Votação aberta: Prêmio Lojista Alshop 2016

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A partir dessa segunda-feira, 02 de maio, está aberta a votação popular ao 18º Prêmio Lojista Alshop. Promoviida pela Associação Brasileira de Lojista de Shopping, a premiação reconhece, anualmente, os principais players do varejo de shopping brasileiro em 31 categorias – entre elas Alimentação; Artigos para o Lar; Bolsas e Artigos para Viagem; Calçados; Joalherias e Relojoarias; Lazer, diversão e entretenimento; Livrarias, papelarias e revistarias; Moda; Ótica; Pet Shop; Prestação de Serviços; Saúde e Estética e Telefonia e Acessórios – contando com a escolha popular para definir os vencedores.

Em 2015, foram mais de 4 milhões de votos computados pela internet. O voto é para cada segmento, sendo desnecessária a votação em todas as categorias contempladas no Prêmio. São mais de 600 empresas participantes.

A votação segue até o dia 2 de junho. Os três finalistas de cada categoria serão conhecidos em 5 de junho e, os vencedores, em 21 de junho, no encerramento do Brasilshop 2016 – Congresso Internacional de Varejo.

A mudança de data de premiação foi motivada pelo intuito de gerar mais visibilidade aos homenageados, patrocinadores e apoiadores do Prêmio: antes restrita aos três finalistas de cada categoria, a cerimônia contará, esse ano, com a presença de 1500 mil congressistas, além dos indicados. Para celebrar o momento, será oferecido um coquetel no WTC – Golden Hall.

O Prêmio Lojista Alshop 2016 conta com o patrocínio da Savoy.

AGENDA
VOTAÇÃO POPULAR – Prêmio Lojista Alshop
De 02 de maio a 02 de junho
www.alshop.com.br/premio

Para votar, é necessário informar nome, CPF e e-mail. É possível votar 1 vez por dia.

Os vencedores serão conhecidos ao final do Brasilshop – Congresso Internacional do Varejo
Local : Word Trade Center S. Paulo – Sala Golden Hall
Endereço: Av. Nações Unidas 12.551 – São Paulo – SP, 04578-903
Data : 21 de junho de 2016

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Daniela Santos – daniela.santos@localhost (11) 96013.4424

SOBRE A ALSHOP:
Com mais de 45 mil associados em todo o país, a Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping representa hoje cerca de 140 mil lojistas dos 893 shopping centers instalados no País. A entidade foi criada em 1994 e é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF), do Forum for International Retail Association Executives (FIRAE), do International Council of Shopping Center (ICSC) e da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS).

Complexo Tatuapé e clínica de diálise promovem evento de conscientização sobre doenças renais

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Na terça-feira, 26 de abril, o Complexo Tatuapé, em parceria com a CNTT – Clínica de Nefrologia e Transplante Renal do Tatuapé, realizou uma campanha com o objetivo de orientar sobre os cuidados necessários com a saúde para a prevenção de doenças dos rins. Na ocasião, uma equipe, formada por médicos e enfermeiros, esteve à disposição para tirar dúvidas e aferir a pressão arterial dos frequentadores do Shopping Metrô Boulevard Tatuapé.

“O Complexo Tatuapé apoia iniciativas que promovam o bem-estar e a qualidade de vida de seus clientes. Consideramos que levar conhecimento de saúde também pode ser um papel do centro de compras”, ressalta Flávia Tegão, gerente de marketing. A ação foi promovida das 10h às 17h.

A Doença Renal Crônica (DRC) é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida. Em crianças, afeta o crescimento, o desenvolvimento cerebral e a expectativa de vida. Localizada na zona leste de São Paulo, a CNTT atende cerca de 400 pacientes portadores de insuficiência renal crônica e oferece serviços de alta qualidade, além de primar pelo profissionalismo no atendimento.

