Mais de 47% dos brasileiros tiveram algum parcelamento em fevereiro.

Mais de 47% dos brasileiros afirmaram ter algum financiamento no mês de fevereiro de 2013. Segundo dados da Fecomércio-RJ/Ipsos, o número aumentou em relação ao mesmo período de 2012, quando o percentual era de 44%.

De acordo com o economista da entidade, Christian Travassos, os parcelamentos avançaram pelo incentivo continuado do governo a segmentos dependentes de crédito e pela quitação de parte dos atrasos, permitida pela formalização crescente do mercado de trabalho.

Em comparação com fevereiro de 2012, a inadimplência nos parcelamentos caiu 5,8 pontos percentuais, registrando o menor patamar para o mês desde 2010.

Em relação ao tipo de parcelamento, o carnê continua na liderança, com 56,3% das citações, mesmo que seu uso tenha recuado 7,5 pontos percentuais em relação a fevereiro do ano passado.

Em segundo lugar, vem o cartão de crédito (37,1%), seguido de longe pelo empréstimo em financeira (7,1%). As adesões ao cartão de crédito e ao empréstimo em financeira aumentaram no período.

Sobre orçamento familiar, 47,8% dos brasileiros informaram que o rendimento do mês seria a conta certa para o pagamento de todas as despesas. Para 32,5% haveria sobra, ao passo que 17,0% não teriam dinheiro suficiente para pagar todas as contas.

Entre os brasileiros com algum recurso extra, a intenção mais citada é gastar com alimentação (31,7%). Poupar para gastar no futuro é a opção escolhida por 20,4% dos entrevistados com alguma sobra, enquanto 17,0% preferem guardar o dinheiro para o caso de necessidade futura.

A pesquisa foi realizada com mil consumidores de 70 cidades brasileiras, incluindo nove regiões metropolitanas.

Vendas no comércio devem subir 4% neste Dia das Mães, prevê CNDL.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgou nesta quinta-feira (4) que estima aumento de 4% nas vendas do comércio varejista para o Dia das Mães deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a CNDL, o gasto médio do consumidor brasileiro deverá ser de R$ 80.

O número é calculado com base na estimativa de consultas feitas ao banco de dados do SPC Brasil, o Serviço de Proteção ao Crédito, para compras pagas no cheque ou crediário, diz.

Em nota, o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, avalia que haverá, sim, um crescimento, mas não tão forte, uma vez que todos os índices de confiança do consumidor se apresentam em patamares relativamente baixos. “Além disso, o nível de endividamento do brasileiro inibe o poder de compra por meio do crédito”, observa.

Venda de medicamentos deve crescer 12% e movimentar R$ 70 bi em 2013.

Impulsionado pelas classes B e C, o comércio de medicamentos deve crescer 12% e movimentar R$ 70 bilhões em 2013, segundo levantamento do Ibope Inteligência.

A classe C é responsável por quase metade do consumo de remédios no país, com um potencial de consumo de R$ 32 bilhões (45% do total). A classe B deve gastar neste ano R$ 24 bilhões (34%), as classes D/E, R$ 8,6 bilhões (12%) e a A, R$ 6,6 bilhões (9%).

Apesar da última colocação no gasto total com medicamentos, a classe A representa apenas 3% dos lares brasileiros. A classe C, por outro lado, corresponde a mais da metade dos domicílios do país (53%).

Segundo o levantamento, o gasto anual dos brasileiros com remédios é de R$ 430,92.

Ao analisar o consumo anual de medicamentos por região, o Sudeste tem o maior potencial de consumo, com R$ 37 bilhões (52% do total), seguido pelas regiões Sul (R$ 12 bilhões), Nordeste (R$ 13 bilhões), Centro-Oeste (R$ 5,7 bilhões) e Norte (3,9 bilhões).

