EMPRESAS TÊM SÓ ATÉ SEMANA QUE VEM PARA FAZER A ESCRITURAÇÃO DIGITAL PIS/COFINS E EVITAR MULTAS.

Apesar de ter sido instituído em 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) ainda desafia empresas a se adequarem ao processo. As empresas de Lucro Presumido têm até o dia 14/03 para entregar a escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins (EFD Contribuições, uma das modalidades do Sped), se quiserem evitar a multa de R$ 5 mil por mês ou fração.

Para auxiliar as organizações na regularização da escrituração digital, a Platão Inovação e Sistemas, empresa mineira há 6 anos no mercado, produziu um software que simplifica o processo do SPED. De acordo com CEO da Platão, Felipe Horta, o programa é uma ferramenta universal que reúne as informações requeridas pela escrituração digital em um ambiente simplificado.

“O software traduz as demandas de informação para o SPED de uma forma simples e prática. Os documentos e os demais dados exigidos são importados de um arquivo com um layout simplificado e processados pelo sistema. Como resultado final, é gerado um arquivo de acordo com o formato exigido pela Receita”, esclarece. No caso do EFD Contribuições, com entrega mensal de arquivos digitais, a Platão oferece um plano sem a cobrança de licença de uso e sim de mensalidade.

Como explica o fundador da Platão, Luis Guilherme Resende, apesar da grande oferta de softwares similares no mercado, o produto desenvolvido pela empresa possui o diferencial de se comunicar com praticamente qualquer sistema que já seja utilizado pelo cliente.

“O mais comum no mercado é que sejam desenvolvidos softwares para o SPED que funcionam apenas em sistemas pré-determinados. Já o nosso pode receber dados importados de diversos sistemas, proporcionando um ganho em praticidade, rapidez e custo para o cliente”, afirma.

Comércio eletrônico deve crescer 25% em 2013.

O mercado do comércio eletrônico no Brasil está cada vez mais aquecido. No ano passado a área movimentou R$ 22 bilhões e o crescimento estimado para 2013 é de 25%. Os dados revelados pela consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Suely Mioto, durante o Ciclo MPE, realizado em São Paulo na última quinta-feira (dia 28), apontam uma tendência de aumento do número de compras online que pode transformar o modo como as empresas encaram a internet.

Apesar de muitas empresas migrarem para o e-commerce, a maioria delas ainda resiste em manter somente a loja física e não se arriscam em projetos de venda pela internet. Segundo dados do Sebrae, 52,9% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras não possuem e-commerce.

Para Luís Felipe Cota, cofundador e diretor de Marketing da Goomark, agência de comunicação e marketing para pequenas e médias empresas (PMEs), este é um grande momento para as empresas investirem nas vendas pela internet. “O mercado está crescendo, já que a comodidade e segurança das compras feitas pela internet atraem um público cada vez maior. Para os empresários, a mudança de comportamento do consumidor representa uma oportunidade de fazer os negócios alavancarem”, avalia Cota.

Influência dos dispositivos móveis

É possível identificar que não somente o público reconhecido como A e B compra pela internet. Diferentes públicos têm buscado itens e assegurado um número de vendas cada vez maior nos e-commerces, já que 53% dos domicílios com computadores ligados à internet estão nas classes C,D e E. Isso sem falar do crescimento do número de dispositivos móveis como tablets e smartphones. Segundo relatório divulgado pela Cisco, o número de smartphones, tablets, laptops e telefones com conexão à internet ultrapassará R$ 7 bilhões em 2013 e, até 2017, estima-se cerca de 1,4 dispositivos por habitante.

Segundo Cota, o aumento da adoção de dispositivos móveis também é um dos responsáveis pelo aquecimento do setor. “As compras pela internet não são novidade no Brasil, mas o modo como é possível realizar a compra faz diferença. As adaptações de sites para esses dispositivos e o tipo de comunicação que chega ao usuário gera interesse. Desse modo, o usuário percebe os benefícios de fazer parte do grupo de consumidores daquela marca que investe em comunicação na rede, tal como pelo relacionamento com nas redes sociais da empresa, e compra em sites que apresentam ofertas exclusivas”, explica o diretor.

Vem aí o Nude Day da Hope.

Para as mulheres loucas por lingerie, acontece nos dias 08 e 09 de março, na Hope do Shopping Curitiba, a 5a. edição da tradicional campanha Nude Day.

Nesses dois dias, todas as clientes da Hope que comprarem uma calcinha da linha “Nude”, ganharão outra igual. São quatro modelos de várias cores e tamanhos. As peças possuem corte eletrônico, sem costura e dispensam o uso de elástico para não marcar a roupa.

