano passado. Para atender a demanda, a rede incrementou seu volume em cerca de 40% em relação a 2009 nas categorias de flocos de milho, pipoca para microondas, grãos e farináceos referente às festas juninas.