Mercado revisou para baixo suas expectativas para a taxa Selic neste ano e no próximo

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Em resposta à decisão do Copom de manter a taxa de juros inalterada em sua última reunião, o mercado revisou para baixo as suas expectativas para a Selic, conforme apontado pelo Relatório Focus, com estimativas coletadas até o dia 22 de janeiro, divulgado hoje pelo Banco Central. A mediana das expectativas para o IPCA de 2016 subiu de 7,00% para 7,23% e avançou de 5,40% para 5,65% para 2017. As estimativas para o PIB em 2016 passaram de uma queda de 2,99% para outra de 3,00% e, para o ano que vem, passaram de um crescimento de 1,00% para outro de 0,80%. A mediana das projeções para a taxa Selic caiu de 15,25% para 14,64% no final de 2016 e de 12,88% para 12,75% em 2017. Por fim, as estimativas para a taxa de câmbio subiram de R$/US$ 4,25 para R$/US$ 4,30 no final deste ano e de R$/US$ 4,30 para R$/US$ 4,40 ao final do ano que vem.

Dinossauros gigantes agitam as férias de Janeiro no Shopping D

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De 20/01 a 10/03, um dos maiores centros de lazer da zona norte receberá 13 réplicas robotizadas e em tamanho real de dinossauros, recriando ambientes dessa fauna e flora que habitou o planeta há milhares de anos; atração permitirá que os visitantes montem alguns exemplares, além de fotos customizadas em autênticos ovos jurássicos

Referência em lazer, compras e serviços na zona norte da capital, o Shopping D promete impressionar a todos nestas próximas semanas, ampliando ainda mais o clima de descontração destas férias. Para isso, transformará boa parte de seus ambientes numa verdadeira selva, repleta de réplicas em tamanho natural, dos principais dinossauros que viveram na Terra, há cerca de 250 milhões de anos. A mostra Mundo Jurássico será uma oportunidade única do público, especialmente as crianças, de conhecerem mais sobre esses bichos e conferirem de perto a história dessas espécies em suas dimensões gigantes, fora do comum no meio ambiente. Gratuita, a atração estará aberta ao público diariamente, das 10 horas às 22 horas.

“Certamente, os visitantes serão impactados pelo realismo das instalações, riqueza de detalhes e informações e, sobretudo, pela tecnologia presente em cada réplica, que se move e emite sons, propiciando uma interação ainda maior com as pessoas. Será um passeio inesquecível às famílias ou entre amigos, no qual poderão até montar algumas réplicas e eternizar essa ocasião com fotos lúdicas, feitas dentro de ovos jurássicos”, ressalta Bete Henriques, gerente de marketing do Shopping D.

Didática, essa grande mostra destacará um circuito, com estruturas montadas nos pisos 1 e 2, sendo que cada exemplar destacará painel ilustrativo, repleto de curiosidades e dados científicos das espécies. O evento contará, inclusive, com um dos mais conhecidos e temidos dinossauros daquela Era: o Tiranossauro Rex, portando seus 5 metros de altura e 13 metros de comprimento, contando com um amplo espaço próximo da entrada principal do shopping, no piso Térreo, como boas-vindas a todos no evento. Robotizado, seus membros, cauda, boca e cabeça se mexem, seus olhos piscam; e também emite sons. Outro de peso é o Espinossauro, com dimensões e recursos tecnológicos similares. Outros dois Tiranossauros também estarão na mostra, um com 1,5m e outro com 2,5m de altura e, respectivamente, com 3 e 2,5 metros de comprimento. Nos dois casos, o realismo das peças poderá surpreender, pois além da automação e sons que emitem, seus troncos abaixam e levantam e se movem para os lados. Já o Maiassauro, de 2,2m de altura e 6m de comprimento, o Braquiossauro, de 2,6m de altura e 6m de comprimento, e o Galimino, de 1,5m de altura e 3m de comprimento, poderão fazer os visitantes acharem que se trata de animais vivos, porque além de se moverem, piscarem e emitirem som, será possível também observar a respiração desses exemplares. Integram, ainda, essa atração o Tricerátopo (1,5m de alt. e 5m de comp.), Espinossauro (2,5m de alt. e 6m de comp.) e o Pterossauro, com seus 3m de asas.

