Lei obriga envio de carta com AR antes da inclusão do devedor nos cadastros de inadimplentes.

~

A lei estadual nº 15.659 (Estado de São Paulo) obriga o envio de carta com aviso de recebimento (AR) para devedores, antes de cadastrá-los na lista de inadimplentes.

Pela lei proposta pelo deputado estadual Rui Falcão (PT) o devedor precisa receber e assinar a carta. . Antes da lei, bastava uma carta simples.

A lei passou a vigorar desde setembro deste ano, após ter sido suspensa por decisão liminar concedida pela justiça.

Novo CEO no Grupo SBF, dono das lojas Centauro e By Tennis

~

A direção do Grupo SBF comunicou ontem a seus funcionários uma troca no comando da companhia. Pedro Zemel, que atua há três anos como diretor comercial, assume em janeiro de 2016 o cargo de principal executivo (CEO).

Fraude?

~

A Black Friday entrou definitivamente para o calendário do varejo brasileiro. Nascida nos EUA, na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, a data é conhecida mundialmente como um grande dia de descontos e promoções nas redes de varejo. Por aqui, ganhou o apelido pejorativo de "Black Fraude", já que nos primeiros anos de realização observou-se que algumas marcas aumentavam os preços dos produtos dias antes da "mega liquidação", e acabavam dando descontos irreais – o que ficou conhecido como "metade do dobro". Em 2015, entretanto, alguns órgãos monitoraram a ação dos e-commerces brasileiros e das redes de varejo em geral para acompanhar a evolução dos preços durante as quatro semanas anteriores à Black Friday. O resultado surpreendeu: as marcas praticaram descontos reais, em média de 30% nos itens ofertados.

Atuando há 3 anos no Brasil, a BigData realizou um dos estudos mais assertivos, encomendado pela PayPay. Eles monitoraram 450 mil e-commerces e revelam que 100% das grandes marcas, aquelas com mais de 500 mil visitantes por mês, participaram da promoção. No resultado geral, 89,4% das lojas virtuais ofereceram descontos durante a sexta-feira, 27 de novembro.

Segundo o estudo, apenas empresas de atuação pontual, com produtos extremamente customizados, ficaram de fora. “O mito de uma Black Friday cheia de promoções falsas caiu por terra. A data tem se firmado – e nossos números comprovam – como o principal momento das vendas online no País”, declara Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigData.

Metodologia

O processo de captura de dados da internet usado pela BigData prevê o processamento de 2,5 Petabytes semanalmente, extraídos de visitas a mais de 400 milhões de sites, dos quais são obtidos informações estruturadas e seus links. Esse método permitiu acompanhar as alterações realizadas pelas marcas em suas lojas virtuais e detectou que os preços ofertados desmentiram os rumores sobre pseudo promoções na web. Eles de fato aconteceram e representaram oportunidades genuínas de descontos praticados pelos e-commerces. Em média, durante a sexta-feira do dia 27 de novembro, os valores cobrados caíram 30,86% – para R$ 372,00 – em comparação aos praticados na internet brasileira quatro semanas antes.

“Sabemos por outra pesquisa nossa (Ipsos 2015) que o e-commerce brasileiro, incluindo tanto as transações domésticas, quanto as compras de brasileiros em sites no exterior, deverá movimentar 121,2 bilhões este ano, um crescimento de 29% sobre 2014, uma taxa de crescimento expressiva ante ao atual quadro econômico desafiador. Os números da Black Friday confirmam, mais uma vez, o expressivo potencial das vendas online no País”, afirma Paula Paschoal, diretora Comercial do PayPal Brasil.

Vale lembrar que as categorias que tiveram o melhor desempenho na data, de acordo com a ClearSale, foram os eletrodomésticos (com R$ 370,8 milhões em vendas), seguidos pelos celulares (R$ 327,8 mi), eletrônicos (R$ 240,1 mi), produtos de informática (R$ 146,9 mi) e móveis (R$ 74,1 mi). A Black Friday 2015 registou 76% de aumento nas vendas, anotando R$ 1,5 bilhões de faturamento.

Para as empresas que atuam exclusivamente com o varejo físico fica o alerta: é imprescindível atuar na rede mundial. E uma dúvida: de que maneira essa data irá interferir ou contribuir para o desempenho das lojas nas vendas de Natal?

Mercado voltou a revisar para cima suas projeções de inflação para este ano e o próximo

~

Com exceção da taxa de câmbio, o mercado revisou a maioria das suas expectativas para 2016, conforme apontado pelo Relatório Focus, com estimativas coletadas até o dia 04 de dezembro, divulgado hoje pelo Banco Central. A mediana das expectativas para o IPCA em 2015 passou de 10,38% para 10,44%, e para 2016, subiu de 6,64% para 6,70%. As estimativas para o PIB em 2015 passaram de uma queda de 3,19% para outra de 3,50% e, para 2016, passaram de -2,04% para -2,31%. A mediana das projeções para a taxa Selic subiu de 14,13% para 14,25% no final de 2016. Por fim, as estimativas para a taxa de câmbio permaneceram em R$/US$ 3,95 no final de 2015 e em R$/US$ 4,20 no final de 2016.

Grand Plaza Shopping lança serviço de tour virtual 360º

~

Disponível nos mecanismos de busca do Google, tecnologia permite que público “visite” todas as áreas internas e externas do maior centro de compras do Grande ABC

Cada vez mais adepto das práticas digitais como estratégia de valorização no relacionamento com o público, o Grand Plaza Shopping acaba de lançar uma nova facilidade na web: o tour virtual 360º.

Indexado aos mecanismos de busca do Google, o serviço disponibiliza centenas de imagens das áreas internas e externas do empreendimento, que é considerado um dos 20 maiores centros de compras do Brasil.

Com essa tecnologia, qualquer pessoa pode, a partir de uma conexão de internet no computador, tablet ou smartphone, “passear” virtualmente por dentro e por fora do shopping, visualizando, por exemplo, as vitrines de cada uma das mais de 300 lojas em operação, além de “visitar” a praça de alimentação e o Boulevard Gastronômico.

Colocado no ar neste mês, o tour virtual foi desenvolvido por uma agência licenciada pelo Google. Todo conteúdo resulta da captação e seleção de aproximadamente mais de 2,5 mil fotos, que, sincronizadas, produzem o efeito de realidade virtual.

Além da visão panorâmica em 360º, a ferramenta permite a publicação e a atualização permanente de fotos do empreendimento, postadas nos mais diversos ângulos.

Gerente de marketing do Grand Plaza Shopping, Márcia Pacheco diz que o investimento neste serviço reforça a estratégia de facilitar ao público o acesso a informações e detalhes importantes sobre o empreendimento. “O tour virtual é um meio moderno e prático de vivenciar, mesmo que virtualmente, tudo aquilo que oferecemos em termos de diversidade de compras, lazer e entretenimento. É mais uma forma de prestar serviço e nos aproximarmos do público”, afirma.

Para realizar o tour virtual, basta o usuário de internet acessar o mecanismo de busca do Google Maps e digitar “Grand Plaza Shopping”. A tela seguinte mostrará, no canto esquerdo, informações sobre o shopping e, na parte inferior, uma imagem com o ícone “ver por dentro”. É clicar e escolher por onde navegar.

O Grand Plaza Shopping está na Avenida Industrial, 600, Bairro Jardim, Santo André. Telefone 11-4437-5000. Na internet, www.grandplazashopping.com.br.

NATAL NA PERNAMBUCANAS TEM PRODUTOS EXCLUSIVOS E PROMOÇÕES ESPECIAIS EM MODA, LAR E ELETRO

~

A Pernambucanas lança a coleção de moda e lar voltada especialmente para as festas de final de ano. A campanha, que teve início em 12 de novembro, pode ser conferida nas 312 lojas da marca.

Paolla Oliveira continua a estrelar as campanhas da Pernambucanas, elegendo peças hits e trazendo dicas exclusivas sobre seus looks favoritos.

Na linha feminina, a grande aposta é a saia de paetê. Os vestidos aparecem com variedade de modelos e estilos para quem quer curtir as festas de final de ano. Outro destaque da coleção é o sofisticado macaquinho com acabamento de alfaiataria. A atriz também elege a peça como um dos hits da campanha: “o tecido surpreende e não é 100% justo, o que faz toda a diferença”, comenta Paolla. Ainda, as peças com decote ombro a ombro e saias com detalhes em transparência ajudam a valorizar a beleza da mulher brasileira. São diversas opções de looks para todos os momentos e lugares. Na linha de lingerie, para virada do ano, os kits que transmitem mensagens como paz, amor e dinheiro nas suas tradicionais cores vêm com tudo para quem não quer perder a tradição.

Já a linha masculina traz a estampa queridinha da moda: o xadrez, que faz a vez da camisaria e compõe looks descontraídos tanto para a virada da noite como para as festas durante o dia de Natal. Destaque também para o jeans délavé e estampa sutil de folhagens. Também vêm com força na coleção as bermudas de sarja, peças elegantes e casuais para combinar e recombinar, com propostas leves, confortáveis e caimento perfeito.

Para facilitar as compras e não deixar ninguém de lado, o “Guia de Presentes” traz dicas e sugestões dos itens ideais para presentear amigos, familiares e, claro, a si mesma! Na seção de Eletros, smartphones, videogames, jogos e computadores se juntam à lista dos presentes eletrônicos mais badalados para a ocasião.

O Lar disponibiliza artigos para deixar a casa em clima da festa. Para decorar a sala, há opções de almofadas e mantas de sofá com brilho. A Pernambucanas tem jogos de cama e tapetes de grandes marcas com preços imperdíveis! O mundo Disney®, com Mickey e Minnie, também invade o quarto dos adultos e a casa toda neste Natal. Além da cama, a cozinha e a hora da piscina ou do banho ficam ainda mais divertidas. São itens como jogos americanos, jogos de pano de copa, avental e luva, além de toalha e roupão.

As campanhas de Natal e Ano Novo se estendem até 30 de dezembro e contarão com a veiculação de um filme estrelado por Paolla Oliveira, comunicações em pontos de venda e catálogos.

SERVIÇO:

Natal Pernambucanas*
Data: de 12 de novembro a 30 de dezembro de 2015
*Em todas as 312 lojas do Brasil

Sobre a Pernambucanas

Fundada em 1908, a Pernambucanas é uma instituição pioneira no comércio brasileiro e desde então tem contribuído para o desenvolvimento do varejo nacional da moda, de produtos para o lar e eletro. Está presente em mais de 230 cidades de sete Estados por meio de 312 lojas e 15 mil colaboradores. Sua estrutura inclui dois modernos centros de distribuição, escritório central e uma central de relacionamento com o cliente. Além disso, desde 2005, conta com a Universidade Corporativa Comendadeira Helena Lundgren, que tem como objetivo ser um polo de disseminação das melhores práticas comerciais junto a seus funcionários e parceiros, além de promover o alinhamento da cultura e gestão empresarial que fazem da Pernambucanas uma das principais empresas do País.

Facebook: facebook.com/pernambucanas
Instagram: instagram.com/pernambucanas
YouTube: www.youtube.com/pernambucanas
Website: www.pernambucanas.com.br

Promoção de Natal do Center Norte sorteia câmeras GoPro e Jeep Renegade

~

Para completar a programação de Natal, o Shopping Center Norte apresenta sua promoção 2015, que vai de 26 de novembro até 24 de dezembro. A cada R$ 600,00 em compras nas lojas e quiosques participantes, o cliente do shopping terá direito a um cupom para concorrer a uma câmera GoPro Hero4. Diariamente, serão sorteadas duas unidades do produto. Além disso, todos os cupons, depositados durante o período da promoção, concorrerão ao sorteio final que premiará dois vencedores com Jeep Renegade Sport AT6 e uma câmera GoPro Hero4.

Para participar, é necessário apresentar os comprovantes de compras nos balcões de troca do shopping, cadastrar-se na promoção e preencher o cupom respondendo à pergunta “Qual Shopping tem prêmios diários e mais dois carros no final?”. Nos dias 27 (Black Friday), 28 e 29 de novembro, os comprovantes de compras valem o dobro, ou seja, cada R$ 600 em compras dará direito a dois cupons para concorrer aos prêmios.

Além disso, nos meses de novembro e dezembro, o shopping também traz programação especial de Natal. Na praça central, decorada por Cecilia Dale, as crianças de 2 a 12 anos podem se divertir em um carrossel colorido e iluminado que funciona diariamente. No espaço, o Papai Noel e sua equipe ficam à disposição da criançada para anotar os pedidos e tirar fotos até 24 de dezembro.

Serviço:

Atendimento Papai Noel

Até 24 de dezembro – Segunda a sábado: das 10h às 22h, domingo e feriado das 14h às 20h
24/12 – das 10h às 18h

Carrossel

O brinquedo é indicado pra crianças de 2 até 12 anos. Sendo que as crianças de 2 a 6 anos devem estar acompanhadas dos pais os responsáveis. A fila poderá fechar 30 minutos antes do horário de encerramento, dependendo da quantidade de pessoas.

Até 6 de janeiro

Horários de funcionamento: Segunda a sábado: das 10h às 22h; domingo e feriados: 12h às 20h. Em dezembro das 10h às 22h; 24 e 31 de dezembro das 10h às 18h. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro o shopping não abre.

Promoção de Natal

Período: 26/11 até 28/12
Participação: de 26/11 até as 18h, do dia 24/12/2015
Condições de Participação: A cada R$ 600,00 = 01 cupom.
Compras realizadas nos dias 27, 28 e 29/11/2015 = cupons em dobro.
Sorteios diários, de 27/11 a 24/12: 02 câmeras GoPro Hero4, sendo 1, por contemplado;
Sorteio final, dia 28/12: 02 câmeras GoPro Hero4; 02 kits compostos, cada um, por 01 câmera GoPro Hero4 e 01 Jeep Renegade Sport AT6. Não haverá sorteios nos dias 25, 26 e 27/12/2015. Sorteios, sempre às 11h. Nomes divulgados em até dois dias úteis no site www.centernorte.com.br e nas redes sociais do shopping.

Sobre o Shopping Center Norte
Inaugurado em 1984, o Shopping Center Norte está entre os mais completos e diversificados centros de compras do país. Com um mix de 331 lojas, o empreendimento ocupa uma área de 142 mil m² e recebe aproximadamente 80 mil pessoas por dia. Além da ampla variedade de lojas e serviços, o shopping conta com uma praça de alimentação completa, incluindo 61 restaurantes, fast-foods, lanchonetes e quiosques. Cinemas, pista de boliche e Playland completam a área de lazer do shopping, que investe constantemente em iniciativas inovadoras e ações diferenciadas. Nesses 31 anos de operação, o Shopping Center Norte segue acompanhando o crescimento e desenvolvimento do setor no Brasil. O negócio integra o complexo Cidade Center Norte, que conta também com o Shopping Lar Center, o Expo Center e o Novotel São Paulo.

“FORÇA DO BEM” E BOULEVARD SHOPPING EM CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS

~

No período do Natal, o Boulevard Shopping também estimula a solidariedade e faz parte da campanha de doação de brinquedos da “Força do Bem”. Os visitantes podem deixar suas doações no shopping até o dia 20 de dezembro na caixa de coleta do 1º piso, que fica disponível durante todo o período de funcionamento do centro de compras: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h.

A campanha recolhe brinquedos novos para doação nas instituições atendidas pela “Força do Bem”: o Hospital da Baleia e o Hospital São Francisco, em BH, as creches Casa da Sopa Fraterna, em Esmeraldas, e Soldadinhos de Cristo, em Sabará.

A parceria entre a “Força do Bem” e o Boulevard Shopping começou em 2015 e, este ano, já teve duas iniciativas anteriores: a campanha de doações de agasalhos para o inverno e a campanha de doação e calçados infantis, no Dia das Crianças. A proposta da entidade na campanha de fim de ano é levar às crianças não só um presente, mas, por meio dele, mais esperança, amor e a perspectiva de novos caminhos.

Boulevard Shopping

Av. dos Andradas, 3.000

Horário: Segunda a sábado: 10h às 22h │ Domingos: lojas das 14h às 20h; alimentação e lazer das 10h às 20h

Informações: www.boulevardshopping.com.br │ (31) 2538.7438/7439

Outros locais de Coleta Natal “Força do Bem”:

– Boulevard Shopping

Av. dos Andradas, 300, Santa Efigênia – 1º piso.

– Academia Alta Energia São Bento

Rua Michel Jeha, 100, São Bento.

– Academia CrossFit

Rua Iraí, 111, Cidade Jardim.

– Bardot Clínica do Corpo

Av. Paulo Camilo Pena, 172, Belvedere.

– MultiAD Comunicação

Av. Cristóvão Colombo, 454, sala 302, Savassi.

Mercado manteve praticamente inalteradas as principais projeções para o próximo ano

~

Com exceção de ligeiras alterações nas projeções para a taxa Selic e o PIB, o mercado manteve as suas expectativas para 2016 praticamente inalteradas, conforme apontado pelo Relatório Focus, com estimativas coletadas até o dia 27 de novembro, divulgado hoje pelo Banco Central. A mediana das expectativas para o IPCA em 2015 passou de 10,33% para 10,38%, e para 2016, se manteve em 6,64%. As estimativas para o PIB em 2015 passaram de uma queda de 3,15% para outra de 3,19% e, para 2016, passaram de -2,01% para -2,04%. A mediana das projeções para a taxa Selic subiu de 13,75% para 14,13% no final de 2016. Por fim, as estimativas para a taxa de câmbio permaneceram em R$/US$ 3,95 no final de 2015 e em R$/US$ 4,20 no final de 2016.