Dia Internacional do Consumidor

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Data que surgiu para proteger os direitos dos consumidores é usada como a primeira liquidação do ano nos centros comerciais

Comemorado há 34 anos no dia 15 de março, o Dia Internacional do Consumidor movimentou o calendário de ações promocionais dos centros comerciais e promete ficar pra trás em promoções apenas da Black Friday. A data surgiu com o objetivo de proteger e propagar a luta e o conhecimento sobre os direitos do consumidor – a partir de um discurso do presidente americano John Kennedy em 1962.

As ações começaram timidamente nas lojas físicas, no início desta década e, desde 2014, o Buscapé elegeu a data como a primeira liquidação do ano no e-commerce.

Durante 24 horas as promoções acontecem e em algumas lojas, se estende por toda a semana.

"Em pouco tempo a data transformou-se em uma das mais importantes para o varejo eletrônico brasileiro. Em faturamento diário, só perde para a Black Friday. O consumidor espera encontrar preços convidativos nos produtos de maior valor agregado, por isso a Ebit estima esse aumento no valor do tíquete médio", diz Pedro Guasti, CEO da Ebit.

Previsões e Expectativas

Cinco mil lojas virtuais participam da super promoção e, o faturamento estimado pela Ebit é de R$ 265 milhões – alta de 18% em relação ao ano passado. As categorias mais desejadas pelo consumidor são: eletrônicos, eletrodomésticos, informática, telefonia, celulares, cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais.

A expectativa é que as marcas ofereçam descontos de até 50% e faturamento atinja R$ 49,7 bilhões – crescimento de 12% em relação ao anos passado.

Referência Nacional em Depilação

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De geração em geração com uma fórmula única extraída da natureza, Depyl Action continua em expansão

Uma das maiores redes de franquias especializadas em depilação do país nasceu do sonho de transformar a “tortura de depilar” em uma experiência boa, unindo qualidade de produtos e singularidade de serviços. Pra isso acontecer, foram necessários 13 anos de fabricação de ceras depilatórias, vendidas em farmácias, supermercados, salões de beleza, lojas de cosméticos e feiras para depois surgir então a primeira franquia da rede Depyl Action, que foi inaugurada no dia 28 de outubro de 1996, na Capital Federal, sob orientação da Sra. Glaci.

A rede que passou de geração em geração, através de uma fórmula única, extraída da natureza e um segredo de família, tornou-se especialista do universo da beleza, o que contribuiu para a construção de uma marca sólida, adorada por clientes, franqueados e colaboradores. Hoje em dia possui mais de 97 lojas espalhadas por todo território nacional e internacional.

Com base de resina de pinheiro, a cera morna da rede é desenvolvida a partir de ingredientes naturais, reunindo os efeitos hidratantes do mel às propriedades anestésicas e cicatrizantes da própolis silvestre.

Capaz de abranger três segmentos – saúde, estética e bem estar – a rede conquista além de seus clientes do público feminino e masculino, conquista investidores que sabem quanto o conhecimento, a experiência e a busca por aprimoramento que a rede oferece é importante na hora do negócio dar certo. Em busca de investir seu dinheiro e ter seu próprio negócio? Conheça os números de uma franquia da Depyl Action e invista!

Encontro de Negócios do Artesanato: Brasil e Índia

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Evento reunirá mais de 30 empresas indianas com interesse em negócios com importadores brasileiros

Nos dias 23 e 24 de março, o Conselho de Promoção de Exportações de Artesanato (EPCH) promoverá no Espaço Hakka, na Liberdade em São Paulo, o Encontro de Negócios do Artesanato 2017. O evento reunirá 30 empresas indianas com interesse em negociar com importadores brasileiros que busquem produtos de qualidade e lifestyle indiano.

Em busca de promover, apoiar, proteger, manter e aumentar as exportações de artesanato, o EPCH é uma organização sem fins lucrativos e traz ao evento empresas de diversos segmentos como: moda, bijuterias, decoração e design, utensílios e artigos para o lar.