SERVIÇO:
MUNDO JURÁSSICO – SHOPPING D
GRATUITO
Período: 20/01 a 10/03
Horário: diariamente, das 10h às 22h.
Local: pisos Térreo, 1 e 2.
Tel.: (11) 4506-6000
End: Av. Cruzeiro do Sul, 1.100 – São Paulo – SP.
Site: www.shoppingd.com.br

NRF Retail’s Big Show 2016

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Nova Iorque (EUA) – Guiada por Daniel Zanco, a delegação da Alshop visitou três lojas inovadoras, a REI, a STORY e a Bonobos, todas localizadas em diferentes regiões de Manhattan. As lojas selecionadas pelo consultor de varejo da entidade serviram como um laboratório de pesquisa para todos os que participaram do tour. Os representantes das lojas explicaram os conceitos por trás de suas operações e a delegação teve a oportunidade de tirar suas dúvidas e fazer parte da experiência que cada loja proporciona aos seus clientes.

REI
303 Lafayette Street
New York, NY 10012
www.rei.com
+1 212-680-1938

STORY
144 10th Avenue
New York, NY 10011
www.thisisstory.com
+1 212-242-4853

BONOBOS
www. bonobos.com
95 Fifth Avenue
New York, NY 10003
+1 646-869-4933

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NRF Retail’s Big Show 2016

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Nova Iorque (EUA) – A convenção anual da National Retail Conference (NRF) chegou à sua 105ª edição em 2016.

Mesmo com a possibilidade de uma dramática caída no número de participantes devido a fragilidade econômica global, o número de participantes, comparado às estatísticas de 2015, não apresentou uma baixa significativa.

Segundo a nota Geographic Count, datada 19/01/16 às 16 horas e publicada na sala de imprensa da NRF, o número total de participantes internacionais do ano de 2016 é 7,767. O Brasil marcou o segundo lugar na lista, com 1,146 participantes, ficando atrás do Canadá, que teve o total de 1,268 participantes.

Os cinco países com o maior número de participantes foram:

1. Canada: 1,268
2. Brasil: 1,146
3. França: 757
4. Reino Unido: 705
5. México: 313

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NRF Retail’s Big Show 2016

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Nova Iorque (EUA) – Mindy Grossman, CEO da varejista online HSN e uma das mais importantes mulheres do varejo mundial fez um interessante discurso na abertura do terceiro dia da NRF 2016, abrindo a Keynote session que traria Kenneth Chenault, CEO da American Express em um bate papo com Terry Lundgren, presidente da Macy’s e ex presidente da NRF.

Mindy abordou muito a mudança dramática no comportamento do consumidor, o papel dos dados, da tecnologia e da proximidade com o consumidor via mobile e foi categórica em afirmar que o consumidor é o novo ponto de venda. A pluralidade de telas, o uso intenso de telas o crescimento do ecommerce farão com que players que não mudem morram e que a paixão seja a nova moeda corrente, capaz de criar fidelidade e engajar consumidores.

Na conversa com Lundgren, Chenault falou muito sobre a nova geração de meios de pagamentos, como empresas como Uber e Amazon estão reinventando as dinâmicas dos negócios e como uma empresa como a Amercian Express possui dados e informações que podem colaborar com os varejistas na jornada do engajamento do consumidor. A palavra de ordem do CEO da Amex que mais parecia executivo de uma startup de tecnologia do que de uma gigante do mercado financeiro: – Inove ou morra, crie relevância para seu consumidor ou saia do jogo.

Em outra palestra, o case apresentado pela Kroger – a terceira maior rede varejista do mundo (atrás apenas do Walmart e Costco) foi uma ótima aula do uso de dados para a criação de uma eficiente e relevante experiência de relacionamento com o consumidor.

Baseado no tripé Big Data, Ciência do Consumidor e Tecnologia eles analisam de forma individual cada consumidor, sem criar segmentos, entendendo o processo de compra como uma impressão única como o DNA do consumidor. Esse processo aplicado possibilita entregar aos usuários um amigável aplicativo que concentra o histórico de compras, os cupons de desconto, as ofertas gerais, receitas relevantes, conteúdo exclusivo, as ofertas específicas e a lista de compras. O objetivo de buscar consumidores fiéis se justifica pelo fato por eles apurado de que um consumidor fiel vale por oito não fiéis.

Na palestra “Porque sua Campanha On-line Precisa Conter uma Mensagem Baseada em Localização” Jeff Russakow, CEO da Gimbal apresentou diversos conceitos e cases baseados na possibilidade de interagir com consumidores a partir de sua localização, de diferentes formas, através de seu celular. A justificativa para essa interação vem de impressionantes dados apresentados, como o fato de 84% das vendas sofrem influência mobile (mesmo que 93% delas ocorram fisicamente) e que 77% dos consumidores estão dispostos a compartilhar sua localização, se perceberem valor na troca.Os resultados de um eficiente uso de localização e tecnologia mobile podem ser um melhor entendimento do fluxo de consumidores, a possibilidade de criar experiências nas lojas, gerar estímulos de compra no PDV e aumentar a lealdade do consumidor.

