Google Shopping pode dar um up nas suas vendas

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Antigamente, os banners publicitários eram os únicos métodos para anunciar na internet. Com o tempo, foram surgindo alternativas mais interessantes, capazes de mostrar os produtos para mais gente em contextos inéditos.

Hoje em dia, contamos com diversas “vitrines” possíveis, indo desde posts patrocinados em redes sociais até links em destaque entre os resultados do Google.

Aliás, é no maior buscador do mundo que se encontra outra oportunidade de exibir seus produtos de maneira inovadora para chamar a atenção de potenciais clientes: o Google Shopping.

Por meio dele, o seu e-commerce pode exibir seus produtos em destaque, conseguindo atrair a atenção de quem busca por termos relacionados a ele.

Ao trabalhar com o Google Shopping, você vai aproveitar um aumento substancial nas conversões do seu e-commerce, além de um ganho de visibilidade que vai fortalecer a sua marca. Para ter bons resultados, porém, é necessário implementar uma estratégia de qualidade.

Veja mais sobre o tema em nosso post de hoje!

Vale a pena usar o Google Shopping?

O Google Shopping é parte integrante do Google AdWords, a plataforma de publicidade do Google. Capaz de oferecer excelentes resultados às empresas que buscam impulsionar seu marketing com inteligência, esse sistema usa algoritmos sofisticados para exibir anúncios para as pessoas certas no momento adequado.

Assim como existem múltiplos tipos de conteúdo na web, também são vários os formatos de publicidade disponíveis atualmente. Em vez de precisar escolher, você pode implementar todos os que achar que se encaixam na sua estratégia.

Exibir as suas ofertas no Google Shopping significa contar com uma via inédita de negócios que pode alavancar suas vendas consideravelmente. O buscador faz parte da vida online da maioria das pessoas e isso inclui muitas buscas por produtos de forma específica ou genérica. Em ambos os casos, o seu potencial de sucesso é alto.

Como usar o Google Shopping para aumentar as vendas?

Para usar o Google Shopping, você precisa se cadastrar no Google Merchant Center, a plataforma de onde o sistema irá puxar as informações da sua loja. Lá, você deve inserir os seus produtos e enviar todos os dados importantes sobre eles. Tudo é feito de forma bastante produtiva, por meio de uma planilha.

O Google Shopping é diferente do Google AdWords em um ponto crucial: nele, você não configura palavras-chave para impactar o público com publicidade. É o próprio algoritmo do buscador que examina as informações dos produtos cadastrados por você e os exibe conforme for relevante.

Para obter bons resultados de vendas com o Google Shopping, certifique-se de examinar os dados das suas campanhas cuidadosamente. Se elas não estão gerando o retorno esperado, é preciso começar a fazer ajustes.

Por isso, listamos abaixo algumas atitudes que podem te ajudar a performar melhor no Google Shopping, desde o início das campanhas até a otimização dos anúncios que já estão rodando. Vamos lá?

1. Escolha boas palavras-chave

Eu sei, há pouco dissemos que as palavras-chaves não podem ser indicadas no Google Shopping – e não podem mesmo. Porém, isso não quer dizer que você deve abandoná-las.

Uma boa pesquisa de palavras-chave capazes de elucidar a intenção de compra de sua persona é essencial no processo. Isso porque você poderá utilizá-las no título e descrição de seu anúncio. O trabalho de relacionar os termos buscados com o seu produto será da ferramenta e, se seu anúncio contém as palavras-chave buscadas (seja no título ou na descrição), suas chances de aparecer bem na pesquisa são muito grandes.

Por isso, é hora de confiar nos dados. Eu sei que a análise dos dados pode ser maçante na maioria das vezes, mas não há prática melhor se você quer alcançar bons resultados. O segredo é confiar nos dados.

Se sua empresa já trabalha com o Adwords, peça a seu time relatórios capazes de traçar os hábitos de pesquisa e compra dos seus consumidores por palavra-chave. Esse tipo de dado pode ajudar e muito nos seus anúncios do Shopping.

Mas atenção: aqui a regra é praticamente a mesma do SEO. Não adianta fazer keyword stuffing, você será penalizado por isso. Utilize as palavras-chave com naturalidade.

2. Capriche no título

Caprichar no título aqui não é apenas criar um título descritivo e atraente o bastante para garantir o clique. Sabe as palavras-chave do tópico anterior? Então, elas têm um peso maior quando utilizadas no início do título. Portanto, leve isso em consideração. Seu título deve ser capaz de:

Descrever, de maneira sucinta e direta, o produto;

Atrair ou gerar o impulso para o clique (se seu produto é único, tiragem limitada, etc. aproveite-se disso para mostrar que sua oferta é especial);

Se diferenciar da concorrência, mesmo que os produtos sejam os mesmos.

