Mercado voltou a melhorar suas expectativas para a queda prevista para o PIB deste ano

~

O mercado fez alguns ajustes em suas projeções, com destaque para o PIB e o IPCA, conforme apontado pelo Relatório Focus, com estimativas coletadas até o dia 17 de junho, divulgado há pouco pelo Banco Central. A mediana das expectativas para o IPCA subiu de 7,19% para 7,25% em 2016 e permaneceu em 5,50% em 2017. Já as estimativas para o PIB em 2016 passaram de uma queda de 3,60% para outra de 3,44% e, para o ano que vem, se mantiveram em uma alta de 1,00% . A mediana das projeções para a taxa Selic permaneceu em 13,00% no final de 2016 e em 11,25% no próximo ano. Por fim, as estimativas para a taxa de câmbio recuaram de R$/US$ 3,65 para R$/US$ 3,60 no final deste ano e de R$/US$ 3,81 para R$/US$ 3,80 no final do ano que vem.

Empresa de TI expõe software desenvolvido para o varejo

~

Soluções analíticas alavancam resultados em até 6%

A SQLTech, empresa de tecnologia da informação, está entre as expositoras da BrasilShop 2016. Há dezoito anos nesse mercado, utilizou de sua experiência para desenvolver a solução QUALQUER HORA: um software que promete melhorar o desempenho de vendas. Através da ferramenta, que possui total mobilidade, atualização em tempo real e armazenamento em nuvem, o gestor controla a performance de vendas de uma ou mais lojas com total segurança, agilidade e de qualquer lugar.

Apesar do atual sensível quadro econômico o Diretor da empresa, Márcio Amorim vê com otimismo o ano de 2016. “O QUALQUER HORA irá auxiliar os lojistas na otimização de seu tempo e redução de custos, pois a solução proporciona maior controle do negócio”, afirma ele.

Segundo dados do o IBGE, o mercado de varejo apresentou uma queda de 2% no resultado líquido, menor índice dos últimos 14 anos. Porém, empresas que usam soluções analíticas, alavancam seus resultados entre 5 e 6 % mesmo diante de crises.

Ata do Copom reforça expectativa de início de corte da taxa de juros em Agosto

~

Em linha com o comunicado emitido após seu último encontro de política monetária, a ata da reunião do Banco Central, divulgada ontem, descartou a possibilidade de cortes da taxa Selic no curto prazo. No entanto, a expectativa de melhora da inflação acumulada em doze meses, bem como o reconhecimento explicitado pelo Copom de que o avanço recente dos preços de alimentos constitui um choque temporário reforçam nossa visão de que o comitê deverá iniciar um novo processo de redução da taxa Selic a partir de agosto.

O Copom manteve sua projeção para os preços administrados neste ano em 6,8%. No cenário de referência, considerou um câmbio levemente mais depreciado em relação ao documento anterior (R$ 3,60 ante R$ 3,55), fazendo com que sua estimativa para a inflação de 2016 se elevasse. A despeito disso, houve revisão para baixo da projeção para 2017, de “algo em torno do centro da meta” para 4,5%.

Também chama atenção o destaque dado para o desempenho da política fiscal, visto que “(…) o cenário central para a inflação leva em conta a materialização das trajetórias recentemente anunciadas para as variáveis fiscais”, o que sugere que a ampliação do déficit fiscal esperada para 2016-2017 já estaria incorporada nas projeções de inflação do comitê. Somam-se a esses fatores as constantes revisões baixistas das expectativas de inflação dos analistas de mercado, divulgadas semanalmente no relatório Focus, juntamente com uma taxa de câmbio apreciada e um hiato do produto bastante negativo.

Com isso, esperamos que a taxa básica de juros termine este ano em 12,75%.

IBGE: vendas do varejo restrito cresceram 0,5% em abril

~

As vendas do comércio varejista restrito cresceram 0,5% em termos reais na passagem de março para abril, descontada a sazonalidade, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada ontem pelo IBGE.