Cases como da Kraft-Heinz – que indica uma receita quando o consumidor passa próximo a um ingrediente ou da Game Stop – que faz uma curadoria pelo celular quando o consumidor entra na loja mostram a força dessa tecnologia.

Num lotado Expo Stage, Christian Davies, diretor de criação da agência de design FITCH provocou os presentes, dizendo que o ambiente da loja física está muito atrasado em relação ao comportamento dos consumidores.

Davies defende através de sua metodologia AGILE que a loja seja um espaço em constante mudança, o que ele chamou de Varejo sempre em BETA, nunca estático. Cases como Target, Story, Space10 da Ikea e o laboratório da Lowes ilustraram iniciativas de varejistas que estão buscando inovação através de uma loja mais dinâmica, relevante e interessante. Tudo em busca de reverter um impressionante gráfico do Wall Street Journal que ilustra a vertiginosa queda de tráfego de pessoas nas lojas físicas.

Uma das mais esperadas do evento, a penúltima Keynote session do dia reuniu três marcas de muito peso, com Paul Gainer VP de Varejo da Disney, Christiana Shi Presidente de Varejo da NIKE e John White COO da Fossil, que fizeram suas apresentações após a introdução de Rod Sides da Deloitte. Sides falou da era disruptiva do varejo, fortemente influenciado pelo ambiente digital, com a competição mudando de perspectiva e tecnologias que não param de surgir.

Para a Disney, a missão é criar momentos mágicos para convidados de todas as idades, que precisam ter uma experiência marcante em perspectiva global e com loja, mobile, social e online integrados.

John White apresentou a Fossil Group, um gigante com16 marcas, US$ 3,5 bi em faturamento e presente em 130 países. Com uma estrutura verticalizada, a companhia busca o equilíbrio entre tecnologia, além da integração entre os canais digitais, lojas físicas e distribuidores. No centro da evolução digital da companhia estão os dispositivos vestíveis, com pulseiras de monitoramento da linha MissFit – integrada com o Google – e relógios inteligentes.

Por fim, Christiana Shi mostrou como a Nike tem revolucionado sua experiência de loja e colocado o consumidor no processo de decisão da companhia. Os atletas como são chamados seus clientes, tem um site Nike.com adaptado para cada região, podem customizar produtos pelo Nike iD, comprar pelo celular com o aplicativo SNKR e (na Inglaterra e EUA) comprar produto online e escolher em qual loja prefere retirar. Essa conexão, no aspecto local é explorada pelas lojas que atuam diretamente nas comunidaes onde estão inseridas, como no caso da recente lojas inaugurada no East Los Angeles.

O dia foi encerrado com mais uma Keynote Session moderada por Courtney Reagan da CNBC, com a participação de Steven Lowy da Westfield, Sir Charlie Mayfield da John Lewis Partnership e Kevin Plank fundador e CEO da Under Armour.

Steven fez a primeira apresentação, mostrando que para a Westfield, a tecnologia é fundamental para conectar lojistas e consumidores. A experiência de compra promovida pelo Westfield Labs e ilustrada em um video que demonstra interação com o consumidor desde a chegada ao mall, passando pela sugestão de lojas e produtos é a saída da gigante do Real State para criar relevância para todos os envolvidos na sua cadeia de consumo.

A apresentação do case da John Lewis mostrou o tamanho e relevância desse grupo ingles, entre os 70 maiores varejistas do mundo. Sir Charlie Mayfield provocou a plateia, perguntando se a língua falada é a de consumidores ou de canais, afirmando que as métricas agora são diferentes e venda por m2 e outros indicadores tradicionais já não fazem mais tanto sentido em um ambiente tão conectado, com consumidores permeando diferentes pontos de contado.

Por fim, Kevin Plank mostrou como a Under Armour – companhia que fundou há 20 anos atrás – construiu sua marca com o objetivo de mudar a forma como atletas se vestem. Com valores como design e tecnologia, Plank assistiu a um crescimento extraordinário, com faturamento de quase US$ 4 bi. A tecnologia está presente na relação com seus consumidores, que interagem com a marca pelo aplicativo Under Armour Record (que tem a pretensão de ser um centro complete de informação da saúde do usuário) e possuem 25 sites globais para compra, além de venda mobile, que vem crescendo e já representou 12% das vendas online na última Black Friday.

