Quadrilha junina no Cascavel JL Shopping

Em clima de Festa Junina, os participantes do projeto Bem Viver da Unimed vem ensaiando a Dança da Quadrilha há três semanas. Cerca de 120 integrantes se apresentam hoje (29/06), das 10h às 10h30, no piso L1 (corredor das Lojas Americanas) do Cascavel JL Shopping (PR).

Com aumento de renda das classes C, D e E, consumo de cerveja deve subir até 12%

O consumo de cerveja no Brasil deve aumentar entre 10% e 12% neste ano, impulsionado pelo aumento de renda das classes C, D e E, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da cerveja (Sindcerv).

Em 2009, o consumo nacional de cerveja cresceu 10,9%, 0,5 ponto percentual a mais que o registrado no ano anterior (10,4%), segundo a Agência Brasil. No ano passado, o mercado somou 10,91 bilhões de litros de cerveja fabricados e comercializados no Brasil, gerando um faturamento de R$ 31 bilhões.

O consumo de cerveja dos brasileiros está muito abaixo do da Alemanha, por exemplo, onde o consumo per capita está em torno de 120 litros por ano. Já na república Checa, o consumo por pessoa supera 150 litros por ano. O Brasil ainda não atingiu 60 litros por ano.

De acordo com o coordenador da Área de Educação do Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas de Vassouras (RJ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), José Gonçalves, mesmo na América Latina, o consumo brasileiro de cerveja é superado por países como a Colômbia e a Venezuela, onde são bebidos, em média, 70 litros per capita por ano. “No mínimo, o Brasil deveria estar equiparado a esse países”, afirmou Gonçalves.

Brasileiro é conservador na hora de parcelar intercâmbio

Escolas de intercâmbio já oferecem parcelamentos em até dois anos para quem tem interesse em viajar, conhecer outra cultura, aprimorar o idioma ou então fazer um curso ligado à profissão. Porém, os brasileiros têm sido mais conservadores em relação às compras a prazo. A CI, por exemplo, oferece o parcelamento em 24 vezes iguais com juros. “A ideia surgiu quando percebemos que muitas pessoas têm vontade de viajar, mas não conseguem encaixar os valores no orçamento”, afirmou o sócio-diretor, Celso Garcia.

De acordo com a diretora educacional da CI, Tereza Fulfaro, apesar de a empresa de intercâmbio oferecer parcelamento em até 24 meses, na prática, as pessoas costumam pagar a viagem em até nove parcelas. “Elas escolhem tempos menores, porque são pessoas que não querem ficar com dívidas muito longas”, afirmou.

O prazo médio dos financiamentos no Brasil é de 16 meses, de acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), mas pode chegar ao máximo de 36 meses. Porém, quando analisada a aquisição de veículos, o tempo médio do financiamento é de 44 meses e o máximo, de 80 meses.

Na verdade, a opção por parcelar em poucas vezes também é uma estratégia para fugir do pagamento de juros. Na empresa de intercâmbio Experimento, é oferecida a possibilidade de parcelar em até 24 meses, mas os clientes costumam escolher até cinco vezes. “O brasileiro não se planeja muito, então não dá para pagar tudo de uma vez. O que falta, eles parcelam em até cinco vezes, porque tem um programa sem juros, se parcelar no cartão em até esse período”, afirmou a gerente comercial da Experimento, Emilia Miguel.

Além disso, outro fator que dita a forma de pagamento é o câmbio. De acordo com Emilia, existe a possibilidade de o aluno dar uma entrada e pagar o restante do curso aos poucos, em até 30 ou 40 dias antes do início. Então, ele vai pagando conforme a cotação está menor, o que favorece o bolso.

Na hora de fazer um intercâmbio, os brasileiros ainda optam pelos países de língua inglesa, sendo os preferidos o Canadá, os Estados Unidos e o Reino Unido, além daqueles localizados na Oceania e da África do Sul, que teve apelo neste ano por conta da Copa do Mundo.

