Carioca Saphyr investe em shopping para emergentes

Os investimentos em infraestrutura viária que estão sendo anunciados pela prefeitura do Rio de Janeiro, motivados pela realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, estão estimulando lançamentos de empreendimentos imobiliários na Avenida Brasil, a mais importante via expressa da cidade. O Shopping Jardim Guadalupe é um deles.

O Guadalupe leva a assinatura da Saphyr, empresa carioca especializada na gestão de shopping centers, que está investindo R$ 300 milhões no primeiro centro de compras da avenida, que liga a Baixada Fluminense às zonas Norte e Oeste do Rio. “Há espaço no Rio para shoppings para a classe média emergente, que está demonstrando claramente que quer consumir”, diz o empresário Paulo Stewart, presidente da Saphyr, e um dos acionistas da BRMalls, uma das maiores gestoras de shoppings do País, que tem como sócio o megainvestidor americano Sam Zell.

Entre as obras viárias municipais, estão previstas a expansão da Via Light e a construção da Transolímpica, que prometem melhorar o escoamento das regiões periféricas aos bairros centrais da cidade e que passarão bem próximas ao novo shopping da Saphyr. “A avenida Brasil tem um potencial de transformação de área industrial para comercial e de serviços”, diz Stewart.

O próprio local onde está sendo construído o Shopping Jardim Guadalupe comprova essa tendência. O terreno pertencia à antiga fábrica da Melhoral. O novo empreendimento tem uma área de influência de 1,2 milhão de habitantes, entre moradores e trabalhadores locais, e um potencial de consumo mensal estimado em R$ 315 milhões. O shopping, que conta com a participação financeira do Prosperitas Investimentos, um fundo de private equity voltado para o setor imobiliário, terá uma área locável de 34,8 mil m² e outros 6 mil m² serão reservados para abrigar uma universidade e um centro médico em futuras expansões. Ao todo, serão 250 lojas, incluindo nomes como Lojas Marisa, Riachuelo, C&A, Casas Bahia e Lojas Americanas. A área de entretenimento terá um espaço a céu aberto, com bares e restaurantes. Segundo Stewart, a inauguração do Shopping Jardim Guadalupe está prevista para o final de 2011.

Em oito anos de atividades, a Saphyr já participou do desenvolvimento ou da gestão de 14 shoppings no País, entre eles, o Villa-Lobos e o Jardim Sul, em São Paulo. Antes de fundar a Saphyr, Stewart, 46 anos, tricampeão brasileiro de hipismo na juventude, construiu uma carreira sólida na Ecisa, empreendedora imobiliária que foi adquirida em 2006 pelo GP Investments e pelo Equity International, do americano Sam Zell, dando origem a BRMalls. Stewart ficou 20 anos na Ecisa, metade deles como CEO, em substituição ao pai, Donald Stewart Jr., já falecido, maior acionista da companhia. ” Vivo nesse mundo imobiliário desde que me entendo por gente”, afirma.

Material de construção: Copa afasta consumidor das lojas e vendas caem 5,5% em junho

O varejo do setor de material de construção apresentou em junho queda de 5,5% na comparação com maio deste ano. É a primeira vez que o setor apresenta recuo nas vendas desde março de 2009. “Ficamos surpresos com os dados, mas a verdade é que os jogos da Copa do Mundo tiveram um certo peso neste cenário, já que as lojas atribuíram a queda nas vendas à falta de consumidor” afirmou o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

Entretanto, no confronto com o mesmo mês do ano anterior, houve crescimento de 6,5%. No acumulado do ano até junho, o setor registra expansão de 8% na comparação com os seis meses de 2009. Os dados fazem parte da pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) nesta quarta-feira (07/07).

Em relação ao cenário futuro, os empresários estão otimistas, já que 62% acreditam que haverá aumento de 10% a 20% no volume de vendas de materiais de construção em julho. Segundo os lojistas, alguns itens como tubos e conexões de PVC, metais sanitários e interruptores, plugues e tomadas devem ter aumento de venda de 10% a 15% neste mês.

Jovens até 21 anos detêm três milhões de contas de poupança, revela CEF

Pesquisa realizada pela Caixa Econômica Federal (CEF) revelou que pessoas com até 21 anos de idade detêm mais de três milhões de contas de poupança. A modalidade de investimento, de acordo com o banco, costuma ser o instrumento que promove o primeiro contato dos jovens com os serviços bancários, acompanhando a vida financeira deles durante anos. A CEF possui 39 milhões de poupanças ativas, o que significa que as contas dos jovens de até 21 anos representam 7,7% do total.