Para participar do Nude Day, basta cadastrar-se na hora da compra. A quantidade máxima são 10 calcinhas por CPF.

A promoção é válida para os dias 8 e 9 de março ou enquanto durar o estoque.

Confiança do comércio cai 2,3% no trimestre até março ante 2012, diz FGV.

O Icom (Índice de Confiança do Comércio) caiu 2,3% na média do trimestre concluído em março contra o mesmo período do ano passado, no terceiro mês consecutivo de piora do indicador, informou nesta quarta-feira (3) a FGV (Fundação Getúlio Vargas). O índice passou de 124,6 pontos para 121,7 pontos.

No resultado anterior, referente aos três meses findos em fevereiro e em comparação com igual período um ano antes, a FGV apontou queda de 0,9%.

“O resultado geral da pesquisa revela um ritmo de atividade entre moderado e forte ao final do primeiro trimestre do ano e expectativas menos otimistas em relação aos próximos meses”, avaliou a FGV.

Em março, o setor de Varejo Restrito teve baixa de 2,3% no trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado, ante queda de 1,5% em fevereiro.

No Varejo Ampliado, setor que inclui veículos, motocicletas, partes e peças, a confiança recuou 2,8% no indicador trimestral até março, após ter registrado queda de 1,5% no período de três meses encerrado em fevereiro.

Já no Atacado, o índice de confiança caiu 1,6% no trimestre até março, após variação positiva de 0,1% no resultado de três meses anterior.

Além disso, o indicador do estudo que mede a percepção do setor em relação à demanda no momento atual –o ISA-COM (Índice de Situação Atual) médio– registrou 99,3 pontos, nível praticamente inalterado ante o mesmo período do ano anterior, de 99,2 pontos. Com isso, no período de três meses até março, houve variação positiva de 0,1% no quesito.

Já o indicador trimestral do IE-COM (Índice de Expectativas) recuou 8,9% em março na comparação com um ano antes, para 145,4 pontos.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divulga em 11 de abril os dados de fevereiro sobre as vendas no varejo.

MasterCard lança SpendingPulse®, novo índice do varejo brasileiro.

A MasterCard Advisors, divisão da MasterCard (NYSE: MA), lança hoje, no Brasil, o SpendingPulse®, índice que fornece análise macroeconômica do desempenho do varejo e do consumo no País. O relatório utiliza informações de dados anônimos transacionais para oferecer insights sobre tendências de consumo e ajudar varejistas, investidores, emissores de cartões, bancos e agências do governo no processo de tomada de decisão.

Como sétima maior economia do mundo e a maior da América Latina, o Brasil é um dos países mais atraentes para expansão do varejo mundial devido ao crescimento da classe média e às altas taxas de consumo. De acordo com o IBGE, o consumo privado das famílias brasileiras representa aproximadamente 60% da economia do País. “O SpendingPulse já é um produto consolidado em mercados maduros e fonte de consulta para governos, estabelecimentos comerciais, investidores e emissores. O Brasil é o primeiro mercado emergente do mundo a lançar o índice, que certamente ajudará nossos clientes a melhor aproveitar as oportunidades apresentadas pelo varejo nacional”, declara Gilberto Caldart, Presidente da MasterCard Brasil e Cone Sul.

No Brasil, o SpendingPulse® fornece uma visão dos gastos dos consumidores a partir da análise dos dados de transações processadas pela rede da MasterCard Brasil, que reúne 1,7 milhão de empresas em todo o País. O relatório brasileiro também oferece análises sobre os setores de supermercados, móveis e eletrodomésticos, vestuário e material de construção, bem como um índice global do varejo.

O primeiro SpendingPulse® do ano mostrou um crescimento de 7,7% nas vendas do varejo brasileiro durante o mês de janeiro, se comparado com o mesmo período do ano passado. As análises do relatório levam a crer que este crescimento foi impulsionado principalmente pelo bom desempenho da taxa de desemprego, que atingiu 4,6% em dezembro (IBGE). O desemprego no Brasil bateu recorde e atingiu seu nível mais baixo desde 2002, primeiro ano medição do IBGE. Este cenário, combinado ao recebimento do 13º salário, impulsionou o consumo em janeiro de 2013.

