Franqueadoras apostam no interior de São Paulo

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 30% das redes de franquias brasileiras – 230 franqueadores – já estão presentes no interior e têm planos de se expandir. Das quatro cidades brasileiras líderes em número de franqueadoras, duas são do interior de São Paulo: Campinas (2° lugar) e São José do Rio Preto (4° lugar). Na última década, o PIB cresceu 49%, cerca de 10 pontos percentuais das grandes metrópoles.

Motivos não faltam para que o foco dos empreendedores esteja cada vez mais voltado para o interior. Grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro têm o metro quadrado na lista dos mais caros de todo o mundo, o que aumenta o investimento necessário, os tornando menos atraente.
Um dos setores de maior destaque é o de alimentação. Com as mudanças dos hábitos e costumes cada vez mais as pessoas fazem refeições fora de casa, aumentando assim o crescimento das micro-franquias, das economias locais e mais chances de emprego pra população.

Exemplos de franquias que estão apostando no interior:

A rede de pizzas quadradas Os Muzzarellas nasceu em 2004, em São José dos Campos, uma das cidades mais ricas do Brasil (10º PIB municipal do país desconsiderando as capitais). A empresa surgiu do espírito empreendedor de dois amigos, que após algum tempo vislumbraram a possibilidade de se transformar em uma rede. Já há unidades em Campinas, Araraquara, Jacareí, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté. A previsão é alcançar 30 franquias até dezembro de 2013 e grande parte dessa perspectiva positiva se deve ao promissor mercado do interior paulistano.

A Fly Burgers, hamburgueria gourmet famosa em Americana (SP), também está “pegando carona” no crescimento do mercado de franquias na região. Pensando em expandir, os sócios acabam de finalizar o plano para se tornarem uma rede e já conversam com os primeiros candidatos a franqueados. O foco são as cidades localizadas em um raio de 200 km de Americana.

Quais os passos para quem pensa em investir em uma franquia no interior?

Quem pensa em investir fora das capitais deve estar disposto a estudar os novos mercados a fundo. Para escolher o setor de atuação, é essencial conhecer os indicadores socioeconômicos do município-alvo, assim como levantar informações consistentes sobre hábitos de consumo da população, desempenho de produtos da concorrência e, principalmente, avaliar o potencial de crescimento da cidade.

Percentual de cheques devolvidos aumenta para 2,11% em maio.

Percentual foi de 2,15% no mesmo mês de 2012

São Paulo, 26 de junho de 2013 – O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados* foi de 2,11% em maio de 2013, apresentando uma alta em relação ao mês anterior, depois de ter recuado fortemente em abril, quando essa proporção atingiu 2,04%. O percentual registrado em maio de 2012 foi de 2,15%. O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.

Número de cheques devolvidos

Dados da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), mostram que houve queda para o número de cheques devolvidos (segunda devolução) de -1,0% na comparação mensal, como também para os cheques movimentados (-4,1%).
Contra o mesmo mês do ano anterior, houve contração no número de cheques devolvidos (-12,1%) eno número total de cheques movimentados (-10,3%).
Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, no acumulado do ano de 2013 na comparação com o mesmo período do ano anterior, a devolução para as pessoas físicas foi 8,9% menor e para as pessoas jurídicas a redução foi de 5,6%. No total, os cheques devolvidos recuaram 8,1% no período, enquanto que os movimentados diminuíram 9,0%.A Tabela 1 resume os dados.

*Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.

Esta notícia também está disponível no site da Boa Vista Serviços:
http://www.boavistaservicos.com.br/percentual-de-cheques-devolvidos-aumenta-em-maio/

Varejo estima alta nas vendas de junho, mas vê impacto do câmbio e protestos

Por Marcela Ayres

SÃO PAULO, 25 Jun (Reuters) – O setor varejista projeta uma alta de 6,4 por cento para o faturamento do setor em junho na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), ressaltando que a alta do dólar e as manifestações realizadas pelo Brasil podem impactar nesse avanço.

O IDV, que reúne associadas como Pão de Açúcar, Magazine Luiza e Riachuelo, também divulgou um crescimento de 4,4 por cento nas vendas de maio deste ano, ante igual mês de 2012, abaixo da expectativa de crescimento de 7,3 por cento para o período.

Citando um Dia das Mães mais fraco que o esperado e alta inflação de alimentos e bebidas no último mês, o IDV reforçou que o setor de não duráveis, com maior peso nas aferições do setor, já aponta recuperação.

