Festa impõe perdas a varejistas em junho

~

O mês da Copa do Mundo termina com desempenho fraco para o varejo no país, que passou os últimos dias calculando os resultados para critérios como vendas e rentabilidade. Mercado que movimenta quase R$ 2 trilhões em vendas anuais no país, o comércio pode ter perdido de 1,5% a 3% em faturamento bruto por dia com feriados em junho. Isso equivalente a uma redução de R$ 70,8 milhões a R$ 142 milhões a cada feriado nacional, segundo projeção de duas associações ouvidas ontem. Cenário econômico preocupante, com demissões em alguns setores e persistente queda na confiança do consumidor também afetaram demanda.

A perda pode a ser maior do que a soma estimada pelas entidades, porque o valor não contabiliza os dias com funcionamento em meio período de lojas que anteciparam o fechamento. Em junho, o comércio operou parcialmente em quatro dias com jogos da seleção brasileira. O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) prevê alta de 3,9% nas vendas em junho e de 1% em julho – abaixo da taxa de 5,1% acumulada até maio.

Executivos e entidades ouvidas concordam que uma cesta específica e limitada de produtos teve melhor desempenho em termos de demanda, mas ainda não é possível confirmar que o varejo conseguiu manter ou ampliar rentabilidade nesse período – especialmente pelo ambiente promocional que tomou conta de alguns setores no mês. Já existem liquidações de inverno em lojas de shoppings afetadas pela baixa demanda em junho, diz a Alshop, associação dos lojistas de shoppings.

Entre as categorias de produtos com vendas em dígitos mais altos estão carnes, salgadinhos e cervejas, como confirmaram as empresas Walmart e Sonda, além das associações de supermercados. "Também percebemos aumento na venda de comida pronta, com mais pessoas comendo em casa em dias de jogos", disse Rodrigo Mariano, gerente de economia e pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (Apas).

Artigos esportivos ainda estão nesse grupo de segmentos beneficiados. "Em junho vendemos o equivalente ao apurado em todo o ano, sem perda de rentabilidade, com manutenção da margem para itens como camisa da seleção", disse Juliano Tubino vice-presidente de marketing da Netshoes.

Também nesse grupo de produtos com bom desempenho, houve aumento nas vendas de televisores na faixa de 30% a 50% em junho, apurou o Valor com duas varejistas. A rede de Lojas Colombo informou aumento de 50% nas vendas de televisores em maio e junho. O número geral do setor ainda está, porém, abaixo do volume de itens comprados pelo varejo – a produção feita para a entrega aos varejistas subiu cerca de 65% na Zona Franca de Manaus – houve fabricante que elevou a produção em 80%. Ou seja, sobra estoque de TV nas lojas em algumas redes.

Movimento no comércio cai 35% em dia de jogo

~

A Copa do Mundo deixou os brasileiros agitados, mas não está animando o comércio. Segundo consulta feita pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) aos seus associados, o mês de junho será marcado por um fraco desenvolvimento de vendas.

O movimento abaixo do esperado é explicado pela combinação da elevação da inflação, com preços mais altos nas mercadorias e taxas de financiamento elevadas, que restringem o crédito e aumentam a falta de confiança do consumidor, e a realização da Copa do Mundo.

A competição de futebol tem impactado negativamente o movimento das lojas, segundo a Alshop. Em dias de jogos, o comércio tem registrado queda de 30% a 35% no fluxo de consumidores.

Vendas do varejo em junho registram perdas com feriados durante a Copa

A Fecomércio-SP prevê que a produção sofra perda de R$ 30 bilhões ao suspender a atividade de 10% a 20% dos funcionários

As vendas do varejo em junho registraram perdas com os feriados durante a Copa do Mundo.

Apesar da festa em torno da “Copa das Copas”, o excesso de pontos facultativos e de feriados decretados em todo o país tem gerado graves prejuízos à economia brasileira.

Segundo a CNC, em razão dos dias de jogos, sobretudo os da Seleção Brasileira, o varejo e a indústria estimam perder, juntos, mais de R$ 30 bilhões ao longo dos 31 dias do evento.

Em cada feriado nacional, a lucratividade é corroída em 9,2% ou R$ 2,7 bilhões em comparação a um dia comum”, calcula o economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Copa do Mundo – vendas de artigos de decoração têm crescimento acentuado

~

As lojas de artigos de decoração em várias regiões do Brasil comemoram a Copa do Mundo, em razão da empolgação das torcidas. Desde o início do mundial, as empresas tiveram um crescimento nas vendas de 23% em relação ao mesmo mês do ano passado.

MTE autoriza trabalho temporário por até nove meses

O ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias, atendendo aos pedidos do Sindeprestem e da Fenaserhtt para a modernização da Lei 6.019 de 1974, assinou a Portaria ampliando o prazo dos contratos de Trabalho Temporário para até 270 dias. Antes, o limite para permanência de um temporário na vaga era de no máximo 180 dias (seis meses). A mudança começa a valer em 1º de julho de 2014.

Vander Morales, presidente do Sindicato das Empresas de Terceirização e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindeprestem) e da federação do setor (Fenaserhtt), foi até Florianópolis e participou da solenidade para assinatura da Portaria na Superintendência Regional do Emprego de Santa Catarina. “É um momento histórico para o Trabalho Temporário, resultado da dedicação de uma entidade que representa com afinco os empresários do setor. A decisão facilita a gestão dos contratos e nos dá condições para atender melhor as necessidades dos clientes, contribuindo também para a empregabilidade formal por mais tempo”, diz Morales.