O EPCH foi montado pelo Ministério Têxtil do Governo Indiano para enaltecer a imagem da Índia no exterior como um fornecedor confiável de alta qualidade de produtos e serviços de artesanato, mantendo em vista os padrões internacionais e especificações.

O Conselho criou uma infraestrutura necessária, bem como, instalação de comercialização e informações, que serão aproveitadas pelos membros exportadores e importadores. A participação é gratuita e organizada em pré-agendamentos com reuniões de 30 minutos.

O convite é restrito aos distribuidores varejistas e atacadistas e grandes empresas comerciais (tradings). Para participar o comprador deve se registrar previamente através do site oficial do evento: http://www.hotmarketing.com.br/indiahandicrafts2017/

Setores e Produtos

Os setores de mais interesse são: Bijuterias, acessórios fashion, vestuários, produtos têxteis, móveis e decoração, arquitetura, design, hotéis, redes de spa, lojas de departamento e supermercados, incensos, brinquedos para dormitórios infantis e utensílios para a casa.

Tais produtos são desenvolvidos com mix de materiais como algodão, juta, jacquard, pashmina, metal, bronze, madeira, tecidos, osso, chifre, alabastro, couro, vidro, pedras, ferro, prata, EPNS, espelho, cerâmica, mármore, cobre maciço, alumínio e outros.

Principais produtos que serão expostos no Brasil: Bijuterias, produtos têxteis, vestuário feminino, acessórios para o lar, revestimento do piso, tapetes e carpetes, acessórios para cortinas, ornamentação e decoração, incensos, antiguidades, tecidos artesanais e seus acessórios para móveis e utensílios do lar, brinquedos para dormitórios infantis, roupas de cama, cintos, bolsas, esculturas, lenços, xales, relógios.

Setor de artesanato da Índia:

O EPCH (Conselho de Promoção de Exportações de Artesanato) projeta um aumento de 8,25% nas exportações de artesanatos de 2016 para 2017, atingindo um faturamento de US$ 3.6 bilhões.

Os EUA e os Emirados Árabes são os países mais importadores de artigos de metais da Índia representado praticamente 50% das importações totais desse segmento, seguidos por Alemanha (9.9%) eReino Unido (7.83%).

No segmento de artigos têxteis pintados a mão e echarpes, também os EUA são os grandes compradores (13%), mas são muitos países juntos que formam a maior concentração de importações deste segmento (69%).

Os EUA são os maiores importadores também de bordados e crochês (36%), seguidos do Reino Unido (8,7%) e França (6%).

Os EUA e os EAU são os maiores importadores de bijuterias da Índia representando praticamente 30% das importações deste segmento.

A produção de pequena escala e o setor da produção em casa (cottage industry) ajuda a resolver problemas sociais e econômicos dos artesãos, proporcionando emprego a mais de 7 milhões de artesãos (incluindo os do comércio de tapetes trançados), que incluem um grande número de mulheres e pessoas pertencentes às partes mais pobres da sociedade.

A Índia é um dos mais importantes fornecedores de artesanato para o mercado mundial.

Serviço:

Encontro de Negócios do Artesanato 2017

Data: 23 e 24 de março

Horário: das 10 às 18 horas

Local: Espaço Hakka – Rua São Joaquim, 460/Liberdade

Inscrições antecipadas pelo site: http://www.hotmarketing.com.br/indiahandicrafts2017/

Mercado ajustou para baixo sua expectativa para o IPCA deste ano

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Após a surpresa baixista com o resultado do IPCA de fevereiro, o mercado revisou para baixo sua expectativa para a inflação deste ano, de acordo com as estimativas coletadas até o dia 10 de março e divulgadas hoje pelo Relatório Focus do Banco Central. As expectativas para o IPCA caíram de 4,36% para 4,19% para 2017 e foram mantidas em 4,50% para o final de 2018. A mediana da taxa Selic passou de 9,25% para 9,00% para o final deste ano e de 9,00% para 8,75% para o final do ano que vem. Já a mediana das projeções para o crescimento do PIB deste ano mostrou redução marginal, de 0,49% para 0,48%, ao passo que a expectativa para 2018 avançou de 2,39% para 2,40%. Por fim, a mediana das expectativas para a taxa de câmbio permaneceu em US$/R$ 3,30 e em R$/US$ 3,40 para o final deste e do próximo ano, respectivamente.

