Agências de publicidade veem crescimento de até 50% no ano

Depois de um primeiro semestre movimentado, com crescimento de compra de mídia graças à Copa do Mundo, agências como Y&R, Grey, Loducca.MPM, Africa e Dentsu anunciam novas campanhas e ações para o segundo semestre e para a Copa do Mundo de 2014, com um crescimento de até 50% em 2010. Até maio, a receita das 50 maiores agências somou R$ 16,6 bilhões.

A maior agência em compra de mídia do País, a Young & Rubicam (Y&R), acaba de lançar uma nova campanha para a linha de refeições prontas da Perdigão que prevê veiculação nacional e contempla filme para TV fechada e cinema, e mídia impressa e on-line. A agência também fechou patrocínio da Cielo ao espetáculo “O Médico e o Monstro”, em cartaz em São Paulo, e da Bradesco Prime ao Festival de Inverno de Campos do Jordão. A previsão de crescimento em 2010 é de 10% em relação ao desempenho de 2008, já que em 2009 a agência perdeu uma conta importante, a da cerveja Nova Schin. Graças a aportes de anunciantes como Casas Bahia, Ponto Frio, Vivo, TAM, Perdigão e Bradesco Cartões, totalizou, até maio, investimento em compra de mídia de R$ 1,961 bilhão.

Em franca expansão, a Grey Brasil (antiga Matos Grey) espera repetir o crescimento de 50% registrado em 2009, quando obteve receita de R$ 251,5 milhões. Com a expansão de investimentos de clientes como Procter & Gamble e Mercedes Benz (caminhões) este ano, a agência somou, até maio, R$ 121,8 milhões e espera um segundo semestre ainda melhor. “Os clientes estão aproveitando o bom momento para construir marca e têm planos de lançar marcas novas. Estamos trabalhando em algumas”, diz Riccardo Ferraris, presidente da Grey no Brasil e América Latina. Segundo o executivo, o crescimento também virá com a ativação de clientes da rede de outros países no Brasil e com novas contas conquistadas em concorrências. A agência acaba de conquistar a conta da fabricante Hasbro Brinquedos.

Com a meta de estar entre as 15 maiores agências do País ainda em 2010, a Loducca.MPM está otimista em relação aos investimentos dos anunciantes no segundo semestre. Até maio, a agência chegou à 17ª posição do ranking do Ibope, com compra de mídia de R$ 360 milhões.

Em 2009, antes da fusão, Loducca e MPM ocupavam, respectivamente, a 26ª e 28ª colocação. “Algumas contas nossas cresceram na mídia, estão investindo mais, especialmente aqueles em que a disputa é maior. Há uma tendência promocional”, afirma Celso Loducca, presidente da agência. Entre os anunciantes de segmentos aquecidos da agência, estão Peugeot, a fabricante de motos Dafra, a mineradora Vale, a rede de varejo Leroy Merlin e as empresas de telecomunicações GVT e Nextel. Conforme o empresário, este ano a agência não está com foco em concorrências para se dedicar à integração entre as agências. “Estamos buscando pessoas seniores no mercado em várias áreas, principalmente em criação, planejamento e digital”, diz.

Com expectativa de crescer 20% este ano, a agência Africa entra na mídia com a nova campanha do Itaú para a Copa de 2014, da nova lata da Brahma e de ações ligadas ao futebol para a Seara. Até maio, a agência alcançou R$ 582,2 milhões em receita de mídia, segundo o Ibope. “Os últimos três meses foram excelentes. Esperamos fechar o ano com um resultado 20% maior que o de 2009 e estamos confiantes no investimento dos anunciantes para a Copa de 2014”, declarou Márcio Santoro, presidente da agência.

A agência já começou a planejar ações relacionadas à Copa de 2014 para Itaú, Brahma e Seara (que este ano também patrocinaram a Copa da África do Sul) que terão início em 2013, na Copa das Confederações. Toda a diretoria da agência esteve na África do Sul para identificar ações que poderão ser feitas na edição brasileira do evento. “A Copa de 2010 se mostrou muito forte em mídia digital. Vamos nos preparar nessa área, por que a próxima Copa será ainda mais forte”, ressaltou.

Dia do Amigo no Caxias Shopping

O Dia do Amigo será comemorado com muita brincadeira no próximo domingo (18/07) no Caxias Shopping, em Duque de Caxias (RJ). As crianças participam de atividades de pintura, recreação de integração, entre outras brincadeiras. Um personagem das histórias infantis promete visitar a garotada. O evento é gratuito e acontece a partir das 16h00.

Brasil: 96% da população não é consciente em relação ao consumo

O consumo responsável ainda não é um hábito comum dos brasileiros. Segundo pesquisa O Observador Brasil, promovida pela Cetelem, 96% da população não é consciente em relação ao consumo. As perguntas realizadas para a pesquisa avaliam 13 comportamentos em certas situações, dentre eles, se a pessoa deixa lâmpada acesa em ambiente vazio, se fecha a torneira enquanto escova os dentes, se separa o lixo, se utiliza o verso do papel utilizado, se planeja compra se roupas.