Uma dica importante é saber o que mais importa para sua persona na hora de buscar um produto. É a marca? O tamanho? A coleção? Defina a importância de cada um desses aspectos para seu cliente. Se para ele for mais importante a marca do produto, tente deixá-la logo no início do título, isso vai fazer seu anúncio saltar à frente da concorrência.

Considere também os principais atributos do seu produto e como eles serão preenchidos. Isso é importante pois, depois que suas campanhas começarem a rolar, você será capaz de observar quais termos de pesquisa estão disparando seu anúncio. Assim, você terá insights importantes sobre como melhorar seu anúncio e ajustá-lo para palavras-chave que façam mais sentido para seu cliente, aumentando a taxa de conversão.

3. Dê muita atenção às imagens

O Google é bastante rígido quando se trata das imagens utilizadas no Shopping. E não sem razão: a plataforma é uma vitrine de produtos disponibilizada pela empresa, não um outdoor para anunciar sua loja.

Portanto, imagens com o logo do seu e-commerce, por exemplo, serão sumariamente rejeitadas. Não adianta insistir, o máximo que você conseguirá com isso é uma penalização.

Assim, escolha imagens em que o produto esteja bem visível. Capriche no ângulo, teste os diferentes dispositivos onde ela poderá ser exibida (desktops, tablets, smartphones, etc.). Tudo isso vai garantir que você apareça bem nos resultados de pesquisa e, claro, receba mais cliques e conversões.

4. Faça boas descrições

Você não precisa incorporar o Camões para criar as descrições de produtos no Shopping. A chave é ser breve e certeiro, nada de descrições longas com dados irrelevantes para a grande maioria dos usuários.

Utilize seu título como base. Tente aproveitar as palavras-chave utilizadas no título em sua descrição, de forma ordenada e natural. Adicione à descrição apenas aqueles dados mais importantes e diferenciais do produto.

Pense que, apesar de virtual, o Google Shopping ainda é uma vitrine. E ninguém quer parar em frente à vitrine de uma loja para ler o manual do produto, não. Os consumidores querem dados diretos e essenciais.

5. Faça bids com sabedoria

Para se dar bem no shopping, também é preciso ter em mente o preço, o lucro e o potencial que estão agregados ao seu produto. Uma boa estratégia de bid é o que vai determinar a eficácia do Shopping em sua estratégia de marketing digital. Por isso, leve em conta as seguintes variáveis na hora de decidir:

Preço

Qual é o preço do item que você irá anunciar? Por exemplo, se seu produto custar R$10 não vai adiantar nada começar com um bid de R$5. Isso porque, se o produto precisar de mais de 2 cliques para obter a conversão (e com certeza ele irá precisar), você está entrando num grande problema.

Lucro

Considere sua margem de lucro para diferentes tipos ou categorias de produtos. Você não deve fazer o mesmo bid para produtos de R$50 e R$100, por exemplo. A menos que o primeiro produto tenha uma margem de 50% e o segundo de 25%, você não terá o mesmo retorno e poderá até mesmo não ter retorno nenhum.

Isso também vale para produtos em que o peso da marca é muito importante, mas, ao mesmo tempo, essa marca tem diferentes produtos com diferentes preços em sua loja. Pense bem antes de fazer o bid.

Potencial

Considere o potencial do produto. O potencial será o que vai definir se você pode – ou deve – bidar mais agressivamente. Se você estiver lançando um novo produto, por exemplo, e precisa que ele apareça nos resultados de pesquisas mais amplas, faz todo o sentido fazer um bid desconsiderando o preço e o lucro.

Bidar mais alto em produtos que tenham um Lifetime Value (LV) maior também pode fazer sentido para sua estratégia. Portanto, defina bem seus objetivos antes de começar suas campanhas.

Boas vendas!

Ao incluir o Google Shopping na estratégia da sua loja virtual, você vai passar a contar com excelentes resultados em conversões e tráfego, já que aumentará a visibilidade online de sua empresa.

Trata-se de uma nova “vitrine” para os seus produtos que aparece somente quando o contexto pede, portanto, fica visível unicamente para quem está disposto a comprar.

Gostou das possibilidades do Google Shopping? Conte para a gente nos comentários quais características dele você prefere aproveitar!

