Boa Vista Serviços: indicador de Registro de Inadimplentes inicia 2013 com recuo mensal de 1,0%

Dados da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional indicam que a variação mensal de novos registros de inadimplentes apresentou queda de 1,0% em janeiro de 2013, descontados os efeitos sazonais. Já a variação em relação ao mesmo período do ano anterior, janeiro de 2012, continua positiva (5,3%). Comparando-se os últimos 12 meses com os 12 anteriores, o indicador acumula elevação de 3,7%.
O resultado do início do ano demonstra a continuidade dos impactos positivos das melhores condições do crédito na economia, influenciadas pela queda da taxa básica de juros e spreads bancários, e do aumento da população com vínculo empregatício ao longo de 2012. A Boa Vista Serviços avalia que estes fatores contribuirão para a desaceleração do crescimento do número de inadimplentes ao longo de 2013, fechando o ano com um aumento próximo de 2,6%.

O valor médio das dívidas incluídas em janeiro foi de R$ 1.232, 3,9% menor que o observado em dezembro após a realização de ajustes de sazonalidade e inflação.
Regiões
A retração de 1,0% observada no indicador em relação a dezembro de 2012 foi influenciada, principalmente, pelas regiões Sudeste e Sul, que tiveram seus números reduzidos em 3,6% e 1,9%, respectivamente.
Em relação a janeiro de 2012, os números do Sudeste e Sul também representaram as menores elevações: 3,1% e 0,8%, respectivamente. Entretanto, a comparação do acumulado dos últimos 12 meses em relação aos 12 meses anteriores aponta que os menores crescimentos foram das regiões Nordeste (0,3%) e Norte (0,6%).

Varejo
Ao considerar apenas o setor de varejo, o indicador de abrangência nacional apresentou elevação mensal de 8,6% descontados os efeitos sazonais. Nos 12 meses findos em janeiro de 2013, comparados aos 12 encerrados em janeiro de 2012, acumulou crescimento de 4,8%.
Assim como no indicador geral, as regiões Sul e Sudeste apresentaram as menores variações mensais, 5,5% e 7,5%, respectivamente, efetuados os ajustes sazonais.

Recuperação de crédito:

Brasil
O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes – cresceu 2,9% em janeiro de 2013 em relação a dezembro de 2012, expurgados os efeitos sazonais. Já contra janeiro de 2012 houve uma elevação de 7,3%.
Assim como para o registro de inadimplentes, a Boa Vista Serviços espera que fatores como a melhoria nas condições de crédito e aumento da população empregada contribuam positivamente para a recuperação de crédito em 2013, mas também em menor intensidade. Projeta-se para 2013 uma elevação de 4,8% em relação a 2012.

Regiões
Todas as regiões colaboraram positivamente para o aumento do indicador em janeiro de 2013, destacando-se Nordeste, com 7,1%, e Sul, com 5,9%, comparadas a dezembro de 2012. Na mesma base de comparação, a região Sudeste apresentou o menor crescimento: 0,8%.
Quando confrontados aos números de janeiro do ano passado, todas as regiões apresentaram avanço, com maior evidência para as regiões Nordeste e Centro Oeste – com variações de 14,2% e 8,6%, respectivamente.

Varejo
O indicador que considera a recuperação de crédito apenas no varejo apresentou crescimento de 15,6% no acumulado em 12 meses, comparado aos 12 meses anteriores. Todas as regiões tiveram crescimento em seus indicadores na mesma base de comparação.
Em relação a dezembro, o indicador registrou alta de 8,8% (descontados os efeitos sazonais). As regiões Sul e Sudeste apresentaram as menores elevações: 5,5% e 7,7%, respectivamente.

Trojans brasileiros atacam Bancos na América Latina

O time global de analistas e pesquisadores (GreAT Team) da Kaspersky Lab baseado na América Latina identificou trojans (cavalo de tróias) de origem brasileira programados para monitorar o acesso a mais de 60 páginas dos maiores bancos latino-americanos. Cibercriminosos brasileiros são conhecidos mundialmente pela grande produção de trojans bancários e, recentemente, tinham começado a mirar seus ataques para a Europa em países como Portugal e Espanha. Mas agora os trojans bancários brasileiros já estão atacando os bancos no México, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina.

