Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Tivoli Shopping, de Santa Bárbara d Oeste, interior paulista, promove, nos dias 24 e 25 de março, a ação socioambiental de arrecadação de medicamentos “Remédio descartado errado, problema dobrado!”. A campanha tem por objetivo a conscientização dos clientes e funcionários do shopping para a importância do descarte correto dos medicamentos que não são mais utilizados e com prazos de validade vencidos. O remédio, quando descartado de maneira errada pode ser absorvido pelo solo e contaminar rios e córregos.
Cozimento inadequado, falta de higiene na manipulação e refrigeração insuficiente são apenas alguns dos motivos que geram doenças transmitidas pelos alimentos, como as conhecidas bactérias Salmonella spp e Escherichia coli. Para evitá-las, a melhor solução é a informação e capacitação dos trabalhadores deste segmento. Pensando nisso, o Shopping Mueller promove entre os dias 25 e 28 de março um treinamento interno em ‘Higiene e Manipulação de Alimentos’, exclusivo para os estabelecimentos de alimentação do Shopping, totalizando mais de 60 participantes.
O treinamento será composto de palestras, apresentações e orientações técnicas ministradas pela nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) desde 2008, Juliana Soares. Os temas abordados no encontro envolvem desde as boas práticas na cozinha, contaminação, higiene pessoal e do ambiente de trabalho, além das doenças transmitidas pelos alimentos sem o devido cuidado. Para a nutricionista, o treinamento é de grande importância para manter o bem estar dos clientes. “Conscientizar as pessoas envolvidas direta ou indiretamente na manipulação de alimentos sobre a importância de práticas higiênicas visa o bem estar da população”, afirma.
Outros encontros neste sentido já foram desenvolvidos pelo Shopping Mueller que aponta o treinamento como uma oportunidade de capacitação dos lojistas do segmento de alimentação, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 216/04 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Credenciamento
O encontro servirá, ainda, de oportunidade para certificação dos lojistas e franqueados do segmento no Shopping Mueller. Cada participante receberá, após a conclusão do curso, um certificado da Abrasel credenciando o estabelecimento representado.
serviço:
Treinamento para lojas de alimentação do Shopping Mueller
Data: 25, 26, 27 e 28 de março
Horário: Nos dias 25 e 26, das 8h às 12h e das 15h às 19h. Nos dias 27 e 28, somente das 8h às 12h.
Local: Sala de treinamento da Administração do Shopping – restrito aos lojistas.
Endereço: Shopping Mueller – Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico.
www.shoppingmueller.com.br
O setor do comércio na região está em grande ascensão. Com a inauguração de mais shoppings, aqueles já presentes no Grande ABC investem na expansão e revitalização de suas instalações. E esse fenômeno não atinge apenas os centros de compras maiores, mas também aqueles de pequeno porte localizados em áreas centrais das cidades.
Um exemplo é o Shoppinho Santo André, instalado na Coronel Oliveira Lima, tradicional rua do comércio do município. O empreendimento ganhou atenção especial e passou por reformas. Além de ter recebido pintura nova, iluminação, pisos e uma moderna praça de alimentação, o empreendimento reforçou seu mix de lojas. “Hoje temos o Giraffas na parte da gastronomia e lojas grandes como a TIM e a Oi”, afirma Andreia Bezerra Bessa Vieira Rocha, uma das empreendedoras do Shoppinho.
Outro empreendimento que está investindo na melhoria de sua infraestrutura é o Shopping Coração, que fica na principal rua de comércio de São Bernardo, a Marechal Deodoro. “Nosso público é bem específico porque grande parte das pessoas que frequentam o espaço estão de passagem, o centro de compras tem acesso a trólebus e a ônibus, além disso ao seu redor há muitas lojas de rua, bancos, cartórios, escolas e a Igreja Matriz”, contextualiza Cristiane Bergamim, da área de Marketing. Segundo ela, o público é composto em sua maioria pelas classes C, D e E. “São pessoas trabalhadoras, que vivem correndo para resolver suas coisas e buscam praticidade. O estabelecimento está inserido no dia a dia deles.” Cristiane defende que não existe concorrência com os novos grandes centros de compras. “Nosso público busca qualidade, mas, principalmente, preço baixo, e esse quesito os grandes shoppings não podem proporcionar”, reforça. O empreendimento recebe, em média, 600 mil pessoas ao mês e, para estimular as compras e atrair público, tem investido em promoções e em recreação infantil, além da diversificação do mix de lojas. Outra referência para o consumidor da região é o antigo Shopping São Caetano (atual Centro Comercial e Empresarial São Caetano). No entanto, contatada pela reportagem, a administração não quis se pronunciar.