O resultado veio em linha com as expectativas do mercado e ligeiramente abaixo da nossa estimativa, as quais apontavam crescimentos de 0,5% e 0,7%, respectivamente, segundo coleta da Bloomberg. Na comparação interanual, houve recuo de 6,7%.

Setorialmente, três dos oito segmentos apresentaram variação positiva no período, com destaque para outros artigos de uso pessoal e doméstico, cuja alta de 2,8% na margem reverteu o recuo de 1,9% observado no mês anterior.

Além disso, o volume de vendas de combustíveis e lubrificantes ficou estável no período. Já o setor de equipamentos e material de escritório, informática e comunicação registrou queda de 4,9% em abril, sucedendo elevação de 6,3% ocorrida em março (vale destacar que essa série é bastante volátil).

Os níveis das vendas reais já sinalizam alguma estabilidade da atividade varejista nos quatro primeiros meses deste ano. Quando analisamos o crescimento semestral anualizado, a receita nominal, por exemplo, avançou 6,0% no período, sugerindo alguma retomada do consumo das famílias à frente. Na margem, a alta foi de 1,2%, após a leve retração de 0,2% verificada em março. Entretanto, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que contempla todos os setores, recuou 1,4% na margem em abril, também excetuados os efeitos sazonais.

O desempenho inferior ao do varejo restrito se deveu às fortes contrações de 6,6% e 4,0% dos segmentos de veículos e motos, partes e peças e material de construção, nessa ordem. De modo geral, os sinais advindos da PMC desde o início do ano se somam aos apresentados por diversos indicadores antecedentes e coincidentes já divulgados, reforçando nossa expectativa de alguma estabilização da atividade econômica no segundo trimestre deste ano.

A melhora recente da confiança dos consumidores e a redução do ritmo de crescimento da taxa de desemprego nos próximos meses deverá impulsionar, em alguma medida, a elevação do consumo das famílias à frente. Dessa forma, projetamos estabilidade do IBC-Br em abril (proxy mensal do PIB calculada pelo Banco Central), tendo em vista inclusive a modesta alta de 0,1% da produção industrial no período. Cabe ressaltar que os dados do setor de serviços, a serem divulgados hoje, ainda podem alterar o nosso número.

Clubinho Tatuapé: programação gratuita de junho

~

O Projeto Clubinho Tatuapé é uma iniciativa do Complexo Tatuapé que promove espetáculos e oficinas nos fins de semana. A cada sábado, um tema diferente conduz as atividades lúdicas que ensinam conceitos importantes, como educação, meio ambiente e higiene pessoal. A programação é realizada das 12h às 20h. Aos domingos, às 15h, um novo grupo de artistas explora a imaginação da plateia por meio de histórias, música e shows de mágica. A participação no projeto, realizado na Praça de Eventos do Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, é gratuita.

Espetáculos em junho

Dia 19
O conto O Casamento da Comadre traz a história de Rosinha, que sonha em se casar com Chicão, que, por sua vez, quer mais é farrear. Com poucas esperanças no matrimônio, a moça recebe uma flor mágica, que desperta o amor, e pretende usá-la para garantir seu lugar no altar. O espetáculo faz uma adaptação dos casamentos de quadrilhas nas festas juninas, promovendo a interação com o público do começo ao fim.

Dia 26
No último fim de semana do mês, o shopping oferece um espetáculo interativo de mágica, que propõe ao público sair da realidade e vivenciar uma experiência única em um mundo de ilusão.

Serviço: Projeto Clubinho Tatuapé

Programação:

  • Sábados – oficinas, das 12h às 20h.
  • Domingos – teatro, às 15h.

Local: Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, Praça de Eventos (Piso Térreo).
Endereço: Rua Gonçalves Crespo, esquina com Rua Tuiuti (integrado à Estação Tatuapé do metrô).
Tel.: (11) 2225-7000.