No primeiro semestre deste ano, a poupança da CEF teve uma captação líquida (depósitos menos saques) de R$ 4 bilhões, sendo R$ 1,5 bilhão somente no mês de junho, o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano passado. Merecem destaque as regiões Norte e Nordeste, que, juntas, captaram em torno de 61% mais em junho deste ano, frente ao mesmo período do ano passado.

Em relação aos estados, destaque para São Paulo e Minas Gerais, com alta em captação líquida de 32% e 14,3%, respectivamente, no sexto mês, frente ao mesmo período de 2009. “Por meio da poupança, o brasileiro tem a possibilidade de ver concretizados os seus sonhos, tais como a compra da casa própria, a garantia de educação futura para os filhos, a aquisição de outros bens ou, simplesmente, resguardar-se de imprevistos, garantindo um futuro mais tranquilo”, ressalta o vice-presidente de Pessoa Física, Fábio Lenza.

“Brincando como antigamente” no Via Sul Shopping

Jogar futebol de botão, quebra-cabeças, jogo da velha, peão, pular corda, amarelinha, fazer pipas, colar bonecas de papel e muito mais. Todas essas brincadeiras, tão típicas da infância de muitos brasileiros, estão no Via Sul Shopping, em Fortaleza, de 15 de julho a 1º de agosto, das 15h00 às 21h00, na praça de eventos, no andar térreo. É o Espaço “Brincando como Antigamente”, com atividades gratuitas nestas férias para crianças de 4 a 10 anos.

Segundo Roberta Facó, gerente de marketing do Via Sul, “a proposta do shopping é trazer atrações inovadoras, que possam trazer experiências prazerosas para nosso público. Desta vez, fomos buscar as brincadeiras tradicionais, bem anteriores às novas mídias eletrônicas, que incentivam o prazer de brincar, a imaginação e a criatividade dos pequenos”, diz.

O Espaço “Brincando como Antigamente” conta com sete monitoras, aptas a receber grupos de até 20 crianças. A estrutura – uma casa, com espaços externos como “quintal” e “jardim” – oferece as seguintes atividades: Oficina de Pipas (meninos); Oficina Colagem de Bonecas (meninas); Área com Peão; Pula Corda; Quebra-Cabeça Gigante; Amarelinha e Jogo da Velha e Futebol de Botão.

Além do Espaço “Brincando como Antigamente”, o Via Sul traz outras grandes atrações para toda a família nestas férias, como o Via Bowling (das 12h00 às 22h00, todos os dias); os filmes Shrek e Toy Story 3 em 3D, em diversas sessões no Centerplex Cinemas; e o parque de diversões Playbox.

ANTT autoriza aumento de passagens de ônibus interestaduais e internacionais

As passagens de ônibus interestaduais e internacionais com percurso de até 75 quilômetros, os chamados transportes rodoviários semiurbanos, ficarão 1,195% mais caras a partir do dia 25 de julho. A autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi publicada hoje (07/07) no Diário Oficial da União. Para as linhas de maior percurso, está em vigor desde o dia 1º deste mês aumento de até 2,13%.

A ANTT ressalta que os reajustes são feitos uma vez por ano, no mês de julho e estão restitos às tarifas interestaduais e internacionais, uma vez que as tarifas municipais e intermunicipais são reguladas, na maioria das vezes, pelas secretarias dos Transportes. As tarifas de embarque não estão incluídas.

Segundo com a agência, os aumentos estão previstos nos acordos feitos com as empresas, e o cálculo deles leva em consideração coeficientes que estão previstos nos contratos e a necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro entre permissionárias e autorizadas a realizar o transporte de passageiros.

Programação musical anima noites de julho no Shopping Prado

Não serão somente as crianças que vão curtir as férias no shopping. Para o mês de julho, o Shopping Prado, de Campinas, no interior paulista, preparou uma programação musical de primeira com o intuito de agradar os adultos.

Durante todas as quintas, sextas e sábados, serão realizadas apresentações de MPB, a partir das 19h30, na praça de alimentação. Na última quinta-feira do mês, 29 de julho, o palco da apresentação será na Cafeteria Tijuco Preto. A Banda Sambar & Jazz toca o melhor do jazz e da bossa nova, das 20h00 às 22h00. As atrações são gratuitas.

Farol Shopping promove 2º Arraial do Bem

Em clima de festa julina, o Farol Shopping, de Rubarão (SC), vai ajudar entidades da região. A segunda edição do Arraial do Bem contará com a participação da Sociedade Tubaronense de Amparo aos Necessitados, STAN, e com o Lar da Menina.

