Wal-Mart troca executivos e Bill Simon será presidente nos Estados Unidos

A gigante do varejo Walmart anunciou nesta terça-feira (29/06) mudanças nos cargos executivos da companhia. Bill Simon assumirá a presidência das operações americanas, no lugar de Eduardo Castro-Wright, que foi promovido ao cargo de presidente da unidade de comércio eletrônico do Wal-Mart.

“Simon vai assumir suas novas responsabilidades imediatamente. Castro-Wright será transferido em primeiro de agosto”, afirmou a companhia em nota. O Walmart destacou que Castro-Wrigh foi responsável por administrar mais de 3,7 mil lojas e 1,3 milhão de associadas nos Estados Unidos. “Conforme continuamos a nos tornar uma verdadeira companhia global e queremos direcionar nossos desafios do negócio em um mundo de rápidas mudanças, é claro que o Global.com e o Global Sourcing são cruciais para nosso crescimento e sucesso no futuro”, afirmou Duke.

Simon, por sua vez, participa do comando do Walmart dos Estados Unidos desde o início de 2006, como executivo-chefe de operações. O executivo assume a maior posição da empresa no mercado americano em um momento em que as vendas no país têm decepcionado analistas.

A rede varejista registrou vendas fracas no primeiro trimestre nos EUA, com queda de 1,4%. Fora dos Estados Unidos, o faturamento subiu 21,4%. O Walmart divulgou lucro de US$ 3,32 bilhões no período, 10% mais alto que o de um ano atrás.

BioGourmet inaugura segunda unidade em shopping com cardápio ampliado

A BioGourmet, marca que oferece pratos e produtos orgânicos aos consumidores de shopping com preços acessíveis, inaugurou seu segundo quiosque, no Shopping Market Place, em São Paulo, no último dia 26 de junho.

A unidade conta com um cardápio ampliado de lanches, refeições, saladas e sobremesas, 100% orgânicos, com a assinatura do chef João Belezia, além da comercialização de alimentos como arroz vermelho, queijos finos e especiarias. O primeiro quiosque está localizado no Shopping Nações Unidas, também na capital paulista.

Pasta & Cia do Prataviera Shopping reabre remodelada

Após permanecer fechada durante 22 dias para reformas estruturais e do layout, a Pasta & Cia do Prataviera Shopping, em Caxias do Sul (RS), reabre as portas ao público. A loja especializada em massas e lanches sediada junto à praça de alimentação do centro comercial, instalado na área central da cidade, ganhou alterações visuais e adequações nas instalações elétrica, hidráulica, de iluminação e segurança, visando atender às novas normas do shopping.

A reestruturação coincide com o aniversário de oito anos da Pasta & Cia, completados no dia 1º de junho. A partir da nova proposta, os empreendedores Fabrício Carra Zanella e Saul Amarante planejam incrementar os negócios em aproximadamente 30%. “Alteramos a estrutura da loja e investimos na aquisição de novos equipamentos de cozinha para melhorar e aumentar a capacidade de atendimento aos clientes”, afirmam os lojistas.

Tarifas da Eletropaulo terão reajuste médio de 0,9%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concedeu nesta terça-feira (29/06) reajuste médio de 0,9% nas tarifas de energia da Eletropaulo. Segundo a agência reguladora, as alterações passam a valer a partir de 4 de julho.

Para os clientes residenciais (baixa tensão) da companhia, o reajuste será de 1,03%, enquanto para os industriais (alta tensão), a alta será de 1,11%. Já para os consumidores de baixa renda será aplicado um reajuste negativo de 6,5%.

A Eletropaulo possui 5,8 milhões de clientes em 24 cidades da região metropolitana de São Paulo.

Site americano de compras coletivas desembarca no Brasil

O site de compras online com desconto GroupOn, inaugurado em 2008 nos Estados Unidos, já está no Brasil. A empresa entrou no País por meio da aquisição do site ClubeUrbano, e a compra foi realizada em junho, por valor não revelado.

Nos Estados Unidos, o GroupOn ajudou a popularizar o conceito de compra coletiva online. Neste modelo, uma oferta é divulgada online, mas só passa a valer depois que um número de pessoas tenha concordado com a compra. No Brasil, o esquema é adotado por sites como Peixe Urbano, ClickOn e Coletivar.

A presença do GroupOn no Brasil faz parte de um plano agressivo de expansão global. Em maio, a empresa comprou a CityDeal, com sede em Berlim e atuação na Europa; em junho, foi a vez do chileno ClanDesconto. Para sustentar esse pique, a empresa acaba de receber um aporte de capital de risco de US$ 135 milhões.

“O Brasil é um mercado em que gostaríamos de estar desde o começo”, disse o CEO do GroupOn, Andrew Mason. “Queremos ter presença em toda a América Latina, mas sem pressa. Muito em breve estaremos na Argentina e, mais tarde, no México.” No mundo, a empresa emprega mil pessoas, 300 nos Estados Unidos, e 600 na Europa e na América Latina.