Pensando e experimentando as diferenças

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Dois shoppings, duas atividades para públicos diferentes, mas com o mesmo objetivo: pensar e experimentar as diferenças

Mesmo distantes geograficamente, dois shoppings brasileiros promovem ações para despertar a reflexão sobre a empatia: colocar-se no lugar do outro, repensar as diferenças e adaptar, o que for possível, para uso de todos, independentemente da sua condição.

De 9 a 19 de março o Grand Plaza Shopping, de Santo André (SP), oferece uma experiência que busca sensibilizar a sociedade sobre o valor e as conquistas dos atletas paraolímpicos do Brasil e reforçar a importância dos esportes adaptados. No dia 11, o Boulevard Shopping, em Vila Velha (ES), terá sessão especial do filme “Lego Batmam” para crianças com distúrbios sensoriais.

Paratletas

Inédito na região metropolitana de São Paulo, o programa “Experimentando Diferenças” é chancelado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), patrocinado pela Loterias CAIXA e totalmente gratuito para o público. Realizado no Shopping Grand Plaza, os participantes terão a oportunidade de jogar futebol de olhos vendados, praticar corrida em cadeira de rodas, entre outras atividades que permitirão ao público vivenciar a prática de diversas modalidades, em busca de atrair mais adeptos e audiência para as modalidades. De segunda a domingo, das 14 às 20 horas, para participar dos jogos, o visitante deve inscrever-se no balcão de atendimento da arena e aguardar pela chamada.

Criado em 2013, o projeto já passou por 30 cidades, em todas as regiões do país, interagindo com mais de 40 milhões de frequentadores de shoppings e grandes eventos onde a arena foi montada. Entre 350 inscritos do Brasil inteiro, “Experimentando Diferenças” foi escolhido como o projeto vencedor do “Programa CAIXA Melhores Práticas” em Gestão Local, que busca reconhecer e valorizar experiências bem-sucedidas e que melhoram a qualidade de vida das pessoas por todo o país.

No cinema

Criado em 2015 no Rio de Janeiro, a Sessão Azul foi concebida para crianças com distúrbios sensoriais – Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias. Uma preparação para as crianças na adaptação ao ambiente do cinema, durante toda a exibição do filme, a sala ficará com as luzes acesas, o som baixo e a plateia poderá andar, dançar, gritar ou cantar à vontade.

O filme escolhido por votação na página do projeto que acontece no Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Vila Velha, Goiânia e Brasília, será exibido neste sábado (11), a partir das 10h30, no Boulevard Shopping e conta a clássica história do homem morcego que vive uma vida solitária lutando contra o crime em Gotham City. Tudo muda quando o super-herói adota um menino que vem a se tornar o seu parceiro Robin e juntos eles precisam lutar contra o coringa.

Durante todo o filme, há um acompanhamento feito por profissionais capacitados da Associação dos Amigos dos Autistas de Estado do Espírito Santo (Amaes), que estarão à disposição das crianças e famílias, auxiliando e orientando quando necessário.

Serviço

Projeto “Experimentando Diferanças”
Data: 09 a 19/03
Horário: Diariamente, das 14 às 20 horas, com monitoria
Local: Praça de Eventos, próxima a Lojas Americanas
Faixa etária: livre no espaço da Arena e a partir de 8 anos games
Tempo de atividade: sessões de 10 minutos cada
Caixa – Regional ABC
Gratuito

Sessão Azul

Data: 11/03 (sábado)
Horário: 10h30
Filme: “Lego Batman”
Local: Cinema do Boulevard Shopping (Rodovia do Sol, 5.000, Itaparica)
Ingresso: na bilheteria do cinema ou pelo site www.sessaoazul.com.br

Muito tudo: nova coleção e raspadinha da Imaginarium

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O mundo encantado dos unicórnios, memes e batata frita chegam às lojas da rede

Almofadas, canecas, copos, porta retratos, adesivos e patches são inspirados nas últimas tendências cool do momento: muito brilho, cores e texturas holográficas de unicórnios, memes e batata fritas. Além da possibilidade de ganhar uma infinidade de produtos pela Raspadinha Fun. Tudo isso não poderia vir de ninguém menos que a marca que é líder no segmento Fun Design: a Imaginarium.