A queda do euro, apesar de não ter mudado este cenário, faz com que o intercambista que está na Europa fique mais suscetível a viagens pelo continente. A mudança cambial, de acordo com a diretora educacional na CI, ainda pode fazer com que as escolas pratiquem reajustes dos preços dos cursos acima do esperado. “A tabela de preços das escolas é divulgada em outubro do ano anterior. Pode ser que agora altere. Tenho receio de que as escolas que estão com euro promovam aumentos”, afirmou Tereza.

Para o segundo semestre, o mercado prevê um cenário positivo, sem sinal de queda da demanda, que é incentivada por jovens e por profissionais em início de carreira, que querem viajar e ainda aproveitar para estudar um outro idioma.

Shopping Recife lança blog de moda

O Shopping Recife, na capital pernambucana, une os universos da moda e da internet para lançar o seu mais novo canal de comunicação: o blog “Meus Botões”. Com o slogan “A conversa aqui é moda”, o espaço nasce com a proposta de possibilitar um bate-papo íntimo sobre as últimas tendências de moda e beleza, liderado pela designer especializada em moda e blogueira Luanda Fonseca.

“Os blogs ganharam muita força. Atualmente, é inaceitável não reconhecê-los como valiosas fontes de informações”, afirma a gerente de marketing Danielle Viana. “Além de trazer uma moda descomplicada, o blog ‘Meus Botões’ vai traduzir as passarelas mundiais a partir do mix de lojas do próprio shopping. Apresentaremos achados de moda, dicas de beleza, vitrine da semana e garimpagens que estarão ao alcance do cliente”, explica Danielle. Para conhecer o blog, acesse www.meusbotoes.com.br.

Nos supermercados, preço perde importância na compra

Preço baixo está perdendo importância como o fator número um na hora de escolher os produtos nos supermercados. Ganhos de renda, inflação controlada e maior oferta de crédito começaram a provocar mudanças nos critérios de consumo das famílias brasileiras nos últimos anos. Atualmente, quase metade dos domicílios tem como prioridade experimentar novos itens (23%) e rapidamente se livrar da incumbência de abastecer a dispensa (23%). O grupo que só tem olhos para preço baixo e promoção responde atualmente por 18% das famílias, revela pesquisa da Kantar Worldpanel.

Dois anos atrás, a mesma pesquisa mostrava que havia um empate técnico. Isto é, tanto os consumidores focados em preço baixo quanto os “experimentadores” representavam 20% cada, do total de famílias. Agora, os experimentadores estão ganhando terreno em detrimento do grupo que só olha preços.

“O consumidor não está voltado só para preço como antigamente. Hoje ele avalia a relação custo/benefício do produto. E, com mais folga no bolso, quer experimentar as novidades”, afirma Christine Pereira, diretora da Kantar Worldpanel e responsável pela pesquisa. A enquete consulta semanalmente 8,2 mil lares em todo o País para traçar o perfil de compras de alimentos, bebidas e artigos de higiene pessoal e limpeza doméstica. Ao todo, são mais de cem categorias de produtos.

Luxo em alta

A administradora de shoppings JHSF vai transformar o predio que era do restaurante Fasano, na capital paulista, em um shopping de luxo. O shopping deve inaugurar em 18 meses.

Varejo já se movimenta para o Dia dos Pais

Com o varejo aquecido e a perspectiva positiva gerada pelo otimismo dos consumidores brasileiros, já começaram as ações de marketing e promoções nos pontos de venda acerca das vendas para o Dia dos Pais, daqui a dois meses. A proposta é manter o ritmo acelerado deixado pelo sucesso de vendas visto na segunda melhor data de vendas para o comércio varejista, o Dia das Mães, que só perde para o Natal.

Campanhas de fidelização, promoções e estratégias de mídia já começaram a ser estudadas pelos empresários, e na área de vestuário não é diferente. Tanto que nos próximos dias 26 e 27 de junho, alguns pais que estiveram pedalando na Lagoa Rodrigo de Freitas (no Rio de Janeiro) ou no Parque das Bicicletas (em São Paulo), respectivamente, foram escolhidos para estrelar o catálogo on- line da C&A para o Dia dos Pais.