Segundo os especialistas da Kaspersky Lab, esse movimento reflete o bom momento da economia da América Latina. Outro fator motivador é o crescimento dos usuários latino-americanos de internet banking, que já superam mais de 100 milhões, segundo dados da ComScore. Essa taxa representa que cerca de 25% de todos internautas na América Latina que usam o internet banking.

Os trojans são tipicamente brasileiros, programados para roubar informações de acesso as contas bancárias de usuários brasileiros, porém incluem uma extensa lista de endereços de bancos latino-americanos. O objetivo dos criminosos é monitorar o acesso aos sites e verificar a frequência de visita, para assim roubar o usuário infectado. Uma versão da praga traz a expressão “textando as coisas de hj”, numa clara indicação de que alguns recursos do trojan não estão totalmente funcionais.

Para os especialistas da Kaspersky, o cibercriminosos brasileiros não têm limites na hora de roubar e, para combater o crime organizado online desta magnitude, é necessário uma cooperação estreita entre os países da região. O fato de não existir tal colaboração, permitirá que por um bom tempo os cibercriminosos que estão por trás desses ataques gozarão de dinheiro fácil e impunidade.

Vendas nos shoppings da Aliansce somam R$2 bi no 4o tri

As vendas nos shoppings da Aliansce cresceram 19,4 por cento no quarto trimestre sobre o mesmo período de 2011, totalizando 2 bilhões de reais, informou a administradora de centros comerciais nesta segunda-feira em sua prévia operacional.

“O crescimento orgânico foi responsável por 63,9 por cento da evolução das vendas no trimestre frente ao trimestre anterior”, disse a Aliansce, em comunicado.

No ano, as vendas cresceram 15,2 por cento, para 5,9 bilhões de reais.

As vendas mesmas lojas avançaram 11,9 por cento no trimestre, acima da evolução de 10,3 por cento naquele trimestre em 2011. Já os aluguéis mesmas lojas cresceram 10 por cento no trimestre, ante 12,5 por cento um ano antes.

Shoppings e construtoras oferecem mais de 2 mil empregos no ES

Os shoppings da Grande Vitória e empresas do setor da construção civil oferecem mais de 2.600 vagas de trabalho, nesta segunda-feira (21). Entre as oportunidades, estão as chances para vendedor, pedreiro, auxiliar de obras e recreador.

Construção civil
A construtora MLI informou que abriu 330 chances de emprego para as funções de armador, carpinteiro, ajudante de obra e pedreiro. Os interessados devem comparecer na obra do Shopping Vila Velha, localizada na Avenida Luciano das Neves, no Centro, com os documentos pessoais.

A Morar Construtora disponibilizou 12 vagas para auxiliar de obras e eletricista. Os candidatos devem enviar o currículo para o e-mail curriculos@morar.com.br ou deixá-lo no edifício Essencial Escritórios, na Avenida Civit, no bairro Laranjeiras, na Serra.

Em Cariacica, a Construtora Lorenge oferece 50 vagas para carpinteiro. Os interessados devem ir à obra do shopping Villaggio Campo Grande, próximo à BR-262, das 7h às 9h. Também é preciso levar a carteira de trabalho, de identidade, CPF e comprovante de residência.

E ainda na área de construção, a Estrutural Construtora está com 21 vagas para engenheiro civil, pedreiro e auxiliar de obras. Os currículos devem ser encaminhados para o email gestaodepessoas@estruturalconstrutora.com.br, descrevendo a vaga como assunto da mensagem.
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Comércio
Os shoppings Vitória e Norte Sul estão com quase 50 vagas de emprego abertas para os cargos de vendedor, recreador e atendente em lojas de roupas, sapatos, produtos eletrônicos, além de chances nas praças de alimentação.

Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato precisa ser maior de 18 anos e ter disponibilidade de horário, já que o centro de compras funciona também aos sábados e domingos. Não é necessário ter experiência nas funções.

Vendas em shoppings da Multiplan sobem 15,2% no 4o tri

As vendas nos shoppings centers da Multiplan atingiram 3,2 bilhões de reais no quarto trimestre, alta de 15,2 por cento em relação ao mesmo período de 2011, informou a companhia nesta segunda-feira.

O resultado do trimestre representou 32,7 por cento das vendas anuais, que encerraram 2012 em 9,7 bilhões de reais, uma alta de 14,9 por cento sobre o ano anterior, informou a companhia em comunicado.

A empresa tem 17 shoppings em operação e entregou três empreendimentos nos últimos três meses do ano passado, com a adição de 105,9 mil metros quadrados à sua área bruta local (ABL) e 169,7 milhões de reais em vendas em menos de 45 dias de operação.