Sobre o Complexo Tatuapé
O Complexo Tatuapé foi criado a partir da unificação dos shoppings Metrô Tatuapé (1997) e Metrô Boulevard Tatuapé (2007). Os dois empreendimentos formam um dos maiores polos de compras, lazer e entretenimento de São Paulo e recebem cerca de 130 mil pessoas por dia. Interligado à Estação Tatuapé do metrô e da CPTM, assim como a um terminal de ônibus, o Complexo Tatuapé oferece a seus visitantes facilidades de acesso, duas praças de alimentação com capacidade para 2 mil pessoas, quase 3 mil vagas nos estacionamentos e cerca de 500 lojas. Administrado pela AD Shopping, também conta com serviços diversos, como posto da Polícia Federal, laboratório de análises clínicas e consultório odontológico.

Sobre a AD Shopping
A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Com 24 anos de experiência e foco em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers, a AD administra um patrimônio de R$ 5,3 bilhões. São mais de 5 mil lojas, em 1,9 milhão de m² de área construída e 790 mil m² de área bruta locável. Visite: www.adshopping.com.br.

RP1 Comunicação
Tel.: 11 5501-4655
www.rp1.com.br

Elavon do Brasil é adquirida pela Stone Pagamentos

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A Stone Pagamentos, adquirente de cartões que atua no mercado brasileiro desde 2013, acabou de anunciar a aquisição de 100% da Elavon do Brasil, quarta maior adquirente neste setor que movimenta por ano mais de R$ 1 trilhão.

Os acionistas da Stone investem e controlam diversas empresas no segmento de tecnologia e meios de pagamentos há mais de 15 anos. Desde sua origem, a Stone avançou com uma abordagem de tecnologia e atendimento disruptivas, conquistando uma importante posição no mercado. Encerrou 2015, seu segundo ano de operação, com forte crescimento de 784%, em um mercado que cresce em média 12% ao ano, e atingiu resultado positivo já no início de 2016. “A Stone avançou por ter foco absoluto no cliente, o menor custo de processamento do mercado e metas para atingir o break-even rapidamente,” afirma Augusto Lins, diretor da Stone.

A aquisição da Elavon do Brasil faz parte da estratégia da Stone de expandir sua atuação no mercado brasileiro, atendendo um número ainda maior de segmentos e necessidades dos lojistas.

“Estamos felizes e motivados com a aquisição, pois o time da Stone possui uma história de sucesso e conhecimento desenvolvido em todos os negócios que investe. Eles conhecem profundamente a indústria de meios de pagamento e tecnologia e possuem um sistema de gestão reconhecido por sua eficiência. Este aporte de conhecimento será significativo para a operação da Elavon e em conjunto, as empresas ganharão grande agilidade e flexibilidade comercial.”, comenta Antônio Castilho, diretor da Elavon do Brasil.

Com a aquisição, a Stone fará um relevante aumento de capital na Elavon do Brasil, que permitirá reforçar seu plano de crescimento, ampliando a proposta de valor e qualidade do serviço para o mercado brasileiro. A marca permanece independente, assim como a sua plataforma de processamento robusta, com a mesma segurança de sempre.

“A Stone acredita fortemente na capacidade empreendedora do mercado brasileiro e esta aquisição reafirma nosso compromisso em facilitar o caminho para que nossos lojistas possam aumentar suas vendas, tendo à sua disposição mais opções de pagamento que sejam flexíveis, ágeis e focadas nas suas necessidades.”, afirma Verena Stukart, diretora da Stone.

Em um mercado que até 2010 era fechado e dominado pelos grandes bancos, a Elavon, marca reconhecida globalmente, apresentou no Brasil uma trajetória de crescimento relevante. A empresa, que foi pioneira ao definir uma estratégia de atuação menos pautada no canal bancário, atraiu significativos segmentos de clientes, tendo um crescimento exponencial nos últimos dois anos. Hoje, a Elavon do Brasil possui mais de 2% de market share, com atuação destacada nos principais ramos de varejo, junto a grandes clientes.