O dólar oscilou, a situação europeia manteve-se instável, e o ano de 2012 foi de muitas incertezas para os negócios mundiais. No entanto, esse panorama passou bem longe da realidade da Lyra Network no Brasil, empresa francesa especializada na transmissão de dados para transações eletrônicas, que comemora a conquista de 129 novos clientes durante o ano 2012, o que fez com que a carteira da companhia no Brasil alcançasse o impressionante número de 350 empresas.
“Por conta da evolução do mercado financeiro no Brasil, a Lyra se encontra hoje em situação privilegiada como provedor de tecnologia para todos os players da cadeia de meios eletrônicos de pagamento. Nosso portfólio de soluções multicanais e de alto valor agregado nos permite ajudar nossos clientes a viabilizar qualquer projeto que envolva pagamentos tanto no mundo do varejo tradicional como no E-commerce”, explica Thierry Costes, diretor da Lyra Network na América Latina.
O executivo ainda comenta a importância do Brasil na Lyra mundial. “São mais de 500 mil pontos de venda em todo o país, conectados a nossa rede e realizando transações eletrônicas com total segurança, 24 horas por dia. Somos responsáveis por mais de 100 milhões de transações por mês. O Brasil representa um terço de todos os negócios do grupo”, afirma.
“Estamos lançando no Brasil uma solução que utiliza o melhor da tecnologia europeia. Uma plataforma robusta, segura, que oferece uma grande riqueza de funcionalidades para otimizar as operações de pagamento on line tanto para pequenas quanto grandes lojas virtuais”.
“Com esta plataforma inovadora, nosso objetivo para os próximos anos é nos tornar uma das principais soluções de pagamento online no país, e, pretendemos que em um ano o PayZen seja responsável por 15% do faturamento da empresa”, conta Costes.
Com know how e tecnologia robusta para a transmissão de dados no mercado financeiro, a Lyra começa a apostar no segmento M2M (Machine-to-Machine) para seguir crescendo em 2013.
“Estamos falando de um mercado amplo que atende a diversos segmentos, desde empresas de serviços de utilities (energia, gás, água), até empresas de rastreamento e de segurança eletrônica”, explica Costes.
A experiência em meios de pagamento, um mercado extremamente exigente em termos de disponibilidade, desempenho e segurança, permite à Lyra Network oferecer serviços para as verticais M2M, que possibilitam a seus clientes reduzir custos com implantação, gerenciar com eficácia recursos de comunicação e otimizar sua operação,” comenta Costes.
Expectativas 2013
Com os planejamentos voltados para o mercado M2M e o lançamento do PayZen no Brasil, a Lyra carrega grandes expectativas para 2013 e próximos anos. “Investimos permanentemente para atender com excelência todos nossos clientes, e, com a evolução dos novos mercados, esperamos aumentar nosso faturamento no Brasil para R$ 200 milhões nos próximos cinco anos”, completa Costes.
A Dematic, empresa especializada em soluções logísticas para distribuição e armazenagem, inaugurou, hoje, o primeiro Brand Center no Brasil. Localizado em São Paulo, o espaço foi projetado para apresentar os produtos e serviços oferecidos pela companhia para diferentes setores da economia.
Em uma área junto à sede, em São Paulo, a Dematic, que cresceu em torno de 50% nos últimos três anos, recepcionará os clientes para apresentar a força competitiva de uma eficiente cadeia de intralogística. No local, os visitantes poderão ter contato com as soluções desenvolvidas pela empresa através de uma interação multimídia em um telão touch screen de 55 polegadas, que inclui vídeos, imagens 3D e apresentações institucionais.
“Durante a recepção no Brand Center, ofereceremos um atendimento customizado, com o foco no negócio de cada cliente e prospect”, explica Eduardo Tedesco, diretor de marketing e vendas da Dematic para a América do Sul.