O grupo de indiferentes adota, no máximo, dois comportamentos. Já os conscientes seguem de 11 a 13 comportamentos, enquanto os iniciantes adotam de três a sete comportamentos responsáveis e os comprometidos, de oito a dez.

De acordo com a pesquisa, apenas 4% dos entrevistados fazem parte do grupo de conscientes. Já os comprometidos representam 20% dos participantes da pesquisa. Os que adotam entre três e sete comportamentos responsáveis somam 65% dos entrevistados, enquanto os chamados de indiferentes correspondem a 11% dos consumidores.

Ainda segundo a pesquisa, as classes D e E são as que mais apresentam consumidores indiferentes e iniciantes. A classe C apresenta resultados semelhantes aos das camadas A e B, nas quais os consumidores são mais comprometidos e conscientes.

Quando se trata de gênero, as mulheres são mais comprometidas do que os homens. Contudo, em outros grupos de consumo, não há diferença significativa entre os dois. Já em relação à região, o Nordeste e o Sul apresentam o maior número de consumidores indiferentes, enquanto no Sudeste eles são mais comprometidos. Os iniciantes estão distribuídos de forma uniforme entre as regiões.

No grupo de consumidores conscientes, 94% afirmaram que provável ou certamente vão aumentar as economias nos próximos 12 meses. Segundo a pesquisa, esse percentual reduz conforme os grupos e chega a 70% entre os consumidores indiferentes.

Copa 2014 é chance para desenvolvimento sustentável

Quatro anos passam muito rápido. Ainda mais se considerar o desafio de fazer dos jogos de 2014 a Copa da sustentabilidade. Espera-se que o Brasil, dono da maior floresta tropical do mundo, detentor das maiores reservas de água do planeta, conhecido mundialmente por sua política de biocombustíveis, país megadiverso e bonito por natureza, faça jus ao título de potência ambiental.

A taça de 2010 escorregou pelos pés, mas a chance de usar o campeonato mundial para fazer valer sua vocação ambiental ainda está nas mãos. E ela vai além de construir estádios com critérios de sustentabilidade e de neutralizar os gases de efeito estufa lançados, entre outros fatores, pelas inúmeras viagens de avião que a Copa provocará.

Significará também fazer dos necessários investimentos em infraestrutura urbana, logística, turística e de transportes – exigidos pelos organizadores – oportunidades de fazer o desenvolvimento do Brasil cada vez mais sustentável, ou seja, duradouro, com benefícios que não vão expirar assim que o juiz der o apito final do evento esportivo. Isso inclui readequar planos diretores dos municípios, estimular o uso de energia renovável, melhorar a mobilidade urbana, incentivar o ecoturismo e o turismo de menor impacto ambiental e aumentar a responsabilidade ambiental dos empreendimentos.

Conforme recente estudo preparado pela consultoria Ernst&Young, em parceria com a FGV Projetos – intitulado Impactos Socioeconômicos da Copa do Mundo 2014 – as atribuições e responsabilidades das cidades-sede vão muito além da reforma ou construção dos estádios onde os jogos serão realizados.

No caso das cidades-sede, por exemplo, o relatório aponta a necessidade de estruturar a governança, definir o plano diretor e o modelo de gestão, a fim de estabelecer as atribuições de cada instância de governo e cumprir o conjunto de obrigações assumidas junto à Fifa, ao comitê organizador da Copa, assim como o que determina a Matriz de Responsabilidades – documento assinado pelos governos federal, estaduais, prefeituras e clubes cujos estádios receberão os jogos da competição.

Uma boa contribuição a essa discussão poderá ser a publicação Plataformas Cidades Sustentáveis, a ser lançada em 21 de julho pelo Movimento Nossa São Paulo e pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, presente em cerca de 40 municípios brasileiros.

Segundo comunicado à imprensa feito pelo Movimento, a publicação mostrará exemplos de sustentabilidade em diversas cidades do mundo, como o programa de energia solar desenvolvido em uma cidade chinesa de 3 milhões de habitantes, que resultou em uma economia anual de 52.860 toneladas de dióxido de carbono. E também citará planos de mobilidade em cidades como Lion e Barcelona, onde a participação de diversos segmentos sociais, juntamente com governos locais, tornaram mais eficiente o uso de transporte público e maior o uso de energia limpa no transporte.

Mas, por ora, o que está no radar são maneiras de reduzir o impacto do evento em si. Segundo o estudo da Ernst&Young, a Copa do Mundo no Brasil, dada a sua localização no mapa-múndi e a dimensão continental do país, deverá provocar a emissão de gases no nível do que produzido por conta da Copa na África do Sul. A “pegada” de carbono estimada para a Copa deste ano é 2,75 milhões de toneladas de CO2 equivalente, sendo 67,4% devido a transporte internacional (basicamente viagens aéreas). Os demais itens são transporte entre as cidades e dentro das cidades, uso adicional de energia, energia gasta nas acomodações e construção de estádios.