As transações com cartão representam 30% do consumo das famílias brasileiras. De acordo com Verena Stukart, este número está aquém do potencial do mercado brasileiro quando olhamos a penetração de cartões em países mais desenvolvidos (nos Estados Unidos, por exemplo, a média é de 65% e na Inglaterra, 75%). “A Elavon do Brasil agora se torna uma empresa ainda mais competitiva para entregar soluções que permitam ao lojista ter mais controle e faturar mais”, explica Verena.

Elavon e Stone continuarão com atuações e sistemas independentes, expandindo suas operações para mercados complementares, com estratégias focadas em segmentos específicos. “Temos certeza que vamos capturar grande parte do crescimento futuro do mercado, a despeito da situação econômica do país”, conclui Verena.

A Greenhill & Co do Brasil e o Citigroup atuaram como assessores financeiros na transação.

Trabalho Intermitente volta à discussão

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Dando sequência ao diálogo iniciado no 1º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, acontece hoje a reunião da comissão que avalia a regulamentação da jornada de trabalho intemitente. Estarão presentes ao encontro, realizado na sede do Sindicato dos Comerciários, o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci; o presidente da UGT e do sindicato dos Comerciários, Ricardo Patah; o coordenador de Relações Trabalhistas do Magazine Luiza, Romeo Ruggiero e o Diretor de Relações Institucionais da Alshop, Luís Augusto Ildefonso.

O projeto de lei já está em tramitação na Câmara sob comando do deputado Manoel Júlio, porém enfrenta alguns obstáculos, especialmente da classe trabalhadora. O objetivo da reunião dessa tarde é, exatamente, harmonizar as necessidades de trabalhadores e empregadores e melhorar as relações trabalhistas.

CARTA DA FRENTE PARLAMENTAR DO COMÉRCIO, SERVIÇOS E EMPREENDEDORISMO A MICHEL TEMER

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A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE) é uma associação suprapartidária, constituída no âmbito do Congresso Nacional, formada por mais de 270 parlamentares. O objetivo desta entidade é promover ações para aprimorar a legislação federal, de modo a fomentar o crescimento do setor de comércio e serviços, gerando emprego e renda para o Brasil.

A Frente CSE trabalha em parceria com a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços – UNECS, composta pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores – ABAD; Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS; Associação Brasileira de Lojistas de Bares e Restaurantes – ABRASEL; Associação Brasileira de Lojistas de Shopping – ALSHOP; Associação Nacional de Materiais de Construção – ANAMACO; Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB; e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL. Entidades que, reunidas, representam mais de 15% (quinze por cento) do PIB nacional, ofertando cerca de 16 (dezesseis) milhões de postos de trabalho.

Foi com base na parceria supracitada, sempre em busca de uma pauta propositiva e que traga benefícios para o povo brasileiro, que elencamos alguns pontos que explicitam os gargalos e as dificuldades enfrentadas pelos setores produtivos nacionais.

Quanto as dificuldades vivenciadas e que precisam ser enfrentadas destacamos:

1) A hostilidade do governo para com os empresários, notadamente os varejistas, formados em sua enorme maioria de pequenos e médios negócios;

2) Ausência de políticas públicas efetivas que fomentem a criação, manutenção e crescimento de micro e pequenas empresas;

3) O aparato burocrático estatal e as políticas públicas sociais foram superestimados sem equilíbrio racional com a capacidade de o setor privado custeá-los;

4) Carga tributária extremamente elevada e legislação tributária ultrapassada que atrapalham o setor, tornando a Reforma Tributária imprescindível;

5) Legislação trabalhista de mais de 70 (setenta) anos, que não está mais conectada com a realidade e a necessidade, tanto dos trabalhadores quanto dos empregadores, sendo necessário produzir uma Reforma Trabalhista com celeridade;

6) Necessidade urgente, também, de uma Reforma Previdenciária, em vista da total desconexão do atual sistema com a capacidade contributiva do País, tornando a Previdência Social uma bomba de retardo que, quando explodir, irá impossibilitar a atuação tanto do setor público quanto do setor privado;

