Antivírus gratuitos dominam mercado de softwares de segurança

A grande exposição de uma marca não significa, necessariamente, que seus produtos dominem o mercado de software de segurança. A afirmação foi feita, nesta quarta-feira (07/07), pela OPSWAT, empresa de software que auxilia no gerenciamento e proteção dos dados, com base em uma pesquisa realizada pela companhia. O estudo concluiu que, apesar do elevado reconhecimento de fabricantes como a Symantec e a McAfee, essas marcas não dominam o mercado em termos de programas instalados. Ao todo, 42% do mercado é composto por produtos gratuitos, de acordo com o relatório.

Entre os mais populares, o primeiro lugar ficou com a versão gratuita do Avast Antivirus com 11,45%; seguido pelo Avira AntiVir Personal Free Antivirus, com 9,2%; AVG Anti-Virus Free, com 8,6%, e o Microsoft Security Essentials com 7,5%. “Parece que os usuários finais têm tanta fé na capacidade de um programa gratuito que não sentem necessidade de adquirir um produto pago”, disse o relatório.

O principal analista de pesquisa da Gartner, Ruggero Contu, disse que os números não são surpreendentes. Os produtos gratuitos estão mais propensos a serem populares, e que usuários avançados procuram outros recursos, como ferramentas de backup e criptografia, pagam por esse tipo de software. “Pelo resultado, a percepção global é que produtos gratuitos são produtos bons e confiáveis”, disse Contu.

Em quinto lugar ficou a versão paga do Avast com 5,4%, seguido de dois outros produtos pagos – Kaspersky Internet Security, com 4,5%, e do Norton AntiVirus, com 4,2%. Somados, as fabricantes com participação abaixo de 1% representam 14,4% do mercado. Apenas os quatro primeiros produtos – todos gratuitos – tinham mais de 6%. “Apesar de nos Estados Unidos a Symantec e a McAfee serem muitas vezes citadas entre as principais escolhas do consumidor, a realidade é que a concorrência está viva, e o setor muito fragmentado”, declarou Contu.

Segundo uma pesquisa divulgada em abril de 2010 pela Gartner, a Symantec, em 2009, apresentou uma receita de US$ 1,8 bilhão, a maior do segmento. Em segundo lugar ficou a McAfee, com US$ 699 milhões, seguida pela Trend Micro, com US$ 278 milhões.

Vale Sul Shopping diverte as férias da garotada com os Padrinhos Mágicos

O reino da diversão e da magia já foi instalado no Vale Sul Shopping, em São José dos Campos, no interior paulista. Animando as férias da garotada até o dia 25 de julho estão os protagonistas Timmy, Cosmo e Wanda, presentes em todas as brincadeiras do espaço “Aventura Mágica dos Padrinhos”. Com 140 m² e cinco oficinas, além de um mini estúdio para fotos, o cenário das brincadeiras fica na praça de eventos. Podem participar gratuitamente crianças de 4 a 12 anos.

As aventuras de Timmy e seus padrinhos mágicos Cosmo e Wanda viram temas de brincadeiras e oficinas: Oficina de Varinhas Mágicas, Arremesso Mágico, Quebra-cabeça Cúbico, Padrinhos Online e Corrida Mágica. O espaço ainda possui um anexo, o Painel de Fotos 3D, onde os visitantes podem tirar fotos se vestindo como padrinhos mágicos, com direito a asas, coroa e varinha e cenografia baseada em cenários de animação.

Padrinhos Mágicos é uma das séries de desenho animado mais famosas na TV por assinatura. No Brasil, é exibida pelos canais Nickelodeon, Disney Channel e Disney XD. Também faz parte do programa TV Globinho da Rede Globo. Timmy é um garoto de dez anos bastante travesso, divertido e criativo, mas às vezes se sente frustrado por ser repreendido pelos adultos e por sua babá, Vicky. Por isso, ganhou o direito de ter padrinhos mágicos para realizar todos seus desejos.

Outras oficinas e brincadeiras presentes por lá são:

Arremesso Mágico
Um painel de lâmpadas coloridas indica os alvos válidos, enquanto as crianças demonstram sua habilidade e rapidez no arremesso de bolinhas.

Oficina de Varinhas Mágicas
Na oficina, as crianças se divertem aprendendo a construir sua própria varinha mágica, ferramenta fundamental para qualquer Padrinho Mágico. Além disso, demonstram seus conhecimentos sobre os personagens da série através de um jogo de memória.

Quebra-cabeça cúbico
Outra competição de habilidade e rapidez. As crianças lançam dados para sortear seu personagem, arremessam os cubos gigantes e correm contra o tempo para montá-lo.

Corrida Mágica
Todo cuidado é pouco para vencer esta competição, um pequeno deslize e o toque do aro no percurso sinuoso e os olhos de Vicky e Timmy acendem, eliminando o participante descuidado.

Padrinhos Online
Novidades e games clássicos dos padrinhos: Faça um Desejo, Aventura Mágica, Travessia Rolante e Ritmos Mágicos.

