Detran-AM quer instalar postos de atendimento em shoppings.

O processo de emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e licenciamento de veículos no Departamento Nacional de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) ganhará agilidade. É o que garante o diretor-presidente do órgão, Leonel Feitoza. Em entrevista ao G1, ele afirmou que o órgão está conversando com as direções dos principais shopping centers de Manaus para instalar lojas com todos os serviços do Detran na capital.

De acordo com o titular da pasta, a medida representará mais facilidade para a população, que poderá requerer o serviço a qualquer dia e horário. “Nisso se incluirá até mesmo as clínicas de exame. Também estamos estudando a possibilidade de colocar pelo menos cem totens – como bancos 24h – para que as pessoas possam fazer pagamentos e conferir documentos sem ter que ir ao Detran”, afirmou.

Além dos shoppings e dos serviços 24h, a internet e o telefone também servirão para aperfeiçoar o processo, segundo Feitoza. A partir da segunda quinzena de abril, o site da entidade e o Disque-Detran poderão ser utilizados para marcar a ida à sede do departamento, na Avenida Recife, Zona Centro-Sul de Manaus. “Nesse sistema, o indivíduo já saberá, de imediato, o horário e o guichê no qual será atendido. No início, deixaremos dois guichês à disposição daqueles que não agendaram a sua ida. Já quem agendou, mas não chegou no horário marcado, será atendido posteriormente, sem furar a fila”, explicou o diretor-presidente do Detran, acrescentando que outra medida em curso é a mudança do período para remarcar o exame de direção. “Hoje tem que se esperar 90 dias. Queremos diminuir para 15, no máximo”, completou.

Shoppings da BRMALLS no Paraná participam da Hora do Planeta.

Os shoppings da BRMALLS no Paraná se engajam na luta contra o aquecimento global. Neste sábado, dia 23 de março, cinco empreendimentos administrados pela empresa participam da Hora do Planeta, ação criada mundialmente pela organização não-governamental WWF Brasil.

A partir das 20h30, a fachada dos shoppings ficarão às escuras durante 60 minutos, em um ato simbólico que irá gerar uma economia de energia. A ação, que engloba o Catuaí Londrina, Catuaí Maringá, Crystal, Curitiba e Londrina Norte, faz parte de uma iniciativa para conscientizar a população sobre a necessidade do desenvolvimento sustentável.

Voyeurismo no varejo – O manequim pode estar te olhando!

Sim. Ao entrar em uma loja para comprar uma roupa, você pode estar sendo observado e filmado, não de uma maneira tradicional, por câmeras no teto, mas por manequins. Com o objetivo de criar um mapeamento das carasterísticas do consumidor, uma empresa de tecnologia italiana criou o EyeSeen Manequin. Este invento foi desenvolvido para atender cada vez mais as necessidades das varejistas por novas tecnologias como ferramenta de gestão. Na realidade, as varejistas estão em uma corrida contínua por inovação como forma de atender melhor seus consumidores.

O Eyeseen manequim é equipado com uma câmera para olhos que possuem um software de reconhecimento facial que possibilita o reconhecimento de idade, sexo e cor, como também o número de pessoas que entram e saem das lojas. Outro detalhe importante é a estatística de quais peças de roupas os consumidores mais levantaram, indepedentemente de terem comprado. A cadeia de lojas Benethon é uma das cinco varejistas que estão testando o produto.

Este mapeamento possibilitou uma cadeia de lojas criar uma linha de roupas para crianças através de dados levantados que mostravam que na parte da tarde mais da metade dos clientes era de crianças. Outra loja trocava o display da vitrine até as 14h, pois passou a detectar que a maioria dos clientes até essa hora era de homens. E uma outra varejista colocou um vendedor asiático em uma de suas portas após perceber que depois das 16h, a maioria de entrantes por esta porta eram asiáticos.

Como podemos verificar, no mundo de hoje as varejistas devem desenvolver novas estratégias para captar os consumidores. A concorrência é predatória, forçando as margens cada vez mais para baixo, por isso que pequenas mudanças ou pequenos detalhes podem fazer a diferença. Hoje o consumidor está cada vez mais atento, seja no display e arquitetura da loja, ou na disposição dos produtos para venda, ou ainda no atendimento diferenciado. E o que é mais interessante é que toda esta percepção se espalhou pelas classes sociais A, B, C.