7) Adoção de medidas eficazes e rigorosas que levem ao equilíbrio fiscal sem aumento de impostos;

8) Aprovação imediata do Projeto de Lei que versa sobre a Terceirização, que está parado no Senado Federal. As empresas brasileiras precisam de segurança jurídica para continuar atuando, não é cabível que a disparidade de entendimentos jurisprudenciais obstaculize o desenvolvimento nacional;

9) Regulamentação do trabalho intermitente, de forma a propiciar tanto a empregados quanto a empregadores diferentes formatos de contrato de trabalho. O Brasil, na rota de grandes eventos esportivos e culturais internacionais, como as Olimpíadas, não possui arcabouço legal capaz de atender as demandas das organizações desses eventos, podendo ser deixado de lado em virtude do atraso legislativo existente;

Muitas das dificuldades enfrentadas são de solução demorada, exigem firmeza na tomada das decisões e necessitam de um líder capaz de conduzi-las. O país não pode mais permanecer inerte. É preciso enfrentar as dificuldades, encontrar soluções de curto prazo e preparar o caminho para as soluções permanentes. Sem dúvida, o Congresso Nacional exercerá papel fundamental no enfrentamento dos gargalos que sufocam o setor produtivo brasileiro e a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo está preparada para continuar apoiando e trabalhando pelos projetos que vão impulsionar o desenvolvimento do nosso povo.

Existem políticas simples, que não exigem a utilização de vultuosas quantias de recursos e que são capazes de trazer impactos extremamente positivos para o país, são essas as ações que precisam ser adotadas, no curto prazo, para indicar ao povo brasileiro que ainda existe esperança e que é possível colocar o país de volta nos trilhos do crescimento.

Como exemplo dessas políticas, citamos a adoção do uso racional de água em todas as propriedades do governo e nas moradias ocupadas, programa que protege o meio ambiente ao mesmo tempo que fomenta o setor produtivo. Levantamento feito pela Anamaco indica que o Brasil precisa trocar cerca de 100 milhões de bacias sanitárias. São produtos antigos, que gastam, em média, 5 vezes mais água por descarga do que os encontrados hoje no mercado. Os benefícios imediatos desse programa seriam o uso abundante de mão de obra egressa da construção civil que está desempregada, além do consumo de materiais de construção 100% produzidos no Brasil. Recursos para esse novo programa podem ser encontrados junto ao Fundo Nacional do Meio Ambiente – Ministério do Meio Ambiente e ao PRODES, programa da ANA (Agência Nacional de águas).

Agora, por necessidade, não há margem de manobra para erros. O Brasil clama por atores técnicos e coalisões políticas comprometidas com a reconstrução de um ambiente propício ao aviamento, prontos para ouvir e agir. O setor produtivo brasileiro está preparado para atuar incessantemente, junto à classe política, para deixarmos no passado esse episódio de irresponsabilidade fiscal, de instabilidade econômica, de desemprego e de descompromisso com o futuro do Brasil. É o momento de unir forças contra as soluções despropositadas de aumento da carga tributária e de manutenção de um Estado inchado e incapaz de atuar. É o momento de apontar soluções, travar metas e trabalhar incessantemente em prol do povo brasileiro.

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo

Brasília, 27 de Abril de 2016

Karl Lagerfeld para Riachuelo

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Apresentada pela top model Isabelli Fontana, a coleção de Karl Lagerfeld para a Riachuelo foi um dos destaques da 41º edição da São Paulo Fashion Week. Foram 75 peças ready-to-wear e acessórios femininos, como bolsas, clutches, carteiras, cases para iphones e itens colecionáveis.

O destaque da linha é a estética criativa e cool. A plateia comemorou um macacão preto de jersey e as camisetas com estampas gráficas divertidas – muitas delas retratando Choupette, a famosa gata do estilista alemão.