Apesar do maior consumo no Sudeste, a região Sul é a que apresenta o maior consumo por habitante: R$ 494,71 por ano. O Sudeste vem em segundo lugar (R$ 483,09 por habitante), seguido de Centro-Oeste (R$ 441,89), Nordeste (R$ 323,92) e Norte (R$ 318,03).

Procura por boa gastronomia aumenta nos shoppings.

O aumento da renda e a procura cada vez maior por refeições fora de casa têm alterado o perfil do consumidor brasileiro. Atualmente, os shoppings não representam apenas espaços para o consumo de bens, mas também são alternativas cada vez mais procuradas de locais para fazer as refeições diárias e até aproveitar o happy hour com os amigos. A procura dos investidores, inclusive, já começa a concorrer em igualdade e até superar a busca por lojas de vestuário, acessórios e calçados.

Segundo um levantamento feito em 2012 pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado (IPDM), 55% dos clientes que vão ao cinema nos shoppings também frequentam a praça de alimentação e a média de gasto no espaço é de cerca de R$ 13,00.

Atentos a essa realidade, os shoppings Curitiba e Estação se anteciparam e começaram a reformar espaços e a investir no setor. Para se ter uma ideia do quanto ele é importante para os negócios, somente das 12h às 14h, o Shopping Estação recebe 25% do fluxo de pessoas total de um dia. No Curitiba esse índice atinge os 26%.

Em junho de 2009, o Shopping Curitiba criou o Largo Curitiba, um espaço onde o cliente desfruta de refeições diferenciadas ao som de um repertório variado, formado por artistas da música instrumental.

Já o Shopping Estação, desde o início do ano, está ampliando a capacidade da praça de alimentação do espaço, que passará a ter mais de 1.600 lugares após a conclusão da reforma, prevista para o segundo semestre deste ano. Atualmente, os dois empreendimentos contam com quase 40 operações cada, entre restaurantes, lanchonetes, quiosques, bares e cafés.

Desempenho mais favorável do setor automotivo em março aponta para expansão da indústria no período.

Após alta em janeiro, revertida quase totalmente pela queda em fevereiro, os indicadores antecedentes tem apontado para expansão da indústria em março. Incorporando os resultados do setor automotivo, conhecidos ontem, estimamos, de forma preliminar, elevação de 1,5% da produção industrial no último mês. A produção de veículos (excluindo máquinas agrícolas) totalizou 319,1 mil unidades em março, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Esse número representa avanço de 7% ante fevereiro, na série livre de efeitos sazonais. Já as vendas para o mercado interno somaram 283,9 mil unidades, subindo 2,2% na mesma base de comparação. Além disso, as exportações do setor cresceram 9,8% entre fevereiro e março, alcançando 41,8 mil unidades. O resultado líquido desses movimentos foi uma redução dos estoques, que passaram de 30,1 para 29,2 dias de vendas, na série com ajuste sazonal. O destaque ficou com o segmento de caminhões, cuja produção subiu 9,3% em março, encerrando o primeiro trimestre deste ano com crescimento de 32,8% ante os últimos três meses de 2012. Para os veículos de passeio, a produção avançou 7,2% na margem em março. Em sentido oposto, o desempenho do segmento de motocicletas seguiu mais moderado, com sua produção chegando a 131,2 mil unidades no terceiro mês do ano, segundo divulgado ontem pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Isso representa queda de 26,9% frente a março de 2012; na comparação com fevereiro deste ano, a retração chegou a 8,7%, já descontados os efeitos sazonais. No mesmo sentido, o número de motocicletas comercializadas somou 129,9 mil unidades, com recuo interanual de 21,1% e de 4,5% na margem. Nos próximos dias, serão conhecidos outros indicadores que nos ajudarão a calibrar a intensidade e o grau de disseminação da recuperação da indústria em março.

Extra lança Marketplace

Com investimento inicial de cerca de R$10 milhões, contemplando marketing e tecnologia, a Plataforma será operada pela Nova Pontocom, empresa de comércio eletrônico do Grupo Pão de Açúcar.