“O SpendingPulse® acrescentará muito valor às empresas, garantindo índices quase em tempo real que as ajudarão a enxergar o movimento do varejo com maior rapidez e eficiência. Entendemos a importância de oferecer conhecimento preciso, de forma rápida, que possa contribuir para que as companhias aumentem o retorno sobre seus investimentos”, explica Sarah Quinlan, vice-presidente global de informações de mercado da MasterCard Advisors.
Metodologia SpendingPulse® Brasil

A MasterCard analisa as transações processadas pela rede de pagamentos da MasterCard Brasil e utiliza modelos estatísticos que levam em conta as tendências de outros métodos de pagamento para produzir relatórios precisos e eficientes. O SpendingPulse® Brasil é baseado em uma amostra de dados robusta que reúne mais de 1,7 milhões de empresas credenciadas pela MasterCard em todo o País.

Mulheres são alvo do varejo, mas gastam menos, diz pesquisa.

De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compras Natal 2012, última coordenada pelo pesquisador, os homens revelaram disposição para pagar um preço médio de R$ 190 por presente, montante 40% maior do que o mensurado pelas mulheres. Além disso, o gasto médio deles gira em torno de R$ 600, valor 70% maior do que o gasto médio programado pelas mulheres.

Na comparação com a pesquisa feita em 2011, o gasto nominal planejado pelos homens permaneceu praticamente estável, com um aumento de 7% no preço médio dos presentes. Já as mulheres apresentaram redução nominal de 15% no gasto planejado, acompanhado de um pequeno aumento de 6% no preço médio.

Na avaliação do economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Emílio Alfieri, embora cautelosa, a mulher ainda é o grande público alvo do varejo. “Quando saem os dois juntos, o fato é que a mulher é mais seletiva e avalia mais o preço e a qualidade, enquanto o homem se move pelo desejo. Isso acontece de forma geral, não apenas no ABC”, aponta.

“No mercado de trabalho, a mulher ainda batalha para chegar ao patamar do homem. Mas no varejo, ela é preponderante, é quem tem o dinheiro e o poder de decisão. Ela compra para ela e para a família. Isso é histórico e as empresas já estão preparadas para lidar com isso”, destaca. Segundo os estudos levantados pelo Observatório Econômico, qualidade e desconto no produto são fatores determinantes para a compra de um produto.

Ainda na opinião de Alfieri, a mudança na relação mulher-economia acontece mesmo na virada do século, quando cresce a inserção do gênero no mercado de trabalho. “A partir dos anos 1980, 1990, temos visto uma queda na natalidade. Não que a mulher não seja mais necessária no lar, mas o papel de ser mãe, apenas uma dona de casa, tem sumido”, justificou.

“O IBGE, inclusive, tem destacado a diminuição das trabalhadoras domésticas, que estão indo para o setor de comércio e serviços. A mulher se aproxima cada vez mais da produção”, destacou.

SESCON-SP estreita relacionamento com instituições públicas e do empreendedorismo.

Desde que assumiu as presidências do SESCON-SP e da AESCON-SP, em janeiro, Sérgio Approbato Machado Júnior tem se reunido com diversas autoridades e lideranças governamentais, empresariais e setoriais para ampliar e alinhavar parcerias e discutir ações em favor das classes representadas e de um melhor ambiente empreendedor no País.

No mês passado, Approbato Machado Jr. se reuniu no dia 24 com o presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e Combate a Guerra Fiscal da ALESP, deputado Itamar Borges. Já no dia 31, o líder setorial esteve com o jornalista e presidente do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), João Dória Jr..

Nesta segunda-feira (25/02), o presidente do SESCON-SP visitou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, Paulo Skaf, para estreitar a parceria já existente entre as duas entidades.

O líder setorial recebeu no dia 26/02, na sede do Sindicato, o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, José Constantino de Bastos Júnior, para discutir a ampliação dos serviços oferecidos pelo Posto da JUCESP instalado no SESCON-SP.

Na manhã desta quinta-feira (28/02), Approbato Machado Jr. esteve com o secretário municipal de Finanças, Marcos Cruz, e com subsecretário da Receita Municipal, Douglas Amato, para tratar de objetivos comuns entre as categorias que integram a base de representação do SESCON-SP e da AESCON-SP e a administração municipal.

Já na parte da tarde, o presidente do SESCON-SP recebeu os representantes da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção – ABENDI, na sede do Sindicato.

Esses encontros têm a finalidade de estreitar os laços já existentes; buscar a valorização da classe contábil no cenário nacional, ressaltando o importante papel dos empresários da área para o desenvolvimento do País; e, além disso, buscar melhorias para o ambiente empreendedor.

