Força Nacional faz ronda contra saques em cidades devastadas pelas chuvas em Alagoas

A Força Nacional fez rondas na noite desta segunda-feira (28/06) nas cidades devastadas pela chuvas em Alagoas para evitar saques e pequenos furtos perto dos alojamentos improvisados.

No domingo, desembarcaram cerca de 40 policias em Alagoas para reforçar o policiamento das áreas atingidas pelas chuvas, que já deixaram 54 pessoas mortas em Alagoas e Pernambuco. A Força Nacional ficará a disposição do Estado de Alagoas por 60 dias. Além dos policiais, foram enviadas quatro viaturas, um mircoônibus e uma van para o deslocamento da tropa.

Compõem a tropa que chegou em Alagoas, militares do Rio Grande do Sul, Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo. São 38 praças, uma mulher, um oficial. A ajuda foi solicitada pelo próprio governo de Alagoas, que teme uma onda de saques nas cidades destruídas. Além dos 40 policiais, outros 37 bombeiros especializados em resgate em enchentes estão sendo enviados ao Estado, para o caso de novos temporais.

Um helicóptero também foi enviado ao Estado, para ajudar na distribuição de cestas básicas e no resgate de vítimas. Pernambuco também receberá um helicóptero. Segundo o Ministério da Justiça, o Estado não fez outras solicitações ao governo federal. As cheias trouxeram a alta dos preços de alimentos e produtos básicos. Também faltam medicamentos. Em Palmares e na vizinha Barreiros, ambas em Pernambuco, ouvem-se queixas. O galão de água chega a R$ 10 –antes, era R$ 4.

Ainda sem energia, uma vela simples é vendida em Barreiros por R$ 2. “Era o preço de um pacote inteiro”, diz o morador Itaci Saldanha. O pacote de macarrão custa R$ 4, o dobro do valor da última semana. Botas para enfrentar a lama chegam a R$ 50. Quem não pode pagar usa sacos plásticos nos pés. Segundo comerciantes, a “inflação” se deve à perda de estoques e ao fechamento dos mercados. “Precisamos reforçar a segurança com medo de saques”, diz Josué Ribeiro, do Mercado Central.

O Governo Federal vai antecipar a liberação de recursos previdenciários para as vítimas das chuvas em Alagoas e em Pernambuco. De acordo com o ministro Alexandre Padilha, Lula determinou ao Ministério da Fazenda que encaminhe aos municípios atingidos pelas enchentes equipes do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste (BNB) para acelerar a liberação de financiamentos relativos à linha de crédito aberta pelo governo para a reconstrução de empresas, comércio e para a compra de eletrodomésticos.

As fortes chuvas que atingem parte da região Nordeste desde o dia 18 de junho já provocaram a morte de 54 pessoas e fizeram mais de 150 mil pessoas suas casas em Alagoas e em Pernambuco. As duas últimas mortes confirmadas são de uma criança de dois anos e um homem de 34, nas cidades de Recife e de Gameleira –ambas em PE–, respectivamente.

Pernambuco registra 20 mortes e 26.966 desabrigados, que estão em casas de amigos e parentes, além de outros 55.643 desalojados, que dependem de abrigos públicos. Também há 142 pontes danificadas devido às chuvas.

Em Alagoas, as chuvas provocaram 34 mortes. Outras 80 mil pessoas foram afetadas, sendo que cerca de 75 mil tiveram que deixar suas casas. Desses, 47.897 estão desalojados e 26.618 desabrigados. Além disso, há registro de 135 pessoas que deixaram suas casas e não foram localizadas.

As conquistas do Brasil em Copas do Mundo em exposição no Shopping Neumarkt

A trajetória das equipes brasileiras campeãs dos mundiais de futebol de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, publicada em revistas e jornais, está em exposição no Shopping Neumarkt, em Blumenau (SC), até 11 de julho, no pavimento superior, com entrada franca.