Uma varejista que consegue monitorar seus clientes e descobrir suas reais necessidades, adaptando seu negócio a uma nova realidade de consumo, cria uma enorme vantagem competitiva sobre as concorrentes.

Shopping Center D lança Concurso Cultural de Páscoa.

O Shopping Center D, um dos mais completos e frequentados centros de compras da zona norte, lançou nesta quinta-feira (21/03), concurso cultural de Páscoa em sua fanpage no Facebook.

Válida até 27 de março, a ação vai premiar três ganhadores com cestas e ovos de chocolate das marcas Munik, Cacau Show e Chocolates Brasil Cacau.

Para concorrer, o participante deverá acessar a página do empreendimento (www.facebook.com/shoppingd), clicar na aba “Páscoa Shopping D 2013” e enviar uma imagem ou foto que faça referência ao tema “O que a Páscoa representa para você?”. Após realizar um cadastro, já estará participando do concurso. As propostas serão analisadas por uma comissão julgadora do Shopping Center D e serão divulgadas no dia 28.

Os três autores das imagens que melhor representar o tema ganharão, respectivamente:
1º – Cesta de chocolates Toca do Coelho Munik, ovo de chocolate Cacau Show e caixa de mini ovinhos Chocolates Brasil Cacau;

2º – Cesta de chocolates Cacau Show, ovo de chocolate Pão de Mel Munik e caixa mini trufas Chocolates Brasil Cacau;

3º – Cesta de chocolates Delicia Munik, caneca de porcelana com trufas sortidas Cacau Show e caixa de mini trufas Chocolates Brasil Cacau.

Serviço:
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 1100, Canindé
Telefone: (11) 4506-6000

Shopping Plaza Sul recebe a beleza dos oceanos em exposição fotográfica.

Um grande cenário vai surpreender os visitantes do Shopping Plaza Sul a partir de hoje, 21 de março, na inédita e exclusiva exposição fotográfica do livro Vidas do Azul. Em parceria com o Colégio Renovação, a mostra reúne, na Praça de Eventos, 24 imagens de acervo do reconhecido projeto Tamar publicadas pela Editora Bambu no livro Vidas do Azul.

Impressas em grandes painéis de voile e suspensas por cabos presos no teto do empreendimento, as fotos ampliadas formam uma estrutura vertical de 15 metros de altura e seis de diâmetro, num total de 400 quilos. O espaço recebe aromatização do característico cheirinho da água do mar.

O formato desse grande tubo circundado pelas imagens oferece aos visitantes a observação a partir de diferentes experiências. Se o olhar partir de baixo para cima, é possível sentir a fragrância do mar e perceber sua imensidão azul, como num refrescante mergulho. Pela manhã, a transparência do voile garante às fotos o brilho da luz natural do oceano. Já na parte da noite, a vida marinha fica mais compacta nas imagens, traduzindo a percepção das águas ao anoitecer. Existe ainda a possibilidade de um almoço com vista para o mar, já que a exposição alcança o piso da praça de alimentação.

Por ser um imenso móbile conectando as imagens, o cenário transmite a suave movimentação que lembra o ir e vir das ondas do mar. Os elevadores panorâmicos do Shopping estarão envelopados com imagens de tartarugas e tubarões que sobem para respirar e voltam ao fundo do mar, de acordo com o fluxo das pessoas dentro deles.

O objetivo é recriar a imensidão dos oceanos, oferecendo um lúdico ambiente capaz de envolver adultos e crianças num incrível jogo de imagens e sensações. “Acreditamos que belas imagens atingem diretamente a alma humana e desejamos que, por meio dos flagrantes da natureza captados no livro, as pessoas aprendam a viver cada vez mais em harmonia com o meio ambiente e a contemplar as belezas naturais”, afirma Alessandra Daga, gerente de Marketing do Shopping Plaza Sul.