Em comunicado, a empresa afirma que a ideia é realizar uma espécie de blitz para captar imagens de todos os interessados em participar da campanha. Em São Paulo, o apresentador Edgar Piccoli – que também participa de ações para comemorar a data – participou da ação, que teve direção criativa realizada pela agência de publicidade DM9DDB. A ação contou com um minicircuito para que todos os participantes mostrassem suas habilidades com a bicicleta à frente das câmeras. Foram escolhidos, em cada Estado, dez pais para estrelar o catálogo on-line que serão exibidos no site da C&A (www.paiscea.com.br) a partir do dia 1/7.

Outra ação da rede para abocanhar clientes nesse período foi a implantação da loja-conceito no Shopping Morumbi, em São Paulo, que conta com espaço reformulado e produtos organizados de forma mais acessível, com design funcional. O atendimento passa a ser personalizado na área de calçados, com maior variedade e formas diferenciadas de apresentação dos produtos. Os provadores também ganharam nova roupagem, maior espaço interno, mais espelhos (em estilo closet) com consultoria de moda especializada para ajudar clientes a criarem looks completos e dar dicas de estilo.

A marca Dudalina, para o Dia dos Pais, planejou em seus seis pontos-de-venda alcançar a marca de vendas de cinco mil frascos do perfume “Dudalina por Dudalina”. A loja do grupo em Campos do Jordão (SP), no Shopping Market Plaza, segundo Edinho Vasques, gestor de Marketing e Branding, é o lugar onde a ação será mais forte para compor o presente dos Pais. “Projetamos um crescimento de 35% nas vendas em relação à mesma data do ano passado” afirma. O grupo Dudalina, em relação ao ano de 2009, cresce 112% no varejo – em abertura de lojas, pois este ano projeta mais 10 novas lojas, e em marketing cooperado, que são ações específicas para determinadas lojas da rede.

A Riachuelo também se prepara para o Dia dos Pais, em parceria com a Los Dos, marca masculina de roupas de Tico Sahyoun. Composta por polos, a coleção chega às lojas no mês que vem. As peças adultas terão reprodução idêntica em miniatura para agradar a pais e a filhos. “Com essa parceria reafirmamos nosso posicionamento de democratizar a moda, optamos por aliar o estilo da Los Dos à Riachuelo, com uma coleção exclusiva para um público ávido por novidades” declara Marcella Kanner, gerente de marketing da rede.

Couvert Paralela lança “Sugestões do Chef”

O restaurante Couvert, do Shopping Paralela, em Salvador, lançou o cardápio especial Sugestões do Chef, que fica valendo até o fim de julho.

Oferecida tanto no almoço como no jantar, a lista de indicações do chef Liberato traz cinco pratos que fazem um passeio pela gastronomia francesa: Saumon à Sauce Bearnaise (salmão grelhado ao molho bearnaise, arroz de hortaliças e batatas dauphine), Crevettes et Lorraine (camarões salteados no azeite sobre crosta de parmesão e espaguetini aos três tomates), Poisson Grillé (filé de tilápia grelhado ao creme de queijos suaves ao arroz de brócolis, purê de batatas e zafferano) e Bacalhau ao Pesto de Azeitonas (posta de bacalhau grelhada servida com pesto de azeitonas e legumes grelhados). Os pratos custam a partir de R$ 18,90.

Mauá Plaza Shopping no Mundo da Copa

O Mauá Plaza Shopping (SP) preparou um evento divertidíssimo pra criançada. Muitas brincadeiras e atividades relacionadas ao futebol e à Copa do Mundo 2010. Desenhos e pinturas, cama elástica e muitas outras atrações chamam a atenção de todos que passam pela praça de eventos do empreendimento.

Outra atração é uma exposição sobre a África do Sul, país sede do Mundial de 2010, com curiosidades e informações culturais. A participação das crianças é gratuita e acompanhada de perto por monitores.

O evento funciona de segunda à sexta das 14h00 às 22h00, aos sábados das 10h00 às 22h00, e aos domingos das 14h00 às 20h00. As atrações estarão até o dia 11 de julho na praça central do shopping.

Veja mais no site www.mauaplaza.com.br.