NRF Retail’s Big Show 2016

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Nova Iorque (EUA) – Foi na elegante Wedgwood Room do Hotel The Pierre onde aconteceu a palestra de abertura da temporada de eventos exclusivos que a Alshop oferece em paralelo ao Retail’s Big Show. A palestra contou com a presença de 82 profissionais do varejo que compõem a delegação da Alshop.

A delegação foi recebida por Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, e teve insights dos consultores Daniel Zanco (varejo), Mario Almeida e Cassiano Antequeira (tecnologia) e Manoela Guimarães e Vitoria Doyle (branding e experiência do consumidor e marketing) sobre os temas mais quentes, instruções sobre como tirar melhor proveito da NRF e dicas das melhores palestras.

O jornalista Ricardo Boechat esteve presente e comentou sobre cenário político do Brasil e seu impacto no varejo do país. Após a palestra de abertura, encerrada por Simoni Morato, chief executive officer do Safra National Bank, a delegação se reuniu no bar do The Pierre. Patrocinado pelo Safra National Bank, banco parceiro da Alshop, o coquetel de boas-vindas proporcionou aos membros da delegação uma noite agradável e a oportunidade de fazerem networking.

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NRF Retail’s Big Show 2016

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Nova Iorque (EUA) – A fria manhã de segunda-feira que deu início ao segundo dia do NRF Big Show 2016 trouxe Mathew Shay – em sua quinta edição como principal executivo da entidade – apresentando seus convincentes resultados obtidos na representação do setor varejista americano. Mais de 100 eventos, 5000 reuniões com congressistas e 60 milhões de acessos ao website foram alguns dos dados apresentados. A entidade segue cumprindo sua missão de brigar pelos varejistas e elevar a bandeira de que este é o maior gerador de empregas na maior economia do planeta.

Em seguida, Kip Tindell apresentou Collin Powel, o General da reserva que foi secretário de estado no governo Bush entre 2001 – 2005, trazendo um discurso bastante nacionalista e que pode servir de inspiração para os brasileiros, citando que o que faz da America uma grande nação é a capacidade de superar obstáculos, não importa quais sejam. A conversa mencionou também importantes pontos sobre confiança, liderança e a importância da união no cumprimento de metas e objetivos.

A Área da Expo trouxe a apresentação da RSR Retail sobre os desafios da precificação e a crescente sensação de que varejistas precisam cada vez mais reduzir suas margens para competir – sensação sem dúvida compartilhada por brasileiros.

O palco Expo Stage seguiu com uma já tradicional e aguardada apresentação do Retail Design Institute, sobre o circuito de novas lojas em NY. Na introdução, cinco conceitos foram destacados como tendências , apontando que as lojas deverão ser cada vez mais enriquecedoras, personalizáveis, envolvidas socialmente, sensoriais e disruptivas. Ficou bastante claro também que o desafio da diferenciação será cada vez maior.

O painel foi complementado pela apresentação de executivos que trouxeram seus cases: Lowes (grande home center com lojas de bairro), Nixon (empresa californiana de relógios com uma loja de excelente design e forte em customização) e por fim a Microsoft, que inaugurou uma grande flagship possibilitando maior interação das pessoas com seus produtos e da sua equipe com a comunidade local.

Outra tradicional participante da NRF, a consultoria europeia Ebelfort levou os participantes de sua apresentação por cases muito interessantes em países como Holanda, Inglaterra e Coréia do Sul. Dois cases voltados ao mercado infantil fecharam esse painel, sendo um deles o das iniciativas de visual merchandising e experimentação propostas pela Toys r Us e outro de um negócio novo e disruptivo, proposto por uma empresa chamada Vigga, especializada em roupas infantis orgânicas. Sua proposta é a de um serviço de assinatura de roupas infantis orgânicas que após o uso e crescimento das crianças, são devolvidos e trocados por outros produtos em novo tamanho. O processo permite que até 7 crianças usem um produto, reduzindo o consumo, a pegada de carbono e a despesa das famílias, que não mais precisam se preocupar em comprar vestuário para os pequenos.

O Brasil foi ao palco, com os cases da Dufry e da Paquetá Sport, que mostraram suas estratégias como treinamento, planejamento de entrega e visual merchandising usadas na Copa do Mundo e que serão também aplicadas nos jogos olímpicos que estão por vir.

Na última Keynote session do dia, a consultoria Capgemini nos propôs uma nova forma de pensar a cadeia de suprimento colocando o consumidor no centro de todo o processo, sendo atendido por todos os entes dessa cadeia, suportado por tecnologias como cloud, robótica, inteligência artificial e internet das coisas.