Todos os detalhes da exposição foram cuidadosamente elaborados para que a breve visita à vida do fundo do mar seja inesquecível. Além das impressionantes experiências com as imagens, quem visitar o espaço também vai conhecer um pouco mais sobre o Tamar por meio de um vídeo com as principais realizações do projeto e ainda três painéis ilustrativos, com informações de peixes, cetáceos e tartarugas e bases do Tamar pelo Brasil.

Exposição Fotográfica do livro Vidas do Azul
Data: 21 de março a 5 de maio de 2013
Horário: de segunda a domingo, das 14h às 20h
Local: Praça de Eventos – Piso Térreo/Imigrantes
Endereço: Praça Leonor Kauppa, nº 100, Saúde/SP
Telefone: (11) 4003-7220
www.shoppingplazasul.com.br

Praia Shopping investe em curso de capacitação para lojistas e funcionários.

Na última quarta-feira (20), o Praia Shopping deu início à quarta edição do Praia Training, programa de capacitação para lojistas e funcionários do mall. Elaborado pelo departamento de marketing, o treinamento tem o objetivo de trabalhar as atitudes, as características e os potenciais das equipes de vendas do mall durante todo o ano de 2013. “Queremos garantir um atendimento de alta qualidade para nossos clientes e proporcionar às nossas equipes a oportunidade de trocar experiências e agregar conhecimento”, destacou Danielle Leal, gerente de marketing do shopping.

A abertura contou com um café da manhã especial para os participantes e também com palestra sobre como o visual merchandising pode agregar valor a loja e garantir melhores resultados nas vendas, ministrada pela consultora Késia Araújo, de Pernambuco.

Nesta edição, serão realizados 15 módulos diferentes, sendo 8 exclusivos para lideranças (lojistas, gerentes e supervisores) e 7 para as equipes de vendas e atendimento, juntamente com 2 workshops. Os primeiros módulos serão: “O poder da mudança – Como se tornar uma pessoa com resultados – PCL”, voltado para os proprietários, gerentes e líderes; e “O poder da mudança – Como se tornar uma pessoa com resultados e técnicas de negociações”, voltado para as equipes de vendas das lojas instaladas no Praia.

Número de consumidores com mais de 60 deve passar de 2 bi até 2047.

Até 2047, serão ao menos 2 bilhões de consumidores no mundo na chamada terceira idade, acima de 60 anos. No Brasil, a população nessa faixa etária deve chegar a 61 milhões, equivalente a 28% da população total projetada para o país (217 milhões), segundo dados do IBGE.

Dois terços dos consumidores de todo o mundo na faixa de 70 a 80 anos vão às compras no mínimo duas vezes por semana.

Na lista de compras de produtos mais consumidos estão itens como alimentos, bebidas, medicamentos (comprados sem prescrição médica) e cosméticos escolhidos não em quantidade, mas, sim, pela qualidade –o que torna o consumo mais seleto e os gastos maiores.

O Brasil é um dos países em que esses consumidores, considerados mais experientes e exigentes, terão significativo aumento de participação no total da população.

De 9,7% da população em 2005, passarão para 15,4% em 2020, segundo aponta estudo feito pela consultoria A.T. Kearney e pelo CGF (The Consumer Goods Forum, fórum de bens de consumo). O fórum reúne 400 empresas, que respondem por vendas que, juntas, somaram US$ 3,3 trilhões de dólares.

Realizado com 3.000 entrevistados de 60 anos ou mais de sete países, o levantamento analisa o impacto do envelhecimento dos consumidores e aponta questões relacionadas a como as empresas têm de se adaptar para atender a necessidade dessa população.

Também foram feitos debates com especialistas independentes e do setor privado, com foco em envelhecimento, nutrição, planejamento urbano, sociologia, psicologia familiar e outros campos em outubro do ano passado.

Chama atenção no estudo o fato de os consumidores mais maduros do México e Brasil estarem mais interessados em fazer compras on-line, e os do Reino Unido, com mais de 55 anos, estarem no grupo que mais cresce em relação ao uso da internet para o consumo.

“O poder aquisitivo dessa população é maior do que em pessoas mais jovens”, diz Carlos Higo, diretor da consultoria.

No Brasil são apontadas como prováveis causas para a melhora da renda dos consumidores mais maduros: o fato de mais pessoas da terceira idade continuarem ativas no mercado de trabalho, a melhora na distribuição de renda (apesar de desigualdades regionais ainda serem grandes), com políticas como aumento real para o salário mínimo, e aquecimento da economia.