Por isso, a expectativa é de que o faturamento do varejo suba 6,4 por cento em junho, 8,2 por cento em julho e 8,3 por cento em agosto, nas comparações anuais, também ajudado pela expansão no numero de lojas das empresas associadas.

Mas de acordo com o presidente do IDV e da varejista Riachuelo, Flávio Rocha, as manifestações e protestos da última semana, aliadas as oscilações do câmbio, podem afetar esses números, que foram colhidos pela entidade antes dos últimos acontecimentos.

“Na reunião comercial da Riachuelo na segunda-feira, apuramos que houve diminuição de 10 por cento no número de horas trabalhadas na rede na última semana”, disse Rocha. “A queda nas vendas foi maior (que este percentual) porque foi afetada também pela diminuição da confiança do consumidor.”

Segundo o vice-presidente do IDV, Fernando de Castro, as varejistas também serão impactadas pelo aumento no custo dos produtos importados com a alta do dólar, especialmente no segmento de bens duraveis.

“Por outro lado, o governo pode eliminar taxas de importação para alguns produtos para reduzir esse impacto”, disse Castro, acrescentando que o aumento da renda real e o baixo índice de desemprego continuam sendo elementos positivos para o crescimento do setor.

Já Rocha considerou que a agilidade das redes para negociar com fornecedores também será determinante neste cenário de desvalorização do real.

FONTE: http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRSPE95O04720130625

Novas funcionalidades para o Mobile no Varejo

A tecnologia móvel oferece uma grande oportunidade para alavancar a eficiência, ao mesmo tempo que melhora o serviço ao cliente. Levar toda a funcionalidade e as informações necessárias onde e quando são úteis para a construção de processos de varejo mais inteligentes e ágeis é o core business da Tlantic, que agora lança no mercado varejista a versão 3.1 do Tlantic Mobile Retail Suite – MRS In-Store.

Presente em países como Brasil, Portugal e África do Sul, o MRS In-Store é usado com o objetivo de diminuir rupturas, aumentar a produtividade dos colaboradores, conter custos e melhorar a satisfação dos varejistas.

Agora, sua versão 3.1 traz evoluções em funcionalidades já disponíveis, como o aumento da usabilidade e possibilidades de integração da Contagem de Artigos, o aumento das funções gerenciais da aplicação de backoffice, bem como várias evoluções técnicas.

“Um exemplo dessas evoluções é o aumento da performance da aplicação no coletor, o que permite ampliar a gama de aparelhos compatíveis e aumentar a preservação de investimento de clientes que possuam equipamentos mais antigos. Isso porque o mundo do varejo é muito dinâmico, e a adequação a novas realidades de mercado, a necessidade de redução de custos e a pressão por resultados são fatores fundamentais para quem quer continuar competitivo e alinhado com as necessidades dos clientes, cada vez mais ágeis”, explica Paulo Magalhães, CEO da Tlantic.

As diversas funcionalidades do MRS In-Store integram as operações de varejo, do centro de distribuição ao chão da loja, podendo chegar aos smartphones dos gerentes de loja, dos executivos, e dos próprios clientes. Através do PDA, é possível condensar informações de múltiplas fontes para diversos usuários e dispositivos. O desenho modular, baseado em padrões de mercado, simplifica a adição de novas funcionalidades e permite acelerar significativamente a estratégia móvel das empresas de varejo, ao mesmo tempo em que alavanca os investimentos já realizados em TI.

“Hoje temos implantado o MRS In-Store no GPA – Pão de Açucar (Rollout) no Brasil, no MDD (Massdiscounters) – lojas: Game e Dion Wired – na África do Sul, e na Sonae em Portugal. E por ser uma solução com ótimo custo x benefício, de fácil expansão e utilização, nossos clientes têm se beneficiado com o seu uso”, afirma Paulo Magalhães.

Com o MRS In-Store pode-se fazer o gerenciamento de qualquer loja sem necessidade de ir até um escritório. A cobertura de cerca de uma dezena de processos de loja – desde reposição, preços, estoques, quebras, até todo o tipo de auditorias, gestão de tarefas, informações aos clientes – permitem que os colaboradores estejam sempre onde está a ação: junto dos clientes.