“Nossa missão é apresentar sugestões para os problemas nacionais, tendo em vista que somos o elo entre os contribuintes e as esferas públicas”, explica Approbato Machado Jr.,

Laboratório Boiron fatura 566 milhões de euros e cresce 8,2% em 2012.

Com um crescimento de 8,2% em relação ao ano anterior, a Boiron, líder mundial na fabricação e vendas de medicamentos homeopáticos, com sede na França e atuação em mais de 80 países – inclusive o Brasil, encerrou 2012 com o faturamento global superior a 566 milhões de euros, de acordo com o balanço de resultados da multinacional divulgado esta semana.

Apesar da crise europeia, a Boiron conseguiu alavancar o faturamento em 11,5% na França, o que equilibrou a queda de 0,3% nas vendas no restante dos países europeus. Um pouco mais afastado da recessão e com grandes perspectivas de reaquecimento econômico, o mercado da América do Norte faturou 45 milhões de euros, um crescimento de 18% comparado ao ano anterior.

Ricardo Ferreira, diretor geral da Boiron para o Brasil, ressalta a importância do mercado brasileiro para a companhia. “Os fortes investimentos da empresa no Brasil nos últimos anos comprovam que o País é cada vez mais estratégico para a Boiron. Desde 2009, ano a ano, a empresa vem dobrando a atuação no mercado brasileiro”, declara o executivo.

O crescimento da Boiron em países fora do eixo Europa-América do Norte foi de 38,9% em 2012, sendo que 70% foi o crescimento da filial brasileira. “Após três anos de comercialização dos medicamentos da Boiron no Brasil, conseguimos consolidar cada vez mais a presença no país e fortalecer os nossos medicamentos como uma opção terapêutica segura e eficaz para médicos, farmacêuticos e pacientes” explica Ferreira.

A empresa, que possui um portfólio de mais de 250 especialidades e 3 mil substâncias unitárias registradas, opera no Brasil com três medicamentos, que são comercializados em drogarias por todo o País. Só em 2012, o Oscillococcinum, indicado para prevenir e tratar os estados gripais, registrou um crescimento de 55%, e o Sédatif PC, que auxilia no tratamento da ansiedade, um crescimento de 40%. O outro medicamento é o Stodal, um auxiliar no combate à tosse, que apresentou 56% de crescimento em 2012.

Shopping Hortolândia recebe ponto de coleta de Lixo Eletrônico.

O Shopping Hortolândia aderiu à campanha ‘Descarte Consciente’, ação de coleta de resíduos eletrônicos implantada pela Prefeitura Municipal de Hortolândia, e tornou-se um dos 20 pontos que estão recebendo Lixo Eletrônico na cidade. A iniciativa, criada por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem como objetivo conscientizar a população sobre os danos que o descarte incorreto de peças e componentes eletrônicos podem causar ao meio ambiente e à saúde das pessoas. “Segundo a ONU, o Brasil é líder entre os países emergentes na geração desse tipo de resíduos. O objetivo da campanha é informar a população e diminuir a quantidade de resíduos eletrônicos que vão para os aterros sanitários e causam contaminação”, diz o superintendente do Shopping Hortolândia, Marcelo Rodrigues.

“Nosso shopping já conta, há algum tempo, com estações de depósito de lixo reciclável, como papel e papelão, madeira, vidro e metais, além de coletores de pilhas e baterias usadas. A campanha ‘Descarte Consciente’ é mais uma ação que vem para reforçar nossa preocupação com as causas ambientais”, diz Marcelo.

São chamados de “Lixo Eletrônico” equipamentos usados, queimados ou esgotados, como por exemplo chapinhas, secadores de cabelo, celulares, aparelhos de telefone, DVDs e TVs, monitores, rádios, impressoras, calculadoras, pilhas, baterias, liquidificadores, fornos de microondas, batedeiras, máquinas digitais, ferro de passar roupas e peças de eletrônicos. O material coletado que estiver de acordo com as instruções impressas no folheto distribuído na cidade pelos agentes ambientais será reaproveitado pela Reciclo Metais, empresa parceira do INAC (Instituto Nova Agora de Cidadania), Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) conveniada com a Prefeitura, responsável pelo gerenciamento da URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos).

Não serão coletados equipamentos como geladeiras, freezers, fogões, aparelhos de ar condicionado, fornos elétricos, lâmpadas e máquinas de lavar louça e roupa.

SERVIÇO
Ponto de coleta de Lixo Eletrônico
Local: Estacionamento do piso térreo do Shopping Hortolândia
Rua José Camilo de Camargo, nº 5 – Centro – Hortolândia-SP