Painel de Fotos 3D
Os visitantes produzem-se como padrinhos, com direito à asa, coroa e varinha mágica, e cenografia que nos leva diretamente ao quarto de Timmy. Um registro inesquecível da passagem pelo evento.

Jogos da seleção influenciam queda de 10,2% na demanda do consumidor por crédito

Os jogos da seleção na Copa do Mundo contribuíram para que a procura dos consumidores por crédito recuasse em junho em cerca de 10,2%, na comparação com maio, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito. Por outro lado, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (08/07), na comparação com o mesmo mês de 2009, a procura por crédito cresceu 4,1%. No acumulado do ano, a demanda do consumidor por crédito também avançou, 16,6%.

Segundo os analistas da Serasa, o recuo do indicador na análise mensal deve-se ao fato de os jogos da seleção brasileira terem sido realizados em três dias úteis de junho. Além disso, o Dia dos Namorados, embora seja uma data que ajude na elevação das vendas a prazo e financiamentos, não é tão forte como o Dia das Mães, que elevou a procura por crédito em 10% em maio, frente a abril.

Ainda de acordo com a Serasa, houve queda na demanda em todas as regiões geográficas brasileiras na análise mensal. Na comparação com maio, a região Centro-Oeste foi a que apresentou a maior queda, de 11,9%. Frente ao mesmo mês do ano passado, o comportamento do indicador foi diferente. Enquanto a região Norte apresentou o maior recuo, de 3,4%, o Sudeste registrou a maior elevação de 5,8%.

No acumulado do ano, de janeiro a junho, por outro lado, todas as regiões registraram aumento da demanda por crédito, com destaque para a região Nordeste, que registrou alta de 18,2%.

Programa Miniempresa da Junior Achievement no Shopping Itaguaçu

No dia 10 de julho, próximo sábado, das 09h00 às 22h00, vai acontecer no Shopping Itaguaçu, em São José, região metropolitana de Florianópolis, o Ciclo de Palestras e a Feira de Negócios promovidos pela Junior Achievement Santa Catarina.

O evento reunirá jovens estudantes na sala 5 do cinema Arcoplex Itaguaçu com a presença dos palestrantes, o velejador olímpico Bruno Fontes e o fundador da Akakia, o empresário paulista Guilherme Jacob. Entre as 11h00 e 22h00 acontece na praça de eventos do Piso Coqueiros a Feira de Negócios.

Saiba mais: http://br.juniorachievement.org.br/sc/

Expansão de O Boticário agrega ruas e shoppings

O dilema loja de rua x shopping não cabe para O Boticário. A rede investe nos dois modelos e pretende fechar o ano de 2010 com três mil pontos-de-venda, mostrando que as duas opções de varejo são complementares para a estratégia de crescimento da marca de cosméticos. O projeto foi iniciado em 2007 com um novo modelo de ponto-de-venda para as novas lojas, enquanto outras foram relocalizadas, reformadas e padronizadas com a arquitetura.

A expansão da rede atingiu o número de 915 franqueados e cerca de 870 produtos. O resultado do investimento é de R$ 3,5 bilhões em faturamento no ano passado. Das 2.840 lojas, 68% estão localizadas em ruas. Só elas correspondem a 55% do faturamento do grupo. Os shoppings são os endereços de 15% dos pontos-de-venda, que representam 30% da receita da marca que abre, em média, 200 lojas abertas por ano.

As diferenças regionais fizeram o projeto de expansão da empresa dividir o Brasil em três grupos. Os municípios onde não havia lojas, os que possuem poucos pontos-de-venda e as grandes cidades. Para cada modelo, a companhia dispõe de 40 consultores que avaliam os espaços e dão o aval para o início do projeto. Depois de verificar o potencial destas regiões, a rede se baseia em um sistema de filtros estatísticos que avalia a renda média dos habitantes da região, o seu potencial de mercado para novas lojas, o custo por metro quadrado e o retorno para o franqueado.

Apesar de parecer mais fácil, dos grandes municípios brasileiros avaliados no processo de expansão, apenas 60% deles ofereceram reais condições de efetivar a expansão da rede. “Abrir novas lojas, relocalizar, ampliar os pontos-de-venda e padronizar a arquitetura são movimentos feitos ao mesmo tempo. Demanda ferramentas de gestão. Por isso criamos o Sistema de Gerenciamento de Processos Construtivos”, aponta Osvaldo Braga Moscon, Gerente Executivo de Canais de Vendas de O Boticário.

O planejamento de expansão das lojas teve forte crescimento no faturamento das lojas de rua. Em algumas delas, a movimentação de consumidores é maior do que qualquer shopping poderia ter. “O número de pessoas que entram nas lojas de rua O Boticário é menor do que nos shoppings. As lojas de rua têm menor capacidade de captar, mas tem um índice de conversão maior do que o dos shoppings”, diz Moscon.

O comércio de rua atrai principalmente os consumidores que residem próximos a ele. O tempo máximo de deslocamento que o cliente suporta para chegar ao local de compras é de até 15 minutos, segundo um estudo interno da companhia. A diferença dos shoppings é que a população flutuante não mora perto, mas trabalha próxima destes centros ou estão de passagem pela região por um motivo qualquer. Para fazer disso uma oportunidade, O Boticário investe em Geomarketing, fazendo o cruzamento de dados como a renda média dos consumidores da região e o número da população flutuante do pólo.