Além da apresentação da SPFW, a coleção ganhou campanha maciça em TV e veículos impressos. A linha já está à venda, com ambientação especial, em mais de 140 lojas da rede Riachuelo.

Marketing, internet e ousadia

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O 1º Meeting de Marketing da Alshop, realizado na manhã de 27 de abril na sede da Publicis, em São Paulo, mostrou que mudar é o melhor caminho para conseguir novos resultados. Conduzido pela Vice-Presidente de Mídia da agência, Miriam Shirley, o evento contou com a participação de cerca de 30 profissionais de marketing de empresas de varejo, shopping centers e da própria Alshop, e tratou da importância e relevância do marketing digital nas ações.

Miriam abordou tópicos como Lealdade, Execução e Inovação e reforçou que não é necessário um grande investimento financeiro para obter resultados: muitas vezes, é mais importante ter ousadia e ser assertivo para chegar ao público que se deseja. Ela usou o exemplo da Michelin e dos anúncios feitos em páginas de previsão do tempo, lembrando que os usuários daquela página viajam em busca de sol e aventura nos finais de semana – e precisam conferir as condições dos pneus antes de pegar a estrada. “Usem a criatividade para fazer o seu dinheiro valer mais nesse momento de crise”, advertiu a executiva.

Para tal, ela sugeriu o cruzamento de mídias para a inserção de anúncios – mesclar os virtuais com outros em mídias acessíveis, como anúncios em jornais gratuitos e mobiliários urbanos, por exemplo. “O smartphone é a segunda tela durante todo o dia, por isso é válido usar os adwords no Facebook e no Twitter”, ressaltou. E observar a geolocalização antes de definir os veículos que receberão as inserções. “Dependendo do seu público, vale a pena fazer anúncio em uma rádio ou em outra, porque a audiência muda de um bairro para outro e até pelo streaming”, lembrou.

Millenials

A especialista lembrou que os varejistas devem focar as suas ações digitais nos Millenium. Geralmente lembrados como os nascidos entre o final dos anos 1970 e 1990, a geração Y é grande consumidora digital, heavy user de internet e tem um comportamento cibernético capaz de influenciar toda a família. “E é justamente esse comportamento que deve ser avaliado e não, exatamente, a faixa etária”, alertou Miriam. Mais do que efetivar as compras pela internet, eles têm no mobile a principal mídia – tendo no Facebook e no WhatsApp as principais ferramentas de comunicação e de informação. “Os Millenium são a base para chegar às outras gerações”, ressaltou. Assim, é imprescindível ter site mobile, com search, aplicativo e compatível para vídeos.

Miriam apresentou cases de clientes da Publicis, como Heineken, Carrefour e Centauro e abriu espaço para perguntas e comentários dos presentes, evidenciando o clima de bate papo do meeting.

Cases

Julia Spengler, Coordenadora de Marketing da Khelf, lembrou da eficiência do e-mail marketing, ainda uma das principais ferramentas de marketing utilizada: “tem um custo baixo e bom resultado”, disse. “Isso se deve à assertividade dos dados. Há muitos meios de trabalhar com pouco investimento e ter resultados efetivos”, complementou Miriam.

Já a Gerente de Marketing do Tietê Plaza Shopping, Fátima Santos, contou uma ação realizada para atrair fluxo em 2014, em parceria com o Waze. “Inserimos anúncios dos nossos cinco restaurantes no aplicativos, que eram enviados quando os usuários estavam na Marginal Tietê, nas proximidades do Shopping. O usuário que mostrasse o anúncio, ganhava um brinde especial. Tivemos uma participação interessante do público”, avalia.

Esse evento mostra que é possível aproximar as pessoas e fazer igual ao Habib´s, que é um dos nossos clientes: todo mundo se ajudando!” finaliza Miriam. Quem perdeu a oportunidade, não fique triste: Miriam Shirley será uma das palestrantes do Brasilshop 2016! A Alshop também realizará outra edição do Meeting de Marketing em novembro.

Reserve a agenda.