O Extra, que já opera em diferentes formatos de varejo no mercado nacional, amplia a atuação da rede e lança sua plataforma de marketplace pelo Extra.com.br. O marketplace trata-se de um modelo de vendas que reúne, em um mesmo site de comércio eletrônico, ofertas de diferentes lojas com inúmeras opções de produtos e praticidade no momento do pagamento, já que o cliente realiza apenas uma única transação, em um mesmo carrinho de compras virtual.

Com esse lançamento, o cliente se beneficiará de um serviço diferenciado, constituído por preços baixos, amplo sortimento e variedade de diferentes marcas, com estratégias promocionais distintas, como num grande shopping center, e tendo toda a oferta de alimentos de um grande hipermercado. As lojas, por sua vez, têm a possibilidade de alavancar suas vendas ao oferecer produtos e serviços em um mesmo ambiente virtual, se beneficiando do alto fluxo de consumidores que o Extra.com.br já possui.

Para implantação dessa plataforma, a Nova Pontocom destacou um time de profissionais que avaliou as melhores práticas mundiais do segmento, resultando na oferta de uma solução tecnológica e de negócios adequado ao mercado brasileiro e ao comportamento de consumo verificado nesse mercado. “Trouxemos o modelo de marketplace completo para o Brasil em linha com as melhores práticas mundiais, com a vantagem de fazer isso com uma marca reconhecida como o Extra”, afirma German Quiroga, fundador e CEO da Nova Pontocom. Para o lançamento, a Nova Pontocom desenvolveu plataforma tecnológica com novas funcionalidades, soluções escaláveis e customizadas para a melhor interatividade do consumidor e a melhor integração com as lojas especializadas. Para Quiroga, “esse lançamento reafirma a estratégia de expansão dos negócios da Nova Pontocom oferecendo soluções valorizadas pelo consumidor, com excelente nível de serviço”.

O Extra assume o compromisso de manter um alto nível de serviço também de suas lojas especializadas. A marca é responsável pela curadoria das lojas que integrarão o seu marketplace, além da responsabilidade em acompanhar constantemente a qualidade das lojas parceiras, o que inclui desde a plataforma tecnológica para realização das vendas, até o atendimento aos consumidores. A logística de entrega por enquanto é de responsabilidade de cada lojista. Os clientes também contribuirão com o processo de melhoria contínua por meio de avaliações, atribuindo notas para as lojas e seus produtos. As lojas interessados em vender seus produtos no Extra Marketplace devem entrar em contato por meio do endereço: www.extra.com.br/vendanoextra

Lema21 – Smart Eyewear apresenta sistema exclusivo de experimentação.

Recém-lançada, a Lema21, marca de óculos de grau que oferece pela internet produtos de qualidade, inova mais uma vez com o sistema “Prove em Casa”, uma exclusividade para o comércio eletrônico (e-commerce) no Brasil. O serviço, que é gratuito, possibilita que o consumidor receba em sua residência um kit com quatro amostras de armações para escolher a que melhor se adapte ao seu rosto. O cliente terá quatro dias para experimentar os óculos e então, optar pela compra de um modelo com as lentes.

O serviço está sendo oferecido nesse primeiro momento para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Até o segundo semestre, o “Prove em Casa” se estenderá para o território nacional.

Além da novidade, a marca oferece os serviços: “Espelho Virtual e “confecção de lentes via internet”. Para o “Espelho Virtual”, o consumidor poderá no site utilizar uma ferramenta que aplica a imagem do óculos na foto de seu rosto.

Os óculos da Lema21 possuem design exclusivo e têm preço único, incluindo lentes orgânicas com tratamento antirrisco e antirreflexo.

O segredo em oferecer um produto de excelência com um preço tão atrativo está na estratégia de disrupção de mercado que consiste contornar os intermediários da cadeia tradicional para oferecer uma opção que equilibra a equação: design + qualidade = preço. As armações têm a mesma qualidade que um produto de preço superior e são produzidas pelas mesmas fábricas que atendem grandes marcas internacionais.