As vendas na mesma área cresceram 7,4 por cento no quarto trimestre, ante uma evolução de 10 por cento um ano antes. No ano, o indicador subiu 8,9 por cento, estável em relação a 2011.

Já as vendas nas mesmas lojas tiveram um aumento de 6,8 por cento no quarto trimestre e de 8,4 por cento no fechado de 2012. Um ano antes, haviam crescido 8,3 por cento e 7,6 por cento, respectivamente.

A Multiplan também informou que o aluguel nas mesmas lojas cresceu 8,6 por cento no quarto trimestre, ante 14,5 por cento nos últimos três meses do ano anterior. Em 2012, o indicador subiu 10,4 por cento, sobre alta de 14,1 por cento em 2011.

Fiscais encontram irregularidades em 71 lojas de shoppings centers de SC

Uma fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda encontrou irregularidades em 71 estabelecimentos de cinco shoppings da Grande Florianópolis. No total, foram vistoriados 427 lojas, na quinta-feira (17). Segundo gerente de fiscalização Francisco Martins, foram excluídas grandes redes de lojas e praças de alimentação, porque elas recebem fiscalização contínua.

Durante a operação, que envolveu 54 fiscais, foram apreendidos 39 equipamentos, entre máquinas emissoras de cupom fiscal, notebooks e impressoras. “Nós apreendemos equipamentos que simulavam emitir o documento, mas enganavam o consumidor”, explica Martins. Entre as irregularidades, também foram identificados estabelecimentos que utilizavam equipamentos registrados em nome de outros, além de irregularidades na inscrição estadual.

Os comerciantes foram notificados e a Secretaria de Estado da Fazenda terá até 20 dias para analisar as irregularidades e emitir o laudo de infração. “Nós vamos avaliar os equipamentos apreendidos e o histórico das empresas. Caso haja alguma suspeita de irregularidade maior, vamos fazer uma auditoria retroativa a cinco anos”, comenta Martins.

Para o gerente de fiscalização, o consumidor é o maior prejudicado pelas irregularidades identificadas. “Primeiro, porque ele paga o imposto devido e o estabelecimento não repassa para o governo do estado. Depois, as notas fiscais emitidas por estabelecimentos com nomes diferentes do local onde é feito a compra, podem trazer problemas na hora de contestar algum direito junto a órgãos de defesa do consumidor”, explica.

O profissional orienta os consumidores a sempre observarem o endereço do estabelecimento escrito no cupom fiscal. “Tem que estar escrito a expressão Cupom Fiscal, se não for isso, está irregular. Se o endereço não corresponder à loja onde é realizada a compra, o consumidor deve denunciar para a Secretaria da Fazenda. Nos outros casos identificados, é complicado para o consumidor perceber a irregularidade”, finaliza.

Amazon leva o Kindle aos shoppings no Brasil

A Amazon, que é uma das principais varejistas online do mundo, vai recorrer aos pontos de venda físicos para promover o seu leitor de livros digitais no Brasil.
A empresa anunciou nesta quinta-feira (17) a instalação de quiosques do Kindle em quatro shoppings brasileiros: Morumbi (São Paulo) e Barra (Rio) – onde já estão funcionando – e Iguatemi (São Paulo) e Leblon (Rio), a partir do dia 24.

A ideia é que o público possa testar o aparelho nos quiosques instalados nos shoppings e conhecer melhor como é a experiência de leitura em um aparelho do tipo, que imita a textura do papel.

Caso o consumidor queira, também poderá comprá-lo nos pontos de venda por R$ 299, com opção de dividir o valor em até 12 vezes sem juros.

A estratégia pode ser vista como um golpe no principal concorrente da Amazon, a Livraria Cultura, e também em outras redes de livrarias, já que a Amazon passará a ter mais visibilidade entre os consumidores brasileiros.

A Livraria Cultura, que não tem lojas nos shoppings onde a Amazon vai promover o Kindle, investe em um aparelho semelhante, da fabricante canadense Kobo, para vender livros digitais no País.