SOBRE A ALSHOP:
Com mais de 45 mil associados em todo o país, a Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping representa hoje cerca de 140 mil lojistas dos 893 shopping centers instalados no País. A entidade foi criada em 1994 e é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF), do Forum for International Retail Association Executives (FIRAE), do International Council of Shopping Center (ICSC) e da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS).

Mercado ajustou suas expectativas para o IPCA deste ano

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O mercado ajustou praticamente as expectativas de todas as variáveis econômicas na última semana, conforme apontado pelo Relatório Focus, com estimativas coletadas até o dia 22 de abril, divulgado hoje pelo Banco Central.

A mediana das expectativas para o IPCA de 2016 recuou de 7,08% para 6,98%, enquanto que para 2017, as projeções indicaram uma queda 5,93% para 5,80%.

As estimativas para o PIB em 2016 passaram de uma queda de 3,80% para outra de 3,88% e, para o ano que vem, as estimativas expandiram de um crescimento de 0,20% para outro de 0,30%. A mediana das projeções para a taxa Selic apresentaram retração de 13,38% para 13,25% no final de 2016 e, no mesmo sentido, para 2017 caíram de 12,25% para 12,00%.

Por fim, as estimativas para a taxa de câmbio permaneceram em R$/US$ 3,80 para o final deste ano e R$/US$ 4,00, ao final do ano que vem.

Dia das Mães nos Shoppings

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Foi dada a largada para as campanhas de Dia das Mães dos principais shoppings brasileiros. Em busca de clientes, os centros de compra criam promoções lúdicas e divertidas, com uma variedade de prêmios.

Vales-viagem é oferta do Boavista Shopping. A cada R$ 100 em compras, os clientes podem trocar a nota fiscal por um cupom, que dá acesso ao sorteio de 5 vales de R$ 7500 cada. O valor é suficientes para adquirir um pacote de sete dias com direito a um acompanhante para Punta Cana, na República Dominicana.

O TopShopping distribuirá 20 Kits de cozinha, formados por refrigerador, fogão, wine cooler, depurador de ar e micro-ondas. Para concorrer, os consumidores precisar realizar compras no valor de R$ 350.

No Tietê Plaza Shopping a campanha é compre e ganhe: a cada R$ 300, o consumidor ganha uma caixa de bombons gourmet da Cacau Show – com recheios de mousse de chocolate, frutas vermelhas e pera caramelada – e ainda participa do sorteio de um Honda Fit LX 0 km, com câmbio automático.

A personalização é o foco da ação do Complexo Tatuapé: a cada R$ 300 em compras, o consumidor ganha um cupom que dá direito a uma nécessaire inspirada na personagem Alice, da Disney. Os brindes são totalmente personalizados e confeccionados artesanalmente por mulheres carentes beneficiadas por um projeto de inclusão social comandado pela ONG Orientavida. As peças são feitas com tecidos da inglesa Liberty London, e as estampas são criações do arquiteto e designer inglês Charles Voysey a respeito do mundo da personagem.

Prêmio inusitado

Tempo. Esse é o prêmio simbólico do Pátio Paulista. Localizado numa das principais avenidas de São Paulo, o Paulista distribuirá mais de R$ 135 mil instantaneamente. Para participar, basta realizar compras no valor de R$ 350 reais e receber uma raspadinha, cujos créditos pagam serviços inusitados como marido de aluguel, personal organizer ou dog walker, diária com motorista particular, diária de faxina completa em residência, serviços de estética, entre outros.

“As promoções em shoppings já deram carros, viagens, bolsas, canecas… mas nunca nenhuma delas deu tempo, um recurso escasso e indisponível para a venda. A nossa campanha traz de forma simbólica o tempo como premiação, pois a partir dele pode-se desfrutar das coisas que mais gostamos, como estar junto de quem amamos e poder aproveitar de verdade esse momento. Este sim, o verdadeiro presente que estamos oferecendo aos nossos clientes”, afirma a diretora de marketing do shopping, Cláudia Lima.