Clubinho do Livro no Complexo Tatuapé

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Livros infantis que forem arrecadados serão entregues em ONG’s e instituições da Zona Leste de SP

Sabendo da importância na leitura e formação de todas e qualquer criança, foi que o Complexo Tatuapé, criou o Clubinho do Livro. A iniciativa propõe a arrecadação de livros infantis que serão doados a ONGs e instituições localizadas na zona leste de São Paulo, visando promover e incentivar que a boa leitura chegue a todos. Para participar, basta levar aquele livro que está em casa sem ser mais utilizado, para o Shopping Metrô Boulevard Tatuapé – exemplares novos também são aceitos.

Sem previsão para o fim da ação, o espaço montado para receber os exemplares fica no 2º Piso do Shopping Metrô Boulevard Tatuapé e as crianças que estiverem passeando por lá durante a arrecadação poderão sentar no espaço, todo ambientado com cadeiras, mesas e prateleiras e mergulhar nas aventuras que ali estarão disponíveis.

Compartilhar algo que pode se transformar em uma boa lembrança, além de proporcionar o acesso à cultura para uma criança, é muito gratificante. Por isso, o Complexo Tatuapé promove essa ação. Acreditamos que vamos mobilizar muitas pessoas e ter um retorno positivo”, comenta Flávia Tegão, gerente de marketing do Complexo Tatuapé.

Serviço:

Clubinho do Livro

Local: Shopping Metrô Boulevard Tatuapé – 2º Piso.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.

Endereço: Rua Gonçalves Crespo, esquina com Rua Tuiuti (integrado à Estação Tatuapé do metrô).

Tel.: (11) 2225-7000.

Recuperação da demanda doméstica deve começar a ganhar força nos próximos meses

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Recuperação da demanda doméstica deve começar a ganhar força nos próximos meses, conforme sugerido pela melhora da intenção do consumo das famílias em março

Os primeiros indicadores antecedentes de março mantiveram a tendência positiva do mês passado, fortalecendo nossa expectativa de estabilização e, posterior, recuperação da atividade econômica. Assim como a confiança da indústria da CNI conhecida na semana passada, os dados divulgados ontem pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) também mostraram melhora em relação a fevereiro. O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu 78,2 pontos em março, o equivalente a uma alta de 2,6 pontos em relação ao mês anterior, de acordo com a série dessazonalizada pelo Depec-Bradesco. Seis dos sete indicadores que compõem o índice avançaram neste mês. Destacamos as elevações de 4,6 e de 2,5 pontos dos indicadores de renda atual e perspectiva de consumo, respectivamente. Vale lembrar que esse indicador – que captura as intenções das famílias – é o primeiro indicador relacionado ao consumo divulgado no mês, o que sugere que os indicadores de confiança seguirão a mesma direção.

Mercado com crescimento contínuo

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Petland segue em expansão em 2017 e tem planos de dobrar o número de lojas.

Um dos únicos segmentos que não foi afetado pela crise em 2016, continua em alta e em expansão em 2017, é o mercado de Pet Shop. Um exemplo claro desse mercado é a PetLand: a projeção é dobrar o número de unidades até o final do ano. E um dos primeiros passos é a abertura da quarta loja em Curitiba, Paraná.

Localizada na região do Champagnat, no bairro do Bigorrilho, a unidade é administrada por Marcelo Mayr e Rafael Pena Gonzales, que tiveram o primeiro contato com a empresa durante uma feira de franquias. “Primeiramente, iniciamos uma pesquisa de mercado para levantar informações e dados em diversos setores potenciais. A partir desse estudo detalhado, conhecemos o projeto da Petland e decidimos que era o momento ideal para ingressar no setor pet”, contam os proprietários.

De acordo com eles, o interesse em ser um franqueado de uma grande marca iniciou quando identificaram a dificuldade em começar uma operação sem experiência no universo pet. “Por isso, decidimos que o know how de mercado, de vendas e de abordagem de clientes da Petland seriam de suma importância para o sucesso do negócio”, afirma Pena.

Na nova loja de 180m2, os clientes terão uma área exclusiva para interagir com diversas raças de cães, entre eles Beagle, Labrador, Spitz Alemão, Fox Paulistinha, Jack Russel Terrier, Daschund, Bulldog Francês, Chihuahua e Bichon Maltês.