Durante os 28 dias da campanha “Muito Tudo”, os clientes que comprarem R$ 120,00 ou mais recebem uma raspadinha e concorrem a mais de dois mil produtos – incluindo vitrola, almofada, copo com canudo, porta-retratos e canecas.

No mercado há 26 anos, a Imaginarium surgiu quando uma arquiteta e um médico decidiram que passariam mais tempo com as duas filhas pequenas começando assim a produzir artesanalmente enfeites de Natal para vender na vizinhança. O sucesso foi tanto que, em pouco tempo, grandes lojas de departamento estavam vendendo os produtos. Sempre em busca de mais qualidade de vida e colocando a família como prioridade, a família se mudou para Florianópolis e começou a rede Imaginarium, vendendo produtos de madeira e itens de cozinha, sempre com o desejo de experiências para serem compartilhadas em família, amigos ou para a simples celebração da existência.

Quatro anos depois da mudança, a marca já contava com 15 franquias. Desde então, consolidou-se líder em presentes criativos e inovadores no mercado brasileiro. Hoje, a rede está presente em todo o território nacional com 192 lojas exclusivas e lança 400 novos itens por ano. São 750 profissionais distribuídos em três sedes em Florianópolis (Escritório de Criação, Escritório de Franquias e o Centro de Distribuição) e um escritório internacional.

Com 211 operações exclusivas por todo o país – 197 lojas em shoppings e 14 lojas de rua – tem faturamento de R$230 milhões (crescimento de 15% em relação a 2015). Esses números fazem a Imaginarium continuar otimista: para 2017, a previsão de abertura é de mais 25 franquias.

Que tal investir em uma marca consolidada e reconhecida nacionalmente e intencionalmente? Conheça mais números da rede em nosso Portal de Negócios.

Dia Internacional da Mulher

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Shoppings e lojas apostam em promoções e atrações para homenagear às mulheres

Criado em meados de 1960, o Dia Internacional da Mulher vêm sido comemorado mundialmente em 8 de março. Lojas, shoppings e todos os centros comerciais aproveitam a data para, além de homenagear as mulheres, realizar promoções e atrações para as mesmas.

A S.Stein, por exemplo, desenvolveu a campanha “Ser mulher é ser feliz com você” que incentiva o amor próprio e a valorização das mulheres, colocando suas colaboradoras como protagonistas.

A campanha tem o intuito de representar, por meio de nossas gerentes, a força, sensibilidade, delicadeza e valor de todas as mulheres. Trabalhamos diariamente para que nossas colaboradoras se sintam felizes com elas mesmas. Além de proporcionar a mudança no mindset delas, mostramos como se realiza uma campanha de marketing e oferecemos um dia de princesa a elas”, conta a diretora de marketing, Stephanie Stein.

Fora a campanha no dia oito, a S.Stein vai promover sua anual troca do ouro durante todo o mês de março.

O Canoas Shopping retrata e destaca seis mulheres por suas trajetórias de vida, luta e perseverança, com a exposição fotográfica inédita Elas – Mulheres Reais em Foco” que acontece de 8 até 13 de março.

Retratadas pelo fotógrafo Gian Michailoff, as protagonistas Edy Ribeiro, Rosemary Manomics (Rose das Perucas), Elisa Zorn Amengual, Ângela Patrícia Faleiro, Maria Inês Pacheco e Cinara Padilha Silva são desconhecidas para a maioria das pessoas, mas movidas por um forte desejo de colaborar para uma sociedade melhor adotam uma postura de força e determinação que servem de inspiração e exemplo.