SHOPPINGS EM SÃO PAULO ADOTAM CADA VEZ MAIS SISTEMAS SUSTENTÁVEIS NOS SEUS PROJETOS.

Estatísticas divulgadas pela Secretária de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo mostram que até 2035, o consumo de água na região metropolitana deve subir 40%, e para suprir a demanda, alternativas para poupar água potável estão sendo cada vez mais adotadas.

A cidade de São Paulo possui grandes empreendimentos, entre eles centenas de centros de consumo, os famosos shoppings Center.Os últimos lançamentos nesse segmento já começaram a se adequar às novas exigências ambientais para garantir a sustentabilidade dos projetos. Grandes construtoras expandem a ideia para as principais cidades do estado, que já contam com grandes shoppings e pretendem inaugurar outros nos próximos anos.

A AcquaBrasilis, que há 11 anos se dedica na conscientização sobre a importância de valorizar a água potável oferecendo soluções de reutilização de água e captação de água de chuva, implantou sistemas de tratamento de água de chuva e de reuso de água, em alguns dos principais shoppings de São Paulo e interior.

O JK Iguatemi, localizado em São Paulo, foi dotado de um sistema de coleta que recebe a água de chuva coletada dos telhados e coberturas, e encaminha para a descarga de bacias sanitárias e mictórios, irrigação de áreas verdes e limpeza de áreas externas (quadro, pátios, paredes, etc.). O processo permite a redução do consumo de água em aproximadamente 50%, para as finalidades não potáveis, ao longo de um ano. “Financeiramente, o retorno, para as empresas, pode variar de pequeno a médio prazo, mas os benefícios para o meio ambiente são imediatos e eternos” – afirma a diretora da AcquaBrasilis, Sibylle Muller.

Em Bauru, o Boulevard Shopping Nações Bauru, recebeu uma estação de Tratamento de Águas Cinzas (utilização do sistema AcquaCiclus), com vazão de 60m³/d – uso posterior em lavabos e chuveiros. O sistema proporciona economia financeira e de recursos naturais que beneficiam não só o meio ambiente, mas a população como um todo.

Parque Catarina, um condomínio de luxo interligado localizado em São Roque, também adotou sistemas que garantem a sustentabilidade, cercado de por natureza local, todos os projetos de moradias são funcionais, sustentáveis e que preservam os recursos naturais. Composto por grandes variedades de lazer, o condomínio possui um shopping de alto luxo que adotou um Sistema de Tratamento e Aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis.

O aumento de projetos de construções verdes tem comprovado a preocupação que as pessoas tem tido com os recursos hídricos, afinal o crescimento populacional nas grandes cidades assusta. Com mais 27 novos empreendimentos em operação, o mercado de shopping centers brasileiro registrou, em 2012 (segundo dados ABRASCE), média de 398 milhões de visitantes mensais. Grandes alternativas que poupam a água potável têm sido cada vez mais debatidas.

Tendências de mercado.

Após anúncio do novo plano de afrouxamento monetário no Japão, o índice Nikkei reverteu a queda e fechou em alta nesta quinta-feira, com a desvalorização do iene. Em dia de feriado chinês, as demais bolsas asiáticas fecharam no campo negativo refletindo a tensão na Península Coreana. Com a nova política monetária japonesa, o dólar se fortaleceu frente às demais moedas, puxando para cima o índice futuro da bolsa norte-americana, em dia de agenda mais fraca de indicadores nos EUA. Na Área do Euro, as expectativas positivas para a coletiva de imprensa com o presidente da instituição, Mario Draghi, ofuscam os dados divulgados hoje cedo (confirmando a desaceleração da atividade europeia em março). Nessa direção, as bolsas na região operam em alta nesta manhã. As cotações das principais commodities, por sua vez, recuam. No mercado doméstico, esperamos depreciação do real e discreta alta para a bolsa, seguindo a tendência externa. As curvas de juros futuros devem mostrar certa estabilidade.