Expansão em 2017 e oportunidades

Para atingir a meta de dobrar o número de lojas no Brasil no ano de 2017, a rede tem como foco a conversão de bandeira e têm buscado diversos formatos de operação. Um deles é a master franquia estadual ou regional. A cidade de Santos, no litoral paulista, e o estado do Paraná lideram o ranking com quatro unidades cada. No Espírito Santo, a segunda loja, e a primeira em shopping da rede Petland, deve ser aberta no mês de abril. Em 2016, os estados do Rio de Janeiro e da Bahia entraram no mapa de crescimento, com a abertura de novas lojas nas cidades de Rio das Ostras e de Salvador, respectivamente.

A conversão de bandeira tem se provado eficaz e rentável aos franqueados que converteram suas operações. 15% da rede hoje são de lojas convertidas. A tendência para os próximos anos é que a conversão corresponda por mais de 50% da expansão. Com o suporte da rede, o empresário consegue melhores descontos com os fornecedores, um pacote de ferramentas de gestão, consultoria de campo mensal, avaliações de loja direcionadas, eventos focados em inteligência de vendas e grandes melhorias de margens de lucro. No litoral de São Paulo, há casos de faturamento que triplicaram e margens de lucros mais do que dobraram”, afirma Rodrigo Albuquerque, sócio-diretor da empresa e responsável pela expansão da rede.

A Petland vem mantendo um ritmo sustentável de crescimento, com 35 lojas entre abertas e em construção, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Paraná, os planos contratados com os respectivos master franqueados para os próximos cinco anos são: 40 lojas no Paraná, 15 no Espírito Santo, 25 na Bahia e 15 unidades no litoral de São Paulo.

O mercado pet ainda é muito pulverizado, formado principalmente por veterinários que não estão preparados para a gestão do negócio. Temos um potencial enorme para profissionalizar o setor de pet shop no Brasil, oferecendo estratégia, inteligência de varejo, preços competitivos, marca forte e experiência de compra real aos visitantes”, diz Albuquerque.

A rede oferece diversos formatos de lojas para atrair novos investidores: compactas (sem filhotes), com área de 80m2 até 170 m2 para atender os mercados e completas (com filhotes), com tamanhos entre 180m2 podendo chegar até 1000m2. O modelo de operação de loja compacta tem algumas vantagens econômicas como custo de instalação reduzido, custo de ocupação até 50% menor e maior facilidade operacional.

O faturamento médio, dependendo do tamanho da loja, pode chegar a R$ 1.200 /m² quando a empresa atinge maturidade. O investimento inicial na franquia é a partir de R$ 296 mil, incluindo o treinamento de sete dias na Universidade Petland (presencial e on-line), que consiste em transmissão de informação continuada e não simplesmente no início da operação. O prazo de contrato é de cinco anos, e o retorno vem de 24 a 36 meses.

Afim de investir seu dinheiro em um mercado que cresce cada dia mais e mesmo na crise não foi afetado? Confira os números no nosso Portal de Negócios e invista nesta franquia.

Mercado continuou ajustando para baixo suas expectativas para a inflação deste ano

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O mercado, por mais uma semana, revisou para baixo sua expectativa para a inflação deste ano, de acordo com as estimativas coletadas até o dia 17 de março e divulgadas hoje pelo Relatório Focus do Banco Central. As expectativas para o IPCA caíram de 4,19% para 4,15% para 2017 e foram mantidas em 4,50% para o final de 2018. A mediana da taxa Selic seguiu inalterada em 9,00% para o final deste ano e recuou de 8,75% para 8,50% para o final do ano que vem. A mediana das projeções para o crescimento do PIB deste ano, por sua vez, foi mantida em 0,48%, ao passo que a expectativa para 2018 avançou de 2,40% para 2,50%. Por fim, a mediana das expectativas para a taxa de câmbio foi ajustada discretamente de US$/R$ 3,30 para R$/US$ 3,29 para o final de 2017 e permaneceu em R$/US$ 3,40 para o final de 2018.