A estreia no Brasil, no entanto, não é completa. No site, a empresa chegou a divulgar ofertas falsas e operações inexistentes em diversas cidades. Embora nenhuma compra falsa pudesse ser concretizada, o conteúdo irritou alguns internautas, que se manifestaram em sites como o TechCrunch. “Nós entendemos a frustração, e não foi nossa intenção provocá-la. Foi simplesmente uma decisão ruim”, explicou Mason ao IDG Now!. “Vamos providenciar a retirada das ofertas”, prometeu.

O CEO disse ainda que o uso da marca americana GroupOn ainda não ocorreu por causa de questões envolvendo a reserva do domínio web, ainda em negociação. Apesar da turbulência inicial, o CEO acredita que o site irá reproduzir o sucesso norte-americano. “Estou certo que nossa experiência em mercados altamente competitivos como o americano e o europeu fará a diferença. As pessoas querem comprar de nós porque confiam”.

Blog Plaza na Moda conquista internautas

Lançado em janeiro deste ano com uma ação pioneira entre os shoppings de Recife, o blog Plaza na Moda ampliou assim os espaços de divulgação para as notícias do segmento e vem conquistando os inteunautas. Hospedado no site do Plaza Shopping (www.plazacasaforte.com), o blog é assinado pela jornalista e consultora de moda Maria Leopoldina e tem atualização em tempo real e oferece sempre novidades, através das suas variadas seções.

Na seção Item Obrigatório, por exemplo, o internauta conhece as últimas tendências e dicas de como usar determinadas peças. No espaço Xeque-Mate, são apresentadas opções de uma mesma peça de roupa pesquisada em várias lojas. Já no link Passarela, são publicadas fotos de variados looks de clientes.

O blog Plaza na Moda também conta com a secção Radar, onde é possível conferir notícias gerais do mundo da moda nacional e internacional. E ainda, o espaço Moda pra todo mundo, que apresentará sempre comparações preços de uma peça-ícone de marca internacional com outras peças semelhantes, de preço inferior, nas lojas do Plaza. A consultora de moda também divulgará os assuntos do blog no Twitter do Plaza.

“Ao lançar o blog de moda, o Plaza segue uma tendência de outros importantes centros de compras no cenário nacional, a exemplo de shoppings em São Paulo como o Cidade Jardim, Morumbi Shopping e o Iguatemi, este último com consultoria da jornalista Joyce Pascowitch”, explica a superintendente do Plaza, Zuleica Lira.

Segundo Zuleica, além de se destacar com mais uma iniciativa pioneira, o tema moda não foi escolhido de forma aleatória, uma vez conta com um público consumidor de moda diferenciado, devido ao seu pode aquisitivo, sem falar que o blog é mais um serviço com o qual eles poderão contar a partir de agora.

Para encaminhar sugestões de notícias, basta enviar os textos para o e-mail plazanamoda@plazacasaforte.com.br. Aqueles que desejarem também podem se cadastrar no site e receber a newsletter, com as notícias publicadas diariamente.

Brasileiro é quem mais gasta para montar “casa digital”, diz pesquisa

O brasileiro é quem mais tem de gastar para montar uma casa digital entre cinco países da América Latina pesquisados (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México). A conclusão é do estudo “Índice Casa Digital”, da Marco Consultoria. Realizado em abril, a pesquisa averiguou o custo de uma cesta de produtos tecnológicos em cada um desses países.

A cesta contém uma TV LCD, câmera digital, home theater, reprodutor Blu-ray, smartphone, notebook, netbook e videogame. Os preços foram tirados das principais redes de varejo dos Estados, analisados e convertidos em dólar de acordo com o câmbio vigente. Para a comparação, foram selecionados produtos semelhantes, de mesma marca e de primeira linha. No Brasil, a cesta básica da Casa Digital custa US$ 7.540. Na Colômbia, o preço é mais baixo (US$ 4.772), seguido pelo México (US$ 4.986) e o Chile (US$ 5.809). Na Argentina são necessários US$ 6.701.

A situação, no entanto, se altera quando se observa a proporção entre o rendimento médio da população do país e o custo da cesta. Nesse caso, o Chile se destaca, pois seus habitantes precisam de 8,02 salários para adquirir os produtos listados. Atrás está o México com 9,11. O Brasil é o terceiro (9,55) – em 2009, era 10,1. A Argentina, última colocada (14,7), está distante de todo o grupo, pois a Colômbia, quarta, tem proporção de 10,3 salários/cesta.

Para Henrique de Campos Junior, responsável pela pesquisa no país, a melhora no índice brasileiro em relação ao ano anterior, mesmo que tímida, segue uma tendência favorável. “Apesar de pequena, a redução do valor da cesta da Casa Digital tem sido constante nas últimas quatro pesquisas. Reflete o aumento real do salário do brasileiro, além de uma constante valorização do real perante o dólar, que em conjunto, são utilizados pela maior parte das empresas de eletrônicos para definir seus preços de vendas”.