Segundo ressalta o executivo, a abertura de um Brand Center no Brasil reforça a aposta da empresa no mercado nacional e a intenção de expandir ainda mais o relacionamento e atividades com os clientes atuais e futuros, oferecendo um espaço diferenciado para reuniões e apresentações, onde possam ser demonstradas as tendências do setor de intralogística e a expertise mundial da Dematic na área. Países como Alemanha, Estados Unidos e China já contam com essa estrutura.
“Queremos enfatizar a importância em se investir em intralogística para aumentar a produtividade das empresas. Ter uma infraestrutura de transportes equilibrada é fundamental, mas ter um processo bem desenhado de logística interna é um diferencial muito importante para o crescimento dos negócios”, finaliza.
A expectativa é que, no futuro, o Brasil tenha também um Centro de Tecnologia (Tech Center), que permitirá no local a demonstração e o manuseio de várias soluções integradas, que buscam otimizar os processos de logística, aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais.
Acompanhando a movimentação positiva do mercado varejista o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr., promoverá seu 1º Fórum Nacional do Varejo, de 22 a 24 de março no Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP).
O evento terá curadoria de um dos maiores especialistas em comércio varejista do Brasil, Marcos Gouvêa de Souza, presidente da GS&MD e do LIDE Comércio.
A partir do tema central Contribuição do Varejo no Desenvolvimento Econômico e Social do País, líderes empresariais e políticos debaterão sobre o varejo brasileiro e tratarão de oportunidades, desenvolvimento, tecnologia e posicionamento do setor no Brasil. A programação do Fórum apresentará um seminário com cinco palestras com temas atuais e importantes para o setor. A abertura será realizada por Geraldo Alckmin, governador de São Paulo.
O primeiro painel será apresentado por Flávio Rocha, presidente da Riachuelo, sobre A relevância econômica, social e política do varejo no Brasil. Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, falará sobre A contribuição estratégica do varejo para o País. O presidente do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana, debaterá sobre O repensar das relações entre fornecedores de produtos, serviços e o varejo; Alexandre Szapiro, vice-presidente da Amazon Brasil, apresentará O varejo na era digital. Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário, trará o tema Gerando talentos para uma nova realidade nas relações de consumo.
Durante o evento acontecerá a cerimônia de entrega do Prêmio LIDE de Varejo, reconhecimento aos maiores destaques do setor. São onze categorias: Personalidade de Varejo do Ano, Atendimento de Varejo, Comunicação Promocional de Varejo, Franchising no Varejo, Gestão de Marcas Próprias, Gestão de Pessoas no Varejo, Inovação em Formato de Loja, Logística de Varejo, Relacionamento com Fornecedores, Sustentabilidade no Varejo e Varejo Digital.
O Grand Plaza Shopping, maior centro de compras da região do Grande ABC, preparou campanha exclusiva para divulgar um de seus novos espaços: o Boulevard Gastronômico.
Desenvolvida pela agência Rino Com, a campanha destaca pontos fortes dos três restaurantes presentes no espaço, além das especialidades de cada casa, que diversificam o mix de opções gastronômicas do empreendimento.
O material publicitário terá publicação em veículos de grande circulação no Grande ABC, como a Revista Dia a Dia, jornais Metro e Diário do Grande ABC, Revista Veja ABC Comer & Beber, além de outdoor e frontlights em pontos estratégicos da região e do empreendimento, placas de cancela, banner de elevador, painel interno, Tv’s internas, links patrocinados no Facebook, flyer e e-mail marketing para público qualificado.
Sobre o Boulevard Gastronômico – Trata-se de um charmoso espaço gourmet dedicado aos clientes que buscam atendimento exclusivo e diferenciado. Com a inauguração da expansão do empreendimento, a nova área recebeu três restaurantes, todos com mesas e serviços próprios, que oferecem diferentes opções aos mais diversos paladares.
O projeto do Boulevard tem como principal característica a instalação de um skylight, que proporciona iluminação natural, permitindo que os clientes tenham contato com o ambiente externo. Uma praça arborizada com lounge também foi instalada no local, como área de convivência para o público do empreendimento.
Para os apreciadores da boa comida de boteco, o Cruzeiro’s Bar abriu sua primeira filial em shopping center. Destinado ao público que busca ambiente agradável e de bom gosto, o bar oferece um novo conceito de ponto de encontro, servindo comida brasileira com receitas tradicionais de boteco e diversidade de bebidas. A operação faz parte do grupo de bares da família Dargas, referência em gastronomia e lazer na cidade de São Paulo e dona de outras quatro marcas de restaurantes.