Evento gratuito.
Classificação: livre
Duração:
Oficinas – 40 minutos cada atividade
Espetáculos – 60 minutos, em média

Informações para a imprensa:
Grazielle Urakawa – grazielleurakawa@rp1.com.br
Gisele Pereira – giselepereira@rp1.com.br
Fernanda Amorim – fernandaamorim@rp1.com.br

Grand Plaza Shopping seleciona opções para menu especial na Semana dos Namorados

~

Para ampliar conforto e praticidade aos clientes, nesta sexta-feira e sábado, dias 10 e 11, o empreendimento funcionará até às 23 horas

Nesta que é a semana mais romântica do ano, o Grand Plaza Shopping recebe o público, especialmente os casais, com ações que podem tornar este dia 12 de junho uma ocasião ainda mais memorável.

Além da ação promocional, na qual os clientes podem concorrer a 10 pares de celulares ultramodernos, o empreendimento realiza a Romance Week até o dia 12, período para que os visitantes possam conferir e degustar um menu selecionado especialmente para o Dia dos Namorados, no Boulevard Gastronômico. São pratos para agradar aos mais distintos paladares, como no restaurante Portofino, que realça os temperos e ingredientes da culinária mediterrânea, e destaca a sugestão do “Penne à Caprese”, servido com tomate, manjericão e mozarela de búfala e, para harmonizar, o prato inclui duas taças de espumante. Valor: R$ 76,90, para o casal. As reservas podem ser feitas pelo telefone (11) 4436-2112 / 4930.

Outra sugestão, que pode ser uma boa pedida, oferece aos casais pratos da gastronomia brasileira, inclusive, tradicionais receitas de boteco: o Cruzeiro’s Bar. Por lá, os clientes podem também escolher também diversos cortes de carnes e, para acompanhar, uma extensa variedade de bebidas, incluindo cervejas especiais, vinhos, entre outros. Para esta data, a sugestão da casa destaca a “picanha”, com alguns molhos da casa, incluindo também a cerveja Bela Rosa ou Colorado Appia para acompanhar. Essa opção sai por R$ 68,90 ao casal e as reservas são pelo telefone (11) 2379-7750 / 7751.

Já no estilo casual dining americano, o Capital Steak House diferencia-se pelas carnes nobres em cortes especiais, temperadas e preparadas com receitas exclusivas. Para esta semana, a estrela do cardápio é o “The Original Baby Back Ribs”, acompanhado de batatas fritas e, como sobremesa, a porção do Capital Churros. Essa combinação sai por R$ 80,90 para o casal. As reservas são efetuadas pelo telefone (11) 2379-5369.

Outra opção presente no Boulevard Gastronômico é a unidade da famosa rede de hamburguerias Johnny Rockets que poderá proporcionar ao casal uma autêntica experiência norte-americana, combinado seu ambiente de época e os clássicos do rock com os suculentos hambúrgueres, batatas fritas, milk-shakes e sobremesas do cardápio. Especialmente para os enamorados a sugestão é o “Dois Bacon Cheddar Double”, com Onion Rings e dois Brownies Shakes, saindo por R$ 80,00 por casal.

Horário especial de funcionamento – Com objetivo de propiciar mais conforto e praticidade, em especial aos clientes que forem às compras de última hora para este Dia dos Namorados ou escolherem os restaurantes do Boulevard Gastronômico, o Grand Plaza Shopping vai estender seu horário de funcionamento nesta sexta-feira e sábado, dias 10 e 11, com as lojas, praças de alimentação e outros serviços abertos ao público até às 23 horas.

Happy Hour com músicas selecionadas para a ocasião

Para ampliar a atmosfera mais romântica e, em especial, aos que optarem pelas opções do Boulevard, o Grand Plaza Shopping promove apresentações musicais do Happy Hour nesta semana dos Namorados, com um repertório repleto de sucessos nacionais e internacionais, sugestivos para essa data. Gratuitas, essas sessões musicais acontecem das 19h30 às 21h30.