NRF: 5 passos para estar em dia com as tecnologias do varejo

Confira as lições da NRF para quem quer colocar em prática as tendências de pagamento mobile e conexão com o consumidor
Na última semana aconteceu a 102ª edição da NRF Retail’s Big Show, realizada no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York. Ao final do maior encontro mundial do varejo, fica a sensação de que agora é o momento de entrar em ação. Seja na discussão de novas tendências ou na retomada de antigos temas, o foco foi colocado na execução, e não na teoria. Não se trata mais de discutir se o celular será ou não essencial para as vendas: é hora de equipar sua loja com wi-fi e criar aplicativos e plataformas para o consumidor conectado. Ninguém contesta mais a importância das mídias sociais: o que vale é definir em detalhes a atuação no Twitter e no Pinterest, e amplificar sua influência nas redes.

Confira aqui as cinco principais lições do encontro.

1. Comece já a coletar o máximo possível de informações sobre o comportamento dos seus clientes. Uma das maiores tendências do momento é usar essa informação toda (chamada de Big Data) para prever o futuro do negócio com precisão.

2. Unifique os seus canais. A bola da vez é o Omni Channel: não dá mais para pensar em canais separados, é tudo uma coisa só, integrada, com a mesma linguagem e os mesmos objetivos. A ideia é estar presente em todos os momentos da vida do cliente, onde quer que ele esteja.

3. Use todas as tecnologias disponíveis para fortalecer a marca. Celular, RFID (etiquetas inteligentes), mídias sociais, coleta de dados, análises estratégicas, novas formas de pagamento: tudo deve estar a serviço do relacionamento entre empresa e cliente.

4. Coloque o foco no celular. O novo consumidor, o uber digital consumer, não compra nada sem consultar o aparelho. Crie uma estrutura para que o cliente possa entrar na sua loja e encontrar tudo o que precisa no celular, disponibilizando wi-fi, aplicativos e serviços atraentes para ele – se possível, adote desde já o pagamento via mobile.

5. Pense grande, mesmo que o orçamento seja curto. Todos os empreendedores podem e devem recorrer às novas tecnologias: há recursos para todos, desde histórias sobre a empresa divulgadas pelo Facebook até promoções relâmpago no celular, passando por softwares que ajudam na automatização do ponto de venda. Não existe nenhuma razão para você ficar de fora.

Férias com Arte é no Shopping Cidade

Alegria, diversão e animação não vão faltar nestas férias no Shopping Cidade. Três espaços diferenciados, com atividades e atrações para todos os gostos, que crianças e até adultos vão poder aproveitar. A programação de férias do Shopping Cidade acontece nos próximos quatro finais de semana: 19 e 20 de janeiro, 26 e 27 de janeiro, 02 e 03 de fevereiro e 09 e 10 de fevereiro, sempre das 15 às 20 horas. A participação é gratuita.

No espaço “Férias Dance”, montado na praça de eventos do Cidade, a garotada vai poder colocar as habilidades corporais em prática no Aulão de dança. Serão embaladas por vários ritmos diferentes, como forró, hip hop, rock. Além de mexer o esqueleto, todos poderão participar de um alongamento coletivo, aprender coreografias e se divertir em brincadeiras dinâmicas: dança da cadeira, dos números, entre outras.

Segundo a diretora do Espaço Sou Arte, que coordenará as atividades, Edilaine Castro, as brincadeiras propostas no “Férias Dance” proporcionam, além das gargalhadas, o desenvolvimento corporal e capacidade motora das crianças. Ela acrescenta que no mesmo espaço será realizada a Contação de histórias. “Será uma contação diferenciada. A história será dramatizada com cenários e adereços específicos, estimulando ainda mais a imaginação das crianças”, afirma.

Para as crianças que preferem brincadeiras manuais a diversão também está garantida. No espaço “Fábricas de ideias” serão oferecidas oficinas de desenhos, pinturas, dobraduras, fantoches, escultura em bexigas, confecção de máscaras, além de pintura facial e leitura. “Essas atividades colaboram com o desenvolvimento da capacidade cognitiva das crianças e são importantes para sua formação”, explica Edilaine.

Já no terceiro espaço “Pequenos campeões” o clima será de competição. As crianças poderão participar de gincanas relâmpagos com provas de saco, corridas, entre outras, com vários prêmios surpresas. “O objetivo é que a garotada aprenda a desenvolver comportamentos de socialização, superação, coordenação”, diz Edilaine.
O espaço será atendido por uma figura especial: o Dr. Charada. Vestido de cientista maluco, o Dr. Charada fará perguntas e as crianças que adivinharem ganham guloseimas.
Traga toda a turminha para se divertir nas férias do Shopping Cidade. Aqui a diversão não para.