Shoppings e órgãos de segurança discutem estratégias em reunião nesta quinta-feira

Um encontro reúne hoje (08/07), gestores de segurança do Millennium Shopping, Studio 5, Uai Shopping, Manaus Plaza, Manauara Shopping e Amazonas Shopping, todos na capital amazonense, para discutir ações de prevenção e estratégias de segurança nos centros comerciais de Manaus. O número de ocorrências nos shoppings do país tem alertado o setor da necessidade de ações conjuntas na área.

Casos como o assalto da joalheria Di Donna, localizada no Millennium Shopping, zona Centro-Sul de Manaus, exemplificam a importância de um plano de segurança mais rígido. Neste caso, ocorrido no dia 10 de maio, os assaltantes entraram disfarçados como clientes e levaram aproximadamente R$ 300 mil em jóias.

Para o coordenador de prevenção e perdas do Amazonas Shopping, Anderson Bastos, os criminosos de Manaus tendem a copiar os casos divulgados na mídia, como os assalto à joalheria Rolex, no Shopping Cidade Jardim, e à joalheria S. Rolim, no Shopping Ibirapuera, ambos na cidade de São Paulo.

Os encontros devem ser mensais e contar com a participação de órgãos ligados à segurança da população como a Roçam e a Delegacia Especialidade de Roubos e Furtos (Dehs).

Shopping Iguatemi Brasília lança Super Férias

As férias chegaram e com ela muita animação. Para agitar o dia-a-dia da garotada, o Shopping Iguatemi Brasília, na capital federal, apresenta diversas opções. Até o dia 13 de julho, estará na praça central o CopaToon, um evento do Cartoon Network que já está fazendo o maior sucesso. A edição traz um cenário com quatro ambientes diferentes, todos equipados com algo que remete ao mundo do futebol.

A Livraria Cultura também está no clima do Super Férias, unindo diversão e arte em todos os eventos. Nesta quinta-feira (08/07), às 15h00, haverá espetáculo com a Mostra Anima Mundi, uma exibição de curtas-metragens do Festival Anima Mundi, que busca informar, formar, educar e entreter, utilizando as in­finitas possibilidades da linguagem de animação. Na sexta-feira (09/07), às 16h00, chega a Turma do Zeki com uma ofi­cina de customização de chapéus de escoteiro.

E não acaba por aí. No sábado (10/07), às 15h00, um educador vai conduzir uma dinâmica onde as crianças aprenderão a separar o lixo e nessa brincadeira todos ganham, principalmente, o planeta. No dia seguinte (11/07), a magia da reciclagem continua e o tema será destaque também no dia 15, com o filme O Planeta de Pipsqueak.

Outra novidade, chega no fim do mês, dia 20, com Hasbro e Ciatoy em um evento que promete muita recreação. Alvo Nerf, Oficina Play-Doh e um Zoológico Animado são uma das atrações. Além disso, três personagens do mundo kids, Mr. Potato Head, Mr. Monopoly e Transformers Optimus Prime estarão lá para serem fotografados com as crianças. A brincadeira segue até 25 de julho, das 10h00 às 22h00, de terça-feira a sábado, e no domingo das 14h00 às 20h00.

Cyrela aprova nova emissão de ações

A Cyrela (CYRE3) aprovou ontem (07/07) por unanimidade de votos, a emissão de 18.136 ações pela companhia, no valor total de R$ 275.440,97 no limite de seu capital autorizado. Atualmente a empresa possui capital social de R$ 2,582 bilhões e tem 422.935.492 ações em circulação.

Copa Maluca Looney Tunes nas férias do Shopping Aricanduva

Para o Brasil, a Copa do Mundo já acabou, mas para a criançada ela está só começando! Até o dia 25, a Warner Bros. Consumer Products promove a Copa Maluca no Shopping Aricanduva, em São Paulo. A atração, que entra em campo com força total para estimular os pequenos a praticar esportes, traz a turma Looney Tunes para divertir e desafiar a garotada durante as férias de julho.

Na primeira atividade as crianças precisam driblar os personagens Piu-Piu, Frajola, Pernalonga e Patolino chutando uma bola de pelúcia. Na segunda, devem driblar as bombas Acme e novamente o Pernalonga, só que desta vez acompanhado do Taz. Saltar três barreiras de dinamite Acme é o desafio da terceira atividade. A quarta é um treino de escape das minas Acme, quando círculos em formato de minas devem ser ultrapassados passo a passo.

A quinta atividade é o chute ao gol do Patolino. Taz e Lola estão torcendo pelas crianças, que têm três chances de chutes para marcar o gol contra o goleiro. Por fim, os participantes chegam ao Pebolim Maluco, principal atividade da prova, para disputar a grande final. Os organizadores formam dois times com seis jogadores em cada, que estão limitados por cabos e devem chutar uma bola de pelúcia, tocando de jogador a jogador até alcançar o objetivo de marcar o gol.