Em homenagem a passagem dos 464 anos da cidade de Salvador, o Shopping Center Lapa lançou nesta sexta-feira (15), o concurso cultural “Meu olhar, minha Salvador”, que consiste em mostrar através do olhar do participante aquilo que há de melhor em Salvador, visto através da sua janela, que pode ser a janela de casa, do trabalho, da escola ou até mesmo do ônibus. O concurso é, também, uma ação que marca o início da atuação do Center Lapa nas redes sociais.
As imagens deverão ser enviadas até o dia 20 de março, às 18h, e o resultado será divulgado no dia 21. Para participar é simples, basta curtir a Fan Page do shopping no Facebook (http://www.facebook.com/centerlapassa) e seguir no Instagram (@centerlapa (http://www.instagram.com/centerlapa). Feito isso, o internauta deverá postar uma ou mais fotos no Instagram ou no Facebook utilizando as hashtags #minhajanela e/ou #centerlapa.
Serão escolhidas cinco imagens que farão parte da coleção de cartões postais, que será lançada e distribuída pelo shopping para celebrar o aniversário da cidade. O autor da melhor fotografia receberá como prêmio uma câmera fotográfica instantânea da Fujifilm. Além disso, as cinco imagens farão parte da decoração das áreas do shopping como banheiros, fraldário e central de atendimento.
Ficha Técnica
Concurso Cultural: “Meu olhar, minha Salvador”.
Objetivo: entreter os participantes, envolvendo-os em um concurso cultural que estimule a criatividade, interatividade e compartilhamento de fotos que demonstram a relação de orgulho que o participante tem com a sua cidade, Salvador, e a sua história, sobre seu olhar de uma janela.
Como participar: o usuário do Facebook deverá “Curtir” a Fan Page do Center Lapa, ou seguir o perfil no Instagram e demonstrar por meio de fotos a beleza da cidade do Salvador usando as hashtags: #minhajanela e/ou #centerlapa.
Período: 15 a 20 de março de 2013, até às 18h.
Divulgação do resultado: 21 de março de 2013.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), mostrou que a economia brasileira pode ter iniciado 2013 em recuperação ao avançar 1,29% em janeiro ante dezembro, de acordo com dados dessazonalizados.
O indicador divulgado nesta sexta-feira mostrou aceleração da atividade depois de a autoridade monetária ter revisado o dado de dezembro sobre novembro para queda de 0,45%, após avanço de 0,26% divulgado anteriormente.
Na comparação com janeiro de 2012, o IBC-Br avançou 2,73% e acumula em 12 meses alta de 0,7%.
O resultado ajuda a reforçar a perspectiva de recuperação da economia brasileira neste início de ano, após ter registrado em 2012 o pior desempenho em três anos, com expansão do PIB de 0,9% no ano.
Tanto a indústria, que pesou com força sobre o crescimento no ano passado, quanto o setor de varejo já mostraram mais fôlego em janeiro. A produção industrial avançou 2,5% no primeiro mês do ano –maior expansão mensal em quase três anos– e o varejo, 0,6.
Pesquisa Focus do BC mostra que o mercado estima crescimento de 3,1% do PIB em 2013, com expansão de 3% da produção industrial.
Para 2012, o BC também revisou o resultado fechado do IBC-Br, de expansão de 1,35% para apenas 0,52%. O indicador incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia -serviços, indústria e agropecuária.
PIB de 2012
A economia brasileira cresceu 0,9% em 2012, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No quarto trimestre, o crescimento foi de 0,6% em relação ao trimestre anterior, e de 1,4% em relação ao quarto trimestre de 2011. Foi o pior desempenho anual da economia desde 2009, quando encolheu 0,3%. Em 2011, houve crescimento de 2,7% e, em 2010, de 7,5%.
Ministro diz que crise não bateu na porta do brasileiro
Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a crise econômica mundial não foi sentida pelos brasileiros. “A crise internacional não bateu na porta da família brasileira. Em 2012, tivemos um ótimo resultado do emprego. Os brasileiros estão adquirindo casa própria, automóveis… Para a população foi um ano de melhoria das condições de vida”, disse.