Mercado revisou para baixo as expectativas para o IPCA deste e do próximo ano

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O mercado, mantendo a tendência das últimas semanas, revisou para baixo suas projeções para a inflação deste e do próximo ano, segundo as estimativas coletadas até o dia 19 de maio e divulgadas há pouco pelo Relatório Focus do Banco Central. As expectativas para o IPCA caíram de 3,93% para 3,92% para 2017 e de 4,36% para 4,34% para 2018. A mediana das projeções para o crescimento do PIB permaneceu estável tanto em 2017 como em 2018, em 0,50% e 2,50% nessa ordem. Sem alterações em relação à última semana, a mediana da taxa Selic permaneceu em 8,50% para o final de 2017 e de 2018. Por fim, a mediana das expectativas para a taxa de câmbio caiu de US$/R$ 3,25 para US$/R$ 3,23 para o final deste ano e permaneceu em R$/US$ 3,36 para o final do próximo ano.

Cidade Center Norte anuncia novo diretor-presidente

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Waldir Chao assume a posição

Waldir Chao é o novo diretor-presidente do Cidade Center Norte, empreendimento que agrupa o Shopping Center Norte, Lar Center, Expo Center Norte e Novotel Center Norte. O anúncio foi feito nessa manhã, em comunicado divulgado à imprensa e assinado por Gabriela e Cristian Baumgart. Na nota, eles informam que Chao irá se reportar ao Conselho de Administração do Grupo Baumgart, ocupando a posição que antes era dividida por Gabriela e Christian.

Waldir Chao tem sólida experiência em gestão de negócios de grandes empreendimentos. Trabalhou em importantes companhias de Varejo e Indústria Têxtil como: Sonae Sierra, Grupo Jereissati/Iguatemi, Grupo Valdac (Sibérian e Crawford); Ellus e DuPont. "Juntamente com o excelente trabalho que vem sendo conduzido pelo nosso diretor-Superintendente, Paulo Ventura, Waldir Chao conduzirá os negócios e nosso excelente time de forma a levar os empreendimentos a novos patamares de excelência e competitividade, olhando para o futuro da Cidade Center Norte por meio de novos projetos e iniciativas", afirmam.

Ambos passam, agora, a liderar o Comitê de Estratégia e Inovação da Cidade Center Norte, com foco no crescimento e desenvolvimento de novos negócios. "Reforçamos que o motivo deste movimento é fortalecer nosso empreendimento como referência em liderança, resultados, rentabilidade e soluções para nossos clientes e consumidores", enfatizam.

Novas experiências no Shopping Ibirapuera

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Empreendimento abre as portas para os pets e oferece experiência virtual 360°

Um dos shoppings mais tradicionais de São Paulo, o Ibirapuera, anunciou duas grandes novidades na última semana. A primeira, é que o empreendimento agora é "petfriendly", ou seja, aceit a visita de cães de pequeno e médio porte. Em comunicado, informa que os animaizinho serão "super bem-bindos nos corredores do centro de compras, sempre conduzidos na guia, transportados em carrinhos ou carregados no colo". E lembra que apenas cães-guias poderão circular na praça de alimentação. Sobre as sujeiras, alerta: o cuidador do bichinho fica responsável pela limpeza do local. Nada mais correto, não?

Virtual

A segunda, faz parte de uma promoção e poderá ser conferida até 25 de junho: a "Experiência Virtual 360°", na qual os visitantes poderão viver um grande aventura sem sair do lugar.

Ao melhor estilo cibernético, com direito a óculos especiais e fones de ouvido, os usuários irão explorar e visualizar um espaço virtual, em tempo real, usando os movimentos do próprio corpo. Uma vez dentro do ambiente virtual, o usuário poderá explora-lo inteiramente, mas antes é só escolher entre Tour pelo Mundo, Fundo do Mar, Montanha Russa, Sonar Asteróide ou Ski Na Neve, e depois imergir dentro destes universos tridimensionais.

A brincadeira está disponível de 18 de maio a 25 de junho, das 12h às 20h na semanda e das 14h às 20h aos domingos e feriados, para os frequentadores que fizerem compras de R$ 150 (não cumulativos).

Varejo aposta em premiar consumidor com viagens

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Óticas Carol é exemplo na mudança de foco das promoções

Uma das principais redes de franquias brasileira, a Óticas Carol acaba de lançar a promoção #PartiuBuenosAires. A cada R$ 150 em compras realizadas com o cartão Mastercard, o consumidor recebe um cupom, que garante participação no sorteio de 10 pacotes turísticos. Para participar, os clientes devem estar cadastrados no programa Surpreenda Mastercard e realizar a compra com um cartão de crédito ou débito da bandeira. Para os ainda não cadastrados, basta acessar o site www.oticascarol.com.br/promocao/superpremio5 e preencher os campos necessários. A promoção é válida até o dia 1º de julho.