A montagem de 11,5m x 1,80m, aplicada numa vitrine por meio de adesivo vinil, reúne imagens épicas das cinco conquistas do Brasil em Copas do Mundo, publicadas em periódicos de circulação local, estadual e nacional. O destaque fica por conta de registros publicados em jornais e revistas que já não existem mais como os jornais Cidade de Blumenau, A Nação, além de revistas como Cruzeiro do Vale e Fatos & Fotos.

Parte do acervo foi pesquisada junto ao Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, de Blumenau. “Os demais materiais conseguimos com um colecionador da cidade”, explica Vicente Pfau, organizador da mostra. “Um detalhe muito especial é uma tabelinha oficial da Copa de 1962, totalmente preenchida por essa pessoa. A inclusão desse item na montagem chama atenção no contexto da mostra”, acrescenta.

Ilustram a exposição também a capa do Jornal de Santa Catarina de 1994 e as primeiras páginas dos jornais Diário Catarinense, A Notícia, Jornal de Santa Catarina, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, e revistas Veja e Isto É de 2002. Todas estampam as imagens feitas logo após as conquistas dessas seleções. “Momentos de Pelé e dos capitães erguendo a taça são alguns desses registros”, finaliza Pfau.

A mostra é uma realização da CDL e do Sindilojas, de Blumenau, com apoio do Shopping Neumarkt e da Mix Comunicação Visual e produção da Pfau Comunicação, de Blumenau. Mais informações pelos telefones (47) 3326-5566 ou (47) 3322-0120.

Gripe A obriga mudança de rotina em restaurantes no RS; comerciantes reclamam

Em vigor há apenas uma semana, uma determinação do governo gaúcho para prevenir o contágio com a gripe suína já é motivo de reclamação entre donos de bares e restaurantes do Estado.

A portaria 325/2010, publicada no Diário Oficial do dia 22 de junho, obriga a utilização de tampas para os serviços de bufê, como forma de isolar os alimentos de uma possível contaminação pelo vírus H1N1. A portaria, entretanto, só foi divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde na última sexta-feira (25/06).

O presidente da Associação de Bares e Restaurantes da Cidade Baixa (bairro que reúne grande número estabelecimentos em Porto Alegre), Eli Antônio Sturmer, reclamou da medida. “Acho difícil cumprir. A iniciativa é boa, mas deveríamos ter sido avisados há uns três meses. Ficamos sabendo da determinação esta semana, pela imprensa. Não sei como vamos fazer, pois não vai ter como ficar nesse tira tampa e bota tampa o dia inteiro”, criticou. O empresário também reclama do custo de implantação do sistema de tampas, que precisa deixar os alimentos à vista dos clientes. Sturmer acredita que a compra de novos equipamentos deverá repercutir no preço médio das refeições pagas pelos consumidores.

Segundo o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, a medida é mais uma forma de prevenir o registro da gripe suína, que matou oficialmente 271 pessoas no Rio Grande do Sul em 2009 e contaminou outras 7.500. Este ano, segundo Paz, os registros da doença são insignificantes: houve menos de uma dezena de casos confirmados e, até agora, nenhum óbito. “Mesmo assim, é necessário manter a vigilância e cercar as inúmeras possibilidades de transmissão da doença”, justificou Paz. A campanha de vacinação conseguiu imunizar cerca de 5,9 milhões de gaúchos – pouco mais da metade da população do Estado.

Paz informou que a responsabilidade pela fiscalização é dos municípios. Caberá a eles, também, estabelecer as punições pelo não-cumprimento da norma, que já está em vigor. O diretor não estabeleceu, entretanto, uma data para que a fiscalização seja iniciada.

Além dos alimentos não poderem mais ficar à mostra nos bufês, a portaria determina que todos os estabelecimentos mantenham lavatórios para os clientes, em locais estratégicos e equipados com álcool 70% ou outro produto antisséptico equivalente. Os talheres também devem ser isolados em embalagens individuais e os locais de refeição precisam conter cartazes informativos sobre as formas de contágio e os riscos de se contrair a doença. Os funcionários que apresentarem sintomas relacionados com a gripe, como tosse ou corisa, devem ser afastados da manipulação de alimentos.