Os visitantes do Farol Shopping também vão poder apreciar quitutes julinos, como pinhão, quentão, cocada, pipoca e outros doces e salgados, feirinha de artesanato, além de brincadeiras como pescaria e boca do palhaço. Toda a renda arrecadada será revertida para as instituições participantes. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. Estamos muito alegres em participar e já preparamos apresentações especiais com violeiros e dançarinos para divulgar nosso trabalho e encantar o público do Farol Shopping”, revela a secretária do Lar da Menina, Jane Pereira. De acordo com ela, o valor arrecadado irá auxiliar nas obras de manutenção e reforma do Lar da Menina.

Já a Assistente Social da STAN, Mery Tanchella, conta que os preparativos estão a todo vapor. “Já estamos trabalhando em nossos quitutes e artesanatos. A expectativa também é maravilhosa”, declara. Ela informa ainda que a verba arrecadada deve ser empregada no Projeto de Inclusão Digital que está sendo elaborando pela organização.

A festança vai de 8 a 11 de julho, das 10h00 às 22h00, e irá envolver todo o shopping, com apresentações típicas pelos corredores.

E-mail marketing faz terça-feira virar dia de maior volume de compras na web

Que o comércio eletrônico é um canal de consumo cada vez mais popular entre os brasileiros é fato. Porém, uma pesquisa da Dinamize apontou um dado interessante: 32,7% dos consumidores on-line fazem suas compras na terça-feira.

O diretor comercial da empresa especializada em softwares para e-mail marketing, Rodrigo de Almeida, explica que esse dado é praticamente reflexo de uma “lenda urbana” disseminada entre as empresas que enviam e-mails marketing aos seus clientes. Acabou virando um comportamento-padrão, passado de uma empresa para outra.

O raciocínio é o seguinte: acredita-se que, na segunda-feira, o usuário tem muitos e-mails recebidos no final de semana para ler e apagar. Então, a terça-feira é o dia preferido das empresas para disparar suas campanhas. “Entre 70% e 75% dos e-mails marketing são vistos no mesmo dia em que são enviados, especialmente se a ação é bem cedinho. Então, se a maioria dos e-mails é mandada na terça-feira, acaba gerando maior volume de vendas do e-commerce nesse dia”, explicou Almeida. Segundo ele, entre 20% e 25% dos e-mails são abertos no segundo dia e pouco mais de 3% são vistos no terceiro dia após o recebimento.

A pesquisa da Dinamize mostrou ainda que 70,8% dos entrevistados afirmaram que efetivaram compras on-line ou contrataram algum serviço após o recebimento de tais campanhas via correio eletrônico. “Se o potencial de retorno (leitura) é de 75% no primeiro dia, nada mais natural que esse dia registre mais vendas. A mesma coisa aconteceria se as empresas resolvessem mandar todas na segunda-feira, por exemplo”, acrescentou o executivo.

Ainda de acordo com o executivo, é crescente a influência do e-mail marketing na decisão de compra do consumidor on-line. Enquanto, em 2008, a ferramenta era responsável por 11% das vendas do e-commerce, em 2009, sua participação atingiu 15%. “Nos EUA, há dois anos, o e-mail marketing já era responsável por 23% das vendas”, comentou.

“Ao contrário dos outros canais de influência, como as ferramentas de busca e as pessoas que digitam diretamente o site da loja, o e-mail marketing é o único que permite às empresas fazer a companha do jeito que quiserem, elas têm total domínio. Então, a ferramenta por aqui tem potencial de crescer ainda mais”, completou.

Subway anuncia abertura de novos restaurantes no Ceará e Piauí

A rede de fast-food Subway, com mais de 33 mil espalhadas em 91 países, inaugura durante este mês mais duas unidades, uma no Ceará e outra no Piauí, na região nordeste do país. Os novos restaurantes estarão localizados no Parking Shopping, em Fortaleza, e no Teresina Shopping, na Avenida Raul Lopes, nº 1000, no Bairro dos Noivos, pontos estratégicos para a expansão da rede nestes estados para a ampliação do conceito de fast-food saudável.

As regiões Norte e Nordeste, somadas já representam 18% dos negócios da Subway no Brasil, que recentemente atingiu a marca de 445 pontos de venda. Até o final do ano, a rede deseja atingir a meta de 500 estabelecimentos em operação no país.

Frederico Pereira Lanat, Agente de Desenvolvimento da Subway para a região, destaca o modelo de negócio atrativo que a Subway oferece. “Fatores como baixo investimento, operação simples e flexibilidade de localização, como, em postos de gasolina, shopping centers, universidades e aeroportos têm contribuído para o aumento da nossa participação regional, além da opção que o consumidor tem de fazer o sanduíche que mais gosta, com a escolha de cada ingrediente, desde o pão até molhos e recheio.”