Para mais informações sobre a Campanha consulte o site: http://instore.mobileretailsuite.com

Ação de vandalismo em estabelecimentos comerciais.

Vários estabelecimentos comerciais foram depredados e saqueados em decorrência da ação de manifestantes que participaram dos movimentos na noite de 18 de junho de 2013, principalmente no centro da cidade de São Paulo, gerando incalculáveis prejuízos aos comerciantes, sem que houvesse a ação imediata da Polícia para defender a propriedade particular.

A ALSHOP – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping através deste ofício, solicita ao Exmo. Secretário ações imediatas e enérgicas dos órgãos de segurança do estado em defesa dos patrimônios particular e público coibindo a ação de atos de vandalismo.

Brasilshop – Congresso Internacional do varejo | Edição São Paulo

O primeiro dia de BRASILSHOP contou com um grande público e teve inicio com o Ex-Ministro Delfin Netto, onde falou sobre “Do Milagre Brasileiro aos Dias de Hoje”.

Em seguida o economista e apresentador do programa Mahattan Connection palestrou o tema “A Década do Varejo” e para finaliza a manhã, o jornalistas Ricardo Boechat comandou a bancada com o Alessandro Veronezi, presidente do General Shopping, Renato Rique, presidente da Aliannsce Shopping Centers, João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM e com o CEO da REP, Thiago Lima e juntos discutiram “Shopping Center: Para Onde Vamos?”.

Logo após o almoço a turma da moda subiu ao palco com Andrea Bisker, Diretora da WGSN América Latina, Giuliano Donini, Diretor Presidente da Marisol e Teddy Paez, Diretor de marketing da Victor Hugo e por 1 hora o tema Retail, Fashion and Beyond foi abordado.

O publicitário Hugo Rodrigues, da agência Publics, trouxe ótimos exemplos de como a marca pode conversar com seu cliente e como Transformar Seus Consumidores e Propagadores e fez com que os participantes repensassem em suas ações de marketing.

A última palestra foi com o americano Erik Qualman, autor do Best Seller “Socialnomics” onde falou sobre a importância de não só estar nas mídias sociais, como também participar e interagir tanto com sua marca como consumidor.

O conteúdo didático deste primeiro dia do congresso abordou temas e assuntos de importância para a gestão de empresas varejistas e contou com a participação de importantes conferencistas na apresentação de cases e modelos de gestão.

O segundo dia do BRASILSHOP teve inicio com dois palestrantes que motivaram o público logo pela manhã, Edmour Saiani, diretor da Ponto de Referencia e Mario Ponci, diretor de expansão e relações institucionais da Chilli Beans deram exemplos de como motivar os funcionários, como fazer algo novo, algo diferenciado para empresa e com isso fazer a marca crescer e se destacar no mercado.

George Hommer, presidente da Retail Design Institute Brasil, subiu ao palco no 2º painel do dia para falar sobre Designer e citou importantes exemplos de vitrines e interiores de espaços de sucesso no mundo.

Em seguida, Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, junto com João Apolinário, presidente da Polishop, Álvaro Jabur, presidente da Camisaria Colombo e o Secretário do Comércio e Serviço, Mauricio Lucena do Val, discutiram Os Grandes desafios do Varejo e as vendas em multicanais, taxas de impostos e a preocupação de tantos consumidores para tantos shoppings que estão sendo construídos foram assuntos em pauta.

A tarde começou com a palestra de Ozires Silva, fundador da Embraer, ex-presidente da Petrobrás e ex- Ministro que contou suas experiências e os desafios de ter produtos e serviços inovadores para ocupar novos espaços no varejo e no final foi aplaudido de pé pelos presentes.

O tema Gestão Eficiente do Condomínio, foi de grande interesse pelos participantes e Eduardo Oltramari, Superintendente do Shopping Total transmitiu muita credibilidade com o assunto e foi muito elogiado no final de seu painel.

Já no fim da tarde, última palestra do dia e do evento Michael Strong, Co-Fundador e membro diretor da Conscious Capitalism trouxe o tema Capitalismo Consciente onde expos a ideia que cada empreendedor envolva paixão, vibração e entusiasmo na sua empresa, de forma a engajar os funcionários e clientes no negócio. Nesse contexto, o lucro não é a meta final e que nesse tipo de negócio, os funcionários precisam tornar-se multiplicadores dos valores da empresa, que deve dar a eles autonomia, maestria e propósito para que continuem em suas funções.