Nesse novo e complexo processo, sete princípios foram apresentados como fundamentais:

– Comunicação Simples;
– Cadeia de Valor;
– Transparência;
– Acesso e controle;
– Diálogo constante;
– Proteção de dados e
– Integridade nas redes sociais.

Em seguida o tema foi explorado pela Marks & Spencer, um gigante do varejo imglês, com 132 anos de existência, 1332 lojas pelo mundo e mais de 80.000 funcionários. O Diretor Executivo e CMO Patrick Bousqyet-Chavanne apontou os desafios e caminhos em busca da lealdade do consumidor, que passam pela necessidade de um senso de pertencimento e comunidade, de recompensas relevantes e de consistência no diálogo.

Parte do sucesso da M&S em sua jornada do engajamento se deve ao programa SPARK de relacionamento, uma iniciativa amparada em 5 pilares – relacionamento, engajamento, disfrutar mais, escolher e interagir – e que oferece aos consumidores recompensa pela frequência de compras (não só pelo valor), ofertas customizadas, acesso prioritário a novidades e participação em eventos e experiências.

Daniel Zanco
daniel.zanco@universovarejo.com.br

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NRF Retail’s Big Show 2016

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Nova Iorque (EUA) – Na abertura dos trabalhos, Michael Cyr da Mastercard falou sobre fidelidade do cliente, que é um tema óbvio mas que hoje precisa ser tratado com a maior relevância possível. Fidelidade é fundamental, e com a imersão cada vez maior do cliente em dispositivos e opções de consumo envolvendo tecnologias novas ou tecnologias não tão novas porém aperfeiçoadas, esse cliente está sendo bombardeado por informação todo o tempo, e o varejo precisa entender como esse cliente está agindo para poder reagir as novas opções e formatos de consumo. Nesse contexto, Stephen P. Joyce da Choice Hotels apresentou suas impressões de como fidelizar esse cliente, cada vez mais conectado. Com mais de 25 milhões de membros no seu programa, Stephen fez um retrato do cenário atual, falando dos Millennials (tema esse que parece ser um dos destaques da NRF 2016, os Millennials também conhecido com geração Y, são as pessoas nascidas entre 1980 e 1990). Ele destacou as diferenças dessa geração para a geração anterior. Sobre a concorrência do airbnb, passou a impressão que assim como o formato do Uber está incomodando o transporte convencional, o Airbnb também parece estar incomodando o setor hoteleiro. Falou também sobre a importância dos aplicativos móveis muito bem construidos para atingir essa geração, que está cada vez mais conectada e mobile.

Com tanta inovação, um dos desafios é associar as necessidades da empresa à tecnologia disponível, e uma das dicas foi o trabalho dos “times” em conjunto. A equipe de TI trabalhando de forma integrada com a equipe de estratégia, alinhando as necessidades da companhia para trazer soluções que resolvam os problemas, trazendo maior integração com as necessidades do cliente. E essa busca por soluções precisa passar pela inteligência em enxergar, analisar e consumir as inúmeras informações que a todo momento são geradas nos mais diversos canais, para entender e atender as novas necessidades desse cliente cada vez mais exigente.

Temas quentes nos painéis:

– millennials
– influência do mobile
– journey customer
– experiência do consumidor

Teaser do dia:

Vimos hoje vários exemplos em que a tecnologia aplicada gera novas abordagens e cria uma experiência superior no cliente.

Hersheys, Container Store e Dia&Co nos mostraram como a experiência do cliente é construída com apoio da tecnologia.

Temas como loyalty e marketing de conteúdo estão em alta, fazemos mais conhecendo melhor nosso cliente. A tecnologia está aí pra isso, mobile como presença que cria relevância na vida do cliente é sem duvidas o farol que guia as ações dos cases de sucesso que acompanhamos nesse primeiro dia de Big Show.

Cassiano Antequeira
cassiano@esperienza.com.br

Mario Almeida
mario@dnashopper.com.br

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Pátio Cianê Shopping promove a Liquida D

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Janeiro é um dos meses mais tradicionais de liquidação no comércio brasileiro e quem aguardou até agora para comprar certamente terá muitas opções no Pátio Cianê Shopping. É que começa amanhã a “Liquida D”, megaliquidação com preços até 70% mais baratos.

Além disso, outra novidade são as novas lojas inauguradas recentemente. Desde os últimos meses de 2015 até janeiro deste ano 10 já foram abertas. Confira quais são:

· Bar Brahma

· Nova Play ToY Park (brinquedos eletrônicos)