Desde 2006, com a Copa na Alemanha, a Fifa desenvolve o programa “Green Goal”, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e fazer uma melhor gestão de água, da energia, dos resíduos e do transporte. A Copa no Brasil, segundo os pesquisadores, movimentará R$ 142,39 bilhões adicionais no período 2010-2014, gerando 3,63 milhões de empregos por ano e R$ 63,48 bilhões de renda para a

Shopping Metrópole ganha unidade do Montana Grill Express

O Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista, irá receber a primeira operação da rede de fast food Montana Grill Express, com inauguração prevista para o mês de agosto. Os visitantes do empreendimento poderão encontrar um variado cardápio que tem o grelhado como carro-chefe, mas que conta ainda com quatro tipos de massa, sanduíches na baguete, saladas especiais, além de acompanhamentos como legumes, purê de batata, creme de milho, polenta, farofa, entre muitos outros.

O cliente tem ainda a opção de escolher o Montana Executive, que vem com um grelhado e uma guarnição fixa: arroz, fritas e salada. Os grelhados podem vir acompanhados de deliciosos complementos para incrementar o gostinho de churrasco, como pão de alho, queijo coalho, linguiça calabresa e alho crocante.

O encontro com os amigos no fim de tarde está garantido com o Clube Happy Montana, com chopp e porções especiais. Para completar, a garotada não fica de fora do cardápio, com a opção do Kid Montana, que traz combos sob medida com grelhado, arroz, brócolis, fritas e suco de laranja.

O Grupo Montana Grill nasceu em 1994 por iniciativa de Chitãozinho & Xororó, que queriam expandir seus negócios para além da música e da pecuária. Tendo iniciado suas operações com churrascarias, em 1997 foi criada a rede de grelhados fast food Montana Grill Express.

Consulta de próximo sorteio da nota paulista está liberada

A consulta dos bilhetes para o 20º sorteio da Nota Fiscal Paulista já está liberada no site (www.nfp.fazenda.gov.br). A Secretaria da Fazenda de São Paulo registrou em seu sistema a participação de 4,6 milhões de CPFs e 2 mil CNPJs. No total, foram gerados 63 milhões de bilhetes eletrônicos que concorrerão a um milhão e meio de prêmios.

A 20ª extração da Nota Fiscal Paulista distribuirá R$ 17 milhões, sendo que os três principais prêmios são de R$ 50 mil, R$ 30 mil e R$ 20 mil. Além disso, os consumidores participantes concorrerão a mais 300 prêmios de R$ 1 mil, mil de R$ 250, 15 mil de R$ 50, 76 mil de R$ 20 e 1,4 milhão de R$ 10. O resultado será divulgado pela Secretaria da Fazenda até o dia 15 de julho.

Espaço Alegria no Shopping Plaza Macaé

A partir do dia 15 de julho, o Shopping Plaza Macaé (RJ) traz para a criançada o Espaço Alegria, ação especial para animar as férias de julho. Serão 12 dias repletos com a magia do teatro infantil, com peças como Bob Esponja, A Pequena Sereia, Aladdin, Shrek, O Rei Leão e muito mais.

Os ingressos para as peças serão trocados por 1kg de alimento não perecível que será doado à instituição CETH – Centro de Transformação Humana. “O Espaço Alegria é uma ótima opção para os pais trazerem seus filhos durante as férias de julho. Além de ser um programa com diversão garantida, as crianças terão participação ativa numa ação social”, afirma Emília Mendes, gerente de marketing do shopping.

O Espaço Alegria será realizado de quinta a domingo, entre os dias 15 de julho e 1º de agosto.

Diretor do FMI vê pouco risco de nova recessão mundial

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, reiterou nesta terça-feira que o forte crescimento da Ásia e da América Latina torna improvável uma nova recaída da economia mundial.

Na semana passada, o FMI elevou sua previsão para a expansão global neste ano de 4,2% para 4,6%, mas manteve o cenário para 2011 em 4,3%. “Prevemos que 2011 seja um pouco inferior ao patamar de 2010, mas isso está bem longe de uma nova recessão”, afirmou Strauss-Kahn.

Peter Pan encanta as crianças em evento no Mauá Plaza Shopping

Peter Pan e seus amigos trarão um mundo de magia para a praça de eventos do Mauá Plaza Shopping (SP). A aventura começa ao atravessar a janela de Wendy, onde as crianças vão encontrar um enorme navio pirata com várias atividades como cineminha, uma grande piscina de bolinhas, caça ao tesouro e tiro ao alvo na boca do crocodilo.

A Terra do Nunca traz outras atrações para a criançada como o Camarim das Sereias, A hora da história com Wendy e vídeo games. Muitas brincadeiras dentro de um cenário rico, mágico e cheio de aventuras para alegrar as férias das crianças de Mauá e de todo o Grande ABC.

O evento é gratuito, acontece até 31 de julho na praça central do empreendimento, e seu horário de funcionamento acompanha o horário do shopping: de segunda a sábado das 10h00 às 22h00, e domingos e feriados das 14h00 às 20h00.

Para mais informações acesse www.mauaplaza.com.br.