MDIC foca ações no Varejo

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Em jantar promovido pela Alshop, Ministro pede apoio do empresariado para as mudanças necessárias

O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, reuniu na noite de 6 de março um seleto grupo de empresários varejistas e autoridades em um jantar com o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira. Em pauta, a necessidade de acelerar as reformas da Previdência e Trabalhista, de forma a alavancar a retomada do crescimento econômico.

Nabil introduziu a apresentação do discurso, relembrando que o setor varejista – e o Brasil, como um todo – enfrentou momentos turbulentos, especialmente em 2016. E ressaltou que o empresariado é um dos principais responsáveis por capitanear as mudanças necessárias. “A UNECS representa setores com faturamento superior a R$ 1 trilhão. Não podemos ficar parados: precisamos manter o diálogo direto com o Governo para contribuirmos nessa transformação”, disse.

Em seguida, entregou ao Ministro um documento com alguns pleitos do varejo – entre eles, o pedido urgente de desburocratização e financiamento do BNDES com condições razoáveis, de forma a aumentar a competitividade das empresas brasileiras.

União e colaboração

Marcos Pereira reiteirou que o atual Governo assumiu o país “à beira do abismo” e que a retomada do crescimento passa por medidas extremas. “O Brasil tem de tudo para avançar, mas precisa de uma agenda de reformas”, ponderou. O Ministro ressaltou que o presidente Michel Temer está aberto ao diálogo e às reformas, porém “ele e todo o Governo precisam que os empresários demonstrem os seu apoio às medidas já tomadas e àquelas que precisam ser implantadas. Os empresários não tinham um diálogo fácil com o governo anterior. Então, esse é o momento de demonstrar apoio e avançar com as reformas”, pontuou.

A importância dessa reunião é ter um diálogo franco com os representantes do segmento, e poder apresentar, mesmo que em resumo, as medidas que o Governo – e, em especial, o MDIC – tem tomado em prol do varejo como um todo. A expectativa é animar todos vocês, pois esse é um momento de animar os investidores, os empresários e o setor produtivo, para que eles possam voltar a acreditar no Brasil e gerar empregos, que é nosso grande desafio”.

A reforma da previdência e a modernização das leis trabalhistas surgiram como as principais metas da gestão de Pereira. Ele afirmou que o MDIC pretende melhorar o de negócios por meio das desburocratização” e que já traçaram 47 medidas para obter esse resultado. E divulgou: o Governo Federal selecionou 15 dessas medidas para um programa mais amplo e geral de desburocratização. “Para quem pegou o Brasil numa situação extremamente delicada, em desconforto, os sinais desse ano – como a inflação no centro da meta – mostram que já há perspectiva de crescimento para o primeiro semestre. O mercado é que sente e diz isso”, finalizou.

UNECS e as reformas

Os presentes foram bastante receptivos ao discurso de Pereira, inclusive os membros da UNECS, que já tem uma pauta extensa de pleitos e reivindicações junto ao MDIC. O presidente da ABAD, Emerson Destro, lembrou que “ao longo do ano que passou, construímos um pleito bem extenso, há diversas pautas nas quais contamos com a colaboração do Ministro, especialmente para destravar essa máquina brasileira – para darmos mais agilidade e tratarmos da desburocratização, entre muitos outros temas. Temos que trabalhar juntos para melhorar o nosso dia a dia”.

Outros reforçaram aquela que julgam a mudança mais necessária: “O trabalho intermitente é uma das nossas pautas mais importantes. A busca dessa flexibilização com jornada móvel irá resolver um grande problema do setor com a mão de obra e criará milhões de empregos. A modernização das leis trabalhistas e tributárias, tudo o que vier na simplificação do Estado será bem vindo", declarou o presidente da ABRAS, João Sanzovo.