Quanto aos produtos considerados, a TV (42 polegadas e imagem em Full HD), como nos anos anteriores, é o aparelho mais dispendioso, custando algo em torno de 2500 dólares. Em segundo, o notebook (processador Intel Core 2 Duo, memória 2048MB e HD de 160 GB): média de US$ 1,3 mil.

O salário médio dos países pesquisados é de US$ 596. O Brasil está muito acima desta média com US$ 790, e o Chile tem o segundo maior índice, US$ 725. México (US$ 547), Colômbia (US$ 463) e Argentina (US$ 455) estão abaixo da média da região.

Banco Central espera resultados melhores ainda em 2010

O Banco Central (BC) espera por resultados primários melhores nos próximos meses, segundo afirmou nesta terça-feira (29/06) o chefe do Departamento Econômico da instituição, Altamir Lopes. Para ele, a expectativa é de aumento da arrecadação de tributos pelo governo e redução de gastos, resultado do bloqueio (contingenciamento) de despesas previstas no Orçamento da União.

O resultado primário é a diferença entre as receitas e as despesas, excluídos os juros da dívida pública. Em maio, o superávit primário do setor público consolidado — governo federal, estados, municípios e empresas estatais — chegou a R$ 1,43 bilhão. As estatais contribuíram com R$ 1,392 bilhão e os governos estaduais, com R$ 1,469 bilhão. O Governo Central (governo federal, Banco Central e Previdência Social), por sua vez, apresentou déficit primário de R$ 1,431 bilhão, o pior resultado para o período desde o início da série histórica do BC iniciada em 1991.

Tanto o BC quanto o Tesouro Nacional divulgaram hoje os resultados primários do Governo Central. Segundo o Tesouro, o déficit primário do Governo Central ficou em R$ 509,7 milhões em maio, pior resultado para o mês desde de 1999, quando foi registrado um déficit de R$ 650 milhões.

Os dois órgãos utilizam metodologias diferentes. Pelos critérios do Tesouro Nacional, o superavit primário é calculado com base nos recursos executados do Orçamento Geral da União. A metodologia do BC, no entanto, registra o esforço fiscal com base na variação do endividamento da União, dos estados, dos municípios e das estatais.

Segundo Lopes, a tendência é de que a discrepância estatística “se dilua ao longo do ano”. Essa diferença nos resultados costuma ocorrer devido a defasagens nos dados usados nos cálculos.

Rio quer ser a primeira cidade digital do país

O Rio de Janeiro pode ser a primeira cidade digital inteligente do Brasil. A previsão é do novo secretário de Ciência e Tecnologia do município, Franklin Dias Coelho. O novo secretário tomou posse ontem (29/06) tendo como uma das metas preparar estrategicamente a capital fluminense para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Segundo Dias Coelho, uma das iniciativas para impulsionar esse projeto é a criação do Fundo Municipal de Amparo às Pesquisas. A proposta de criação desse fundo, que será gerido por uma fundação municipal, deve ser encaminhada para a Câmara de Vereadores ainda esta semana. O objetivo é incentivar estudos de inovações tecnológicas que garantam qualidade de vida à população fluminense.

“A perspectiva é estimular linhas de pesquisa que integrem transformações urbanísticas da cidade com a inovação de projetos de ciência e tecnologia. Exemplos são as cidades inteligentes da Europa, onde você trabalha com sensores que podem controlar multidões e deslocamentos através de celulares e de softwares por satélites. Você controla deslocamento, por exemplo, de torcidas de futebol. Você tem também as cidades verdes com conjunto de sensores que monitoram o meio ambiente e áreas como a de saneamento básico”, afirmou o secretário.

Outro desafio do novo secretário é a inclusão digital da população. Segundo Dias Coelho, o déficit digital da cidade do Rio de Janeiro é de praticamente 90%. A perspectiva é de que nos próximos três meses comece a ser instalada uma rede de banda larga que vai atender toda a capital. “O projeto Rio Digital é a possibilidade de construção de uma estrutura de banda larga de transmissão de voz, dados e imagem com padrão de qualidade europeu (banda larga com mais de dois megabites de velocidade) que atenda a população não só das zonas mais protegidas da cidade, mas também das áreas mais carentes”, disse Dias Coelho.

Para o prefeito Eduardo Paes, além de solucionar a grande defasagem digital que a capital enfrenta, a aposta é que as medidas estimulem investimentos estrangeiros na cidade. O grupo empresarial GE, por exemplo, já anunciou que vai construir mais um centro de pesquisa mundial no Brasil, mas ainda não definiu o local. “É uma disputa que estamos travando há seis meses. A gente tem muita convicção de que a chance do Rio é grande”, disse Paes. A empresa deve decidir nos próximos 30 dias se essa unidade será instalada em São Paulo ou no Rio de Janeiro. O novo centro de pesquisa da multinacional será o quarto construído no mundo.