O BRASILSHOP terminou com todos presentes querendo mais e já esperando sua 14º edição. O evento teve a finalidade de capacitar os representantes varejistas e contribuiu para a formação de empreendedores e profissionais presentes que pretendem ingressar no mercado, além de ser uma oportunidade de reciclagem profissional e pessoal.

Como aumentar o lucro em tempo real com seu e-commerce

Não há dúvidas de que a internet trouxe grandes benefícios e vantagem para o público, porém diante de tanta diversidade, os seus efeitos também trazem alguns obstáculos e desafios. A mesma internet que oferece muitas alternativas e principalmente informações para aumento do lucro nos meios virtuais, também permite uma gama de opções aos navegadores dificultando a fidelização de clientes no mercado e-commerce. Com tantas possibilidades, como garantir um lugar de destaque para o seu negócio?

Neste oceano vermelho onde os concorrentes mais parecem tubarões brigando, incessantemente pelo domínio do território, comprometendo até sua própria sobrevivência, é preciso dedicar-se ainda mais à estratégia, aliando-se a ferramentas que permitam análise de mercado, acompanhamento de preços e monitoramento de concorrentes.

Lucro em e-commerce: saiba como alavancar seu negócio online
Como a bússola e posição do sol que mapeiam todas as informações importantes para uma navegação de sucesso, os fatores que influenciam no mercado e-commerce também precisam ser bem estudados, para no fim, aumentar lucro e dar destaque à sua empresa.
O primeiro passo é fazer um estudo aprofundado de determinação de preço, pesquisando fornecedores, concorrentes, frete, diminuindo custo de produção e distribuição a fim de chegar a um valor adequado tanto para você quanto para o cliente, priorizando sempre sua margem de lucro.

Outro atributo importante é estar atento às novas estratégias de mercado, monitorando os planos de negócios dos competidores, permitindo a sua empresa estar preparada e antecipar qualquer variação. E por último, mas não menos importante, manter-se sempre atualizado e com novos mecanismos para atrair clientes e melhorar o serviço.

Precificação Inteligente é elemento chave para o sucesso
Após esta análise, fica fácil entender a importância dos conceitos de precificação inteligente para o desenvolvimento da organização.
A precificação diz respeito ao estudo detalhado de todas as variáveis que incidem na determinação do preço. Por isso, é importante conhecer todas as etapas até a obtenção do produto ou serviço, pois só assim é possível encontrar um denominador satisfatório.
Unir esse conceito a uma inteligência de automação, onde é possível fazer reajustes automáticos baseados nos cenários do mercado, permite que o seu e-commerce esteja sempre a frente dos demais. Além disso, ter uma visão mais ampla da concorrência e do seu próprio negócio, garante ações mais focadas e acertivas, que geram resultados ainda melhores.

Pasttini Massas traz a riqueza da culinária italiana ao Marília Shopping

Mangia che ti fa bene! Quem tem ou já participou de um almoço familiar italiano, sabe que os prazeres da mesa são indispensáveis para esta cultura. Além de suas belas paisagens e de sua arte, um dos maiores patrimônios da Itália é, sem dúvida, a gastronomia. Seu aroma, aparência, colorido e todas as suas características atiçam os sentidos e fazem com que a culinária italiana seja uma das mais ricas do mundo.
Com esse conceito e um cardápio pra lá de especial com pitadas de criatividade e muito talento, chega ao Marília Shopping o Pasttini Massas.
Com nove anos de existência e quatro lojas na região, na loja, o cliente é o chef e, com 10 tipos de massas, quatro tipos de molhos, 20 ingredientes, ele tem a liberdade de escolher os ingredientes e criar suas próprias receitas. Além disso, o Pasttini oferece risotos, polpettones, lasanha, caneloni, torteil, pizzas brotinho, tudo para oferecer uma refeição de alta qualidade, servida através de um ótimo e divertido atendimento.

Sobre o Marília Shopping
Referência de visitação e consumo da população da cidade e região, o Marília Shopping, administrado pela AD Shopping, maior administradora independente do Brasil, conta com diversas lojas com as melhores marcas e grifes, amplo estacionamento com opção VIP, cinco salas de cinema (uma 3D), diversificada praça de alimentação com as melhores redes entre restaurantes e fast-foods, brinquedoteca e área de entretenimento com boliche e diversões eletrônicas para crianças.