Terceirização do trabalho

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Um passo necessário para a modernização da legislação trabalhista

Após encontro dos lideres da UNECS – União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços, na quarta-feira (15), na sede da ABRAS em Brasília para debater sobre as reformas Previdenciária e Trabalhista com os deputados Rogério Marinho (PSDB-RN) e Arthur Maia (PPS-BA), o novo desafio do grupo é a regulamentação da terceirização do trabalho, um dos passos necessários para a modernização da legislação.

A votação no plenário da Câmara acontecerá nesta terça-feira, dia 21 de março e os deputados da Frente Parlamentar Mista do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (Frente CSE) precisam do apoio dos demais deputados para aprovar a PL 4302/98, que regulamenta a terceirização e só depende desta votação para ir à sanção de presidente Michel Temer.

A aprovação da PL que tem como relator o deputado Laércio Oliveira (SD-SE), será um passo gigantesco para modernizar a legislação trabalhista, dando garantia jurídica para mais de 14 milhões de pessoas que vivem em uma brutal insegurança e a empresas que a cada dia têm mais ações na Justiça.

REGRAS GERAIS DA TERCEIRIZAÇÃO
Como é hoje: Não há lei. Jurisprudência do TST indica vedação à terceirização da principal atividade da empresa (atividade-fim). Permite a contratação para atividades-meio (de apoio).

Projeto que a Câmara quer votar na terça-feira: Permite a terceirização de todas as atividades.

VEDAÇÕES À TERCEIRIZAÇÃO
Como é hoje
: Como não há lei, no caso atual não se aplica.

Projeto que a Câmara quer votar na terça-feira: A empresa-mãe deve garantir, por exemplo, em sua dependência, condições de segurança para trabalhadores da contratada.

RESPONSABILIDADE POR DÉBITOS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIOS
Como é hoje: A empresa-mãe responde, de forma subsidiária, apenas se fracassar a cobrança da contratada.

Projeto que a Câmara quer votar na terça-feira: A empresa-mãe responde, de forma subsidiária, apenas se fracassar a cobrança da contratada.

ANISTIA A DÉBITOS, PENALIDADES E MULTAS
Como é hoje: Não há previsão de anistia de débitos, penalidades e multas pela legislação que está em vigor.

Projeto que a Câmara quer votar na terça-feira: Ficam anistiadas a empresa-mãe e a contratada de punições pela legislação atual que não sejam compatíveis com a nova lei.

TERCEIRIZAÇÃO DA ATIVIDADE-FIM DA EMPRESA
Como é hoje: Atualmente não é possível a terceirização da principal atividade da empresa. Nesse caso, por exemplo, uma montadora de veículos não pode terceirizar a sua linha de montagem, mas pode fazer isso com o seu serviço de copa.

Projeto que a Câmara quer votar na terça-feira: O projeto dá a possibilidade de uma companhia contratar outra que execute a sua atividade principal.

Boali: Boa Alimentação

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Rede inaugura seu primeiro restaurante do ano e o 15º na capital paulista

A Boali, rede de restaurantes de alimentação saudável em praças de alimentação, inaugurou esta semana, seu primeiro restaurante do ano e o 15° na capital paulista. O novo endereço da rede é no Shopping Pátio Paulista, no bairro Bela Vista em São Paulo, e traz o conceito da marca em oferecer comida saudável a preço justo.

A rede deve inaugurar em 2017 lojas em Aracaju, Campinas, Natal, Niterói e Vitória e abrir mais unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo. Só na capital paulista 13 unidades estão com previsão de abertura e no total das cidades, 41 restaurantes durante o ano todo.

Segundo o CEO da Boali, Victor Giansante: “A inauguração faz parte do plano da expansão da empresa, que prevê a abertura de 41 operações ainda este ano, totalizando 80 e atingindo um faturamento de R$ 62 milhões.”

Há dez anos no mercado brasileiro, a Boali veio para o Brasil quando quatro jovens decidiram trazer a Salad Creations para o país. A Salad Creations foi fundada em 2004 no sul da Flórida nos Estados Unidos e foi a primeira grande rede de alimentação saudável do mundo.

Em 2015, perceberam que o nome acabava bloqueando muitos clientes de conhecer a variedade de comidas que a marca oferecia no cardápio, as vendas de saladas representavam 34% do total (percentual que era de 85% em 2008). Foi então que os sócios decidiram mudar isso e assinassem o distrato, criando a Boali – uma “abreviação” de Boa Alimentação. A maioria das lojas da rede já passou pela mudança de identidade, as unidades que ainda operam com o nome da marca americana devem fazer a mudança até abril deste ano.

Com 39 contratos assinados (sete operações próprias e cinco em fase de implantação), cerca de 100 mil pessoas por mês, investem em torno de R$ 32 por refeição e passam por todas as lojas da marca.

Em busca de investir seu dinheiro e ainda ajudar as pessoas a terem uma alimentação saudável em mãos? Conheça os números da rede Boali e invista nesta franquia!

Conquistas importantes para a política e para o varejo

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Semana marcada por audiências e reuniões para discutir assuntos importantes para política e o varejo brasileiro

A terceira semana de março foi marcada por audiências, reuniões e almoços em que a Alshop esteve presente representada pelo seu presidente, Nabil Sahyoun em busca de defender, apoiar e marcar presença em decisões e discussões importantes para a política e o varejo brasileiro.

Na segunda-feira (13), o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun se encontrou no Palácio dos Bandeirantes, com o governador de SP, Geraldo Alckmin para convida-lo para participar do 2° Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, no evento o governador participaria de um painel para falar sobre a Reforma Trabalhista.
Nabil também pediu permissão ao governador para que o Secretário da Fazenda, Helcio Tokeshi fosse ao evento fazer parte do painel sobre a Reforma Tributária.

Na terça-feira (14), presidentes de mais de 20 entidades representativas da indústria, comércio e serviços se reuniram por iniciativa do presidente da Secovi-SP, Flavio Amary, na sede do sindicato, para criar a Frente Brasil Melhor (FBM), questões decisivas como a aprovação das reformas previdenciária e trabalhista, foram discutidas.

Já na quarta-feira (15), os lideres da UNECS – União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços, se encontraram na sede da ABRAS, em Brasília com o presidente da ABAD, Emerson Destro, para debater sobre as reformas Previdenciária e Trabalhista e assinar o documento que formaliza a criação do Instituto UNECS.

O Instituto terá sede em Brasília e prevê promover pesquisas e divulgar dados, indicadores estatísticos econômicos, sociais e mercadológicos para subsidiar as atividades da instituição.

A organização jurídica é um passo importante para consolidar a união das entidades. Agora, mais do que nunca, sabemos que, juntos, somos mais fortes e podemos fazer a diferença para o nosso setor”, afirma Destro.

Os líderes tiveram também um encontro com o deputado Rogerio Marinho, relator da reforma trabalhista, e com o presidente e o vice-presidente da Confederação Nacional de Serviços, Luigi Nese e Humberto Ribeiro, respectivamente em busca de aproximação e futuras ações conjuntas em temas convergentes.

As entidades representativas da área do comércio e serviços que fazem parte da UNECS são: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Os direitos dos consumidores

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Alguns diretos que são assegurados aos consumidores que devem ser lembrados

Nesse Dia Internacional do Consumidor, com promoções pipocando em milhares de lojas físicas e no comércio eletrônico, é importante estar atentos aos direitos assegurados aos consumidores. Lembrando que todos eles valem para os 365 dias do ano.

Confira alguns dos direitos dos consumidores:

1. Direito à proteção da vida, da saúde e da segurança
Informe aos consumidores sobre os possíveis riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos, que podem oferecer risco à saúde ou a sua segurança. Um direito fundamental dos consumidores é a sua proteção contra os riscos oriundos da introdução de produtos e serviços, perigosos ou nocivos, em uma a relação de consumo.

2. Igualdade nas contratações
É assegurado ao consumidor, na aquisição de produtos ou serviços disponibilizados no mercado de consumo, a igualdade para com os demais interessados.

3. Informação adequada e clara
O consumidor tem direito a receber informações clara e adequadas sobre os diferentes produtos e serviços, com a especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como dos riscos que apresentam.

4. Proteção contra a publicidade enganosa e abusiva
O consumidor tem o direito de estar protegido da publicidade enganosa e abusiva; inclusive em relação a cláusulas abusivas constantes de contrato denominados por adesão. Podemos dizer também que, em regra, o consumidor tem o direito de exigir que tudo o que for anunciado seja cumprido.