As condições para a contratação de trabalhadores temporários permanecem inalteradas, ou seja, só serão aceitos pelo Ministério do Trabalho e Emprego os contratos justificados por substituição transitória de mão de obra efetiva ou acréscimo extraordinário de serviços. “A prorrogação do contrato de trabalho temporário só poderá ser feita por até nove meses se perdurar o motivo justificador para a contratação. O MTE deve ser avisado cinco dias antes do término do contrato sobre a intenção de estender o prazo e cabe ao órgão autorizar ou não a permanência do trabalhador por mais tempo”, explica Joelma de Matos Dantas, gerente jurídica do Sindeprestem.

O Sindeprestem e a Fenaserhtt darão continuidade ao diálogo junto ao Ministério do Trabalho para que a Lei 6.019/74 seja ampliada, e englobe também o primeiro emprego como motivo justificador para a contratação de temporários.

Clique no link para ler a íntegra da Portaria: http://www.sindeprestem.com.br/mte789.pdf  

16º Prêmio Lojista Alshop

A 16ª Edição do Prêmio Lojista Alshop, realizado dia 15, 5ª feira, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, reuniu importantes empresários do varejo e teve a apresentadora Fernanda Lima como mestre de cerimônia. 

O Prêmio, considerado o Oscar do Varejo Nacional, é muito importante para o setor, dando força e credibilidade às empresas vencedoras que foram eleitas por votação do público pelo site da associação. Também foram homenageados os vencedores do prêmio por três edições, conferindo a eles o título de Hors Concours.  

Durante o evento, a Associação promoveu um Leilão entre os empresários presentes, onde o valor arrecadado foi revertido para duas Instituições, a Make Them Smile (http://www.makethemsmile.com.br/) e Operação Sorriso (www.operacaosorriso.org.br).



*** Acesse o link para baixar as fotos em alta do evento: https://www.dropbox.com/sh/kqe95ls6i1vy08q/AACnMYl4jlh2QWWfMAKzmc9Ca
  
Segue anexa a relação das empresas vencedoras do Prêmio Lojista Alshop 2014 e as empresas Hors Concours homenageadas. 
 

Shopping Center 3 aposta em crescimento de 10% para o Dia das Mães

Com a meta de crescer 10% nas vendas e 12% no fluxo de público  em relação ao mesmo período do ano passado, o Shopping Center 3 lança a campanha temática para a temporada, que terá veiculação até 11 de maio.

O foco da ação é potencializar a mensagem sobre o mix variado, com a presença de marcas tradicionais nos segmentos campões de vendas no Dia das Mães. “As lojas de vestuário, calçados, perfumaria e bijouterias são as que mais atraem os consumidores nesta época para dentro do Shopping, e este fluxo acaba impactando também os outros segmentos”, afirma Cecilia Hastings, gerente de marketing do Shopping Center 3, local por onde circulam cerca de 50 mil pessoas por dia.

Campanha

Assinada pela Agência Creare, a campanha reúne painéis, banners e adesivos em diversos formatos, vinhetas para os monitores da Eletromídia instalados em pontos estratégicos do Shopping e, externamente, a mensagem ganha as telas da Elemidia, dentro de edifícios corporativos da Avenida Paulista, dos Jardins e Cerqueira César.

Shopping Center 3: Avenida Paulista, 2064 – Cerqueira César

Tel: (11) 3285-2458, www.shoppingcenter3.com.br

No Atrium Shopping, Páscoa divertida tem caça ao ovo

Que tal envolver a garotada em um emocionante percurso de caça ao ovo de Páscoa, com direito a se deliciarem no final com o melhor chocolate de Gramado?  O Atrium Shopping, em parceria com a Caracol Chocolates de Gramado, preparou essa divertida brincadeira para as crianças de 03 a 10 anos, acompanhadas dos pais e comandadas pelo coelho mestre de cerimônias, que dará a largada em cada uma das caças (veja horários no serviço).

Ao longo de um roteiro que inclui 20 pontos de ovos dentro do Shopping, cada grupo formado por 20 crianças receberá dicas, pistas, além de pegadas adesivas de coelhinho para chegarem aos vales-ovos, que serão trocados na loja Caracol Chocolates de Gramado.

Para participar, os pais ou responsáveis devem fazer a inscrição e a escolha do horário no Balcão de Informações do Shopping, localizado no piso térreo, nos dias 12 e 13 de abril. 

As crianças estarão identificadas por crachá, com direito a um acompanhante, e deverão chegar ao ponto de encontro, na loja Caracol Chocolates de Gramado, 15 minutos antes da largada. Ao final, a satisfação de encontrar o presente poderá fazer desta Páscoa uma data inesquecível!

 

Caça ao Ovo no Atrium Shopping

Inscrições no Balcão de informações, de 12 a 13 de abril

12 de abril (sábado): às 12h; 14h; 16h; 18h e 20h

CIRCUITO BOLA DA VEZ É A NOVA ATRAÇÃO DO WEST SHOPPING

No clima do futebol, o West Shopping traz para Campo Grande um circuito de cinco atrações inspirado na paixão Brasileira, o Futebol. O Bola da Vez é um parque de infláveis voltado para crianças de 2 a 12 anos, que podem se divertir em diversos brinquedos como piscina de bolinhas, chute a gol, labirinto, cama elástica e pula-pula inflável. O brinquedo está instalado na Praça de Eventos, no 1o piso, e acompanhará o horário de funcionamento do Shopping até 20 de abril. O ingresso para a brincadeira custa R$15, por meia hora.

O West Shopping fica na Estrada do Mendanha, 555 – Campo Grande. Mais informações pelo telefone 3178-9501 ou pela fan page www.facebook.com/westshoppingrio

Roberta Paraguassú | Relações Públicas

Tel.: 55 21 3478 3112

Cel.: 55 21 9 9104 0799