Sobre a AD Shopping
O Marília Shopping é administrado pela AD Shopping, assim como outros 28 empreendimentos em todo o Brasil, sendo 8 em desenvolvimento.
A AD Shopping é a maior administradora independente de shopping centers do país e está presente em todas as regiões – Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro Oeste. O negócio da AD Shopping é a gestão de shopping centers, viabilizando empreendimentos de maneira a torná-los rentáveis e bem-conceituados perante o mercado. Para tanto, utilizamos o know-how de uma equipe totalmente afinada com o varejo, sem qualquer vínculo com grupos empresariais ou de incorporadores. Acreditamos em uma administração geradora de resultados positivos, em ações estruturadas a partir de pesquisas aprofundadas, na obediência aos critérios éticos, mercadológicos, jurídicos e de segurança para todos os envolvidos. A AD Shopping baseia-se na satisfação plena de empreendedores e lojistas, a partir de passos conscientes e resultados otimizados.

McDonalds implementa tecnologia da NCR para suportar plano de expansão

O McDonald’s, líder no segmento de serviço rápido de alimentação, implementou a solução de POS da NCR para varejo, visando suportar seu plano de expansão.

Para suportar a expansão das novas unidades da maior e mais conhecida rede de fast-food do mundo e ainda reduzir o número de chamados para manutenção técnica das máquinas, era necessária uma tecnologia mais robusta, compacta e prática que pudesse ser implementada em espaços com grande circulação de pessoas, como lojas de rua, praças de alimentação, drive thrus e quiosques. Além disso, a solução deveria ser de fácil utilização, para evitar dificuldades de operação pelos funcionários.

“O nosso parque estava bastante defasado, o que aumentava a indisponibilidade do equipamento. Este é um dos maiores vilões do varejo, pois compromete a agilidade do atendimento e impacta a experiência do cliente”, explica Fábio Pessoa, Gerente Sênior de Soluções e Serviços para Restaurantes da Arcos Dorados, empresa que opera a marca McDonald’s no Brasil. “Para reduzir a indisponibilidade e atender a todas as nossas necessidades, trocamos boa parte dos pontos de venda pelo NCR RealPOS™ 70 XRT, com tela touchscreen, resistente à água, de fácil manutenção e alto desempenho”.

“Um equipamento indisponível significa filas maiores e, muitas vezes, um menor volume de vendas”, explica Luiz Sanches, gerente geral da unidade de serviços da NCR América Latina e Caribe. Por isso, um dos pontos críticos do projeto era a robustez e a resistência do equipamento, que impactam diretamente na disponibilidade do POS e na qualidade do atendimento ao cliente.

Devido a grande presença dessas características na solução da NCR, o McDonald’s decidiu migrar uma parte do seu parque de máquinas para o POS da NCR. “Desde o início da implementação, observamos uma melhora contínua. Com a troca dos pontos de venda, conseguimos reduzir em 40% os chamados em relação à quebra de equipamentos, o que impactou diretamente o aumento das vendas e o volume de atendimento nos horários de pico devido ao ganho de agilidade”, comenta Pessoa.

“Hoje, a maioria das lojas próprias e também franqueadas do McDonald’s utilizam a tecnologia da NCR”, revela Sanches.

Além de implementar as soluções de ponto de venda da NCR, o McDonald’s utiliza também os serviços de suporte da companhia. Essa parceria teve início em 2012, quando a rede decidiu dividir o suporte aos equipamentos entre três fornecedores. O McDonald’s trabalhava com dois fornecedores de suporte ao parque de equipamentos e ao mensurar os resultados positivos, percebeu que era superior a quando tinham apenas um. Então, em 2012, visando melhorar ainda mais a qualidade do suporte e otimização de custos, decidiu incluir mais um fornecedor. Para isso, o McDonald’s montou um projeto piloto em cinco restaurantes da rede no Rio de Janeiro e, devido ao bom resultado, selecionou a NCR. Atualmente, das mais de 700 lojas do McDonald’s em todo o Brasil, 130 serão suportadas pela companhia até julho.

“A divisão entre os fornecedores foi realizada conforme a concentração de lojas e a capacidade dos fornecedores de atendê-las. Por trabalharmos com três fornecedores, temos mais competitividade e mais qualidade. Isso garante a sustentabilidade desse serviço e a expansão do nosso negócio,” finaliza Pessoa.

Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela.