O mercado ajustou praticamente as expectativas de todas as variáveis econômicas na última semana, conforme apontado pelo Relatório Focus, com estimativas coletadas até o dia 08 de janeiro, divulgado hoje pelo Banco Central. A mediana das expectativas para o IPCA de 2016 subiu de 6,87% para 6,93%, enquanto que para 2017, as projeções seguiram apontando elevação de 5,20%. As estimativas para o PIB em 2016 passaram de uma queda de 2,95% para outra de 2,99% e, para o ano que vem, as estimativas recuaram de um crescimento de 1,00% para outro de 0,86%. A mediana das projeções para a taxa Selic continuou em 15,25% para o final de 2016 e subiram de 12,50% para 12,75% para 2017. Por fim, as estimativas para a taxa de câmbio passaram de R$/US$ 4,21 para R$/US$ 4,25 no final deste ano e de R$/US$ 4,20 para R$/US$ 4,23, ao final do ano que vem.
A Ancar Ivanhoe, uma das cinco maiores empreendedoras e administradoras de shopping centers do país, assume a gestão e comercialização do Natal Shopping, no Rio Grande do Norte.
Com propriedade compartilhada há oito anos com a BRMalls, as duas empresas se revezam na administração do shopping, compartilhando visões de negócios e valores a fim de proporcionar uma experiência única e encantadora para os consumidores e eficaz para os lojistas.
A companhia será responsável pela continuação do desenvolvimento e comercialização do Natal Shopping, que tem cerca de 27 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), 173 lojas, sendo quatro âncoras e um dos mais modernos complexos de cinema da cidade. Localizado em uma área que concentra os bairros mais nobres da cidade e altamente turística, o shopping recebe anualmente 5 milhões de pessoas.
Presente nas cinco regiões do país, a Ancar Ivanhoe ao assumir a gestão do Natal Shopping passa a administrar cinco empreendimentos na região Nordeste, sendo quatro shoppings no Ceará, onde a empresa é líder do mercado e possui propriedade e gestão dos negócios. Em todo o portfólio, a companhia possui 22 shoppings, dentre estes um com a inauguração prevista para abril de 2016, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Sobre a Ancar Ivanhoe:
Pioneira no setor de shopping centers, a Ancar Ivanhoe é uma das líderes do mercado com mais de 40 anos de atuação. Sua história teve início na década de 70, quando ingressou na indústria como uma das responsáveis pelo desenvolvimento do segundo shopping do Brasil: o Conjunto Nacional Brasília. Em 2006, associou-se à canadense Ivanhoé Cambridge e continuou sua trajetória em constante expansão. Atualmente, a Ancar Ivanhoe está presente nas cinco regiões do Brasil e conta com 22 empreendimentos em seu portfólio, entre shoppings em operação e em desenvolvimento. Para mais informações, acesse www.ancarivanhoe.com.br.
Tido como termômetro nacional para a indústria de shopping centers e o varejo em geral, o caderno "Desempenho do Varejo de Shopping e da Indústria de Shopping Centers em 2014/2015 – ALSHOP / IBOPE", trouxe números expressivos: de janeiro a dezembro de 2015, as vendas totais em shopping centers totalizaram R$ 145 bilhões, correspondendo a um aumento de 1,07% em relação a 2014. Em termos reais (descontada a inflação) as vendas caíram 2,82%. As vendas no período natalino – de 1º a 24 de dezembro – caíram 1% em relação à 2014.
Esses números consideram os 19 novos shopping centers, galerias, shoppings de atacado e rotativo, além dos que já operavam em 2014, e sintetiza um ano de instabilidade econômica, em que os varejistas tiveram estoques altos e os consumidores seguraram o dinheiro que tinham dentro do bolso.
"O setor varejista é muito sensível à atividade econômica. Com a atual conjuntura, já poderíamos prever que não seria possível as vendas crescerem", avaliou Nabil Sahyoun, presidente da Alshop. Ele enumera os fatores que contribuíram para a queda nas vendas: "com o crédito mais escasso, juros mais altos, dólar ao redor de R$4 e inflação elevada, não tem como obter resultado positivo nas vendas de Natal. O desemprego maior e as incertezas da economia e da Política também contribuíram para que o consumidor não gastasse".
NATAL
"A Black Friday, realizada na última semana de novembro reduziu o fluxo nos shoppings no Natal. Os valores dos presentes também ficaram entre 10% e 15% menores – o ticket médio foi cerca de R$ 100", pontua Luís Augusto Idelfonso, Diretor de Relações Institucionais a Entidade.
Mas há números positivos: as categorias de Perfumaria e Cosméticos, vestuários e Óculos, Bijuterias e Acessórios anotaram aumento nas vendas – com 8%, 5% e 3% respectivamente. As vendas de Joias e Relógios e itens de tecnologia e comunicação também se destacaram, com crescimento de 3,2% e 1,7%. Na outra ponta da tabela, as compras de eletrodomésticos caíram 2%, enquanto a categoria de móveis e artigos do lar amargou 13,3% negativos.
INDÚSTRIA DE SHOPPINGS
2015 viu a inauguração de 19 novos shopping centers no Brasil, chegando ao total de 893 empreendimentos em operação. Houve a abertura de 7 malls na região Nordeste; 2 na região Norte; 8 no Sudeste; 1 no Sul e 1 no Centro Oeste. Também houve o crescimento no número de lojas em operação, tanto nos novos empreendimentos quanto pela expansão dos que já estavam operando. Foram 1042 novas lojas, totalizando 139.738 pontos de venda.
Esses locais foram responsáveis por 1.332.910 empregos diretos (1.245.480 funcionários em lojas e 87.430 na operação dos malls), o que representa 30.400 novos postos gerados em 2015.
Os shoppings somaram uma frequência mensal de 470 milhões de pessoas – o que representa 2,3 vezes a população nacional. A previsão é de que 114 novos empreendimentos sejam inaugurados nos próximos 3 anos.
STJ – Cartão de crédito, dinheiro ou cheque, o preço deve ser igual
O valor para pagar as compras de Natal com cartão de crédito tem que ser o mesmo caso o pagamento seja feito em dinheiro. A regra é uma consequência de uma recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao julgar um caso envolvendo direito do consumidor. A decisão, que passou a valer para todo o país, considera que cobrar preços diferenciados na venda com cartão e com dinheiro à vista é prática abusiva.
“Toda decisão que venha ao encontro dos princípios e fundamentos do CDC, fortalecendo o consumidor nas relações de consumo, são auspiciosamente recebidas”, afirmou o diretor-geral do Procon-DF, Paulo Márcio Sampaio, ao comentar a decisão do STJ. Atualmente, o Procon-DF realiza um ciclo de palestras para lojistas para informar e esclarecer a orientação adotada pelo STJ.
O presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Cleber Pires, explicou que a venda com cartão de crédito tem um custo operacional. Para cada operação realizada, o comerciante paga à administradora do cartão entre 3% a 4% do valor da transação. “Esse custo operacional está embutido no preço, já recai naturalmente sobre o valor total, mas hoje o consumidor está atento, a concorrência é grande e todo benefício para o consumidor é bem-vindo”, afirmou.
A dentista L., 31 anos, soube da decisão do STJ pela televisão. “Do ponto de vista do consumidor, acho muito positivo. O cartão de crédito é uma forma de pagamento que facilita muito, é conveniente e seguro”, afirmou. Segundo ela, a decisão também é benéfica para o comerciante, apesar da cobrança do custo administrativo pelas administradoras de cartão de crédito.
“As vantagens superam as desvantagens, por isso não acho correta a cobrança de um preço diferenciado para o pagamento com cartão”, disse. A dentista tem o hábito de utilizar o cartão de crédito, mas evita o pagamento caso o comerciante cobre um preço mais caro em relação ao pagamento em dinheiro. “Se for oferecido desconto para pagamento à vista, prefiro pagar à vista”, afirmou.
SÃO PAULO (Reuters) – A empresa israelense de investimentos imobiliários Gazit Globe permanece otimista com o mercado brasileiro mesmo diante da crise, tendo aproveitado a desvalorização do real para realizar aquisições de ativos sete anos depois entrar no país, onde investe em shoppings centers.
Segundo a presidente-executiva da Gazit Globe, Rachel Lavine, no cargo desde setembro, o mercado brasileiro de shoppings continua promissor, e a empresa está aproveitando a crise para se preparar para uma retomada da economia em 2017, especialmente em seu mercado-chave, a cidade de São Paulo, onde detém oito shoppings centers.
"Houve oportunidades e progressos nos últimos 24 meses, quando as maiores compras ocorreram. Mas somos investidores de longo prazo", disse Lavine à Reuters.
A empresa investiu 2 bilhões de reais no país nos últimos dois anos. Em outubro, adquiriu 5,16 por cento de participação na administradora de shoppings BR Malls e há duas semanas comprou quase 5 por cento do tradicional shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo.
Na capital paulista, a estratégia da Gazit tem sido adquirir shoppings antigos para reformulá-los, como foi feito com o Top Center, na Avenida Paulista, adquirido no ano passado, e o Shopping Light, no centro da cidade, comprado este ano.
A empresa vai inaugurar em 2016 o Morumbi Town, na zona sul da cidade de São Paulo e atualmente em obras, e não prevê novas aquisições, nem comenta sobre eventuais intenções de ampliar sua fatia na BR Malls.
"Ano que vem será um ano de entregas", disse por sua vez o presidente do Conselho da Gazit Globe, Chaim Katzman, antevendo também investimentos em melhorias em outras propriedades.
As operações no Brasil são parte da estratégia global da Gazit de ampliar penetração em áreas urbanas de mercados com potencial de crescimento futuro.
A empresa tem 458 propriedades em 20 países, 21 bilhões de dólares em ativos sob gestão, sendo que seus principais mercados são Europa (47 por cento dos ativos), Canadá (25 por cento), Estados Unidos (19 por cento), Israel (6 por cento) e Brasil (3 por cento).
Segundo Lavine, a taxa de crescimento em receitas tem sido maior em EUA e Canadá, na ordem de 5 por cento, e de 1 por cento no Norte da Europa, enquanto a Europa Central e do Leste teve queda de 12 por cento, segundo dados do terceiro trimestre. A empresa não divulga os números das operações brasileiras.
A empresa vê a crise política no Brasil como o principal desafio para o país no próximo ano, diante da necessidade do governo de "destravar" ajustes econômicos. "Os 'drivers' de longo prazo são positivos e devem prevalecer", disse a empresa em apresentação a analistas.
Com exceção da taxa de câmbio, o mercado revisou a maioria das suas expectativas para 2016, conforme apontado pelo Relatório Focus, com estimativas coletadas até o dia 11 de dezembro, divulgado hoje pelo Banco Central.
A mediana das expectativas para o IPCA em 2015 passou de 10,44% para 10,61%, e para 2016, subiu de 6,70% para 6,80%.
As estimativas para o PIB em 2015 passaram de uma queda de 3,50% para outra de 3,62% e, para 2016, passaram de -2,31% para -2,67%.
A mediana das projeções para a taxa Selic subiu de 14,25% para 14,63% no final de 2016.
Por fim, as estimativas para a taxa de câmbio recuaram de R$/US$ 3,95 para R$/US$ 3,90 no final de 2015 e permaneceram em R$/US$ 4,20 no final de 2016.
No tradicional shopping da Avenida Paulista, o clima de Natal evolui a cada dia, com a movimentação do público em torno da decoração “Natal das Histórias” e do Festival de Apresentações Natalinas, que continuará até 23 de dezembro com atrações diárias, nos horários de almoço e início da noite.
Agora, para estimular o consumidor e ampliar os resultados do final de ano, o Shopping lança a promoção, na qual os clientes que juntarem R$ 400,00 em compras, ganham um minipanetone e concorrem aos sorteios de 40 vale-compras no valor de R$ 1 mil cada. Com a entrega de 10 vales por vez, os sorteios já têm data marcada e acontecem nos dias 14, 18, 22 e 28 de dezembro.
Atrações musicais, sincronia de luzes e fotografias históricas na fachada
Uma tradição entre as festividades da Avenida Paulista, o evento do Shopping Center 3 chega à 11º edição com 32 atrações e mais de mil integrantes, mobilizando o público até 23 de dezembro .A programação acontece no palco montado dentro do cenário O Natal das Histórias”, decoração de frente para a Avenida Paulista, com shows sincronizados de som e luzes (tecnologia dancing light), adereços natalinos e um conjunto de fotografias de 1,20m x 1m com recursos de backlight, que revelam ao público paisagens urbanas da capital, registradas no início do século passado pelo fotógrafo suíço Guilherme Gaensly (1843-1928), material pertencente ao acervo da Fundação Biblioteca Nacional.
Aproveitando o mote do “Natal das histórias”, Shopping estimula, em seu Facebook, as pessoas a contarem histórias de natais inesquecíveis, que tenham como pano de fundo a cidade ou o Shopping. A melhor será transformada em gif e postada em redes sociais.
Confira as próximas atrações do Festival de Natal do Shopping Center 3:
11/dez
sexta-feira
12h
Coral Infantil da Rede Municipal de Campinas
11/dez
sexta-feira
20h
Coral Paz e Vida
14/dez
segunda-feira
12h
Grande Coro de São Paulo
14/dez
segunda-feira
20h
Exército da Salvação
15/dez
terça-feira
12h
Coral Ciep Milton Santos
15/dez
terça-feira
19h
Coral dos Servidores do Departamento de Polícia Federal
16/dez
quarta-feira
12h
Coro AFPESP
16/dez
quarta-feira
19h
Coral da Sociedade Hípica de Campinas
17/dez
quinta-feira
12h
Coro Liberdade
17/dez
quinta-feira
19h
Vox Anima
18/dez
sexta-feira
13h
Madrigal Ever Dream
18/dez
sexta-feira
19h
Coral FacCamp e Coral dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Campinas
21/dez
segunda-feira
12h
Coral do Centro de Convivência Reascender de Mairiporã
Com a nova imposição, alem de dificultar a cobrança de inadimplentes, aumenta o custo da operação de cobrança e paralelamente impacta na concessão de crédito no Estado de São Paulo. Com maiores obstáculos e custos nas operações de cobrança de dívidas, maior é a resistência na liberação de valores. Também não se descarta um possível aumento das taxas de crédito.
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) manteve a decisão de 1ª instância que negou à varejista de eletrodomésticos R. E. a suspensão da multa de R$ 10 mil aplicada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO após ter encontrado, nos estoques da loja, um televisor que não ostentava a Etiqueta de Conservação de Energia (ENCE).
A exigência está prevista na Portaria 267/08 da autarquia fiscalizadora e obriga fabricantes, importadores e varejistas a adequarem os aparelhos de TV comercializados no país a determinadas regras de padronização, como a apresentação das chamadas "marcas de conformidade".
Na tentativa de suspender a exigibilidade da multa e ainda que o nome da empresa não fosse inscrito em dívida ativa, a ré argumentou que a aplicação da multa seria arbitrária, já que “a ausência de etiqueta ENCE foi constatada em apenas 1 (um) televisor, e somente 2 (dois) dos cordões conectores ostentaram o selo de identificação em suposto desacordo com a ABNT NBR 14136, revelando-se o valor de R$ 10.000 (dez mil reais) desproporcional à infração cometida”, alegou.
Contudo, no entendimento da relatora do processo no TRF2, desembargadora federal Salete Maccalóz, o valor da multa não é abusivo. “Necessário esclarecer que o bem jurídico tutelado não corresponde à mera ausência de etiqueta em um dos produtos da loja, mas ao direito do consumidor em ver cumpridas todas as normas formuladas em seu benefício, a fim de coibir abusos”, ressaltou.
Em seu voto, a magistrada explicou ainda por que não considera o valor da multa aplicada desproporcional. “Dez mil reais se revela ínfimo em relação ao grande porte da empresa, ‘sendo uma das cinco maiores redes de varejo de eletrodomésticos do Brasil, com mais de 250 lojas’, (…), bem como a constante publicidade nos meios de comunicação em horários nobres, sabidamente os mais caros”, pontuou.
São Paulo, 10 de dezembro de 2015 – A LC Restaurantes, especialista em refeições coletivas, não se deixou abater pela crise econômica do País e apostou na inovação, resultando no crescimento de 10% em 2015. Com 3.000 colaboradores, 250 Unidades Operacionais e servindo 125.000 refeições por dia, a empresa encerrará o ano registrando 14 novos clientes, como CDA Metais, MGM, Nacional Gás, Moinho Paulista, Huf do Brasil, entre outros, totalizando 25 novos restaurantes inaugurados pelo Brasil.
Para garantir o crescimento, a LC Restaurantes apostou em uma série de estratégias. Uma delas foi inovar a tecnologia em seus processos, fortalecendo a qualidade em seus serviços. Este investimento foi direcionado para as técnicas de produção e preparo de alimentos, como o Cook Chill (cocção seguida por um resfriamento rápido, a fim de garantir a qualidade do prato) e o correto uso de fornos combinados, visando redução de desperdício e eficiência da ferramenta.
A LC investiu também em iniciativas voltadas para retenção e relacionamento com os atuais clientes, com o objetivo de oferecer novas opções de quebras de rotina em seus restaurantes. Exemplo disso foi a parceria com empresas de alimentos para realizar ações pontuais. Em datas comemorativas, por exemplo, como o Dia das Crianças, Dia dos Pais e no Natal, são disponibilizados espaços em determinadas unidades para que a empresa Cacau Show comercialize seus produtos, incluindo Kits exclusivos e personalizados.
Em 2015, a LC Restaurantes realizou seu primeiro Evento Itinerante, projeto que propõe a implantação, nos restaurantes de seus clientes, de um cardápio rotativo, composto por gastronomias diferenciadas. A estreia do Evento Itinerante aconteceu no restaurante do Esporte Clube Pinheiros. O tema foi a culinária mexicana, com direito a músicas temáticas e pratos típicos como tacos, guacamole, chillibeans, frango mexicano, entre outras opções. O evento contou com a presença de funcionários, atletas, professores e prestadores de serviço, contabilizando cerca de 1600 pessoas.
Também neste ano, o Pão de Açúcar e a LC Restaurantes ofereceram, pela primeira vez juntos, uma aula de alta gastronomia. Ministrada para 50 clientes das unidades Alphaville 1, 2 e Tamboré. A aula foi realizada no Espaço Gourmet da loja Pão de Açúcar Alphaville II, em Santana de Parnaíba, município de São Paulo. Com o tema “Gastronomia Brasileira”, o evento teve a apresentação de três pratos: casquinha de camarão, salada de folhas nobres e cuscuz de tapioca com calda de cupuaçu. Os clientes puderam acompanhar a preparação, conhecer um pouco mais sobre os ingredientes utilizados e degustar o resultado final!
Outras novidades foram as parcerias com alguns foodtrucks. Um deles, o Friend’s, ficou instalado na frente da sede administrativa da LC, promovendo a venda de lanches para colaboradores e visitantes, após o expediente. O Friend’s oferece hambúrgueres artesanais e hot-dogs “maçaricados”, preparados com modernas ferramentas de grelha e cocção. O outro foodtruck é o Churros da Si, que serve churros artesanais com preparo diferenciado. Ambos são disponibilizados nos restaurantes da LC em datas específicas, e também na frente da sede da empresa.
Outra estratégia foi a participação da empresa em grandes feiras de sustentabilidade e recursos humanos, realizadas em várias regiões do interior de São Paulo, como o Seminário empresarial de Responsabilidade Socioambiental e II Premiação Vale Sustentável, em Taubaté; o Congresso de Gestão de Pessoas – APRH – Associação dos Profissionais em Recursos Humanos, em Sorocaba; e o 21º Encontro de RH de Campinas e Região – GRUCA, realizado na Expo Dom Pedro, em Campinas.
Segundo Dâmaris de Luca, Diretora de Novos Negócios e Marketing, além da possibilidade de benchmarking, estes eventos contam com a presença de importantes contatos e possíveis novos clientes. “Essas datas são excelentes oportunidades para que a LC conquiste ainda mais visibilidade no interior. Tivemos contato com gestores de grandes empresas que puderam conhecer melhor o nosso trabalho, gerando boas perspectivas de novos negócios”.
O trabalho intenso da LC Restaurantes resultou na nomeação da empresa como um dos “300 Melhores Fornecedores para RH 2016”, pelo Grupo Gestão RH. O evento aconteceu em São Paulo, e envolveu profissionais de recursos humanos de algumas das maiores empresas do Brasil, que ajudaram na avaliação e na indicação dos eleitos. Criada em 2007 pelo Grupo Gestão RH, a pesquisa tem como objetivo valorizar o trabalho dos fornecedores de produtos ou serviços para o departamento de RH, avaliando as estratégias desenvolvidas a seus clientes nas áreas de: Benefícios, Talentos, Tecnologia para RH, Gestão do Negócio e Facilities& Services. A LC foi avaliada na categoria Benefícios – Alimentação Coletiva.
Ainda em linha com o conceito de inovação, a empresa iniciou o desenvolvimento de novas ferramentas de marketing digital, em parceria com a Agência Pulso, visando obter maior visibilidade e reconhecimento no mercado. O projeto está em desenvolvimento, sendo que o blog da empresa já está ativo, compartilhando notícias sobre a LC Restaurantes, além de novidades sobre o mercado. Também está em produção o boletim “Conectados”, que será enviado por e-mail para clientes e prospects, contendo as principais informações sobre a empresa. Além disso, é prevista a reformulação do site para 2016, visando adequação de conteúdo e layout por meio de uma plataforma mais moderna e atrativa.
“Tivemos um ano desafiador, mas não medimos esforços para manter a qualidade de nossos produtos, serviços e processos internos, buscando oferecer sempre o que há de melhor para nosso público. A maior prova disso é que temos 90% de índice de satisfação de nossos clientes. Para 2016, nossa perspectiva de crescimento é de, pelo menos, 20%, baseado na continuidade das estratégias de negócios definidas em 2015”, finaliza Dâmaris.
Sobre a LC Restaurantes
Com 26 anos no mercado de refeições coletivas, atuando em projetos especiais e personalizados, a LC Restaurantes se diferencia pela sua excelência em atendimento e serviços de alimentação para empresas, hospitais, escolas, varejo e hotelaria marítima, estando presente em nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A empresa conta com equipes altamente qualificadas para desenvolver projetos diferenciados, planejando ambientes que proporcionem ganhos de qualidade de vida. Dentre seus serviços, destacam-se Sabor Brasil (Sabor do Chef, Sabor do Cliente e Sabor Saúde), Cozinha & Arte, Prato à La Carte, Grill, LC Conveniência, Cafeteria, e outros.
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