5. Modificação e revisão de cláusulas contratuais
O consumidor tem o direito à modificação de cláusulas contratuais que estabeleçam prestações, condições desproporcionais, ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas.

6. Responsabilidade objetiva de fabricantes e fornecedores pelos danos causados
Nas relações de consumo, a regra é a da responsabilidade objetiva dos fornecedores pelos danos morais e materiais causados aos consumidores. Isto significa dizer, que fabricante, fornecedor de serviços e produtos, respondem independentemente de culpa, pelos danos provenientes da relação de consumo causados aos consumidores.

7. Direito a indenização
O consumidor tem o direito a devida reparação pelos danos suportados e originados pela relação de consumo, sejam eles materiais ou imateriais.

8. Acesso à Justiça
O consumidor tem direito ao acesso aos órgãos judiciários e administrativos, objetivando a prevenção e/ou reparação de danos sofridos na relação de consumo. Para causas com valores até 20 salários mínimos, o Juizado Especial Cível (JEC) atende de forma gratuita e sem a necessidade de advogado. E, para causas com valor entre 20 e 40 salários mínimos, o JEC também atende de forma gratuita, porém é necessário ter um advogado – você pode contratar um ou procurar instituições que forneçam assistência jurídica de forma gratuita.

9. Inversão do ônus da prova
Quando presentes: verossimilhança das alegações ou hipossuficiência, poderá o consumidor ter a seu favor a facilitação da defesa de seus direitos com a decretação da inversão do ônus da prova; obrigando a parte contrária o dever de provar os fatos e sua eventual isenção de culpa.

10. Serviços públicos adequados e eficazes
É assegurado ao consumidor a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral, incluindo os serviços essenciais de água, luz, gás e telefone.

Frente Brasil Melhor

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Durante a reunião foram debatidas questões decisivas para o futuro e estabilidade da sociedade brasileira

Presidentes de mais de 20 entidades representativas da indústria, comércio e serviços se reuniram na sede do Secovi-SP, nesta terça-feira (14/3), e definiram a criação da Frente Brasil Melhor (FBM) que terá caráter permanente, com reuniões periódicas em São Paulo e outras localidades, especialmente Brasília (DF), palco das decisões políticas.

Questões decisivas para o futuro e estabilidade da sociedade brasileira, foram debatidas e divulgadas por consenso dos dirigentes que tornaram público seu posicionamento. Dentre as questões debatidas, a aprovação das reformas previdenciária e trabalhista, sem as quais o País não terá como trilhar o caminho do desenvolvimento sustentado, com geração de emprego e renda.

No início de abril, integrantes da mobilização reúnem-se em Brasília, ocasião em que pretendem dialogar com parlamentares sobre a votação das duas reformas. Esta é apenas a primeira de uma série de ações, cujo objetivo é especificamente apoiar o Brasil e os brasileiros.

A expectativa é a de que outras entidades, dos mais diferentes segmentos, aderem o movimento, cuja pauta incluirá outros temas de inegável interesse da sociedade.

Confira os presidentes e instituições que participaram da reunião que teve iniciativa do presidente da Secovi-SP, Flavio Amary:

Abram Szajman (Fecomercio)

Alencar Burti (ACSP – representado por Antonio Carlos Pela)

Alexandre Tirelli (Sciesp)

Caio Portugal (Aelo)

Camil Eid (Instituto de Engenharia)

Flavio Amary (Secovi-SP)

Glauco Cezar Humai (Abrasce – representado por Juliana Fardini)

Gilberto Belezza (CAU/SP)

Gilberto Duarte Abreu Filho (Apeop)

João Teodoro (Cofeci-Creci)

Joaquim Ribeiro (Fenaci)

José Carlos Martins (CBIC)

José Roberto Bernasconi (Sinaenco)

José Romeu Ferraz (SindusCon-SP)

Luciano Amadio Filho (Apeop)

Luiz Fernando Cavalcante (Adit)

Miriam Addor (AsBea)

Nabil Sahyoun (Alshop)

Paulo Skaf (representado por Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio e Newton Cavalieri)

Rodrigo Luna (Fiabci/Brasil)