A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Rio Grande do Sul, Fernanda Etchepare, acredita que a medida é necessária, mas também considera que será preciso muito tempo até que donos de restaurantes e frequentadores se adaptem às novidades. “Não vejo muita dificuldade de adaptação. Mas certamente vai exigir investimento por parte dos proprietários. Os donos de estabelecimentos pequenos terão muitas dificuldades para aplicar a medida, já que trabalham com margens pequenas de lucro”, avalia a dirigente.

Maxiburguer reabre renovado no Shopping Iguatemi Caxias

Os clientes do Shopping Iguatemi Caxias, em Caxias do Sul (RS), ganharam uma opção gastronômica renovada na última sexta-feira (25/06), na praça de alimentação do shopping. A Maxiburguer revitaliza seu espaço para melhorar ainda mais o atendimento ao seu público e traz um projeto moderno, atraente e mais aconchegante.

“Estamos no Iguatemi desde o início e precisamos acompanhar a evolução do empreendimento. Por isso, decidimos investir numa loja que siga a modernidade que o shopping representa hoje”, afirma o proprietário, Danilo Triches.

Sites especializados já falam em Windows 8

Um blog sobre atualidade da Microsoft publicou as características do suposto novo sistema operacional da companhia, o Windows 8, que incluiria um software de reconhecimento facial para o usuário, informou ontem (28/06) a imprensa especializada dos Estados Unidos. Embora a Microsoft não tenha se pronunciado a respeito desta filtragem, vários sites de referência sobre tecnologia mencionaram os detalhes da novidade.

Entre os conteúdos do plano de desenvolvimento do Windows 8 foi destacado o sistema de identificação facial, melhora na velocidade, compatibilidade com dispositivos de imagens 3D , conexão sem cabo com televisores e entradas USB 3.0. A Microsoft também poderia estar planejando equipar o novo sistema operacional com um sensor que regule a iluminação da tela em função da luminosidade no ambiente.

O gigante tecnológico americano lançou em novembro de 2009 o Windows 7 e, segundo um site especializado, a Microsoft se encontraria atualmente em uma fase inicial de desenvolvimento do sucessor desse sistema operacional, que poderia chegar ao mercado em 2012.

Rae,MP lança campanha da Copa para o Central Plaza Shopping em parceria com a Rádio Metropolitana FM

O clima é de Mundial, momento em que a torcida fica reunida para vibrar pela Seleção Brasileira. E pensando em algo que possa animar ainda mais os torcedores, a Rae,MP desenvolveu para o Central Plaza Shopping, de São Paulo, uma campanha especial, que promete contribuir para a empolgação rumo ao hexa.

Em parceria com a Rádio Metropolitana FM, o shopping criou a promoção “Torcida Central Plaza e Metropolitana FM”. Para participar é preciso registrar notas fiscais no valor acima de R$ 150 em compras ou R$ 100 no Central Card e trocar por um kit composto por vuvuzela, camisa personalizada do Brasil, adesivo “Torcida Central Plaza/Metropolitana FM” e sacola, para acompanhar e torcer muito pela nossa Seleção.

A ação da Rae,MP para divulgar a campanha envolve cartazes, banners, placas de cancela, folhetos e peças para o site. A promoção é válida até o dia 4 de julho ou enquanto durar o estoque. Mais informações pelo site www.centralplazashopping.com.br.

Para CNI, jornada de 40 horas é “tiro no pé do trabalhador”

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga Andrade, classificou como “um tiro no pé do trabalhador” a proposta de redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais. Segundo ele, essa mudança tende a estimular ainda mais o processo de automação da indústria. “A agenda da redução da jornada só é boa para a Força Sindical”, afirmou. Para Andrade, é preciso “setorizar a discussão” sobre o tema, uma vez que alguns segmentos, como a indústria automobilística, podem trabalhar por 40 horas semanais, enquanto em outros setores essa carga não é possível.