Conheça as marcas mais valiosas do varejo brasileiro em 2013.

A Natura é a marca mais valiosa do varejo no país, com valor de quase 4 bilhões de dólares, segundo o relatório anual Best Retail Brands 2013 (melhores marcas de varejo), da consultoria internacional de branding Interbrand.

O estudo, divulgado hoje, traz pela primeira vez marcas brasileiras. O ranking prossegue com a Renner, quase oito vezes menor que o primeiro lugar, e avaliada em 500 milhões de dólares. O primeiro lugar mundial é do Walmart, com valor de marca de 141 bilhões de dólares.

Entre os critérios de avaliação, a consultoria observa o monitoramento das necessidades dos consumidores, cultura de resposta eficiente e experiência de marca, entre outros.

1º. Natura – 3,9 bilhões de dólares

2º. Renner – 512 milhões de dólares

3º. Casas Bahia – 382 milhões de dólares

4º. Lojas Americanas – 361 milhões de dólares

5º. Extra – 319 milhões de dólares

6º.Hering – 212 milhões de dólares

7º. Pão de Açúcar – 187 milhões de dólares

8º. Havaianas – 167 milhões de dólares

9º. Pontofrio – 147 milhões de dólares

10º. Magazine Luiza – 136 milhões de dólares

10,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra pela internet em 2012.

Os brasileiros estão mais propensos a fazer compras pela internet. Prova disso, são os dados revelados pela e-bit, através do Workshopprs que aconteceu nesta quarta-feira (dia 20), mais de 10 milhões de brasileiros realizaram uma compra pela internet pela primeira vez em 2012, ao todo foram realizados 66,7 milhões de pedidos em 2012, um valor 24,2% maior do que registrado no ano anterior. Com isso já são mais de 42,2 milhões de pessoas que fizeram, ao menos, uma compra online até hoje no Brasil.

De acordo com a e-bit, o E-commerce faturou 22,5 bilhões em 2012, um crescimento nominal de 20% em relação a 2011, quando havia registrado 18,7 bilhões em vendas de bens de consumo. A Black Friday colaborou para alavancar o faturamento de 2012 e se consolidou de vez no Brasil como uma nova data sazonal e rendeu números recordes. No dia 23 de novembro, foram faturados 243,8 milhões em bens de consumo nas vendas online, em apenas 24 horas. A expectativa de faturamento em e-commerce para 2013 é de 28 bilhões.

Segundo Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, a evolução deve-se principalmente pelas ações promocionais promovidas pelas lojas virtuais e incremento de vendas de produtos de maior valor agregado no 2º semestre de 2012. “Além de ter recuperado o fôlego do 1º semestre principalmente pela dificuldade do governo em estimular a economia, a segunda metade do ano conseguiu equilibrar a balança com incremento de vendas de produtos de maior valor como smartphones, tablets e notebooks que ajudaram a elevar o tíquete médio do 2º semestre se comparado ao 1º: R$338 x R$346.

Para Luís Felipe Cota, cofundador e diretor de marketing da Goomark, agência de comunicação e marketing para pequenas e médias empresas (PMEs), os números mostram uma grande oportunidade para o empreendedor aumentar seu faturamento e estar presente nas lojas virtuais e não só nas lojas físicas. “O cenário de compras no Brasil está mudando, as pessoas estão cada vez mais confiantes em comprar pela internet, os empreendedores que tem só a loja física precisam enxergar esse novo momento e passarem a comercializar seus produtos pela internet e aumentar seu faturamento”, avalia Cota.

Em 2012, 46% das pessoas que fizeram sua primeira compra online, possuíam renda familiar entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00, faixa pertencente à Classe C. As categorias com maior volume de pedidos foi definida da seguinte maneira: ‘eletrodomésticos’ em primeiro, com 12,4%, seguida de ‘moda e acessórios’, cada vez mais consolidada, com 12,2%. Em terceiro, ‘saúde, beleza e medicamentos’ com 12%. Completando o ranking ficaram ‘informática’ com 9,1% e ‘casa e decoração’, com 7,9%.