Esse tipo de prêmio, voltado para a experiência, é cada vez mais comum no varejo. O especialista em Shopping Center, Varejo e Real State, Michel Cutaita, afirma que "os Shoppings e também os varejistas devem promover a arte dentro dos empreendimentos, incentivar a cultura, apostar em ações de artistas, pintores, escultores, fotógrafos, cineastas, escritores, performáticos, circenses, enfim, todo tipo de arte e experiência, porque os clientes também esperam e desejam conhecer o novo, o diferente, o lúdico que inspira cada um de nós a ampliar nossas ideias sobre as coisas e sobre nós mesmos".

Ele reitera que os clientes querem mais do que experiências de consumo, "também querem sonhar e desfrutar do belo", diz. Nesse sentido, oferecer a oportunidade de conhecer um novo lugar, uma nova cultura, ver novas paisagens, pode ser um incentivo a mais para a efetivação da compra.

A campanha, além de privilegiar um novo consumidor, também demonstra uma parceria que une e soma. Une porque traz o cliente Mastercard para dentro das lojas da Óticas Carol, e soma porque oferece ao cliente Carol a oportunidade de concorrer a prêmios comprando com o cartão Mastercard, explica a empresa em comunicado.

Bons exemplos a serem adaptados e experimentados por todo o varejo.

Evento itinerante da Alshop chega a Curitiba (PR) pela primeira vez

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Road Show aborda Franquias, negócios e oportunidades com a participação de grandes empresários e profissionais

O franchising brasileiro segue em crescimento! No primeiro trimestre desse ano o segmento teve alta nominal de 9,4% e faturamento de R$ 36,89 bilhões. O número de lojas também cresceu: são 142.673 unidade, representando alta de 1,3%. Os números revelam que tornar-se um franqueado é uma boa opção para os empreendedores que querem investir em um novo negócio ou, mesmo, expandir os ramos de atuação.

Para facilitar esse contato com o universo franchising, a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) leva, pela primeira, o Brasilshop Road Show para Curitiba. A capital paranaense recebe o evento no dia 23 de maio, das 8h às 17h. O conteúdo do Congresso contempla desde o cenário econômico atual no Brasil, passando pelas áreas com as melhores oportunidades para os empreendedores. Formatos diferenciados e marcas em ascensão são o ponto alto do evento: além de conhecer os cases, os participantes poderão conversar com os palestrantes, tirar dúvidas e incrementar o networking.

Além disso, a diretora do IBOPE Inteligência, Márcia Sola, abordará as tendências de consumo e as sutis transformações no perfil dos consumidores brasileiros, e o diretor da Disney, Caio Rinaldo, falará sobre licenciamento, branding e encantamento, respaldado pela história de uma das principais empresas do mundo.

Entre as marcas confirmadas, estão Bob's, Cuor di Crema, Depyl Action, Dry Wash, Grupo Trigo, Mr. Cheney, Petland e Único Asfaltos, representando a diversidade de oportunidades do setor de franquias.

Venha conhecer a identidade do mercado de Curitiba e ter contato com grandes histórias, empresas e profissionais e debater o setor de varejo, shopping e franquias com os maiores especialistas do tema.

O Brasilshop Road Show é um evento gratuito. Para se inscrever basta em entrar em contato pelo e-mail comercial@localhost ou pelo telefone (11) 3284-8493.

Informações para imprensa: Daniela Santos, daniela.santos@localhost

Serviço:

Brasilshop Road Show Curitiba

23 de maio

Das 8h às 17h

Four Points by Sheraton Curitiba

Av. Sete de Setembro, 4.211 – Batel – Curitiba PR, 80250-210

Surpresa positiva com a criação de vagas formais em abril reforçou nossa expectativa de retomada

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Surpresa positiva com a criação de vagas formais em abril reforçou nossa expectativa de retomada gradual do mercado de trabalho

O saldo de emprego formal foi positivo em abril, após a redução de vagas observada no mês anterior. Os dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem pelo MTE apontaram a criação líquida de 59,9 mil postos de trabalho formais. O resultado ficou em linha com a nossa projeção e acima da mediana das expectativas do mercado (de criação de cerca de 45 mil vagas). O saldo positivo foi puxado principalmente pela expansão dos segmentos da indústria de transformação e de serviços, com criação de 13,7 mil e 24,7 mil vagas, respectivamente. Descontada a sazonalidade, o resultado passou de uma queda de 68 mil vagas em março para outra de 27 mil vagas em abril, voltando ao patamar observado em fevereiro. Com isso, mantemos nossa visão de que o mercado de trabalho se recuperará lentamente ao longo do ano, de forma defasada à retomada da atividade econômica.