O presidente da CNI ainda disse que a indústria deverá crescer 9% neste ano. Em 2011, com o fortalecimento da base de comparação, a expectativa é de um crescimento entre 5% e 6%. Andrade afirmou que o elevado índice de confiança no setor mostra que os investimentos programados devem permanecer.

MasterCard e Associação dos Campeões Mundiais relançam campanha “Heróis do Futebol”

Depois do sucesso no ano passado, a MasterCard retorna com a campanha “Herois do Futebol”. A ação oferece aos usuários de cartões MasterCard camisetas autografadas pelos ex-jogadores Bebeto, Rivelino e o ex-goleiro Félix. Em parceria com a Associação dos Campeões Mundiais de Futebol do Brasil, a promoção é válida na rede de postos Esso, postos do Grupo Pão de Açúcar, e rede Duque de combustíveis.

Para participar, utilize os cartões MasterCard de débito ou crédito nos postos participantes, abasteça seu veículo com mais de 20 litros de combustível (álcool ou gasolina) ou realize compras acima de R$ 10 nas lojas de conveniência, e adicione R$ 19,90 para levar um kit torcedor do Brasil (bandeira do Brasil para carro, uma fita decorativa e uma bandana), além de uma camiseta autografada pelos craques da década de 70 e 90. A promoção é válida até 30 de julho ou enquanto durarem os estoques. Confira os postos participantes e detalhes da promoção no site http://www.heroisdofutebol.net.

“A campanha ‘Herois do Futebol’ demonstra a importância do futebol para a MasterCard, que entende a paixão dos brasileiros. Além disso, essa é a uma excelente maneira de reconhecer grandes jogadores que fizeram história e se tornaram verdadeiros heróis para milhares de torcedores”, afirma Beatriz Galloni, vice-presidente de Marketing da MasterCard Brasil.

A Associação dos Campeões Mundiais divulga a campanha por meio de peças publicitárias em revistas, jornais e spots de rádio, além da identificação visual dos postos participantes.

SP: pedágios das rodovias concedidas ficarão até 5,22% mais caros a partir de quinta

Os pedágios cobrados nas rodovias concedidas do estado de São Paulo ficarão até 5,22% mais caros a partir da zero hora da próxima quinta-feira (01/07). O reajuste anual foi aprovado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Esse percentual será aplicado às tarifas cobradas nas rodovias cujos contratos de concessão foram assinados entre 2008 e 2009. Nesses casos, como base para o cálculo do índice de reajuste, a agência utilizou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Para as rodovias cujas concessões foram efetivadas entre 1998 e 2000, o percentual de reajuste será menor, de quase 4,18%. Para esses contratos, a Artesp utilizou o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) como base de cálculo.

Desde que foi iniciado, em 1998, o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado criou 125 novas praças de pedágio em rodovias paulistas. Somente na primeira etapa do programa, 75 novos pedágios foram implantados nas vias, com valores que variam de R$ 2,15 a R$ 18,50, para carros de passeio, considerando os valores já reajustados.

As rodovias Anhanguera, Castello Branco, Bandeirantes, Washington Luis, Raposo Tavares e Imigrantes foram as vias que mais receberam novos pontos de pedágio na primeira etapa. Somente a via Anhanguera recebeu 11 novos pedágios e na Castello foram implantados 9 novos pedágios.

Na segunda etapa do programa de concessões, 50 novas praças foram implantadas. Nessa etapa, rodovias como a Dom Pedro I, Raposo Tavares, Marechal Rondon e o Rodoanel Mário Covas foram os mais pedagiados.

De acordo com a Artesp, o programa de concessões destinou até agora R$ 12 bilhões para ampliação e modernização de 5,2 mil quilômetros de rodovias. Para operação e manutenção foram destinados outros R$ 8,4 bilhões em recursos. Segundo a agência, os recursos advindos dos pedágios são destinados à manutenção das vias e também às prefeituras de 242 municípios paulistas cortados por elas. Desde 2000, os órgãos municipais receberam R$ 1,4 bilhões.