Paulo Solmucci, da ABRASEL, fez coro: “Estamos muito empenhados em apoiar o Governo na Reforma Trabalhista e na Reforma Previdenciária. O Ministro já declarou, publicamente, que é a favor dessa mudança. Então, vamos trabalhar junto com ele para articular no Congresso a aprovação dessa medida e que, posteriormente, o Presidente possa sancioná-la”.

O presidente da CACB, George Pinheiro, ressaltou a importância de realizar esse tipo de evento, de caráter mais informal. “Esse jantar é importante, primeiro, porque demonstra a união das nossas Entidades. Essa união promove esse tipo de evento – que, mesmo sendo um evento social, tem muito prestígio. Já tivemos outros encontros com Ministros e Secretários, porém fazer um encontro com o Ministro da Indústria e Comércio em reservado é importante para as nossas Entidades até para que possamos mostrar aos nossos associados essa união de interesses econômicos que tratam da atividade no Brasil", resumiu.

Redução do Estado

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Secretário Municipal de Desestatização fala sobre a Gestão Dória em São Paulo

A Alshop organizou, na noite de 6 de março, um jantar com líderes do varejo, autoridades e membros do Governo. Além do Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviço, Marcos Pereira, outra presença marcante no evento foi a do Secretário de Desestatização do Município de São Paulo, Wilson Poit. Representando o prefeito João Dória, o Secretário falou sobre o Programa de Desestatização municipal.

Muito mais do que “privatizar”, o Programa pretende fazer algumas concessões, de forma a fortalecer o caixa da prefeitura. “Nossa intenção é reduzir o tamanho do Governo e passar alguns estabelecimentos para a iniciativa privada, que é a verdadeira geradora de renda”, avaliou Poit.

Privatizações & Concessões

O Secretário explicou que há três projetos de privatização em Curso: o do Anhembi, do Autódromo de Interlagos e de um grupo de lotes e edifícios que não estão sendo utilizados. “Não há razão para mantermos o Pavilhão do Anhembi enquanto há tantos outros bons pavilhões em São Paulo”, avaliou Poit, explicando que o principal motivo da privatização é financeiro. “Enquanto o Anhembi dá prejuízo, o Autódromo apenas empata. Gastamos R$ 8 milhões na manutenção anual e temos o mesmo faturamento, isso com o impulso dos R$ 53 milhões gerados pela Fórmula 1”, resumiu.

O dinheiro arrecadado com esses empreendimentos será convertido em um Fundo. Todas as outras iniciativas serão concessões. É o caso dos Parques Públicos, Estádios de Futebol, Cemitérios Públicos e Transporte Urbano. Poit explica: “Há 67 parques em São Paulo. Ao contrário do Ibirapuera e outros poucos exemplos, muitos deles não têm banheiro, segurança, lazer, nada. A ideia do Programa de Desestatização é conceder o espaço em troca de contrapartidas. Nos parques, teremos alimentos e bebidos, bons restaurantes, aluguel de bicicletas”, enumera. Nem todos eles farão cobrança de estacionamento – como já acontece no Parque Vila Lobos, na zona Oeste da cidade.

Novas ideias

Outros espaços que serão concedidos são os dos terminais de ônibus. Poit explicou que esses equipamentos são térreos e a prefeitura pretende conceder a ocupação aérea dos mesmos, de até quatro pavimentos. Assim, abre-se a oportunidade para shopping centers e hotéis, por exemplo, de utilizarem um espaço com grande fluxo diário de pessoas.

A concessão da bilhetagem do transporte público é uma das mais interessantes. De acordo com o secretário, a ideia é transferir a gestão do atual “Bilhete Único” para bancos ou administradoras de cartões de crédito. “Como a maior parte dos usuários é desbancarizada, acreditamos que essas empresas [financeiras] terão bastante interesse de atrai-los para a sua carteira de clientes. Assim, podem fornecer um cartão de débito aceito nas catracas de ônibus, desonerando a prefeitura”, acredita.

Ele encerrou com uma reflexão: “alguns cidadãos criticam esse tipo de iniciativa, chamando tudo de privatização. A verdade é que não dá para administrar tudo isso enquanto precisamos de dinheiro para investir em educação e saúde”.