Maior centro de compras e entretenimento do ABC paulista, o Grand Plaza Shopping está localizado na Avenida Industrial, nº 600, bairro Jardim, em Santo André (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4437-5000 ou no site www.grandplazashopping.com.br.

SPOLETO LANÇA HOTSITE PARA CONCURSO DE ARTE

~

Pela primeira vez, a exclusiva campanha de pratos da rede será assinada pelo próprio público

Desde 2003, o SPOLETO fomenta a arte com seu projeto cultural, que se propõe a aproveitar os restaurantes da rede por todo o país (hoje são mais de 350 em 27 estados) como pontos de difusão do trabalho de artistas brasileiros contemporâneos. A primeira coleção de pratos distribuiu 21 mil unidades. A última, 220 mil. Ao todo, foram mais de 850 mil peças distribuídas ao longo de 13 anos.

A 9ª edição da campanha de pratos Spoleto, que acontecerá em novembro, chega com uma grande novidade. Pela primeira vez, o projeto será aberto ao público, que poderá enviar sua “obra de arte” para votação por meio digital. Hoje a rede põe no ar o hotsite www.spoletopratos2016.com.br para que os interessados possam começar a participar.

Partindo de um dos valores da marca, a autoria, qualquer pessoa pode colaborar. Os participantes deverão seguir o gabarito do prato e o tema. A ideia é que os “artistas” se inspirem na Mandala do restaurante (que contém o cardápio completo) e “pirem na criação”, ousando o quanto puderem!

Queremos descobrir e dar oportunidade a novos talentos. A arte está presente no nosso DNA e, assim como o cliente tem autonomia para criar seu próprio prato, também poderá criar uma obra de arte para o Spoleto – declara o diretor geral da rede de culinária Henrique Pamplona.

Um júri especializado – formado por nomes como Mana Bernardes, Felipe Bronze, Fred Gelli, Mateu Velasco, Kalina Juzwiak e Destemperados (multiplataforma de conteúdo gastronômico) irá julgar as artes enviadas. Serão selecionados de 20 a 30 finalistas, que terão suas artes disponíveis para voto popular. Os seis mais votados ganharão o concurso e suas obras estamparão a próxima coleção de pratos. Os vencedores também receberão R$ 4 mil e prêmios como a mesa digitalizadora Wacon Intuos Pro Media – PTH 651L e um pacote Adobe Premium por um ano.

Como participar!
Hotsite = www.spoletopratos2016.com.br.
– Prazo de inscrição = de 8 de junho a 3 de julho.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Andréia Wingeter
(11) 3849-0002 – ramal 201
(11) 99447-3029
www.spoke.com.br

Ministro do MDIC participa do 16º Brasilshop

~

O 16º Brasilshop – Congresso Internacional de Varejo consagrou-se como um dos principais eventos do setor no Brasil. Para esse ano, lança um novo formato – mais dinâmico e abrangente – com duas Super Sessions e 20 palestras simultâneas – e terá, entre as suas personalidades, a presença do Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira.

Realizado no WTC Golden Hall em 21 de junho, o Brasilshop reunirá cerca de 1200 congressistas na plateia. Já no palco se sucederão mais de 30 Presidentes e CEO de grandes redes de varejos e players da indústria de Shoppings, profissionais especializados e de grande renome em suas áreas de atuação e os principais fornecedores do setor varejista.

Palestrantes

Alexandre Costa (CEO, Cacau Show), André Gonçalves (Diretor, Habib´s), Andréa Salinas (Diretora, Disney), Caito Maia (Fundador, Chilli Beans), Hector Núñez (CEO, HiHappy), Iuri Miranda (Presidente, Burger King), João Appolinário (Presidente, Polishop) e Sergio Herz (CEO, Livraria Cultura) falarão sobre temas como empreendedorismo, marketing, branding, gestão de pessoas e vendas, novos formatos de negócios, omnichannel, sustentabilidade e os desafios das lojas físicas no mundo digital.