Leve otimismo

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Resultado do varejo no primeiro trimestre e nas vendas do Dia das Mães deixa o setor otimista com a retomada do crescimento

Na semana passada, o IBGE divulgou que o comércio varejista brasileiro apresentou retração de 3% no 1º trimestre em relação ao quarto trimestre de 2016. Mas segmentos como móveis, eletrodométicos e vestuário apresentaram crescimento de 5,7% e 13,2%, respectivamente, no mesmo período. Esses setores sofreram muito com a recessão dos últimos anos e os dados mostram a retomada, mesmo que gradual, do crescimento da economia brasileira. Especialistas acreditam que chegaremos ao final de 2017 com crescimento de 1% – número bastante comemorado depois de dois anos de queda.

A inflação em baixa, a concessão de crédito aos consumidores, a reduçaõ da taxa básica de juros e a liberação das contas inativas do FGTS surgem como os fatores mais favoráveis ao setor nesse ano, movimentando a economia.

Porém, ainda há alertas: o desemprego deve continuar crescendo antes de melhorar, a renda do trabalhador continua achatada, o endividamento das famílias e a desconfiança do consumidor podem pesar de forma contrária ao consumo.

PORTO VELHO GANHA MAIS UMA UNIDADE DEPYL ACTION

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A partir de maio, os clientes Depyl de Porto Velho e região terão ao seu dispor uma unidade formatada para oferecer ainda mais conforto e exclusividade. Com acesso facilitado, a Depyl Action – Embratel está localiza em um ponto nobre da capital rondoniense e será mais uma opção para homens e mulheres que buscam bem-estar e não abrem mão dos serviços de alto nível disponibilizados pela rede pioneira em depilação no Brasil.

A proprietária Vanessa Lobo destaca que a motivação para o investimento foi propiciar mais comodidade aos clientes. O aquecimento do mercado de beleza em Rondônia também foi um aspecto importante para a decisão da abertura. “O segmento de beleza e bem-estar atrai clientes em qualquer período econômico. Estamos localizados em uma cidade atrativa e tenho muita confiança nesse nicho. Por isso, decidi proporcionar aos clientes um espaço maior e com mais conveniência”, ressalta a empresária.

A nova unidade do bairro Embratel é a segunda loja Depyl Action de Vanessa Lobo em Rondônia. A primeira, inaugurada no bairro São Cristóvão há sete anos, tem sua clientela consolidada, mas a franqueada aposta em novos clientes. “O público que procura por nossos serviços busca qualidade e conforto. Hoje, homens e mulheres valorizam o bem-estar e a marca Depyl confere a confiança que os clientes necessitam”, relata.

Depyl Action – Embratel

A unidade Depyl Action – Embratel foi concebida em um imóvel de 240 metros quadros e conta com 12 cabines de depilação, dois camarins looks (espaço dedicado aos serviços de design de sobrancelhas) e estacionamento com capacidade para até 10 veículos, além de escritório, copa, espaço para manipulação dos equipamentos e vestiários.

A loja terá os mesmos serviços já conhecidos do público porto-velhense: depilação com cera morna, fotodepiliação, Depyl Men (depilação masculina) e o Camarim Look (design de sobrancelhas).

Trajetória de paixão

Assim como muitas franqueadas da rede Depyl Action, Vanessa Lobo viu que a rede representava uma oportunidade de virada de vida somada à realização de um antigo sonho. Paranaense de Londrina, Vanessa chegou a Porto Velho em 2007, acompanhando o esposo médico que havia sido transferido para a cidade. “Sou enfermeira de formação e quando cheguei a Porto Velho percebi que era o momento de fazer o que sempre quis: trabalhar com o segmento de beleza, que é minha paixão”, lembra.

Ela, que era cliente Depyl em Londrina, percebeu que a capital rondoniense carecia de serviços com a qualidade oferecida pela rede de depilação. “Fiz uma pesquisa no site da franqueadora e decidi investir”. Hoje, a empresária pode comemorar o fato de não ter desistido de seu sonho.

Serviços

Depyl Action – Embratel – Porto Velho (RO)
Endereço: Avenida Rio Madeira, 3.627, bairro Embratel, Porto Velho (RO)

Sobre a Depyl Action
Pioneira em depilação no Brasil, a Depyl Action é uma rede de franchise nascida em 1996. Sua história começou 13 anos antes, em 1983, com a fabricação de ceras depilatórias. Foi com a comercialização das ceras em diversos pontos de vendas que as portas se abriram para um novo direcionamento da marca, a criação da rede de depilação.