Profissionais como Cassiano Antequeira (Esperienza!), Daniel Domeneghetti (DOM Strategy Partners), George Homer (Retail Design Institute), Manoel Alvex Lima (FAL Arquitetura e Design), Marcelo Theodoro (Mastercard), Marcia Sola (Ibope Inteligência), Miriam Shirley (Publicis), Renato Shibukawa (Senac Moda), Sergio Frota (WTC) falarão sobre novas tecnologias para o varejo e cases digitais de sucesso, meios de pagamentos digitais, moda e tendências de comportamento e consumo – e como os varejistas podem se preparar para elas, arquitetura e design em favor do ponto de venda físico, entre outros temas.

Formato

As palestras simultâneas seguem quatro pilares essenciais para o varejo nacional: empreendedorismo, digital, comportamento e criatividade, e serão realizadas num palco instalado no centro da sala. Cada participante poderá ‘sintonizar’ o painel que quer acompanhar, por meio de um headfone e escolher entre acompanhar todas as palestras de um “pilar”, em sequência, ou transitar entre os quatro pilares.

Além das palestras simultâneas, serão realizadas três Super Sessions, apresentações que ocuparão todo o palco. Na primeira, haverá a apresentação de Marcos Pereira, Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Ele abordará as ações que a sua gestão tomará em prol do varejo e sinalizará uma aproximação com o setor e com a Alshop, uma das entidades que o representam.

Na segunda Super Session, o economista-chefe do Bradesco, Octávio de Barros, falará sobre o atual cenário econômico do país.

Prêmio Lojista Alshop

Em sua 18º edição, o Prêmio Lojista Alshop será realizado no mesmo dia que o Brasilshop. O tradicional almoço de confraternização com os três finalistas de cada uma das 31 categorias será realizado no próprio WTC, na sala Vivaldi. Já os vencedores, escolhidos por votação popular no site da Alshop, serão anunciados e agraciados com um troféu e um selo de qualidade da entidade.

O evento será finalizado com um coquetel.

SERVIÇO
16º BRASILSHOP – CONGRESSO INTERNACIONAL DO VAREJO
21 de Junho 2016
Das 8h às 19h
WTC – Golden Hall
Avenida das Nações Unidas – 12.551 – Brooklin – São Paulo – SP

Participação mediante inscrição:
comercial@nessgroup.com.br / (11) 4440-1250

O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, está disponível para entrevistas.

Sobre a Alshop
Com mais de 45 mil associados em todo o país, a Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping representa hoje cerca de 140 mil lojistas dos 893 shopping centers instalados no País. A entidade foi criada em 1994 e é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF), do Forum for International Retail Association Executives (FIRAE), do International Council of Shopping Center (ICSC) e da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS).

Mercado voltou a projetar melhora do PIB neste ano e no próximo

~

O mercado fez alguns ajustes em suas projeções, com destaque para o PIB, o IPCA e o câmbio, conforme apontado pelo Relatório Focus, com estimativas coletadas até o dia 03 de junho, divulgado há pouco pelo Banco Central.

A mediana das expectativas para o IPCA subiu de 7,06% para 7,12% em 2016 e permaneceu em 5,50% em 2017.

As estimativas para o PIB em 2016 passaram de uma queda de 3,81% para outra de 3,71% e, para o ano que vem, subiram de 0,55% para 0,85%.

A mediana das projeções para a taxa Selic se manteve em 12,88% no final de 2016 e permaneceu em 11,25% no próximo ano.

Por fim, as estimativas para a taxa de câmbio aceleraram de R$/US$ 3,65 para R$/US$ 3,68 no final deste ano e permaneceram em R$/US$ 3,85 no final do ano que vem.